Escova traseira queima o fusível, Citroen C4

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Título: Escova traseira queima o fusível, Citroen C4

  1. #1
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    Por Defeito Escova traseira queima o fusível, Citroen C4

    Tenho um Citroen C4 1.4 de 2006, à uns dias reparei que a escova traseira não funcionava, fui ver os fusíveis e o da escova estava queimado, meti um novo e queimou logo mal tentei ligar a escova. Entretanto tirei a forra da mala a ver se estava alguma coisa mal, mas não vejo nada de mal, meti wd40 e tal, meti outro fusível e voltou logo a queimar. À uns meses levou uma caixa de fusíveis no compartimento do motor que tinha avariado, terá alguma coisa a ver? Estou tentado a arranjar um motor da escova usado, ligar à ficha e experimentar a ver se não queima o fusível, mas andei a tentar tirar o motor e aquilo tem um aperto esquisito, tem foto no link em baixo.
    São 3 apertos destes:
    https://ibb.co/h38M2R


  2. #2
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    Por Defeito

    se queima constantemente os fusíveis, tens um curto circuito algures entre a caixa e o motor da escova, logo o ideal será levares isso a um electricista auto e ver o que se passa...

  3. #3
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    Por Defeito

    Deves ter o motor preso, talvez por ferrugem ou falta de uso. Nesse caso a corrente no motor e´muito elevada e o fusível queima.

  4. #4
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    Olha uma vez que já acedeste ao motor podes tirar a ficha do motor, voltar a por um fusível e ligar as escovas para ver se queima o fusível.

    Se queimar o problema está nos fios ou caixa dos fusiveis. Se não queimar será o motor.

    Podes ir a uma sucata tentar arranjar um igual e experimentas lá no sitio basta ligar a ficha nesse usado e ver se funciona bem.

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Olha uma vez que já acedeste ao motor podes tirar a ficha do motor, voltar a por um fusível e ligar as escovas para ver se queima o fusível.

    Se queimar o problema está nos fios ou caixa dos fusiveis. Se não queimar será o motor.

    Podes ir a uma sucata tentar arranjar um igual e experimentas lá no sitio basta ligar a ficha nesse usado e ver se funciona bem.
    Já tinha experimentado isso, sem a ficha ligada, não queimou o fusível, mas não sei até que ponto é que isso confirma que é do motor. O meu problema é mesmo saber como se tira aqueles apertos do motor, que assim não o consigo tirar para fora e abrir a ver se vejo algo de mal dentro do motor, o máximo que consegui fazer foi abri-lo um bocado e mandar wd40 lá para dentro, depois experimentei e queimou o fusível na mesma mal tentei ligar a escova. É que se conseguir arranjar um para experimentar e assim já funcionar, continuo com o mesmo problema de não saber como se tira aquilo


  6. #6
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    Finalmente encontrei um vídeo com apertos iguais: https://youtu.be/F2zsZ7C1gHw?t=6m13s
    O gajo do vídeo também não sabe como se tira, mas depois nos comentários falam que são rebites, que tem mesmo que ser com uma broca. Será que é mesmo? Não tenho grandes problemas em ir lá com a broca tirar aquilo, o meu medo é depois não conseguir meter os rebites a prender o motor

  7. #7
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por filipe7 Ver Post
    Finalmente encontrei um vídeo com apertos iguais: https://youtu.be/F2zsZ7C1gHw?t=6m13s
    O gajo do vídeo também não sabe como se tira, mas depois nos comentários falam que são rebites, que tem mesmo que ser com uma broca. Será que é mesmo? Não tenho grandes problemas em ir lá com a broca tirar aquilo, o meu medo é depois não conseguir meter os rebites a prender o motor
    não precisas de brocas nenhumas mas sim de uma chave própria para o efeito para encaixar e desenroscar o parafuso, algo que não sem encontra ai em qualquer lado...

    eu tenho um kit(security torx set) com essas chaves mas custou-me 50€ e tive de comprar na época numa loja de ferramentas, há kit's com chaves proprietárias para alem das tradicionais fenda, sextavada, oitavadas, estrela(philips), o problema é que são difíceis de encontrar, só mesmo em lojas da especialidade e não se vendem individualmente...

    é um kit deste género como da imagem, mas o meu tem muito mais chaves:
    https://www.ebay.co.uk/itm/100pcs-Ch...-/282515257444
    Última edição por carbookk : 14-01-18 às 20:28:39

  8. #8
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    Carbook boa sorte em tirar aquilo com isso

    @filipe7, isso são rebites sim, só sai daí com o berbequim, se reparares bem na tua foto até vês o pino partido lá dentro
    Última edição por Eletrico : 14-01-18 às 20:32:22 Razão: Ortografia

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
    Carbook boa sorte em tirar aquilo com isso

    @filipe7, isso são rebites sim, só sai daí com o berbequim, se reparares bem na tua foto até vez o pino partido lá dentro
    não são rebites, parecem, mas não são...

  10. #10
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    Ok....

  11. #11
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    Verifica se na porta traseira, não tens a cablagem traçada, dobrada, descarnada, etc...
    Já me aconteceu há uns anos atrás algo semelhante.
    Cada vez que ligava os faróis queimava os fusíveis.
    Era a cablagem da porta traseira que estava traçada, e uns fios completamente descarnados em contacto uns com os outros.
    Assim que fazia curto-circuito, queimava os fusíveis.
    Foi complicado encontrar o problema.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
    não precisas de brocas nenhumas mas sim de uma chave própria para o efeito para encaixar e desenroscar o parafuso, algo que não sem encontra ai em qualquer lado...

    eu tenho um kit(security torx set) com essas chaves mas custou-me 50€ e tive de comprar na época numa loja de ferramentas, há kit's com chaves proprietárias para alem das tradicionais fenda, sextavada, oitavadas, estrela(philips), o problema é que são difíceis de encontrar, só mesmo em lojas da especialidade e não se vendem individualmente...

    é um kit deste género como da imagem, mas o meu tem muito mais chaves:
    https://www.ebay.co.uk/itm/100pcs-Ch...-/282515257444
    Se aquilo não é rebites e é parafuso, tem que ser uma chave tipo a chave philips, mas com 3 saliencias em vez de 4 para entrarem nos 3 rasgos, certo? Nunca vi chave nenhuma assim, chaves torx estou familiarizado, tenho com fartura na fábrica onde trabalho.

  13. #13
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    Existem muitos tipos de bit's, o que o carbbok que fala são os tri wing, procura no Google por screw bit tri wing, existem 2 tipos mas são muito semelhantes.

    Isso é um rebite, basta olhar para ele, mas tira as tuas próprias conclusões

  14. #14
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    O que está na foto é um rebite. Para remover, é necessário furar com uma broca.

  15. #15
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    Afinal não vai ser preciso tirar o motor da escova, experimentei outro motor, e queima o fusível na mesma, ou seja, não é do motor. E entretanto apercebi-me que a luz da mala anda com mau contacto, enquanto estou a abrir a mala, a luz está sempre a ligar e desligar, ou seja, deve ser algum problema nos cabos. Agora tenho de ver como faço a ver onde anda o problema, porque os cabos estão todos tapados. Senão tenho de acabar por meter o carro em algum especialista

  16. #16
    Piloto de Testes joliveira33's Avatar
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    Olha e o fusível é o indicado?

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por filipe7 Ver Post
    Afinal não vai ser preciso tirar o motor da escova, experimentei outro motor, e queima o fusível na mesma, ou seja, não é do motor. E entretanto apercebi-me que a luz da mala anda com mau contacto, enquanto estou a abrir a mala, a luz está sempre a ligar e desligar, ou seja, deve ser algum problema nos cabos. Agora tenho de ver como faço a ver onde anda o problema, porque os cabos estão todos tapados. Senão tenho de acabar por meter o carro em algum especialista
    Quase de certeza que será a cablagem. Verifica na zona onde a cablagem faz a ligação entre a porta e o chassis (normalmente serão as zonas mais maleáveis e propensas a "quebrar").
    É uma situação bastante comum...

  18. #18
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    Por Defeito

    Ja tive um C4 coupe e tinha precisamente esse problema, queimava o fuzivel do limpa vidros traseiro. Era um fio partido dentro da manga que sai do carro para a porta/mala. Existia ate um recall da citroen para substituir essa cabelagem que de abrir e fechar a mala acabava por partir.

    Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por mokadimoka Ver Post
    Ja tive um C4 coupe e tinha precisamente esse problema, queimava o fuzivel do limpa vidros traseiro. Era um fio partido dentro da manga que sai do carro para a porta/mala. Existia ate um recall da citroen para substituir essa cabelagem que de abrir e fechar a mala acabava por partir.

    Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk
    É uma situação comum a várias marcas. Em alguns modelos acabam por partir mais cedo que outros.
    Aqui está um relato com o mesmo problema:

    http://c4owners.org/plugins/forum/fo...opic.php?41895

    Aqui estão vários exemplos de recalls:
    http://www.citroenownersclub.co.uk/c...-problems.html
    (Recall 2 de 18)

    http://australiancar.reviews/reviews...del=C4&gen=163
    (PRA 2011/12516)

    https://www.carrobonito.com/2011/06/02/recall-citroen-c4-vtr-modelos-2005-a-2007/

    Acredito que o problema está naquela zona da cablagem.
    Assim que detectar o problema, o arranjo até é relativamente simples.

  20. #20
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    Por Defeito

    esse problema de certeza que vem da cabelagem partida na manga que sai do carro para a mala.... ja tive um problemas desses num lancia e era esses fios que estavam traçados de tanto abrir e fechar a mala....

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