Misturar anticongelante

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Título: Misturar anticongelante

  1. #1
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    Por Defeito Misturar anticongelante

    Boas, tenho aqui mais uma questão.

    Tenho agora no depósito este líquido da Redex do continente.






    E comprei este numa loja auto, é possível mistruar tranquilamente?



    Imagens anexadas Imagens anexadas


  2. #2
    Piloto de Testes zecarlos405's Avatar
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    Por Defeito

    Bem, no de baixo diz para não misturar com outros anticongelantes. Só por aí eu não o faria. Há compostos de liquidos de refrigeração que juntos podem formar uma goma.

  3. #3
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    Por Defeito

    Eu não misturava.

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
    Bem, no de baixo diz para não misturar com outros anticongelantes. Só por aí eu não o faria. Há compostos de liquidos de refrigeração que juntos podem formar uma goma.
    Reparei que diz lá que não é recomendado, só que o outro diz que é compatível com todas as cores, marcas e modelos.

    Há alguma diferença em usar um anticongelante com mais graus negativos? -25º vs -5º, por exemplo? Tenho um Corsa C 1.2.

  5. #5
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    Não mistures pois podem não ser fisico e quimicamente compativeis.

    Outra coisa,evita esses tipos de anticongelante.

    Usar sempre um anticongelante que cumpra as normas e homologações do construtor.

    Usar sempre anticongelantes(fluido de radiador),de tecnologia/fabrico OAT e Si-OAT.

    A mistura deve ter no minimo uma concentração de 30-35%( -18c ; -21c),sendo o ideal 40-50% (-30c ; -37c),dependendo ser à bade de monoetileno,ou etileno glicol


  6. #6
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    Por Defeito

    Manda tudo o que tens fora e mete um anticongelante 50%, depois admiram-se de ter radiadores a partirem de ferrugem.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Não mistures pois podem não ser fisico e quimicamente compativeis.

    Outra coisa,evita esses tipos de anticongelante.

    Usar sempre um anticongelante que cumpra as normas e homologações do construtor.

    Usar sempre anticongelantes(fluido de radiador),de tecnologia/fabrico OAT e Si-OAT.

    A mistura deve ter no minimo uma concentração de 30-35%( -18c ; -21c),sendo o ideal 40-50% (-30c ; -37c),dependendo ser à bade de monoetileno,ou etileno glicol
    Citação Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
    Manda tudo o que tens fora e mete um anticongelante 50%, depois admiram-se de ter radiadores a partirem de ferrugem.
    Pois reparei que este que meti está a gastar-se muito rápido do que o que já vinha quando comprei o carro. Qual é a melhor maneira de trocar(esvaziar) o o depóstio? É tirar aquele tubo por baixo do depósito?

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por edeezz Ver Post
    Pois reparei que este que meti está a gastar-se muito rápido do que o que já vinha quando comprei o carro. Qual é a melhor maneira de trocar(esvaziar) o o depóstio? É tirar aquele tubo por baixo do depósito?
    Tubo inferior do rádiador,ou mesmo abrir o "bujão" do radiador se existente,lavar o circuito com água até eliminar completemente o antigo liquido e depois de preferência meter o anticongelante adequado ao à aplicação em questão numa quantidade de 50/50.

    Cuidado às purgas do motor e chaufagem,se existirem devem ser identificadas e abertas até sair o novo líquido e fechadas de seguida,para permitir purgar o ar que se encontra no circuito de refrigeração.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por edeezz Ver Post
    Pois reparei que este que meti está a gastar-se muito rápido do que o que já vinha quando comprei o carro. Qual é a melhor maneira de trocar(esvaziar) o o depóstio? É tirar aquele tubo por baixo do depósito?
    A gastar-se?

    Se perdes,é porque existe uma fuga,perda algures.

    Controla também a tampa do vaso de expansão,se a válvula se encontra contaminada com algum corpo fisico,como ferrugem ou borra,esta mesma pode não trabalhar bem e perde a sua estanquidade,permitindo a pouco e pouco a perda por evaporação

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    A gastar-se?

    Se perdes,é porque existe uma fuga,perda algures.

    Controla também a tampa do vaso de expansão,se a válvula se encontra contaminada com algum corpo fisico,como ferrugem ou borra,esta mesma pode não trabalhar bem e perde a sua estanquidade,permitindo a pouco e pouco a perda por evaporação
    Não é bem gastar-se, mas pelo que li devia aguentar mais tempo, talvez seja porque é barato o que lá está.

    Já agora isto serve para o corsa? https://texoleo.com/product/motul-in...a-long-life-5l

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por edeezz Ver Post
    Pois reparei que este que meti está a gastar-se muito rápido do que o que já vinha quando comprei o carro. Qual é a melhor maneira de trocar(esvaziar) o o depóstio? É tirar aquele tubo por baixo do depósito?
    se já compraste o carro com uma fuga, porque não tratas-te de a resolver o mais rápido possível do que andar a meter anti congelante aos poucos á espera do inevitável com o piorar da situação, isso já é altura de ir para a oficina e fazer um teste de compressão e ver onde anda a fuga, se é algum tubo, bomba de água ou junta de cabeça...

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por edeezz Ver Post
    Não é bem gastar-se, mas pelo que li devia aguentar mais tempo, talvez seja porque é barato o que lá está.

    Já agora isto serve para o corsa? https://texoleo.com/product/motul-in...a-long-life-5l
    Qual é o carro?

  13. #13
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    Mas perdes que quantidade?

    Aguentar em que sentido?

    Geralmente as mudas de liquido de refrigeração fazem-se de acordo com a preconização do construtor,e em cado de dúvida de 36-60 meses.

  14. #14
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    Já vi que é um Corsa c,sim podes,e podes usar o Dexcool da GM.
    Mas cuidadinho com o Dexcool,se optares por este,é mesmo proibido misturar outra coisa que Dexcool e se tiveres que fazer o nivel e não o dispores só mesmo água destilada/tipo destilada.
    Já te digo qt precisas para o teu motor

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Qual é o carro?
    Opel Corsa C 1.2 55kw

    Citação Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
    se já compraste o carro com uma fuga, porque não tratas-te de a resolver o mais rápido possível do que andar a meter anti congelante aos poucos á espera do inevitável com o piorar da situação, isso já é altura de ir para a oficina e fazer um teste de compressão e ver onde anda a fuga, se é algum tubo, bomba de água ou junta de cabeça...
    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Mas perdes que quantidade?

    Aguentar em que sentido?

    Geralmente as mudas de liquido de refrigeração fazem-se de acordo com a preconização do construtor,e em cado de dúvida de 36-60 meses.
    Pedi a um conhecido meu, mecânico na guarda para me tirar a remover a água destilada que já estava toda suja* que já vinha com o carro quando comprei no stand e por um líquido de radiador, tirou o tubo escorreu tudo para fora etc etc, pos-me esse líquido da redex à uns 3-4 meses, enchi 3/4, e neste momento tenho uns 2/5 restante no depósito.

    Eu como sou pato, e ainda nem fiz o meu primeiro ano de carro tenho sempre mil dúvidas daí eu perguntar e perdoem a falta de conhecimento da minha parte.

    *Estava suja com gorduras ou restos porque uma peça qualquer que foi à vida(queimou com a temperatura), não me recordo do nome que me disse na altura
    Última edição por edeezz : 21-05-18 às 16:37:41

  16. #16
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    Opel Corsa C 1.2,motor Z12XE,quantidade = 4.3litros

    Opel Corsa C 1.2,motor Z12XEP(twinport),quantidade = 5litros.

    Aproveita decerto para trocar o térmostato se houver ferrugem.

    Compra 2 bidões de anticongelante,pois como já é diluido ao entrar em contato com a água que se encontra no circuito devido à lavagem deste mesmo ele vai perder concentração.

    Seja,lavas e controlas térmostato,completas o circuito com este Motul,andas 1 semanita com ele,purgas de novo e mais Motul para dentro.

    O ideal depois é controlar a concentração deste mesmo com a ajuda de um refráctometro,ou um pesa anticongelante.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Já vi que é um Corsa c,sim podes,e podes usar o Dexcool da GM.
    Mas cuidadinho com o Dexcool,se optares por este,é mesmo proibido misturar outra coisa que Dexcool e se tiveres que fazer o nivel e não o dispores só mesmo água destilada/tipo destilada.
    Já te digo qt precisas para o teu motor
    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Opel Corsa C 1.2,motor Z12XE,quantidade = 4.3litros

    Opel Corsa C 1.2,motor Z12XEP(twinport),quantidade = 5litros.

    Aproveita decerto para trocar o térmostato se houver ferrugem.

    Compra 2 bidões de anticongelante,pois como já é diluido ao entrar em contato com a água que se encontra no circuito devido à lavagem deste mesmo ele vai perder concentração.

    Seja,lavas e controlas térmostato,completas o circuito com este Motul,andas 1 semanita com ele,purgas de novo e mais Motul para dentro.

    O ideal depois é controlar a concentração deste mesmo com a ajuda de um refráctometro,ou um pesa anticongelante.
    Sim é o Z12XE, esse da dexcool compra-se aonde? Como assim fazer o nível?

    Mas o que eu tenho agora no depósito é o anticongelante Redex -5ºC, não é água.
    Tenho é que comprar um térmostato já que o outro foi à vida. Posso enviar uma foto de como está neste momento se ajudar em alguma coisa.

  18. #18
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    Fazer o nivel,completares,quando se muda e se purga um circuito,este tem tendência a descer,com o passar do tempo,pois quandonse purga ainda fica uma pequena quantidade de ar,mesmo se insignificante.

    Mesmo depois de td ok,poderá haver uma pequena evaporação pela válvula da tampa do vaso de expansão o que se pode considerar normal,pois são circuitos sob pressão

  19. #19
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    Redex -5 e equivalentes é sinónimo de não haver nenhuma proteção,seja anticongelante,térmica e corrosiva

  20. #20
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    Podes comprat em qualquer concessão Opel,ou que eu conheça online na APL.

  21. #21
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    É vendido em embalagens de litro,só tens de diluir em água destilada,mistura esta de preferência 50/50,que é ótimo,ou no minimo 40/60 sendo 40 anticongelante,menos pessoalmente não aconselho

  22. #22
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    Cuidado se optares pelo GM Dexcool,lava bem o circuito várias vezes,pois com este é certo haver uma reação devido à sua composição que se pode traduzir numa corrosão induzida quimicamente sobretudo a nivel do aluminio

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Cuidado se optares pelo GM Dexcool,lava bem o circuito várias vezes,pois com este é certo haver uma reação devido à sua composição que se pode traduzir numa corrosão induzida quimicamente sobretudo a nivel do aluminio
    Cerot, vou comprar no APL o Motul 50%.

  24. #24
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    Pedi a um conhecido meu, mecânico na guarda para me tirar a remover a água destilada que já estava toda suja* que já vinha com o carro quando comprei no stand e por um líquido de radiador, tirou o tubo escorreu tudo para fora etc etc, pos-me esse líquido da redex à uns 3-4 meses, enchi 3/4, e neste momento tenho uns 2/5 restante no depósito.

    Eu como sou pato, e ainda nem fiz o meu primeiro ano de carro tenho sempre mil dúvidas daí eu perguntar e perdoem a falta de conhecimento da minha parte.

    *Estava suja com gorduras ou restos porque uma peça qualquer que foi à vida(queimou com a temperatura), não me recordo do nome que me disse na altura
    Foi a junta da culassa que deve ter queimado.
    Não tens que pedir desculpa por nada,estamos cá para isso.

    Agora limpa/lava bem isso outra vez e mete o Motul então,como te aconselhei antes compra 2 embalagens,compra onde quiseres,e onde for mais barato.

    Caso de dúvidas manda PM

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Foi a junta da culassa que deve ter queimado.
    Não tens que pedir desculpa por nada,estamos cá para isso.

    Agora limpa/lava bem isso outra vez e mete o Motul então,como te aconselhei antes compra 2 embalagens,compra onde quiseres,e onde for mais barato.

    Caso de dúvidas manda PM
    Obrigado.
    E essa junta não é grave ter quimado? Custa muito trocar isso na oficina?

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por edeezz Ver Post
    Obrigado.
    E essa junta não é grave ter quimado? Custa muito trocar isso na oficina?
    Já foi reparado,certo?
    Se for uma junta de culassa queimada é caso sério,deve ser reparado imediatemente.
    Não sei se foi issonque queimou no carro,nunca o vi ,não posso dar palpites assim à toa

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Já foi reparado,certo?
    Se for uma junta de culassa queimada é caso sério,deve ser reparado imediatemente.
    Não sei se foi issonque queimou no carro,nunca o vi ,não posso dar palpites assim à toa
    Pois não te sei dizer se é isso que queimou ou não.

  28. #28
    CL
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    Quando se compra a 2ª embalagem de anticongelante, nada mais é grave! Podes misturar à vontadinha porque em breve tudo vai fora!

    O mal já estava feito antes... não tem a ver com as misturas!

    O melhor é sempre adicionar água destilada que custa 1€ cada 5 litros e faz o mesmo efeito, enquanto chegar o 1º garrafão de 5 litros. Porque depois disso... tudo irá fora quando se mudar a junta.

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