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Caixa dura a frio após mudança valvulina

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    Caixa dura a frio após mudança valvulina

    Desde que tive o azar de ter que mudar a caixa do meu carro em garantia, que nunca mais foi a mesma coisa. A frio sempre foi dura, durante uns 5 kms. Depois aquece e fica bom. Nota-se mais no inverno.

    Tenho feito trocas de valvulinas regulares. Troco sempre pela que a marca aconselha. 75W GL4. É um Toyota Auris de 2015.

    Sexta feira fiz nova troca (25 mil kms após a última). A referência que entrou foi a que saiu, e a frio a caixa ainda ficou pior. De primeira para segunda está bastante mais dura. Custam mesmo a entrar e ficou bem pior do que estava. A primeira é a segunda entram bem pior. Ando uns 5 kms e passa. Mas a caixa piorou a frio. O que poderei fazer? Tudo indica que é o óleo da Toyota que não é grande coisa, mas é o que eles têm é só podem usar esse.

    Agradeco ajuda por favor

    #2
    Quantos kms tem? Anda muito em cidade? Pode ser embraiagem nas couves...

    Comentário


      #3
      Ha caixas que por natureza sao.chatas.a frio nos climas frios.

      Mas quando fazem isso constantemente, é suspeito.

      Desde que troquei a embraiagem no meu carro que nao tenho esses problemas.

      Pode ser embraiagem ou algo ligado a esta...

      Comentário


        #4
        Apenas tem 72 mil kms. Faço alguma cidade, mas a embraiagem está boa.

        Comentário


          #5
          Só por curiosidade porque trocas tantas vezes o óleo da caixa? Isso é para ser trocado só quando leva embraiagem nova ou tem alguma fuga...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por leocris Ver Post
            Só por curiosidade porque trocas tantas vezes o óleo da caixa? Isso é para ser trocado só quando leva embraiagem nova ou tem alguma fuga...
            Não faz mal nenhum.

            carlosrs, por incrível que pareça também troquei a o óleo da transmissão há pouco tempo e a minha 2ª ficou incrivelmente dura, tenho mesmo que a meter muito firmemente caso contrário arranha. No meu caso meteram um Petronas 75W qualquer (na Fiat.)
            Eventualmente vou trocar o óleo por outro, para ver se resolve.

            Comentário


              #7
              Tenho feito trocas regulares na esperança que melhore. Embora leve sempre o 75W GL4 da Toyota. Eles só podem meter os óleos Toyota. O estranho é que com a mudança de valvulina na sexta feira piorou muito a dureza a frio. Meter a primeira e a segunda, reduzir de segunda para primeira só com muito esforço. Piorou...e levou o mesmo óleo da mesma marca... há alguma explicação lógica para isto?

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                #8
                A quente está tudo ok

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                  Tenho feito trocas regulares na esperança que melhore. Embora leve sempre o 75W GL4 da Toyota. Eles só podem meter os óleos Toyota. O estranho é que com a mudança de valvulina na sexta feira piorou muito a dureza a frio. Meter a primeira e a segunda, reduzir de segunda para primeira só com muito esforço. Piorou...e levou o mesmo óleo da mesma marca... há alguma explicação lógica para isto?

                  É essa a viscosidade adequada para a caixa?

                  Comentário


                    #10
                    Experimenta outro óleo a marca não tem que saber

                    Comentário


                      #11
                      É a viscosidade que o manual indica. Mudar de fabricante de óleo mantendo a viscosidade poderia ajudar?
                      nao percebo como piorou tanto ao mudar a valvulina pela mesma referência....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                        É a viscosidade que o manual indica. Mudar de fabricante de óleo mantendo a viscosidade poderia ajudar?
                        nao percebo como piorou tanto ao mudar a valvulina pela mesma referência....
                        simplesmente muda de óleo e muda de viscosidade para ver como a coisa corre sem experimentares nunca vais saber...

                        Comentário


                          #13
                          Está na garantia, leva-o lá novamente e reporta o problema, de forma a ficar registado. Nunca se sabe se não é novo problema nessa caixa.

                          Tenho uma Corolla d4d com 220Kkm, tenho valvulina para uma muda já desde há 3 anos mas não tenho coragem de mexer. A manutenção não prevê trocas, apenas verificações. Por mim vai lá andar mais 220K.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                            É a viscosidade que o manual indica. Mudar de fabricante de óleo mantendo a viscosidade poderia ajudar?
                            nao percebo como piorou tanto ao mudar a valvulina pela mesma referência....
                            Experimenta este:
                            Castrol Syntrans multivehicle 75W-90 GL-4

                            É o que eu vou comprar, para ver se resolve.

                            Comentário


                              #15
                              Mantem a viscosidade e tambem muito importante a norma GL4. Eu apenas mudaria de marca de oleo a ver se tem algum efeito, a marca pode perfeitamente a aldrabar.

                              Comentário


                                #16
                                Há alguma hipótese de ser o óleo novo ainda a “acamar” ou algo do género? Não compreendo como pode ter piorado se mudei para o mesmo óleo da mesma marca, mas novo. Amanha o carro vai para a Toyota e eles vão ter que me arranjar uma solução, nem que seja preciso abrir a caixa e ver o que se passa...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                  Mantem a viscosidade e tambem muito importante a norma GL4. Eu apenas mudaria de marca de oleo a ver se tem algum efeito, a marca pode perfeitamente a aldrabar.


                                  Também apostaria nesse sentido, em escolher outra marca.

                                  Sem sombra de dúvidas que vendo as fichas técnicas de certos óleo, em alguns casos as diferenças a frio ou mesmo a quente existem... isto dentro da mesma viscosidade e a respeitar a mesma norma.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Carlos... não creio que isso tenha a ver com o óleo, nem sequer me parece normal substituir o óleo da caixa quase tão amiúde quanto se muda o do motor!

                                    Estás no sítio certo mas eles têm de abrir a caixa e ver o que se passa com aqueles rolamentos ou sincronizadores... isso é "trigo limpo farinha amparo" para eles!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O concessionário encaminhou para o departamento técnico, mas diz que a viatura pode circular. Enfim. Ainda se gabam do melhor após venda. Não levanto a viatura enquanto não for resolvido o problema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se podes viver sem carro... é de aguentar! Mas isso é no Caetano? Tinha melhor ideia deles...

                                        Tens outro concessionário não muito longe? Nem que seja no Porto ou em Guimarães... uma 2ª ou 3ª opinião de quem os conhece de ginjeira pode ser útil.

                                        Tens o Macedo em Barcelos e Famalicão...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não é Caetano, nem Macedo.
                                          A viatura supostamente já está arranjada. Amanha vou levantar. Se não estiver tiro um dia de férias e vou diretamente a Gaia.
                                          Editado pela última vez por carlosrs; 09 May 2018, 23:28.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Situação resolvida. Colocaram óleo ATF...

                                            Comentário


                                              #23
                                              A colocação de um oleo ATF (Caixa automática) numa caixa manual pode original problemas a médio/longo prazo? Segundo um eng.º mecânico pode futuramente original problemas.... Mas o que é certo é que a situação ficou resolvida, caixa suave como nova.

                                              Comentário


                                                #24
                                                a toyota não fabrica óleos , apenas os aplica nas manutenções quando necessário , compra o óleo a uma das muitas marcas que conhecemos e depois colam os rótulos da toyota nas embalagens .

                                                para quem acha que os óleos das caixas de velocidades é vitalício e não se muda , então eu digo já que isso é uma autentica besteira .

                                                sim , há caixas manuais que usam óleo para caixas automáticas, se não estou em erro , as caixas M32 aplicadas nos opel e alfas romeos saem de fabrica com óleo de caixa automática .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  já agora , muitos problemas ao engrenar as marchas , pode ser : óleo gasto ou desaconselhado , baixo nível de óleo , falta de regulação da alavanca de velocidades (desafinada) , cabos selectores empenados ou perros , buchas e casquilhos , motor descaído ou desnivelado devido a apoios do motor rotos ou rebentados , e claro, a embraiagem gasta e problemas no interior da caixa .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    mas posso vir a ter problemas por me terem colocado um ATF? Neste momento está perfeito... Mas a marca recomenda um 75W GL4 e colocaram "oleo tipo ATF" ... mas resolveu....o meu medo é que no futuro venha a dar problemas...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como já referido e também indicado no tópico dos óleos, há caixas manuais que usam óleos ATF.

                                                      No caso, é ver se a tua pode ou não levar essa aplicação.

                                                      Quanto à graduação de um óleo ATF, o mesmo é equivalente a um 75W.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                        mas posso vir a ter problemas por me terem colocado um ATF? Neste momento está perfeito... Mas a marca recomenda um 75W GL4 e colocaram "oleo tipo ATF" ... mas resolveu....o meu medo é que no futuro venha a dar problemas...
                                                        Óbvio que vai dar problemas.

                                                        A começar pela total destruição dos sincronizadores.

                                                        A composição química de um óleo ATF é completamente diferente de um óleo para caixa manual.
                                                        Editado pela última vez por Illusion; 11 May 2018, 07:22.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho ATF no Polo por conselho do mecânico após a 2a caixa partida (normal nos 6n GTi) e já vai para o terceiro ano sem problemas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Foi o departamento técnico da Toyota Portugal que mandou colocar o ATF. Poderei estar descansado? Ou será que eles mandaram colocar este óleo para adiar o problema? Garantia ainda tenho bastante...

                                                            Comentário

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