Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sinistro - Reparação / Indemnização

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sinistro - Reparação / Indemnização

    Tive um acidente em novembro, do qual não tive culpa - batida por trás.

    Marquei a peritagem para um centro com acordo com a seguradora, e fui la levar o carro para peritagem.

    Recebi a indicação, que existia ordem de reparação.

    (entretanto tive o carro parado derivado de outra situação não relacionada)

    Devido a isso pedi o valor da reparação invés de fazer a reparação e foi-me indicado o seguinte.

    Era-me pago os valores sem o iva, e sem a mão de obra.

    Resultado, de 500€ com iva de reparação, recebia de indemnização 130€ .

    Como não entendi os valores pedi o relatório de peritagem, e deparo-me com uma reparação de 500€ sem a substituição do para choques - apenas muita mão obra para reparar e pintar.

    (por um acidente parecido no mesmo carro, mas com outra seguradora o culpado, o para-choques foi substituído por um novo na altura sendo o valor final 350€)


    Alguma sugestão para atuar? Esta situação é normal ?

    Não pagarem os valores de mão de obra do relatório de peritagem? Os de IVA eu entendo.

    #2
    Pelo que sei, tens direito a receber o valor sem iva. Já passei por isso e foi assim que procederam comigo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Pelo que sei, tens direito a receber o valor sem iva. Já passei por isso e foi assim que procederam comigo.
      Obrigado, não encontro informação nenhuma acerca disto.

      Já liguei para o Cimpas, e apenas indicaram que é habitual essa actuação por parte de algumas seguradoras.
      Mas não indicaram, se era legal nem ajudaram se devia contestar ou não.

      Planeam gastar 110€ a reparar, mais 200€ a preparar e pintar.
      O para-choques que la esta, não é original e compram-se novos sem pintura por 120/150€.
      Não me faz sentido estes trabalhos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por opey Ver Post
        Obrigado, não encontro informação nenhuma acerca disto.

        Já liguei para o Cimpas, e apenas indicaram que é habitual essa actuação por parte de algumas seguradoras.
        Mas não indicaram, se era legal nem ajudaram se devia contestar ou não.

        Planeam gastar 110€ a reparar, mais 200€ a preparar e pintar.
        O para-choques que la esta, não é original e compram-se novos sem pintura por 120/150€.
        Não me faz sentido estes trabalhos.

        Efetuei o pedido de esclarecimentos, e a resposta é que a seguradora apenas tem o dever legal de reparar a viatura .
        E podiam proceceder a uma indemenização indirecta, a titulo excepcional, sem os valores do iva e mao obra.



        E como isso não me basta-se, agora tenho o parachoques da frente, farolim e guarda lamas partido, porque um sr ao sair de um lugar resoveu virar tudo para cima do meu que estava bem estacionado ! Outra participação entregue.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por opey Ver Post
          Efetuei o pedido de esclarecimentos, e a resposta é que a seguradora apenas tem o dever legal de reparar a viatura .
          E podiam proceceder a uma indemenização indirecta, a titulo excepcional, sem os valores do iva e mao obra.



          E como isso não me basta-se, agora tenho o parachoques da frente, farolim e guarda lamas partido, porque um sr ao sair de um lugar resoveu virar tudo para cima do meu que estava bem estacionado ! Outra participação entregue.
          A resposta de quem?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            A resposta de quem?
            Da propria seguradora (não sei se da minha parte ou da do culpado, pq sao a mesma) - pedi qual a base legal mas a isso não responderam.

            CIMPAS e ASF tambem nada responderam.

            Comentário


              #7
              Estou curioso para ver o que as outras instituições dizem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por opey Ver Post
                Da propria seguradora (não sei se da minha parte ou da do culpado, pq sao a mesma) - pedi qual a base legal mas a isso não responderam.

                CIMPAS e ASF tambem nada responderam.
                Artigo 43.º
                Pagamento da indemnização
                1 - Salvo acordo em contrário, a empresa de seguros responsável deve proceder ao pagamento ao lesado da indemnização decorrente do sinistro no prazo de oito dias úteis a contar da data da assunção da responsabilidade, nos termos das disposições identificadas nos n.os 1 dos artigos 38.º e 39.º, e mediante a apresentação dos documentos necessários ao pagamento.
                Em meu entender deverás receber o valor de mão de obra também, o IVA deverá ser pago apenas com o serviço facturado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Andrelr Ver Post
                  Artigo 43.º
                  Pagamento da indemnização
                  1 - Salvo acordo em contrário, a empresa de seguros responsável deve proceder ao pagamento ao lesado da indemnização decorrente do sinistro no prazo de oito dias úteis a contar da data da assunção da responsabilidade, nos termos das disposições identificadas nos n.os 1 dos artigos 38.º e 39.º, e mediante a apresentação dos documentos necessários ao pagamento.
                  Em meu entender deverás receber o valor de mão de obra também, o IVA deverá ser pago apenas com o serviço facturado.
                  Agradeço a informação, mas acho que toda a legislação é dubia pois nunca indica as situações a que se refere.

                  Existe alguma informação relativo a perda total, mas não a isto.

                  Pois tambem não pode ser por IDS, porque houve feridos da minha parte.



                  Recebi resposta do CIMPAS:

                  "....a titulo generico....informamos que em termos legais, à seguradora lesante cabe repor a situação que existia antes ou seja assegurar os custos inerentes a reparaçao da viatura...

                  Caso nao pretenda a reparaçao deverá negociar um valor indemenizatorio....

                  "

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por opey Ver Post
                    Tive um acidente em novembro, do qual não tive culpa - batida por trás.

                    Marquei a peritagem para um centro com acordo com a seguradora, e fui la levar o carro para peritagem.

                    Recebi a indicação, que existia ordem de reparação.

                    (entretanto tive o carro parado derivado de outra situação não relacionada)

                    Devido a isso pedi o valor da reparação invés de fazer a reparação e foi-me indicado o seguinte.

                    Era-me pago os valores sem o iva, e sem a mão de obra.

                    Resultado, de 500€ com iva de reparação, recebia de indemnização 130€ .

                    Como não entendi os valores pedi o relatório de peritagem, e deparo-me com uma reparação de 500€ sem a substituição do para choques - apenas muita mão obra para reparar e pintar.

                    (por um acidente parecido no mesmo carro, mas com outra seguradora o culpado, o para-choques foi substituído por um novo na altura sendo o valor final 350€)


                    Alguma sugestão para atuar? Esta situação é normal ?

                    Não pagarem os valores de mão de obra do relatório de peritagem? Os de IVA eu entendo.

                    Ao fim de quase 8 meses, entreguei o carro para reparar e ser colocado um para-choques novo.

                    Não entendo a actuação, dizem que o perito demorou 3 meses a responder e indicava que não existem peças.
                    Mas depois de outra vez contestar e indicar que claro que há peças, aguardar mais uns tempos e la deram ordem de substituição.



                    Solicitei veiculo de substituição, assim que me informaram da reparação , na rent a car que indicaram nada tinham de informação - mais chamadas telefónicas e la se resolveu.
                    O meu é do Segmento D - 1.8 diesel, a rent a car tem indicaçao de A3 ou similar, e entregam-me um Segmento C 1.3 diesel.
                    Com duração de 1 dia, quando a reparação são 2/3 dias com um fim de semana pelo meio.

                    Não faço idea se esta é a atuação normal, mas sempre fui muito melhor atendido quando solicitei ajuda na OK - acidente também sem culpa já este ano tudo reparado/substituido e sem metade das complicação -, que com estes da Fidelidade - e são o mesmo grupo deviam ter um tratamento idêntico.

                    Comentário


                      #11
                      E continuam os problemas.

                      Recebi o carro e reparei logo que tinha um dos lados do para choques desalinhado.

                      Disseram que era apenas uma questão de afinação para voltar la quando tivesse um tempo livre.

                      Levei la para a tal "afinação rápida", demorou mais de 2 horas.

                      Ficou com menos folga desse lado, mas estranho no conjunto todo.

                      Agora com o calor deve ter inchado e a porta da mala começou a roçar no para-choques ao fechar.


                      Escolhi a oficina "ao calhas" das recomendadas deles, e nunca pensei que um para-choques novo conseguisse ser mal montado.

                      Tenho de continuar a ir a essa oficina (ja fui 3x - peritagem, arranjo1, arranjo2) , para ver se remendarem as coisas ou posso ir a um outro lado ver uma 2º opinião e meter essa despesa ao seguro?

                      Comentário


                        #12
                        Situação chata. Fala com a seguradora, mas deve dizer-te que terás que reclamar na oficina onde te foi feito o trabalho.

                        Comentário


                          #13
                          isso é a garantia da reparação, que é dada por quem faz o serviço (oficina).

                          A seguradora pode ser informada e pode mandar lá um perito para avaliar se o parachoques montado é o indicado na peritagem e eventualmente sugerir uma solução
                          Se fores a outra, pagas, ficas sem o dinheiro e sem garantia.

                          Comentário


                            #14
                            Enviei fotos para a seguradora, e esta já respondeu que está a espera de explicações da oficina para eu aguardar nova data para ir lá.


                            Eu não tenho duvidas que o para-choques é correcto para o carro, porque ate deixaram o plástico dele gigante dentro da mala e fui conferir o código e é para este modelo.

                            Mas algo está mal montado ou os sítios onde se fixa o para-choques está torto.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X