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Toyota corolla (2002)- roda da frente bloqueada , problema no sistema de travagem

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    Toyota corolla (2002)- roda da frente bloqueada , problema no sistema de travagem

    Boa noite

    Surgiu um problema no meu Toyota Corolla de 2002 (1.4 VVTI): desde há umas semanas notava-se um barulho na roda dianteira direita, depois de travar. O barulho parecia de ser típico das pastilhas gastas, mas aparentemente não estavam. Agora, durante um percurso citadino, com alguma utilização do travão, a mesma roda bloqueou, ou seja após a travagem as pinças não recolheram e assim ficou, bloqueado.À primeira vista, foi encontrado um possível problema- o tudo do sistema de travagem estava "entupido" segundo o que me foi explicado e foi substituído, assim como o óleo dos travões e pastilhas. Aguentou-se uma semana e depois volta a fazer o mesmo, embora a roda não tenha ficado completamente bloqueada como na primeira vez, as pastilhas ficam agarradas como se mantivesse o pé no travão. Agora a explicação pode ser o sistema de ABS (falha numa válvula ou no sistema elétrico), o que assusta-me um bocado uma vez que o módulo completo custa cerca de 1000 euros. Algem ja teve um problema semelhante? Mais algum palpite para a origem do problema ? Obrigado !

    #2
    Não será uma obstrução na tubagem ou falta de lubrificação na pinça de travão?

    Comentário


      #3
      Não sendo tu o mecânico ou nao acompanhares directamente, vais ter confiar em quem te anda a ver o carro.

      Mas se tiveres maneira de confirmar, tentava verificar o seguinte quando a roda estivesse bloqueada.

      - desapertar o tubo de oleo para tirar a pressão. Se desbloqueou o problema pode estar na tubagem ou bomba, se ainda estiver bloqueada o problema resume-se à pinça de travão (menos mal).

      - No caso de ser tubos/bomba/modulo ABS, ainda podes tentar desapertar na saída do modulo ABS, se continuar pressa podem ser tubos entupidos.
      Se ficar solto aqui pode ser o modulo ou mesmo a bomba principal.

      Nestes processos é sempre necessário voltar a sangrar o sistema de travagem senão o souberes fazer então o melhor é mesmo não mexer.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
        Não sendo tu o mecânico ou nao acompanhares directamente, vais ter confiar em quem te anda a ver o carro.

        Mas se tiveres maneira de confirmar, tentava verificar o seguinte quando a roda estivesse bloqueada.

        - desapertar o tubo de oleo para tirar a pressão. Se desbloqueou o problema pode estar na tubagem ou bomba, se ainda estiver bloqueada o problema resume-se à pinça de travão (menos mal).

        - No caso de ser tubos/bomba/modulo ABS, ainda podes tentar desapertar na saída do modulo ABS, se continuar pressa podem ser tubos entupidos.
        Se ficar solto aqui pode ser o modulo ou mesmo a bomba principal.

        Nestes processos é sempre necessário voltar a sangrar o sistema de travagem senão o souberes fazer então o melhor é mesmo não mexer.

        Boas tardes
        Na hipotese de ser do módulo ABS, o sistema foi desligado e mesmo assim o carro continua bloquear as pinças até ficar mesmo imobilizado
        O sistema de travagem já foi sangrado e mudado o óleo dos travoes

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por THX Ver Post
          Boas tardes
          Na hipotese de ser do módulo ABS, o sistema foi desligado e mesmo assim o carro continua bloquear as pinças até ficar mesmo imobilizado
          O sistema de travagem já foi sangrado e mudado o óleo dos travoes
          se o sistema ABS foi desligado e o problema continua, então não, e se já foi mudado o óleo, logo resta-te as peças, pinças até mesmo a bomba de travão ter problemas...

          edit: já passaram 8 meses e isso ainda não está resolvido....

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            #6
            Mas é uma roda ou são as duas?
            Já experimentaram aliviar a pressão na bomba (pinça) para ver se solta?

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              #7
              Eu apostava no embolo da bomba a prender. Numa primeira fase, recolher e avançar a bomba umas quantas vezes resolve, senão, pinças novas ou reconstrui-las.

              Comentário


                #8
                Pelos sintomas que descreves, sem dúvida que é falta de lubrificação na pinça. Não tem movimento livre para soltar. Logo é isso mesmo

                Enviado do meu SLA-L22 através do Tapatalk

                Comentário


                  #9
                  O oleo passa pela bomba de ABS na mesma, quer esteja desligada quer não esteja. Se tiver algo a bloquear (sujidade, valvula partida, etc), continua a bloquear. O facto de estar desligada só despista problemas electronicos

                  Com a roda desbloqueada, desaperta o tubo e a pinça tem que recuar sozinha. Se não recua, está presa, repara-se ou troca-se conforme o estado dela ao desmontar. Se recua, o problema é do ABS ou bomba central. São 8 minutos, não 8 meses :D

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