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Repro ou chip VW Polo 1.6

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    Repro ou chip VW Polo 1.6

    Boa noite.

    Tenho um VW Polo 1.6 TDI 75cv de 2010
    Já o tenho há 3 anos (na altura comprei-o com 62.000km) e acabou de fazer agora os 100.000km.
    A minha pergunta é:
    Para este carro, qual a melhor opção? Um chip ou uma reprogramação? Nunca fiz alterações a carros, mas este tem um grave problema em rotações baixas e queria dar-lhe um cheirinho para ajudar nas recuperações. Atenção que seria sempre uma alteração muito ligeira, nada que comprometesse o carro.

    O meu pai teve uma Caddy, também de 2010 com o mesmo motor e não sofria deste mal. Puxava super bem em baixas. Talvez sejam configurações diferentes?

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por Ramalho94 Ver Post
    Boa noite.

    Tenho um VW Polo 1.6 TDI 75cv de 2010
    Já o tenho há 3 anos (na altura comprei-o com 62.000km) e acabou de fazer agora os 100.000km.
    A minha pergunta é:
    Para este carro, qual a melhor opção? Um chip ou uma reprogramação? Nunca fiz alterações a carros, mas este tem um grave problema em rotações baixas e queria dar-lhe um cheirinho para ajudar nas recuperações. Atenção que seria sempre uma alteração muito ligeira, nada que comprometesse o carro.

    O meu pai teve uma Caddy, também de 2010 com o mesmo motor e não sofria deste mal. Puxava super bem em baixas. Talvez sejam configurações diferentes?

    Obrigado.
    Reprogramação à medida sempre. Não te metas em chips/boxes ou repros à sucateiro.
    Não sei onde vives, mas se quiseres podes partilhar, que com certeza que haverá aqui alguém que te indique uma boa casa na tua área.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
      Reprogramação à medida sempre. Não te metas em chips/boxes ou repros à sucateiro.
      Não sei onde vives, mas se quiseres podes partilhar, que com certeza que haverá aqui alguém que te indique uma boa casa na tua área.
      E porquê isso?

      As marcas de origem já disponibilizam repros para vários perfis de condução, tal como fazem algumas boxes de topo.

      Que vantagem tem uma repto à medida? O carro e motor também foi feito à medida?

      Comentário


        #4
        Sou da zona de Leiria ao fim de semana, mas durante a semana estou por Lisboa :P
        Se pudessem partilhar umas boas casas e com bons preços, ficaria agradecido.

        Comentário


          #5
          Procura casas com reprogramações à medida + banco de potência.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
            E porquê isso?

            As marcas de origem já disponibilizam repros para vários perfis de condução, tal como fazem algumas boxes de topo.

            Que vantagem tem uma repto à medida? O carro e motor também foi feito à medida?
            Cada motor é um motor, cada turbo é um turbo. Quantos turbos não há que, apesar de serem modelos idênticos, fazem picos diferentes?
            Há sempre variáveis.
            E o mais importante: todos os condutores têm um modo de condução/necessidades do carro diferentes.

            Originalmente Colocado por Ramalho94 Ver Post
            Sou da zona de Leiria ao fim de semana, mas durante a semana estou por Lisboa :P
            Se pudessem partilhar umas boas casas e com bons preços, ficaria agradecido.
            Eu sou do Norte mas... Se passas a semana em Lisboa dá um salto à AM Motorsport em Setúbal ;)
            Editado pela última vez por brkncrss; 12 July 2018, 23:42.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
              Cada motor é um motor, cada turbo é um turbo. Quantos turbos não há que, apesar de serem modelos idênticos, fazem picos diferentes?
              Há sempre variáveis.
              E o mais importante: todos os condutores têm um modo de condução/necessidades do carro diferentes.


              Eu sou do Norte mas... Se passas a semana em Lisboa dá um salto à AM Motorsport em Setúbal ;)
              Isso não faz sentido nenhum. Existem parâmetros de qualidade, e têm de estar dentro deles.

              Se assim fosse teriam de ser todos programados à medida de fábrica e cada cliente teria uma surpresa.

              E se num dia queres fazer condução desportiva e no dia seguinte uma condução eco, ficas logo limitado.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                Isso não faz sentido nenhum. Existem parâmetros de qualidade, e têm de estar dentro deles.

                Se assim fosse teriam de ser todos programados à medida de fábrica e cada cliente teria uma surpresa.

                E se num dia queres fazer condução desportiva e no dia seguinte uma condução eco, ficas logo limitado.

                O user sabe o que quer já explicou
                Porque não ajudar????

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Isso não faz sentido nenhum. Existem parâmetros de qualidade, e têm de estar dentro deles.

                  Se assim fosse teriam de ser todos programados à medida de fábrica e cada cliente teria uma surpresa.

                  E se num dia queres fazer condução desportiva e no dia seguinte uma condução eco, ficas logo limitado.
                  Claro que existem. Existem tolerâncias. Alguns estão acima, outros abaixo.
                  Não falo de cor, falo por experiência. Um caso bastante conhecido disso é o PD130. Em full boost havia carros que faziam mais pressão que outros, ainda que todos completamente stock.

                  O mapa de fábrica tem em conta todas as tolerâncias, bem como outros parâmetros (rácios, injeção, etc) de forma a que todos alinhem por defeito ainda que mesmo assim apresentem potências em banco diferentes e façam mais/menos pressões.

                  Tal como disse, cada carro é um carro.


                  Seja como for, a repro à medida nem vai muito daí. É porque quem te faz o mapa, fá-lo à tua medida. E sempre que necessitares de alterar algo, é só passares lá.
                  Uma reprogramação assim, tenta colmatar o que menos gostas (fossos de binário, etc), diminui-te o débito a x regimes e aumenta-te o débito a y regimes, etc, etc. Dependendo do que queres, é completamente possível teres um diesel mais poupado em baixos regimes e com maior andamento em altos.
                  Em comparação, o típico ficheiro descarregado da internet, além de poder ter origem dúbia, não está de todo adaptado às tuas necessidades. Mesma coisa com os tais “power packages” das marcas. Têm a vantagem de ter garantia, e pouco mais. Normalmente são bastante conservadores, nem que seja para manter uma fiabilidade mínima e emissões dentro dos limites.

                  Boxes... Há boas boxes e más boxes. As boas boxes continuam a fazer o que as más boxes fazem: enganar a centralina. Por isso, fugir das boxes.
                  Quem o diz não sou eu. É o Sr. fundador da DINAN, entre muitos outros que são autoridades na matéria.

                  Há muitas grandes empresas especificamente dedicadas a isto (DINAN, Celtic Tuning...) inclusivamente em Portugal como a AM, com experiência em competição e com provas dadas da sua competência.
                  Editado pela última vez por brkncrss; 13 July 2018, 00:25.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ramalho94 Ver Post
                    Sou da zona de Leiria ao fim de semana, mas durante a semana estou por Lisboa :P
                    Se pudessem partilhar umas boas casas e com bons preços, ficaria agradecido.
                    tens a repro4 em Lisboa bem reputada... http://www.repro4.com/website/

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ramalho94 Ver Post
                      Boa noite.

                      Tenho um VW Polo 1.6 TDI 75cv de 2010
                      Já o tenho há 3 anos (na altura comprei-o com 62.000km) e acabou de fazer agora os 100.000km.
                      A minha pergunta é:
                      Para este carro, qual a melhor opção? Um chip ou uma reprogramação? Nunca fiz alterações a carros, mas este tem um grave problema em rotações baixas e queria dar-lhe um cheirinho para ajudar nas recuperações. Atenção que seria sempre uma alteração muito ligeira, nada que comprometesse o carro.

                      O meu pai teve uma Caddy, também de 2010 com o mesmo motor e não sofria deste mal. Puxava super bem em baixas. Talvez sejam configurações diferentes?

                      Obrigado.
                      Originalmente Colocado por DfOR Ver Post
                      O user sabe o que quer já explicou
                      Porque não ajudar????
                      Se ele soubesse, não estava a perguntar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                        Claro que existem. Existem tolerâncias. Alguns estão acima, outros abaixo.
                        Não falo de cor, falo por experiência. Um caso bastante conhecido disso é o PD130. Em full boost havia carros que faziam mais pressão que outros, ainda que todos completamente stock.

                        O mapa de fábrica tem em conta todas as tolerâncias, bem como outros parâmetros (rácios, injeção, etc) de forma a que todos alinhem por defeito ainda que mesmo assim apresentem potências em banco diferentes e façam mais/menos pressões.

                        Tal como disse, cada carro é um carro.


                        Seja como for, a repro à medida nem vai muito daí. É porque quem te faz o mapa, fá-lo à tua medida. E sempre que necessitares de alterar algo, é só passares lá.
                        Uma reprogramação assim, tenta colmatar o que menos gostas (fossos de binário, etc), diminui-te o débito a x regimes e aumenta-te o débito a y regimes, etc, etc. Dependendo do que queres, é completamente possível teres um diesel mais poupado em baixos regimes e com maior andamento em altos.
                        Em comparação, o típico ficheiro descarregado da internet, além de poder ter origem dúbia, não está de todo adaptado às tuas necessidades. Mesma coisa com os tais “power packages” das marcas. Têm a vantagem de ter garantia, e pouco mais. Normalmente são bastante conservadores, nem que seja para manter uma fiabilidade mínima e emissões dentro dos limites.

                        Boxes... Há boas boxes e más boxes. As boas boxes continuam a fazer o que as más boxes fazem: enganar a centralina. Por isso, fugir das boxes.
                        Quem o diz não sou eu. É o Sr. fundador da DINAN, entre muitos outros que são autoridades na matéria.

                        Há muitas grandes empresas especificamente dedicadas a isto (DINAN, Celtic Tuning...) inclusivamente em Portugal como a AM, com experiência em competição e com provas dadas da sua competência.
                        Mas o problema é mesmo esse. Ficas com algo tão especializado, que tens de ir à oficina sempre que queiras fazer algum ajuste. Isso é completamente contra evolução, onde o pináculo, que é a Tesla, nem sequer quer ver carros nas oficinas. Quando muito poderiam ser programados vários perfis à medida mas ter algo para facilmente escolher qualquer um no dia a dia.

                        Tenho um "power package" da marca, como chamas, e naturalmente será mais conservador, mas permite facilmente ajustar o perfil de "repro" para mais potência/performance, suspensão mais dura ou mole, direcção o mesmo, etc.

                        Ninguém diz que um repro à medida é pior. Aliás, será mesmo muito melhor, mas apenas num único perfil, que seguramente não será o de "competição" no dia a dia.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por Ramalho94 Ver Post
                          Boa noite.

                          Tenho um VW Polo 1.6 TDI 75cv de 2010
                          Já o tenho há 3 anos (na altura comprei-o com 62.000km) e acabou de fazer agora os 100.000km.
                          A minha pergunta é:
                          Para este carro, qual a melhor opção? Um chip ou uma reprogramação? Nunca fiz alterações a carros, mas este tem um grave problema em rotações baixas e queria dar-lhe um cheirinho para ajudar nas recuperações. Atenção que seria sempre uma alteração muito ligeira, nada que comprometesse o carro.

                          O meu pai teve uma Caddy, também de 2010 com o mesmo motor e não sofria deste mal. Puxava super bem em baixas. Talvez sejam configurações diferentes?

                          Obrigado.
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