Gasolina ou Diesel neste caso?

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Título: Gasolina ou Diesel neste caso?

  1. #1
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    Por Defeito Gasolina ou Diesel neste caso?

    Boas,
    Tenho um familiar meu que pretende comprar um segmento C porque a família cresceu. Ele pretende comprar semi novo (a partir de 2015) para poupar algum dinheiro e está inclinado em algo como o Megane (mas não carrinha).
    O dilema dele é que tipo de combustível.
    Dado que ele pretende ficar uns 10 anos com o carro, as diferenças de preços vão esbater-se.
    Ele "só" faz cerca de 50~60 kms/dia, sendo uns 20 desses em AE.
    Ele acha que se for a gasolina vai ter consumos elevados devido às dimensões/peso do carro. Por outro lado, se for a Diesel ele receia eventuais problemas por não "andar o suficiente".
    Nos motores recentes a diesel ainda se coloca a questão do FAP?
    Agradeço as vossas sábias opiniões


  2. #2
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    Por ai...atras de ti !!
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    Acho que para esses trajetos diesel é tranquilo.

  3. #3
    Banido ricbarata's Avatar
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    Por Defeito

    Apesar de ter um gasolinas moderno (1.0 Ecoboost) e apreciar mais ao diesel no caso mostrado ia para o diesel ... o facto de fazer AE todos os dias dá para limpar a FAP

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por ricbarata Ver Post
    Apesar de ter um gasolinas moderno (1.0 Ecoboost) e apreciar mais ao diesel no caso mostrado ia para o diesel ... o facto de fazer AE todos os dias dá para limpar a FAP
    Sim mas a AE é só uns 20 kms (divididos em 2 percursos de 10kms.)
    Dizem que para limpar a FAP deve-se andar uns 30 mins acima das 3.000 rotações.

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    Sim mas a AE é só uns 20 kms (divididos em 2 percursos de 10kms.)
    Dizem que para limpar a FAP deve-se andar uns 30 mins acima das 3.000 rotações.
    E acima dos 200 km/h

    Os mitos sobre os problemas com fap são manifestamente exagerados.

    QUanto ao resto é fazer as contas, e tem que ser feito de modelo para modelo, porque os consumos variam assim como os preço, e tambem a disponibilidade no mercado de usados.


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
    Os mitos sobre os problemas com fap são manifestamente exagerados.
    É precisamente isso que estou a tentar esclarecer, sobretudo junto dos users que tem carros a diesel e não fazem muitos kms.
    Por acaso, há uns tempos estive numa Renault e também coloquei essa questão ao vendedor. Ele disse-me que não havia problema, que mesmo se a luz da FAP acendesse, eles punham o carro na máquina uns 30 mins a puxar por ele e assim limpava.
    O carro a gasolina também não está excluído se se verificar consumos não muito elevados devido ao peso/tamanho.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    O carro a gasolina também não está excluído se se verificar consumos não muito elevados devido ao peso/tamanho.

    Ford Focus SW 1.0 Ecoboost 125 cvs de 2015

    Médias de 80 a 90 km/h sem AC e com CC ligado



  8. #8
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    Uma das razões mais importantes que me levou a escolher este motor foi precisamente o consumo que iria fazer no meu percurso casa-trabalho-casa....

    Tanto na ida como no regresso ( +\- 44 kms ) raramente apanho filas, com o CC ligado a 80 km\h e o percurso é quase todo plano e nesta foto mostro o consumo que fez neste especifico percurso que acabei de explicar ...





  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    Sim mas a AE é só uns 20 kms (divididos em 2 percursos de 10kms.)
    Dizem que para limpar a FAP deve-se andar uns 30 mins acima das 3.000 rotações.
    Nah, isso é no caso de regeneração activa. Em passiva é diferente.

  10. #10
    Banido
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    É precisamente isso que estou a tentar esclarecer, sobretudo junto dos users que tem carros a diesel e não fazem muitos kms.
    Por acaso, há uns tempos estive numa Renault e também coloquei essa questão ao vendedor. Ele disse-me que não havia problema, que mesmo se a luz da FAP acendesse, eles punham o carro na máquina uns 30 mins a puxar por ele e assim limpava.
    O carro a gasolina também não está excluído se se verificar consumos não muito elevados devido ao peso/tamanho.
    Eu de há 3 anos para ca faço 17 km para cada lado em nacional, pouco transito, paro num semáforo apenas e nunca tive problemas.

    O post do ricbarata é muito pertinente no sentido em que, nacionais e AE a andar moderadamente é o tipo de percurso onde a diferença de consumos é menor. Mas depois tambem depende dos modelos.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Nah, isso é no caso de regeneração activa. Em passiva é diferente.
    Ok, é bom saber. No caso do Megane será então passiva?

    Citação Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
    Eu de há 3 anos para ca faço 17 km para cada lado em nacional, pouco transito, paro num semáforo apenas e nunca tive problemas.
    Também é bom saber.

    @ricbarata
    O motor Ecoboost é um motor premiado pela sua eficiência.
    Eu cá gosto bastante do novo Focus mas esse meu familiar nem por isso.
    O motor Tce da Renault penso que não será tão eficiente.

  12. #12

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
    Eu de há 3 anos para ca faço 17 km para cada lado em nacional, pouco transito, paro num semáforo apenas e nunca tive problemas.

    O post do ricbarata é muito pertinente no sentido em que, nacionais e AE a andar moderadamente é o tipo de percurso onde a diferença de consumos é menor. Mas depois tambem depende dos modelos.

    Comprovo que a ecoboost é muito eficiente em velocidades moderadas (algo que já andava) e quando quero acelerar ela não me deixa mal ... não posso é olhar para a média do consumo !!!

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    Ok, é bom saber. No caso do Megane será então passiva?



    Também é bom saber.

    @ricbarata
    O motor Ecoboost é um motor premiado pela sua eficiência.
    Eu cá gosto bastante do novo Focus mas esse meu familiar nem por isso.
    O motor Tce da Renault penso que não será tão eficiente.

    Acho que o Ecoboost apareceu em 2011 ....

  15. #15
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    Ford Focus Ecoboost 125 cvs


    Really strong car with 1.0 liter and 3 cylinders. it feel like you drive 1.6 liter cars ! 92 kW / 125 HPFuel Comsumption:80 km/h ~3.5 l /100 km100 km/h ~4.4 l /100 km120 km/h ~5.4 l /100 km140 km/h ~7.2 l /100 km160 km/h ~9.6 l /100 km180 km/h ~11.5 l /100 kmtopspeed/full throttle ~14 l /100 km


    Pelo que vi (pouco) os consumos são parecidos !!! se estiver errado corrigem-me sff

  16. #16
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    Para o caso a condução será sempre moderada pois vai com crianças.
    Tipo 100/110 kms em AE, tirando uma ultrapassagem ou outra.
    A questão é que temos de avaliar o consumo em "combinado" pois nem sempre se vai em AE, em nacional ou em cidade.
    Se a média de 50 kms/dia não fosse prejudicial ao motor diesel, penso que ele preferia.
    Última edição por Autox : 19-11-17 às 21:59:23

  17. #17
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    Esses kms todos um Diesel sem exitar .

    Cumps

  18. #18
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    ...........
    Última edição por lukiluke : 20-11-17 às 00:12:40

  19. #19
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    Imaginando os tais cerca de 50/60 km's dia e considerando que faz essas viagens 250 dias/ano dá algo como 15.000 ano.

    Eu compraria gasolina sem hesitar. Poupas à cabeça milhares de euros, a diferença de consumos é bem menor do que já foi, paga menos de iuc, a condução é mais agradável e ninguém sabe muito bem as limitações que vão ser impostas ao diesel nos próximos anos.

    Com uma lógica algo parecida, comprei um Scross novo no meado do ano. Apenas palpito que vá um bocado além dos 15.000 ano, mas isso é outra história!

  20. #20
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    Boas
    A média dos condutores é de 15.000 klm ano; neste momento olhando que os diesel são mais caros na compra e na manutenção eu optei por um carro a gasolina Nissan Pulsar com 115CV consumos médias de 6 litros uso gasolina simples do jumbo. Atualmente faço 9/10.000klm ano seria asneira comprar um diesel. Verifico que nos standes ao ar livre vejo muitos carros a diesel á venda, marcas com imagem de mercado e outros.
    O problema na minha opinião está no preço litro da gasolina e não no consumo...mas a gasolina vai baixar a médio prazo.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Imaginando os tais cerca de 50/60 km's dia e considerando que faz essas viagens 250 dias/ano dá algo como 15.000 ano.

    Eu compraria gasolina sem hesitar. Poupas à cabeça milhares de euros, a diferença de consumos é bem menor do que já foi, paga menos de iuc, a condução é mais agradável e ninguém sabe muito bem as limitações que vão ser impostas ao diesel nos próximos anos.
    A questão da diferença de preços à cabeça pode não ser importante dado que se pretende ficar com o carro uns 10 anos, logo esse investimento inicial será recuperado.
    O resto concordo!
    PS: O S-Cross não é muito pesado para gasolina?

    Citação Originalmente Colocado por veterano Ver Post
    Boas
    A média dos condutores é de 15.000 klm ano; neste momento olhando que os diesel são mais caros na compra e na manutenção eu optei por um carro a gasolina Nissan Pulsar com 115CV consumos médias de 6 litros uso gasolina simples do jumbo.
    O Pulsar também seria um forte candidato. A mesma versão difere em 2750€ entre gasolina e diesel.
    A tua média de 6L é muito boa, considerando que faço isso atualmente com o meu Clio III 1.2 75CV.
    Última edição por Autox : 20-11-17 às 13:10:39

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    A questão da diferença de preços à cabeça pode não ser importante dado que se pretende ficar com o carro uns 10 anos, logo esse investimento inicial será recuperado.
    O resto concordo!
    PS: O S-Cross não é muito pesado para gasolina?
    De modo algum! O carro pesa pouco mais de 1.100 kg e os 111 cv e 170 nm de binário continuam a ser uma agradável surpresa! Agora que o carro já tem alguns milhares de km's está o motor mais solto e os consumos REAIS (4 ou 5 dl acima dos marcados no CB) continuam a ser abaixo dos 6 litros, isto com uma condução económica, mas variada, incluindo algum pára-arranca para as bandas da capital, alguma AE (pouco excedo os limites legais).

    Por minha culpa um colega comprou um igual o mês passado (muda a cor) e está contentíssimo também!

    PS: claro que se usares todo o taquímetro (em especial a faixa acima das 4.000 rpm) a coisa descamba, mas raramente lá vou! Aliás, às 3.500 em 5.ª vai a 140, se a memória não me trai...

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    Ok, é bom saber. No caso do Megane será então passiva?
    Todos os carros fazem ambas. O que normalmente leva a uma regeneração activa é quando o carro se vê forçado a regenerar por, por exemplo, fazeres muitos ciclos de cidade e raramente atingires temperaturas que permitam à centralina iniciar uma regeneração passiva.
    As regenerações activas são normalmente caracterizadas pelo fumo emitido, enquanto que uma regeneração passiva não produz praticamente fumo nenhum.

  24. #24
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    Eu optaria pela versão diesel, eu penso que o FAP é muito exagerado o que dizem dele, eu sou de Lisboa e por mês faço 100-200km divididos numa data de viagens em AE, o resto é praticamente tudo em cidade e com 90k kms nunca tive nenhum problema, e faço médias de 4,5l/100 num Focus 1.6 tdci, mas acho que o novo 1.5 TDCI ainda é mais económico.

    A versão a gasolina é mais agradável (nunca conduzi, mas não tenho dúvidas disso, aliás o ecoboost é muito gabado), mas a diferença no combustível em 1000l é muita fruta, e para além disso, nos DB's mostram que os ecoboost são um pouco gulosos e já nem nas revisões se poupa algo, pois pagam sensivelmente o mesmo.

    Daí que para 20.000kms ano, com 1/3 deles em AE não tenho dúvidas em recomendar diesel, aliás nem sei se os Ecoboost já estão a levar FAP, por exemplo os TSI já levam desde Junho, por isso...

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    De modo algum! O carro pesa pouco mais de 1.100 kg e os 111 cv e 170 nm de binário continuam a ser uma agradável surpresa! Agora que o carro já tem alguns milhares de km's está o motor mais solto e os consumos REAIS (4 ou 5 dl acima dos marcados no CB) continuam a ser abaixo dos 6 litros, isto com uma condução económica, mas variada, incluindo algum pára-arranca para as bandas da capital, alguma AE (pouco excedo os limites legais).

    Por minha culpa um colega comprou um igual o mês passado (muda a cor) e está contentíssimo também!

    PS: claro que se usares todo o taquímetro (em especial a faixa acima das 4.000 rpm) a coisa descamba, mas raramente lá vou! Aliás, às 3.500 em 5.ª vai a 140, se a memória não me trai...
    Agradeço a informação. De facto esse S-Cross até é bonito apesar de não se ver muitos. Mas confesso que a Suzuki nunca me atraiu em questões de automóveis.
    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Todos os carros fazem ambas. O que normalmente leva a uma regeneração activa é quando o carro se vê forçado a regenerar por, por exemplo, fazeres muitos ciclos de cidade e raramente atingires temperaturas que permitam à centralina iniciar uma regeneração passiva.
    As regenerações activas são normalmente caracterizadas pelo fumo emitido, enquanto que uma regeneração passiva não produz praticamente fumo nenhum.
    Obrigado pelas informações também
    Citação Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
    Eu optaria pela versão diesel, eu penso que o FAP é muito exagerado o que dizem dele, eu sou de Lisboa e por mês faço 100-200km divididos numa data de viagens em AE, o resto é praticamente tudo em cidade e com 90k kms nunca tive nenhum problema, e faço médias de 4,5l/100 num Focus 1.6 tdci, mas acho que o novo 1.5 TDCI ainda é mais económico.

    A versão a gasolina é mais agradável (nunca conduzi, mas não tenho dúvidas disso, aliás o ecoboost é muito gabado), mas a diferença no combustível em 1000l é muita fruta, e para além disso, nos DB's mostram que os ecoboost são um pouco gulosos e já nem nas revisões se poupa algo, pois pagam sensivelmente o mesmo.

    Daí que para 20.000kms ano, com 1/3 deles em AE não tenho dúvidas em recomendar diesel, aliás nem sei se os Ecoboost já estão a levar FAP, por exemplo os TSI já levam desde Junho, por isso...
    Não é para fazer 20000 kms/ano.
    É para bem menos.
    Ecoboost gulosos? Não me pareceu pelas fotos dos posts mais atrás.
    Última edição por Autox : 20-11-17 às 21:22:12

  26. #26
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    Eu tenho um Golf 1.2Tsi com 2 anos e 30 mil km comprado novo no final de 2015. Utilizo este carro para viagens diarias em cidade e o consumo anda nos 6.5/7.

    É o carro ideal para trajetos curtos mas também não compromete em estrada. Fiz várias viagens Porto-Lisboa a rondar os 5.5/6 litros/100 e aguenta-se bem.

    Se tivesse que decidir novamente, voltaria a comprar o tsi. Acrescenta ainda que estes ainda pagam um IUC no limite do aceitável comparando com qualquer 1.5/1.6 diesel.
    Última edição por pedrowsky : 20-11-17 às 23:38:38

  27. #27
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    Para esses kms eu escolhia um diesel. Não deves ter problemas com FAPS e afins, e num diesel é fácil ter consumos menores de 5 Litros

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por Autox Ver Post
    Agradeço a informação. De facto esse S-Cross até é bonito apesar de não se ver muitos. Mas confesso que a Suzuki nunca me atraiu em questões de automóveis.Obrigado pelas informações também Não é para fazer 20000 kms/ano.
    É para bem menos.
    Ecoboost gulosos? Não me pareceu pelas fotos dos posts mais atrás.
    50-60kms dia dá 20.000 ano.

    Consumos:
    https://www.spritmonitor.de/en/overv...st&powerunit=2
    https://www.spritmonitor.de/en/overv...11&powerunit=2

    Esse é o melhor sítio para ver consumos, principalmente para o condutor médio, claro que conhecendo bem o conjunto caixa/motor e diversos elementos da viatura em questão consegue-se reduzir esses valores, mas por norma ninguém o faz.

    Eu já fiz alguma médias abaixo dos 4l no meu tdci e faço mesmo muitas abaixo dos 4,5l, mas sei que o normal para a maioria das pessoas vai sempre ser os 5l-5.5l, da mesma maneira que os ecoboost vão para os 6.5l-7l, é isso que o próprio spritmonitor indica.

  29. #29
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    Estou a ver que as opiniões dividem-se
    Não está fácil.
    Um híbrido também poderá ser opção, tal como o Auris.

  30. #30
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    Já agora não sei se essas contas incluem apenas os km da rotina diaria, convém contar com mais uns milhares de km, para outras viagens como passeios ou até mesmo nas férias
    Última edição por rtxs : 21-11-17 às 09:29:02

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