Motorguia: :
A mostrar resultados 1 para 12 de 12

Título: Carregar Bateria

Piloto de Kart rmesquita's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito Carregar Bateria

Boa tarde,

A bateria do meu Astra GTC precisa de ser carregada. Tenho um carregador para esse efeito, mas preciso da vossa ajuda. No manual do carro não diz como devo fazer a ligação. Fiz uma pesquisa na Internet e aqui no forum mas foi inconclusiva. Uns dizem que desligam os 2 terminais da bateria e só depois é que põem a carregar, outros dizem que desligam o terminal preto e há quem ponha a carregar sem desligar os terminais. Também li que ao desligar os 2 terminais, poderão aparecer alguns erros na centralina e algumas funções (vidros elétricos automáticos, alarme, etc) deixam de funcionar, tendo de ser novamente programadas.

A bateria não está completamente descarregada, mas não tem voltagem suficiente para pôr o carro a trabalhar.

O carregador que tenho não é tipo os do Lidl (inteligente), é normal, apenas tem a função de carregamento rápido/normal e tem um indicador de voltagem da bateria.

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Piloto de Testes bigturbo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

se tens um carregador normal, desconecta ambos os bornos da bateria no carro e ligas as pinças do carregador positivo e negativo e metes o carregador a carregar a bateria e vais vigiando ao fim de 8h já deve estar carregada...

meter o carregador em carregamento normal e não rápido...
    Última edição por bigturbo : 08-03-18 às 19:59:52

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Se é inteligente não precisas de desligar os bornes da bateria.
    Eu tenho um Ctek e carrego todos os meses as baterias dos meus carros sem desligar os bornes.
    O carregador controla a corrente e voltagem ao longo da carga e pára de carregar quando a bateria está carregada.

Tens que ligar o carregador ao borne positivo da bateria e o negativo a um ponto de massa do carro (um parafuso, um apoio em metal, etc).

Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
    Eu tenho um Ctek e carrego todos os meses as baterias dos meus carros sem desligar os bornes.
    O carregador controla a corrente e voltagem ao longo da carga e pára de carregar quando a bateria está carregada.

Tens que ligar o carregador ao borne positivo da bateria e o negativo a um ponto de massa do carro (um parafuso, um apoio em metal, etc).
    qual foi a parte do carregador ser normal e não ser um inteligente que não percebeste????

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
    se tens um carregador normal, desconecta ambos os bornos da bateria no carro e ligas as pinças do carregador positivo e negativo e metes o carregador a carregar a bateria e vais vigiando ao fim de 8h já deve estar carregada...

meter o carregador em carregamento normal e não rápido...
    Muito obrigado pela ajuda.

Esclarece-me apenas duvida. O que acontece se eu carregar a bateria sem desligar os terminais?

Citação Originalmente Colocado por joaorif Ver Post

É um carregador normal, mas dava imenso jeito que fosse inteligente, porque assim não tinha de desligar os terminais e não perdia todo o histórico de viagens do CB2

Piloto de Provas de Perícia amidoes's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2015

Por Defeito

Já carreguei várias baterias com os terminais ligados com o meu carregador do Lidl. Desde que não ligues nada que use muita corrente não haverá problema, mas o ideal é ter tudo que use corrente desligado.

Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rmesquita Ver Post
    Muito obrigado pela ajuda.

Esclarece-me apenas duvida. O que acontece se eu carregar a bateria sem desligar os terminais?

num carregador normal mete o circuito em carga e pode causar danos nos circuitos eléctricos do carro, não é como um carregador inteligente que se ajusta automaticamente, dai um carregador normal ter de se desligar totalmente a bateria do carro e só estar ligada ao carregador, pois tu não tens gestão do índice de carga aplicada, apenas tens entre carga lenta a rápida e isso é perigoso não ter controlo e ir vigiando, que o carregador normal não para de injectar carga como o inteligente que está a analisar em tempo real e quando a bateria está carregada deixa de carregar...

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
    Já carreguei várias baterias com os terminais ligados com o meu carregador do Lidl. Desde que não ligues nada que use muita corrente não haverá problema, mas o ideal é ter tudo que use corrente desligado.
    O que tenho é normal. Tenho mesmo de desligar os terminais.

Citação Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
    num carregador normal mete o circuito em carga e pode causar danos nos circuitos eléctricos do carro, não é como um carregador inteligente que se ajusta automaticamente, dai um carregador normal ter de se desligar totalmente a bateria do carro e só estar ligada ao carregador, pois tu não tens gestão do índice de carga aplicada, apenas tens entre carga lenta a rápida e isso é perigoso não ter controlo e ir vigiando, que o carregador normal não para de injectar carga como o inteligente que está a analisar em tempo real e quando a bateria está carregada deixa de carregar...
    Grato pelo esclarecimento

Piloto de Rallye SRLA's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2010

Por Defeito

Alguem me explique porque que querem desligar os terminais para carregar a bateria. Assumindo que nao e um carregador dos chineses e sabe-se la qual a tensao exacta daquilo, o carregador nao vai gerar uma tensao maior que o alternador gera constantemente com o motor a trabalhar, vai danificar o que mesmo?

Piloto de Testes TheUndertaker's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2016

Por Defeito

Eu uso este. Já não existe, agora é um mais recente.
    Sempre carreguei sem desligar nada. Vermelho com vermelho, preto com preto e siga. Até hoje não tive problemas.
    Estes custam 20€ e pelo que sei, pelas especificações, não é preciso desligar nada.

Data de Registo
    Apr 2010

Por Defeito

A bateria já está a carregar, com os terminais desligados. Quando estiver carregada, que terminal ligo primeiro? O terminal vermelho ou preto?

Piloto de Rallye nathaniel's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

primeiro o + (vermelho)

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.