Boa tarde
Na altura da inspecção, quem costuma levar o carro a inspecção? vocês ou o vosso mecânico? quanto o vosso mecânico costuma cobrar pelo serviço? (já a contar com os 30 euros de inspecção)
Boa tarde
Na altura da inspecção, quem costuma levar o carro a inspecção? vocês ou o vosso mecânico? quanto o vosso mecânico costuma cobrar pelo serviço? (já a contar com os 30 euros de inspecção)
Levo eu, não faço ideia quanto é que os mecânicos levam para passar o carro, mas tem de dar para parar o tempo/hora e ainda para dar algum ao inspetor do centro...
o meu leva se não estou em erro 20/25 euros....
mas para o ano acho que vou começar a levar eu...
não! mas é para ter a certeza que está tudo ok.
Custa muito levar o carro ao centro de inspecção? Eles estão abertos normalmente até às 18h30 ou 19h.
É que a inspecção em si custa pouco mais de 30€, dar ainda mais 20/25€ por cima é quase o dobro. E se tiveres o carro com tudo em dia (como deve qualquer um) não há problemas em leva-lo lá tu.
quem leva o carro ao IPO sou sempre eu, não pago a ninguém para me levar o carro IPO... nem faço ideia de quanto levam de fazer isso, visto que nem todas as oficinas tem esse serviço...
e vou sempre ao IPO 1º depois é que se houver alguma coisa resolvo eu ou vou á oficina, nunca o inverso...
quem leva um dos meus carros à inspecção é o mecânico.
às vezes cobra mais 20€ sobre o valor da inspecção e outras vezes não cobra nada.
prefiro que seja ele a levar esse carro![]()
O meu cobra +/- 90 € para mudar filtro, óleo, checkup e levar à inspecção.
Levo sempre eu o carro a inspeção. Quero saber o melhor possível o estado do carro. Se por acaso precisar de algo, então vou ao mecanico, reparo, e volto lá.
Já agora, verifico sempre apenas o mais óbvio antes de lá ir. Luzes, pneus, e se tem algum aviso no painel.
Este ano está a ser um 3 em 1. Tenho um mínimo que não acende, o próprio casquilho está meio partido, tenho a luz do airbag acesa, e não consigo dar com o gato, e tenho de trocar os pneus da frente.
Curiosamente, o mais fácil vai ser os pneus. O resto tenho ainda 15 dias para arranjar.
o que não falta é gente sem tempo nem pachorra para ir à IPO, então se for daqueles dias de enchentes bem que perde uma manhã ou tarde só para isso.
desde mecânicos até concessionários oficiais o que não falta é gente a fazer esse serviço. Muitos mecânicos e oficinas menores têm sempre o vizinho/amigo já reformado que dá lá uma mãozinha acabando por ser esse a fazer esse serviço de levar o carro à IPO, com sorte pelo caminho ainda passa na casa de peças para aviar uma encomenda.
os cerca de 20€ adicionais ao valor é mesmo para cobrar o serviço e nada tem a ver com a "nota no cinzeiro", ai já é coisa para pedirem alguns 60€ ou mais
mas como é obvio, mesmo sem o extra do cinzeiro, acaba sempre por haver um certo facilitismo por parte dos inspetores devido a laços que se criam com quem passa a vida a ir lá.
Mas a malta ainda não descobriu as capacidades das marcações, ou só alguns centros é que aceitam?
Eu aqui, marco hora, chego 10 minutos antes para um último check-up e sou chamado à hora, esteja a fila que estiver
PS: Esse facilitismo dos mecânicos é também pela questão do número de carros... se tens um gajo que leva uns 20 carros por mês à inspeção, chumbas um deles e o gajo deixa de lá ir... lá se vão os indicadores![]()
Eu pessoalmente prefiro que seja o mecânico a levar os meus carros à inspeção pelo simples facto de ele se deslocar até ao meu local de trabalho para ir buscar o carro, fazer-lhe um check up, leva-lo à inspeção e traz-me o carro de volta ao local de trabalho. Resumindo não fico sem carro porque tudo isto é feito enquanto eu não estou a precisar do carro, o que é óptimo. E pago 60 eur apenas por tudo isto (se estiver tudo ok e não precisar substituir nada como é óbvio). Acho um serviço fantástico que vou continuar a usufruir.
Se tiverem mecânicos de confiança ainda percebo, de resto...
Eu é sempre, Inspeção -> Resolver Problemas se houver -> Revisão e sou eu que levo o carro à inspeção
eu por acaso nesse aspecto nunca faço marcação porque na tenho 3 IPO's aqui na zona, e quando tenho de ir com o carro ao IPO há pouco movimento, é um instante, mas tenho um que só se safam com marcação e outro tem duas pistas uma para marcações e sem marcação...
A questão subjacente a esta situação, pode não ser o caso do nosso colega pinhas!, é que há alguns Centros onde pode fazer diferença a pessoa que lá leva o carro!
Se for o proprietário, o carro pode chumbar. Mas se for um mecânico conhecido do Centro, então talvez seja referido que tem de rever isto e aquilo mas para o ano que vem não me apareça cá com estas anomalias...
Portanto, resumindo e concluindo... eu levo os meus às IPO e já chumbei várias vezes! Até com um pára-brisas rachado a 1/3 da largura! Foi bem chumbado!
Mas fico sempre com a certeza do que conduzo durante o resto do ano e até lhes pergunto sempre: "Então como está isto de folgas? E os travões? E os gases? Não conseguem chumbar isto por nada? Nem lâmpadas fundidas? Aquele stop do lado dtº costuma fundir antes das IPO!"