Clio III 1.2 16v

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 37

Título: Clio III 1.2 16v

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito Clio III 1.2 16v

Boa tarde,

Gostaria que me dessem uma ajuda,
    Recentemente adquiri um clio 1.2 16v de 2010, e quando comprei o carro notei que se engasgava um bocado principalmente a frio e rotações baixas, e decidi trocar as velas, que claramente nunca deviam ter sido mudadas e senti logo melhorias, mas mesmo assim o carro a frio acontece por vezes engasgar-se um bocado e soluça até um pouco e parece que se perde o motor pode calcar-se a fundo que o carro fica ali a soluçar e passados 2 ou 3 segundos volta a andar normalmente, e já depois de muito pesquisar li que poderia ser a bobine de ignição ou os próprios cabos já aconteceu a mais alguém?
    Nunca conduzi mais nenhum carro destes a não ser este e acho-o um pouco lento na resposta ao acelarador, a minha mãe tem um yaris 1000cc e claramente tem menos ponta, mas acho-o muito mais despachado em baixas o carro é muito mais espevitado e neste sinto um resposta fraca ao acelerador é mesmo do carro ter "pouco" motor para o peso?

Cumps
    João Lopes

Piloto de Kart
    Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Tenho um clio 2 com esse motor mas nunca tive esses sintomas , o motor é bastante simples e fiável.
    As bobines e os cabos costumam neste motor ser peça única pelo que torna mais cara a troca mas ficas com o sistema de ignição todo novo e a 100 % visto este ser uns dos problemas "crónicos" deste motor na fase inicial, em 2010 não acredito tanto mas as velas se estavam muito gastas podem ter exigido mais da bobine e fazê-la deitar-se cedo.
    Nessa carroçaria com esse motor não há milagres e o carro vai andar pouco mas o carro engasgar não é normal.
    Antes de qualquer coisa procura um diagnóstico assertivo para não gastares dinheiro em vão.
    Abraço

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

sim é isso que tenho tentado perceber, tenho um colega mecânico que tem dado ajuda tanto que ele é que me trocou as velas ao carro, e até me arranjou material a preço de "custo" praticamente, as velas que vinham no carro eram quase de certeza as de origem, por isso deviam ter 121 mil km, e pelo que tenho lido mesmo aqui no forum e em outros, referem muitas vezes ser mesmo a bobine ou os cabos de velas.
    Vou esperar por mais opiniões e vejo, tive a ver e o kit de ignição (cabos e bobine) penso que não chegue a 70€, mas queria ter mais certezas antes de comprar o kit, não é que o problema seja assim tao grave, mas por vezes é chato de manha a meter-me em rotundas quando há mais transito as vezes tenho receio de ficar com o carro ali a meio caminho e não sinto confiança a "mandar-me" para as rotundas com o carro a frio

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Bem venho aqui de novo para dar nova info.
    Fui por o carro à oficina para mudar óleo de trovoes, da caixa, mudar um retentor qualquer na transmissão que tava a verter um pouco de valvoline e o anti-congelante, e pedi para me verem o problema, uma vez que persiste após muda de velas e limpeza da borboleta, no entanto enquanto o carro lá esteve o mecânico não detectou nenhum sintoma que falei, ligou à máquina e dava erro de ignição no segundo cilindro, ele apagou todos os erros e durante dois dia que o carro lá esteve o carro não mostrou qualquer problema, a minha questão é a seguinte, agora se nos próximos dias voltar a acontecer o mesmo que é o mais provável, troco cabos de velas e bobine ou é preferível por o carro de novo na oficina?

Piloto de Kart DfOR's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Troca
    O meu Clio ii 1.2 8v 58cv olha que responde muito bem
    E acrescenta limpa injectores no tanque de combustível vale sempre a pena.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Posso experimentar também esses aditivos já tinha pensado nisso, mas não sei até que ponto seria melhor ou pior

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

O carro voltou a falhar, e agora ultimamente, para além de falhar ai na casa das 2000 rpm e sente-se que o motor "perde" potência e não desenvolve durante um segundo ou dois e depois volta a andar normal, ao por a trabalhar de manha ou ao fim do dia depois do trabalho, o carro pega mas fica com um relantim muito muito baixo quase a ir a baixo e só passado uns segundos é que por ele volta a subir o relantim, ou se eu der um toque no acelerador e ele lá sobe o relantim e estabiliza

Piloto Veterano ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Bobines, cabos de velas, válvula do ralenti. Se dá falha de ignição no segundo cilindro, provavelmente é mesmo dos cabos/cachimbos.

O motor pastelão nessa carroçaria pesada é normal. O Yaris é um carro muito mais leve, com uma caixa mais curta e VVT, é um brinquedo bastante ágil para cidade, nao dá para comparar.

Alguém falou aí no motor 1.2 mas de 8 válvulas e 60cv num Clio II. O Clio II para começar é um carro mais leve que o Clio III, e logo aí faz diferença. Mas no Clio III só saiu o motor de 16v, nunca o de 8v. O motor de 8v é mais espevitado que o 16v porque o binário máximo aparece mais cedo. O 16 válvulas mesmo no Clio II era mais "pastoso" na resposta ao acelerador (mas, claro, tinha mais alma a rotações elevadas).

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Vou mesmo trocar os cabos então, e depois dou notícias, espero que seja por aí o caminho, e pelo que vi para esta bobine vendem-se os cabos em separado

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Olha rotações baixas o relanti quando liga o relanti é equivalente a temperatura da agua!
    Pergunta! A temperatura da agua sobe passado 10 minutos o relanti?
    Mais uma! A fap já foi limpa alguma vez ou testada ?
    Imagem da Cap

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

O relantim baixa à medida que o carro aquece sim, a fap já desmontei mas nem sei bem como limpar aquilo, se foi testada que eu saiba não

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Aug 2016

Por Defeito

Um Clio III 1.2 de 2010 está longe de ter FAP. Pode ter é MAP.

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Sim é map o nome fica aqui o link do http://www.mister-auto.pt/pt/sensor-pressao-de-sobrealimentacao/renault-clio-iii-br0-1-cr0-1-1-2-16v-65cv_v19047_g3945.html

Limpa com wd40 o interior e a parte da ficha também podes abusar da quantidade.
    Usa a palhinha que a embalagem tem mas não a metas toda lá dentro usa só para aplicar o wd40 no interior deixa virado para cima ums 10 a 15 minutos para desfazer bem a porcaria que tem dentro.
    Depois viras para baixo passado esse tempo e usas mais um bocado no interior com a palha para a pressão da lata tirar o resto do lixo.
    Última edição por DfOR : 04-05-18 às 02:26:31

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

ok vou experimentar também

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Nuvidades?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

penso que está na mesma, apesar de sentir que o carro tem mais estas falhas com tempo mais frio, mas mesmo assim depois de limpar o map já voltou a ter falhas, já encomendei os cabos de velas para ver

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Podes por um vídeo dessas falhas?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

É um bocado complicado filmar mas posso tentar, nunca sei ao certo quando vai acontecer

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Bom não sei se é perceptível se não, mas não foi também das vezes mais "graves" digamos assim, assim que o carro pega, no video é visível que fica meio froxo com as rpm's muito baixas, desta vez até nem foi muito mas por vezes acontece estar ali mais um bocado e se eu lhe der um toque no acelerador sobe o relantim e estabiliza, desta vez até subiu por ele, o vídeo não é de todo o melhor pode ser que eu apanhe um melhor mas de qualquer das formas aqui fica
    https://www.youtube.com/watch?v=XRpe...ature=youtu.be

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Então o problema é no arranque ele ficar ali nas 500 a 750 rpm 1 segundo e depois subir para o que deveria?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

sim as vezes não é só um segundo até fica mais tempo ali meio vai nao vai, isso e depois no primeiro arranque e normalmente em segunda o carro nas 2000 e poucas rotações parece que perde potencia não desenvolve mesmo e passado uns segundos lá volta a desenvolver naturalmente

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Se fosse só o relenti, ou map que já limpas te ou sensor de marcha lenta:
    Sensor marcha lenta-> https://www.youtube.com/watch?v=uxg6PYTWhQ4
    Map-> https://www.youtube.com/watch?v=VD3DT6s9oQg
    Agora em andamento perda de potência o que digo é depois dos cabos e bobines vemos o que dá
    Dado o erro de ignição no segundo cilindro.

PS: Mas que era bom testar os sensores, map,
    Sensor marcha lenta e o sensor de posição da borboleta por um eletricista era bom
    Última edição por DfOR : 06-05-18 às 23:42:09

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Consegue me dizer onde será o tal sensor de marcha lenta? já tentei ver na net e não dou com o gajo

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Olha que o teu já não tem vi este vídeo é não o vi!
    https://www.youtube.com/watch?v=PC6z9Hfev_w

Neste caso é o próprio corpo de borboleta que ajusta a passagem de ar para a marcha lenta!
    Última edição por DfOR : 07-05-18 às 14:41:25

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Bem vou mudar os cabos de velas assim que chegarem e depois logo vejo, não me vou por a gastar dinheiro à toa porque tou a ver que isto é mais chato do que parece, já estou mais inclinado para calibração da borboleta que acho que é feita electronicamente ou até mesmo qualquer problema na injecção, já li noutro lugar que foi preciso actualizar a electrónica a nível de injecção, caso os cabos não resolvam e os sintomas se intensificarem acho que mais vale ir por o carro à renault mesmo, o pessoal das oficinas também não me tem parecido mostrar muito interesse em tentar resolver o problema ou até mesmo perderem tempo a tentar perceber o que possa ser, e portanto acho que mais vale gastar um bocado mais do que andar aqui de mecanico em mecanico e nenhum me resolver o problema

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Não mostram interesse porque não querem perder tempo ou não sabem. Pena

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

pois eu acho que é um misto dos dois, não saber e não querer perder tempo, e depois também porque os clientes no geral acham que as coisas se fazem num ápice, e muito por causa disso vejo pessoal da mecânica a descartar-se deste tipo de coisas chatas, as pessoas não querem pagar, mas eu prefiro que me digam que vão perder algum tempo e que por causa disso o preço da reparação poderá ser mais dada a mão de obra do que propriamente em peças do que descartarem logo para canto, mas enfim por isso é que estou mesmo inclinado a por o carro na renault, porque certamente que terão mais meios e conhecimento do carro em si do que oficinas multimarcas

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

Já troquei os cabos de velas, até ver não senti falhas como antes, o carro parece mais suave e com um trabalhar mais certinho em andamento vamos ver agora como se porta nos próximos dias, caso volte ao mesmo nem sei bem para onde me virar

Data de Registo
    Nov 2012

Por Defeito

Ainda bem dá para por fotos dos novos?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2018

Por Defeito

não tirei fotos por acaso, são da beru, assim como as velas que coloquei, no entanto o carro acho que está igual, apesar de notar com menos "intensidade" talvez por estar menos frio, hoje já voltou a "pegar" mal e continua a ter quebras de potencia nas mesmas 2000 rotações no arranque a frio, já não sei o que fazer tive a falar com mais um mecânico e ele disse que bobine não devia ser uma vez que só falha a frio, não sei até que ponto tem ou não razão, e que poderia ser sensor da cambota, mas que era complicado uma vez que não aparecem erros

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •