Corrente ou Correia de distribuição?

A mostrar resultados 1 para 15 de 15

Título: Corrente ou Correia de distribuição?

  1. #1
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    178

    Por Defeito Corrente ou Correia de distribuição?

    Boa noite a todos,

    Possuo um Citroën C3 Mk3, com o motor 1.2 110cv turbo. Queria saber se este motor funciona com correia ou corrente de distribuição. Não consigo perceber as diferenças entre uma e outra e porque é que há motores a ter correias ou correntes.

    Obrigado


  2. #2
    Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    8,280

    Por Defeito

    esse motor tem correia de distribuição. Vê no manual qual é o prazo de substituição indicado.

  3. #3
    Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017
    Posts
    4,670

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
    Boa noite a todos,

    Possuo um Citroën C3 Mk3, com o motor 1.2 110cv turbo. Queria saber se este motor funciona com correia ou corrente de distribuição. Não consigo perceber as diferenças entre uma e outra e porque é que há motores a ter correias ou correntes.

    Obrigado
    Tão, a correia é de borracha e a corrente é de segmentos de metal banhados pelo óleo do motor.
    Quanto a uns terem correia ou corrente, é uma questão de preferência no design do motor.

  4. #4
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    178

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    esse motor tem correia de distribuição. Vê no manual qual é o prazo de substituição indicado.
    Pensei que fosse corrente, visto ser um motor mais moderno ,“potente” e com turbo

  5. #5
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    178

    Por Defeito

    Mas ambas precisam de ser substituídas?


  6. #6
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jun 2009
    Posts
    2,910

    Por Defeito

    Sim...

    A correia (de borracha), normalmente tem de ser substituida ao fim de x km ou anos, o que chegar primeiro.

    A corrente (de metal), normalmente tem de ser verificada nas revisões, e só é substituída caso tenha algum problema.

    Atenção, mesmo os motores de corrente, costumam ter uma correia de borracha, a chamada correia dos acessórios. Esta também tem de ser substituida de x em x km/anos.

  7. #7
    Piloto Lendário eblase's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    Localização
    Montijo
    Posts
    33,891

    Por Defeito

    Tem correia de distribuição.

  8. #8
    Banido
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    7,876

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Tão, a correia é de borracha e a corrente é de segmentos de metal banhados pelo óleo do motor.
    Quanto a uns terem correia ou corrente, é uma questão de preferência no design do motor.
    Esqueceste-te foi do principal.
    A corrente não tem manutenção, ao contrário da correia.

  9. #9
    Piloto de Kart fabokasjose's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Posts
    178

    Por Defeito

    Já agora sabem me dizer se o motor de origem Toyota 1.0 de 68cv que equipa o trio Aygo, C1 e 108, tem correia ou corrente?

  10. #10
    Piloto de Rallye petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005
    Localização
    Cabecinha.
    Posts
    10,634

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Esqueceste-te foi do principal.
    A corrente não tem manutenção, ao contrário da correia.
    Depende! A do N47 tem, mas há mais algumas, sobretudo ao nível dos tensores!

    Já agora, o 1.0 do Aygo e afins é de corrente e há alguns casos de problemas na mesma...

  11. #11
    Banido
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    7,876

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por petrus Ver Post
    Depende! A do N47 tem, mas há mais algumas, sobretudo ao nível dos tensores!

    Já agora, o 1.0 do Aygo e afins é de corrente e há alguns casos de problemas na mesma...
    Sim a do n47 tem. É quando parte!
    Apresenta um plano de manutenção que inclua a troca de uma corrente...

  12. #12
    Banido amalgamut's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2014
    Posts
    8,542

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
    Pensei que fosse corrente, visto ser um motor mais moderno ,“potente” e com turbo
    São opções. O facto de um motor ter corrente não faz dele mais moderno. São peças sujeitas a desgaste, por isso não sei o que é pior - se uma substituição regular ou um aguardar que alguma coisa comece a dar sinais de fadiga.

    A correia têm prazos estimados de validade e, por isso, prazos definidos para substituição. A corrente começa a 'cantar' quando alguma coisa não está bem, normalmente por causa do tensor.

  13. #13
    Piloto Lendário Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005
    Localização
    Na 47ª cidade mais alta de Portugal
    Posts
    58,933

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Sim a do n47 tem. É quando parte!
    Apresenta um plano de manutenção que inclua a troca de uma corrente...
    Os motores têm plano de manutenção e penso que nenhum fala em trocar o motor.

    A manutenção implica sempre a troca?

  14. #14
    Banido
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    7,876

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
    Os motores têm plano de manutenção e penso que nenhum fala em trocar o motor.

    A manutenção implica sempre a troca?
    Estamos a falar de quê?

  15. #15
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Jul 2009
    Posts
    10,768

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
    Pensei que fosse corrente, visto ser um motor mais moderno ,“potente” e com turbo
    Actualmente até é mais comum os motores turbo trazerem correia em vez de corrente, em alguns casos banhada a óleo.

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •