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    Avaria Golf4 1.4i

    Hoje ao vir do Porto para Aveiro acende-me a luz de nível do óleo e pouco depois já em Aveiro o carro simplesmente para-me e não volta a arrancar! Já me tinha aparecido a luz quando fiz Aveiro-Porto (dia anterior) e mal cheguei ao Porto verfiquei o nível de óleo e estava pouco acima do mínimo. Meti óleo que tenho sempre guardado no porta-bagagens dado que o meu carro já bebe 1L/1000km atestando até ao máximo. Hoje ele faz-me isto. O carro simplesmente parou, não sobreaqueceu nada, parou e não voltou a arrancar (estive 1h à espera que o gajo arrefecesse mas não voltou a arrancar).

    1-Eu agora ponho as hipótese de o carro ter ficado sem gasolina o que é estranho porque embora o nível estivesse baixo ele estava acima da reserva e sempre acendeu a luz de reserva.

    2- De o motor ter gripado, o que também acho estranho pois o carro nunca teve historial de sobreaquecimento, estava com o nível de óleo correcto e também pelo facto de hoje ao dar a chave ele tentava arrancar ou seja pelo menos os pistões movem-se dentro do cilindro! Velas levou novas há bem pouco tempo porque as que lá tinha ainda eram de origem. O carro tem 92000km.

    3- De eventualmente devido à muito forte chuva que apanhámos na auto-estrada água ter entrado para algum componente electrónico. Sinais de aviso o dashboard só o nível de óleo o que assumi ser erro do sensor pois na vareta o nível estava correcto! Nenhum comportamento anómalo da electrónica.

    Alguma sugestão do que poderá ser o problema e de uma boa oficina na zona de aveiro?
    Editado pela última vez por JMSVS; 11 February 2018, 18:56.

    #2
    Pegares nesse motor, deitares um pouco de gasolina por cima e fazeres uma fogueira para aqueceres as mãos.

    Depois mete o 1.6 nisso!

    Comentário


      #3
      1L a cada 1000km's um motor com apenas 92.000km's, 1L a cada 10.000km's ainda era naquela, agora assim, eu já me tinha livrado desse carro há muito tempo, ainda para mais sendo o 1.4...

      se não foi o motor que berrou, resta parte eléctrica, seja como for tens ai um belo cancro...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
        1L a cada 1000km's um motor com apenas 92.000km's, 1L a cada 10.000km's ainda era naquela, agora assim, eu já me tinha livrado desse carro há muito tempo, ainda para mais sendo o 1.4...

        se não foi o motor que berrou, resta parte eléctrica, seja como for tens ai um belo cancro...
        Se não é para ajudar dispenso, o carro faz 16 km por dia e para isso chega e bem! É um carro com quase 20 anos que nunca deu chatices, tem sido só meter gasolina e andar e claro as revisões programadas!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
          Se não é para ajudar dispenso, o carro faz 16 km por dia e para isso chega e bem! É um carro com quase 20 anos que nunca deu chatices, tem sido só meter gasolina e andar e claro as revisões programadas!
          não deu chatices até agora que ficas-te a pé...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
            não deu chatices até agora que ficas-te a pé...
            exactamente é a primeira vez que me deixa a pé! E podia acontecer com o meu cancro como com qualquer outro... Se a situação se tornar recorrente aí a coisa muda de figura!

            Comentário


              #7
              isto é para as boxes. problemas todos dão, é verdade, sejam mais novos ou mais velhos.

              o mais certo era teres posto 5€ de gasolina primeiro. depois se não pegasse era chamares o reboque. nada mais simples. através da internet não conseguimos descortinar o problema. infelizmente é verdade. já agora, só tem 92 mil em cerca de 20 anos?

              só na oficina é que te poderão dizer após realizarem alguns testes à viatura.

              Comentário


                #8
                Eu fazia swap para o 1.6...

                São 1000e bem investidos!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                  isto é para as boxes. problemas todos dão, é verdade, sejam mais novos ou mais velhos.

                  o mais certo era teres posto 5€ de gasolina primeiro. depois se não pegasse era chamares o reboque. nada mais simples. através da internet não conseguimos descortinar o problema. infelizmente é verdade. já agora, só tem 92 mil em cerca de 20 anos?

                  só na oficina é que te poderão dizer após realizarem alguns testes à viatura.
                  É o que vou fazer, obrigado! Sim tem 92000 em 20 anos, é um carro com pouco uso e pequenos trajectos!

                  Comentário


                    #10
                    Algumas vez foi trocada a distribuição?

                    A luz do óleo pode ter acendido pela paragem do motor...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                      Eu fazia swap para o 1.6...

                      São 1000e bem investidos!
                      num carro que vale praticamente isso e logo um motor que, mesmo sendo eficiente, é um motor totalmente ultrapassado, que consome bem e não anda nada de especial? ok, dinheiro na carteira dos outros é fácil...

                      Comentário


                        #12
                        Bomba de oleo ? Falta de pressao de oleo ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Algumas vez foi trocada a distribuição?

                          A luz do óleo pode ter acendido pela paragem do motor...
                          Ia perguntar isso. Com 92mil e 20 anos se a correia nunca foi mudada, não sei não...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            num carro que vale praticamente isso e logo um motor que, mesmo sendo eficiente, é um motor totalmente ultrapassado, que consome bem e não anda nada de especial? ok, dinheiro na carteira dos outros é fácil...
                            O 1.6 não é nada de especial em termos de performance, mas é um motor super fiável, faz os mesmos consumos e ao menos livra-se das preocupações com o motor.

                            Comentário


                              #15
                              e achas que vale a pena gastar 1000€ ou mais num motor para um carro desses, com mais de 200 mil em cima só por ser fiável? além do mais, 1000€ de motor é praticamente metade do valor de um carro, que se for do ano 2001 deve andar entre os 2500€ e 3000€ absurdos. se ainda falasses de um motor mais barato em que ficasse tudo uns 400 ou 500€ e mesmo assim...

                              Comentário


                                #16
                                Isso é um problema de juntas.
                                Juntas tudo e livras-te desse cancro de motor.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                  Bomba de oleo ? Falta de pressao de oleo ?
                                  A bomba de óleo costuma ceder bastante nesse motor.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                    Algumas vez foi trocada a distribuição?

                                    A luz do óleo pode ter acendido pela paragem do motor...
                                    a luz de óleo acendeu muito antes da paragem do motor! O óleo foi reposto e a luz apagou mas foi verificado que não havia razões para a luz ligar pois estava a meio do marcador da vareta! Poucos km depois voltou a acender. A nível da temperatura do circuito de refrigeração não passou dos 90ºC. O carro já foi rebocado e a primeira suspeita na oficina é que são das velas. Antes de rebocar o carro meti gasolina e tentei pegar o carro, e dá para notar que os pistões movem-se e não estão colados. O meu receio é que o motor esteja gripado o que parece pouco provável ou que seja preciso mudar segmentos (o que terá de acontecer mais ano menos ano). É um carro que anda pouco pelo que vale sempre a pena arranjá-lo até 1000/1500€, dado que por esse valor não arranjo melhor!
                                    Editado pela última vez por JMSVS; 12 February 2018, 15:35.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                      a luz de óleo acendeu muito antes da paragem do motor! O óleo foi reposto e a luz apagou mas foi verificado que não havia razões para a luz ligar pois estava a meio do marcador da vareta! Poucos km depois voltou a acender. A nível da temperatura do circuito de refrigeração não passou dos 90ºC. O carro já foi rebocado e a primeira suspeita na oficina é que são das velas. Antes de rebocar o carro meti gasolina e tentei pegar o carro, e dá para notar que os pistões movem-se e não estão colados. O meu receio é que o motor esteja gripado o que parece pouco provável ou que seja preciso mudar segmentos (o que terá de acontecer mais ano menos ano). É um carro que anda pouco pelo que vale sempre a pena arranjá-lo até 1000/1500€, dado que por esse valor não arranjo melhor!
                                      bem me parecia, afinal o carro sempre tem um problema e grave, segmentos, e foi isso que deve ter acontecido isolamento das velas, por isso é que ele não pegou, e andar a limpa-las cada vez que isolarem, não é solução, logo vi que para um carro com essa idade e km's a consumir 1l\1000km's algo não estava bem...

                                      sim o valor de arranjo vai sempre rondar os 1000\1500€, quanto a arranjar outro melhor, arranjas e mais recente, ai na ordem dos 2500€, despachas o dito e juntas mais o que tens de reparar e compras outro mais recente...

                                      tens um carro de 1998 que já não vale o dinheiro que vais dar pela reparação do motor, por isso está na altura de partires para outra, mesmo que andes pouco...

                                      tens o motor a morrer e já sabes qual é o problema e abres o topico ocultando a parte mais importante...
                                      Editado pela última vez por bigturbo; 12 February 2018, 16:24.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                        a luz de óleo acendeu muito antes da paragem do motor! O óleo foi reposto e a luz apagou mas foi verificado que não havia razões para a luz ligar pois estava a meio do marcador da vareta! Poucos km depois voltou a acender. A nível da temperatura do circuito de refrigeração não passou dos 90ºC. O carro já foi rebocado e a primeira suspeita na oficina é que são das velas. Antes de rebocar o carro meti gasolina e tentei pegar o carro, e dá para notar que os pistões movem-se e não estão colados. O meu receio é que o motor esteja gripado o que parece pouco provável ou que seja preciso mudar segmentos (o que terá de acontecer mais ano menos ano). É um carro que anda pouco pelo que vale sempre a pena arranjá-lo até 1000/1500€, dado que por esse valor não arranjo melhor!
                                        Eu sinceramente vendia isso o quanto antes e investia uns 2000€ em algo melhor. O que não falta por aí são carros bons e fiáveis a baixo custo...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                          bem me parecia, afinal o carro sempre tem um problema e grave, segmentos, e foi isso que deve ter acontecido isolamento das velas, por isso é que ele não pegou, e andar a limpa-las cada vez que isolarem, não é solução, logo vi que para um carro com essa idade e km's a consumir 1l\1000km's algo não estava bem...

                                          sim o valor de arranjo vai sempre rondar os 1000\1500€, quanto a arranjar outro melhor, arranjas e mais recente, ai na ordem dos 2500€, despachas o dito e juntas mais o que tens de reparar e compras outro mais recente...

                                          tens um carro de 1998 que já não vale o dinheiro que vais dar pela reparação do motor, por isso está na altura de partires para outra, mesmo que andes pouco...

                                          tens o motor a morrer e já sabes qual é o problema e abres o topico ocultando a parte mais importante...
                                          A questão é que mesmo consumindo óleo (1L/1000km é por excesso) ele nunca isolou velas! Aliás até aos 90000 km andou com as velas de origem e na altura já consumia óleo! Tirei as velas para ver o estado delas e meti umas novas só por descarga de consciência porque as antigas não estavam em mau estado! Não faz muito sentido que o motor esteja gripado nem faz grande sentido que os segmentos tenham cedido pois ele não estava a fazer fumo! Eu diria que será da bomba de óleo ou da bobine das velas!

                                          Já agora um motor com 92000km não está a morrer, pode ter um desgaste dos segmentos que é outra coisa bem diferente e que com uma manutenção preventiva se resolve. Já agora chaço por chaço prefiro o meu, e não vejo por menos de 3000 carros melhores por isso compensa sempre arranjar!
                                          Editado pela última vez por JMSVS; 13 February 2018, 17:24.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda não respondeste da distribuição... Já foi mudada? Viste isso na altura? Poderá ter partido?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                              A questão é que mesmo consumindo óleo (1L/1000km é por excesso) ele nunca isolou velas! Aliás até aos 90000 km andou com as velas de origem e na altura já consumia óleo! Tirei as velas para ver o estado delas e meti umas novas só por descarga de consciência porque as antigas não estavam em mau estado! Não faz muito sentido que o motor esteja gripado nem faz grande sentido que os segmentos tenham cedido pois ele não estava a fazer fumo! Eu diria que será da bomba de óleo ou da bobine das velas!

                                              Já agora um motor com 92000km não está a morrer, pode ter um desgaste dos segmentos que é outra coisa bem diferente e que com uma manutenção preventiva se resolve. Já agora chaço por chaço prefiro o meu, e não vejo por menos de 3000 carros melhores por isso compensa sempre arranjar!
                                              caso não saibas esse motor é conhecido por problemas de segmentos, é só pesquisares um bocadinho, na época em que o modelo novo, muitos nem 70.000kms tinham andados e já estavam a levar segmentos, é um problema cronico desse motor...

                                              com essa mentalidade não vais a lado nenhum...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                                A questão é que mesmo consumindo óleo (1L/1000km é por excesso) ele nunca isolou velas! Aliás até aos 90000 km andou com as velas de origem e na altura já consumia óleo! Tirei as velas para ver o estado delas e meti umas novas só por descarga de consciência porque as antigas não estavam em mau estado! Não faz muito sentido que o motor esteja gripado nem faz grande sentido que os segmentos tenham cedido pois ele não estava a fazer fumo! Eu diria que será da bomba de óleo ou da bobine das velas!

                                                Já agora um motor com 92000km não está a morrer, pode ter um desgaste dos segmentos que é outra coisa bem diferente e que com uma manutenção preventiva se resolve. Já agora chaço por chaço prefiro o meu, e não vejo por menos de 3000 carros melhores por isso compensa sempre arranjar!
                                                Tens noção do que é um motor precisar de segmentos com 92.000km? Isso é tudo menos normal...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                  Ainda não respondeste da distribuição... Já foi mudada? Viste isso na altura? Poderá ter partido?
                                                  A distribuição não foi mudada nos últimos 10 anos pelo que também poderá ser disso! Eu sei que segmentos é um problema crónico deste motor mas há deles com mais de 200000 sem terem tido esse problema! O meu reconheço que tem esse problema porque consome óleo mas enquanto não me andasse a isolar velas eu não ia arranjá-lo! É um carro como já disse que em 19 anos a andar pouco mas em más estradas nunca deu problemas além de ter caído o vidro lateral para dentro da porta ter queimado um airbag e ter tido um problema numa fechadura numa porta traseira e não tem ferrugem! Foi sempre meter gasolina ir verificando o óleo e andar! Gastar 2000 ou 3000 num carro usado é ir comprar problemas que não conheço!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                                    A distribuição não foi mudada nos últimos 10 anos pelo que também poderá ser disso! Eu sei que segmentos é um problema crónico deste motor mas há deles com mais de 200000 sem terem tido esse problema! O meu reconheço que tem esse problema porque consome óleo mas enquanto não me andasse a isolar velas eu não ia arranjá-lo! É um carro como já disse que em 19 anos a andar pouco mas em más estradas nunca deu problemas além de ter caído o vidro lateral para dentro da porta ter queimado um airbag e ter tido um problema numa fechadura numa porta traseira e não tem ferrugem! Foi sempre meter gasolina ir verificando o óleo e andar! Gastar 2000 ou 3000 num carro usado é ir comprar problemas que não conheço!
                                                    bem aos poucos, vais-te descaindo que andas a sustentar um cancro e nem revisões em condições fizeste e foi andar até parar, e a desculpa de andar pouco, basicamente negligenciaste a manutenção o carro, e agora ter de ir para outra claro que vais ter de contar com alguns problemas, mas nada de perto nem de longe com os que tens agora pela frente que o arranjo não vale o dinheiro, é um carro para abate...

                                                    acho melhor comprares uma bicicleta ao menos não dá despensa nenhuma...

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                      bem aos poucos, vais-te descaindo que andas a sustentar um cancro e nem revisões em condições fizeste e foi andar até parar, e a desculpa de andar pouco, basicamente negligenciaste a manutenção o carro, e agora ter de ir para outra claro que vais ter de contar com alguns problemas, mas nada de perto nem de longe com os que tens agora pela frente que o arranjo não vale o dinheiro, é um carro para abate...

                                                      acho melhor comprares uma bicicleta ao menos não dá despensa nenhuma...
                                                      Tou a ver que por ti mais de metade do parque automóvel Português é para abate! A correia de distribuição não foi trocada na última revisão mas foi verificada e estava em bom estado (aos 85000 km). Foi trocada a correia de acessórios, óleo do motor e caixa, filtro de óleo, óleo dos travões, óleo da direcção, as duas rótulas da direcção que já estavam com alguma folga, filtro do habitáculo, velas, verificação de todos os casquilhos, alinhamento de faróis e direcção e airbag do banco do passageiro e as pastilhas de travão também são recentes. Não troquei a correia pois tive despesa extra por causa da troca do airbag que teve de ser na marca, mas planeava fazê-lo este ano! Não descurando esta possibilidade dado que foi talvez o componente mecânico mais descurado digo-te que não acredito que tenha sido a correia de distribuição pois o carro não apresentava sintomas nenhuns de uma correia desgastada. Eu não vou para outra ou outro, vou arranjar o carro porque só isso é que faz sentido! Tar a comprar um carro usado por 3000€ é estar a comprar outros problemas e ao menos neste sei com o que é que conto!
                                                      Editado pela última vez por JMSVS; 13 February 2018, 20:14.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                                        Tens noção do que é um motor precisar de segmentos com 92.000km? Isso é tudo menos normal...
                                                        No motor 1.4 i é normal, é um problema mais do que conhecido e com resolução! Substituis os segmentos e dura-te mais 200 000km se for preciso!

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JMSVS Ver Post
                                                          Tou a ver que por ti mais de metade do parque automóvel Português é para abate! A correia de distribuição não foi trocada na última revisão mas foi verificada e estava em bom estado (aos 85000 km). Foi trocada a correia de acessórios, óleo do motor e caixa, filtro de óleo, óleo dos travões, óleo da direcção, as duas rótulas da direcção que já estavam com alguma folga, filtro do habitáculo, velas, verificação de todos os casquilhos, alinhamento de faróis e direcção e airbag do banco do passageiro e as pastilhas de travão também são recentes. Não troquei a correia pois tive despesa extra por causa da troca do airbag que teve de ser na marca, mas planeava fazê-lo este ano! Não descurando esta possibilidade dado que foi talvez o componente mecânico mais descurado digo-te que não acredito que tenha sido a correia de distribuição pois o carro não apresentava sintomas nenhuns de uma correia desgastada. Eu não vou para outra ou outro, vou arranjar o carro porque só isso é que faz sentido! Tar a comprar um carro usado por 3000€ é estar a comprar outros problemas e ao menos neste sei com o que é que conto!
                                                          pelo contrario há que avaliar um carro quando começa a dar despesas que já não vale o dinheiro que se anda a empatar nele, mas isso tu não sabes avaliar pelos vistos e o teu mecânico agradece, pois és uma mina de ouro para ele com esse tipo de pensamento...

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                                                            #30
                                                            Também não me parece muito inteligente ir comprar um carro desconhecido por 2/3 mil euros e depois ainda ter que gastar dinheiro em revisões e reparações.
                                                            Por outro lado, andar com uma distribuição tanto tempo mesmo que a "olho" esteja boa é ter uma grande fé. Era já mudar os segmentos e por uma distribuição nova, até porque 92 mil kms no carro em si não é mesmo pouco.

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