Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro Vendido Nunca Registado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro Vendido Nunca Registado

    Boa tarde.
    Preciso de uma ajuda. Vendi um carro mas o proprietário nunca o passou para o seu nome.
    Como na altura da venda, deixei o assunto com os meus pais, pois tive de migrar, gostaria de saber o que me aconselham a fazer pois o carro já foi para abate e a pessoa que na altura o comprou está no estrangeiro.
    É que as finanças estão a cobrar o IUC de um carro que não tenho...
    Obrigado desde já.

    #2
    vai ao IMT pede segunda via do DUA e abates a matricula, problema resolvido...

    edit: se o carro tivesse sido efectivamente abatido já não aparecia nas finanças...

    Comentário


      #3
      Devem estar a querer cobrar o iuc dos anos depois da venda até ser abatido...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jarbas83 Ver Post
        Devem estar a querer cobrar o iuc dos anos depois da venda até ser abatido...
        É exactamente isso...
        Gostaria de saber se, cancelando antes de Julho (data de aniversário do dito carro e também de pagamento do IUC deste ano) ainda conseguirei escapar a esse imposto?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
          É exactamente isso...
          Gostaria de saber se, cancelando antes de Julho (data de aniversário do dito carro e também de pagamento do IUC deste ano) ainda conseguirei escapar a esse imposto?
          claro que sim, se cancelares antes já não pagas o IUC, mas para isso tens de ir ao IMT fazer o que te disse...

          Comentário


            #6
            Atenção que, mesmo que consigas evitar o IUC deste ano, já não conseguirás evitar pagar o de anos anteriores que, eventualmente, estejam em dívida.

            O que podes fazer é arranjar provas de que vendeste o carro e os dados da pessoa a quem o vendeste. Depois, vais a um gabinete do DUA e mudas tu o registo, pagando multa por ser depois do prazo (total - 130€). Se não tiveres documentos que provem a venda, tens que pedir a apreensão do carro e, se em 6 meses a Polícia não o achar, ir ao IMT dar baixa da matrícula. Liga para o 211950500, que eles ajudam-te a dizer o que tens que fazer.

            EDIT: atenção que, para evitares o IUC deste ano, terias que conseguir cancelar a matrícula antes de 1 de julho, que é já no próximo domingo. O ideal seria mesmo provares que vendeste o carro, alterares o registo e ires às Finanças para provares que já não é proprietário do carro e eles responsabilizarem a pessoa a quem vendeste o carro por todos os IUC desde a venda.
            Editado pela última vez por LuisMiguel; 28 June 2018, 12:14.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
              Atenção que, mesmo que consigas evitar o IUC deste ano, já não conseguirás evitar pagar o de anos anteriores que, eventualmente, estejam em dívida.

              O que podes fazer é arranjar provas de que vendeste o carro e os dados da pessoa a quem o vendeste. Depois, vais a um gabinete do DUA e mudas tu o registo, pagando multa por ser depois do prazo (total - 130€). Se não tiveres documentos que provem a venda, tens que pedir a apreensão do carro e, se em 6 meses a Polícia não o achar, ir ao IMT dar baixa da matrícula. Liga para o 211950500, que eles ajudam-te a dizer o que tens que fazer.

              EDIT: atenção que, para evitares o IUC deste ano, terias que conseguir cancelar a matrícula antes de 1 de julho, que é já no próximo domingo. O ideal seria mesmo provares que vendeste o carro, alterares o registo e ires às Finanças para provares que já não é proprietário do carro e eles responsabilizarem a pessoa a quem vendeste o carro por todos os IUC desde a venda.
              cheira-me que não se deve safar, na historia de provar como vendeu o carro, visto que o carro nunca mudou de proprietário, logo essa não vai pegar, ele devia ter logo efectuado a mudança de registo no acto da venda, e agora não estava com este dilema...

              Comentário


                #8
                Exactamente. Depois queixam-se que as coisas não funcionam como deviam por cá... se as pessoas não fazem a sua parte e não assumem as suas responsabilidades, estas coisas acontecem. Fica a lição para o futuro.

                Comentário


                  #9
                  do pagamento do iuc deste ano e dos anos anteriores já não te safas.
                  faz o seguinte:
                  vai a uma esquadra da psp e manda apreender o carro por falta de mudança de propriedade no prazo legal.
                  se puderes leva cópia da declaração de venda.
                  a partir do momento em que mandas apreender o carro, esperas 180 dias.
                  depois desses 180 dias vais novamente à esquadra da psp e pedes uma declaração em como não foi possível apreender o carro.
                  com essa declaração dirige-te ao imt e pede para cancelar as matriculas.
                  na psp não pagas nada mas desconheço quanto pagarás no imt.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                    cheira-me que não se deve safar, na historia de provar como vendeu o carro, visto que o carro nunca mudou de proprietário, logo essa não vai pegar, ele devia ter logo efectuado a mudança de registo no acto da venda, e agora não estava com este dilema...
                    Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                    Exactamente. Depois queixam-se que as coisas não funcionam como deviam por cá... se as pessoas não fazem a sua parte e não assumem as suas responsabilidades, estas coisas acontecem. Fica a lição para o futuro.
                    Eu sei do que estou a falar porque, recentemente, passei pelo mesmo. Contactei o IRN e, dado que a legislação mudou recentemente, o vendedor pode mudar o registo unilateralmente desde que prove que vendeu o veículo. No meu caso, era fácil, pois tinha a declaração de venda assinada por ambos, bem como um comprovativo de transferência bancária. O único senão, é que já tinha passado o prazo legal e, a mudança do registo com multa são 130€. No entanto, voltei a contactar o comprador e ele próprio acabou por tratar disso, pelo que não foi preciso. Mas existe esta possibilidade! O ideal é contactar o número de telefone que coloquei acima e eles explicam em detalhe como fazer. Se o user conseguir fazer isto com efeitos à data efetiva da venda, consegue ir à AT reclamar para irem cobrar os IUC em dívida ao comprador.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                      Eu sei do que estou a falar porque, recentemente, passei pelo mesmo. Contactei o IRN e, dado que a legislação mudou recentemente, o vendedor pode mudar o registo unilateralmente desde que prove que vendeu o veículo. No meu caso, era fácil, pois tinha a declaração de venda assinada por ambos, bem como um comprovativo de transferência bancária. O único senão, é que já tinha passado o prazo legal e, a mudança do registo com multa são 130€. No entanto, voltei a contactar o comprador e ele próprio acabou por tratar disso, pelo que não foi preciso. Mas existe esta possibilidade! O ideal é contactar o número de telefone que coloquei acima e eles explicam em detalhe como fazer. Se o user conseguir fazer isto com efeitos à data efetiva da venda, consegue ir à AT reclamar para irem cobrar os IUC em dívida ao comprador.
                      estás a partir do principio que foi tudo feito como tu fizeste, mas duvido que tenha sido assim, e como eu disse ele devia ter feito as coisas como deve de ser na altura, agora tem de assumir...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                        Eu sei do que estou a falar porque, recentemente, passei pelo mesmo. Contactei o IRN e, dado que a legislação mudou recentemente, o vendedor pode mudar o registo unilateralmente desde que prove que vendeu o veículo. No meu caso, era fácil, pois tinha a declaração de venda assinada por ambos, bem como um comprovativo de transferência bancária. O único senão, é que já tinha passado o prazo legal e, a mudança do registo com multa são 130€. No entanto, voltei a contactar o comprador e ele próprio acabou por tratar disso, pelo que não foi preciso. Mas existe esta possibilidade! O ideal é contactar o número de telefone que coloquei acima e eles explicam em detalhe como fazer. Se o user conseguir fazer isto com efeitos à data efetiva da venda, consegue ir à AT reclamar para irem cobrar os IUC em dívida ao comprador.
                        Independentemente disso, se o IUC do carro for daqueles de 20/30 €, nem vale a pena tentar essa abordagem, dado o custo (130€ da transferência de propriedade). Mas que era o merecido, lá isso era, porque assim teria que ser o artista que não passou o carro para o nome dele a pagar o IUC. Se falarmos de IUCs depois de 1/07/2007, aí o caso muda de figura, até porque não devem cobrar apenas um.

                        Comentário


                          #13
                          Se estamos a falar de um carro que supostamente foi para abate/sucata deve ser um valor de selo pequeno.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                            Se estamos a falar de um carro que supostamente foi para abate/sucata deve ser um valor de selo pequeno.
                            Em princípio sim, será isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Independentemente disso, se o IUC do carro for daqueles de 20/30 €, nem vale a pena tentar essa abordagem, dado o custo (130€ da transferência de propriedade). Mas que era o merecido, lá isso era, porque assim teria que ser o artista que não passou o carro para o nome dele a pagar o IUC. Se falarmos de IUCs depois de 1/07/2007, aí o caso muda de figura, até porque não devem cobrar apenas um.
                              Não se esqueçam que o user também está sujeito a que possam aparecer multas ou portagens.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                Não se esqueçam que o user também está sujeito a que possam aparecer multas ou portagens.
                                Sim, pode acontecer, mas aí se tem o comprovativo de venda (declaração), não será mais fácil comprovar que o carro já não era dele e identificar o novo proprietário?

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X