Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvidas sobre modificações num Corsa D (2009)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvidas sobre modificações num Corsa D (2009)

    Bom dia, antes de qualquer coisa, este é o meu primeiro post aqui no fórum, portanto peço desde já desculpa por qualquer erro.

    Vamos ao que interessa, tenho um Corsa D Van, com um motor 1.3 CDTI 75cv, estava a pensar fazer umas modificações no carro, para melhorar a qualidade de condução, conforto e comportamento do carro.
    Noto que o turbo tem bastante lag, sentido a necessidade de subir bastante as rotações para engrenar a mudança seguinte.
    Atenção, não quero um carro para pista, quero apenas melhorar o desempenho geral.
    Comprei o carro e parece-me estar reprogramado (devido à quantidade de fumo que faz) e está claramente rebaixado e tem uma ponteira que não é de origem (não sei se tem a linha toda).

    Estava a pensar colocar um manómetro de pressão de turbo para controlar melhor o comportamento do mesmo e um filtro de ar melhorzinho (de caixa em princípio).

    O que acham? Sim? Não? Todas as críticas e/ou opinões são bem vindas.
    Obrigado e um abraço!
    Editado pela última vez por darkdemon; 26 April 2018, 10:24. Razão: detalhes

    #2
    Um filtro de ar de rendimento (tipo BMC, K&N, etc) melhora um pouco a resposta em baixas.
    Quanto ao manómetro de pressão, não me parece algo propriamente necessário. Isso é algo mais útil quando se quer controlar as pressões diariamente, e em situações variadas. Tipicamente quando o turbo faz pressões bastante altas.

    O que podes fazer, e poupas sempre uns trocos, é comprar um adaptador bluetooth/Wi-fi OBD2 e veres os vários parâmetros, incluindo pressão do turbo, numa app no telemóvel.

    Comentário


      #3
      Era precisamente um desses filtros que pensava comprar e com essa mesma finalidade, melhorar o desempenho em baixas.
      Quanto ao manómetro, custa cerca de 30 a 50€ (pelo menos o que andei a ver) e era com o objetivo de controlar melhor o turbo lag.

      Obrigado!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por darkdemon Ver Post
        Era precisamente um desses filtros que pensava comprar e com essa mesma finalidade, melhorar o desempenho em baixas.
        Quanto ao manómetro, custa cerca de 30 a 50€ (pelo menos o que andei a ver) e era com o objetivo de controlar melhor o turbo lag.

        Obrigado!
        O lag já se sabe como é nesses motores... Abaixo das 1750rpm não há nada.
        Claro que tu é que sabes o que pretendes fazer, mas eu não gastava 50€ para ter algo meramente informativo.
        Tal como te tinha dito, normalmente instalam-se esses manómetros com o objectivo de controlar overboosts ou flutuações anómalas.
        Claro que há muita gente que os instala só porque sim, mas...

        Quanto ao filtro sim, pelo que leio faz alguma diferença a baixas.

        Comentário


          #5
          Então provavelmente não vou instalar o manómetro e sim o filtro de ar, depois o resto logo vejo.
          Mais uma vez obrigado!

          Comentário


            #6
            Filtro de ar num carro turbo para mim é deitar dinheiro à rua. Com turbo tens o caudal de ar que queres, para quê um filtro de ar que apenas melhora o caudal de ar. Manometro de pressão sim, é sempre aconselhável.

            Se queres melhorar o desempenho começa por anular a EGR que a EGR desses carros é uma estupidez para entupir a admissão ... e faz uma reprogramação de centralina.

            Se depois quiseres mais, turbo maior ou compressora que aguente mais pressão e um IC frontal. Os 1.3 são bons motores.

            Comentário


              #7
              Boas, desde já obrigado pela opinião e conselho.

              O filto de ar seria com o intuito de melhorar o comportamento e a resposta do carro em baixas, o manómetro seria para controlar a pressão de turbo e aprender a jogar com as mudanças e aceleração para a melhor performance.

              Anular a EGR (perdoa-me a ignorância) funciona como? Já descobri que a EGR é a Recirculação dos Gases de Escape, isso é legal? É possivel homologar?

              Mais uma vez obrigado e um abraço!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                Filtro de ar num carro turbo para mim é deitar dinheiro à rua. Com turbo tens o caudal de ar que queres, para quê um filtro de ar que apenas melhora o caudal de ar. Manometro de pressão sim, é sempre aconselhável.

                Se queres melhorar o desempenho começa por anular a EGR que a EGR desses carros é uma estupidez para entupir a admissão ... e faz uma reprogramação de centralina.

                Se depois quiseres mais, turbo maior ou compressora que aguente mais pressão e um IC frontal. Os 1.3 são bons motores.
                queres então dizer que um motor que consome mais comparativamente a um NA, logo precisa de mais "alimento" disponível, não beneficia com um filtro menos restritivo?!
                se me disseres que de uma forma geral hoje em dia todos ou quase todos os carros têm filtros e caixas bem dimensionados e colocados de forma a não restringir o ar necessário até acredito.
                agora te garanto que em questão de necessidade um turbinado (então alterado) consome mais ar e precisa sempre de menos restrição do que um equivalente NA.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                  queres então dizer que um motor que consome mais comparativamente a um NA, logo precisa de mais "alimento" disponível, não beneficia com um filtro menos restritivo?!
                  se me disseres que de uma forma geral hoje em dia todos ou quase todos os carros têm filtros e caixas bem dimensionados e colocados de forma a não restringir o ar necessário até acredito.
                  agora te garanto que em questão de necessidade um turbinado (então alterado) consome mais ar e precisa sempre de menos restrição do que um equivalente NA.
                  Já tive com turbo diesels até 280cvs, com ou sem filtro conico, caixa kn, bmc cda, puxadas de ar ao parachoques e tudo mais, resultado é zero. Com gestão electrónica, com turbos de geometria variável, tens o caudal que queres, posso-te meter o carro com um caudal de ar às 1500rpms que nem a propria MAF original consegue ler.

                  Para mim é dinheiro deitado à rua.
                  Editado pela última vez por kpt; 27 April 2018, 18:56.

                  Comentário


                    #10
                    o turbo tem de ir buscar esse caudal a qualquer lado, entre ele e o ar tens o filtro a fazer uma barreira. quando mais restritivo ou subdimensionado mais esforço o turbo faz para ir buscar esse mesmo caudal.
                    até a própria Garrett fala nesse questão e que nada tem a ver com ir buscar mais ou menos potencias mas sim em relação a minimizar esforços desnecessários.
                    o problema é mesmo acharem que um filtro é algo para dar potencia

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X