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Peugeot 207 SW 1.6 HDI - Motor com soluços\engasgos súbitos

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    Peugeot 207 SW 1.6 HDI - Motor com soluços\engasgos súbitos

    Boas,

    A minha PEUGEOT 207 SW (WK_) 1.6 HDi (90Cv) Gasóleo 06-2007 com 180.000kms deu 6 soluços abruptamente nos últimos 80kms.
    O sintoma sentido é como se repentinamente tivesse carregado no pedal de travão, parece que o motor "prende" durante apenas meio segundo.
    Aconteceu em 2ª, terceira e quinta mudança, por volta das 2.500 RPM´s.
    Há dois dias atrás aconteceu logo após o primeiro arranque (a frio), e ontem em viagem\auto-estrada soluçou várias vezes na quinta mudança, ia a 120kms /hora.
    Em ambas as ocasiões com o A/C ligado.
    No restante da viagem (Abrantes->Lisboa) vim mais devagar, a cerca de 110Kms /h e não voltou a fazer o sintoma.

    No geral não sou de grandes acelerações, ando sempre a velocidades/rotações tranquilas.

    Estou deveras assustado porque me recordei de imediato de um relato de um amigo que teve um infortúnio com o mesmo motor, em que com um sintoma semelhante o motor dele pifou devido a "algo" que entrou na câmara e andou a bater num dos cilindros, até que o furou e ficou sem pressão.

    Estou com ainda mais receio de ir à marca porque calculo que me vai custar os olhos da cara até perceberem o que se passa, no caso dele fizeram 30 por uma linha até darem com o problema.
    Também já me disseram que pode ser apenas os injectores com sujidade.

    Aguardo os vossos conselhos e opiniões, se quiserem aconselhar alguma oficina\mecânico também agradeço, obrigado!

    #2
    Cheira-me a EGR.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Cheira-me a EGR.
      Obrigado pela dica. Lembrei-me agora que na rotina citadina antes desta viagem grande que fiz agora, após sair do trabalho e ficar parado numa fila sentia a carrinha a tremer consideravelmente em ponto morto.
      Poderá também ser injectores?
      Estou a pensar em adquirir um daqueles aditivos para limpeza de injectores, será boa ideia?

      cumps!

      Comentário


        #4
        A minha irmã teve esses soluços numa 307 sw e foram as famosas anilhas dos injectores.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          A minha irmã teve esses soluços numa 307 sw e foram as famosas anilhas dos injectores.
          Obrigado pela resposta. Porque dizes famosas? Onde foi feita a reparação substituição das anilhas e em quanto ficou +/-?
          Cumps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
            Obrigado pela resposta. Porque dizes famosas? Onde foi feita a reparação substituição das anilhas e em quanto ficou +/-?
            Cumps
            Famosas porque não deve haver um único 1.6hdi que não esteja babado nos injetores, abre o capot e vê se os teus não estão?

            Atenção, com isto não quero dizer que o problema venha daí

            Comentário


              #7
              Ja me aconteceu parecido e foi o sensor de Cambota. Andou até deixar de pegar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                Famosas porque não deve haver um único 1.6hdi que não esteja babado nos injetores, abre o capot e vê se os teus não estão?

                Atenção, com isto não quero dizer que o problema venha daí
                Boas, obrigado pela dica.
                Entretanto encontrei um video que elucida o problema (https://www.youtube.com/watch?v=jTi3bxWGV6o) assim que conseguir vou dar uma olhada nos injectores para ver se estão babados ou com as borrachas desfeitas
                Se pelo que dizes não quer dizer que o problema venha daí, como é que se vai perceber se é dos injectores ou da válvula EGR ou doutra coisa, qual o diagnóstico que vai ditar o componente com anomalia?
                Ainda não acendeu nenhuma luz de aviso, pelo que parto do principio que se for feito um diagnóstico electrónico vai acusar tudo OK?

                Obrigado!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
                  Obrigado pela resposta. Porque dizes famosas? Onde foi feita a reparação substituição das anilhas e em quanto ficou +/-?
                  Cumps
                  São famosas pelos piores motivos, ao fim de x tempo/kms são muitos motores 1.6 hdi a precisar de as substituir.

                  No caso que relatei, foram 500€ na marca.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por shadowlord2 Ver Post
                    Ja me aconteceu parecido e foi o sensor de Cambota. Andou até deixar de pegar.

                    Podes elaborar? Obrigado.

                    Comentário


                      #11
                      Não há muito a elaborar. No principio sentia as quebras que tu sentes (até conseguia ver o ponteiro das rpm a cair para 0). Um dia deixou de pegar, ou melhor, pegava mas mal tocava no acelerador o motor desligava-se de imediato. Trocado sensor e siga. dava para ver o erro relacionado com este sensor na ferramenta de diagnostico, mas ja nao me lembro do código.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por shadowlord2 Ver Post
                        Não há muito a elaborar. No principio sentia as quebras que tu sentes (até conseguia ver o ponteiro das rpm a cair para 0). Um dia deixou de pegar, ou melhor, pegava mas mal tocava no acelerador o motor desligava-se de imediato. Trocado sensor e siga. dava para ver o erro relacionado com este sensor na ferramenta de diagnostico, mas ja nao me lembro do código.
                        No meu caso o ponteiro das RPM não chega a mexer, é apenas um soluço de cerca de meio segundo.
                        Obrigado!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por shadowlord2 Ver Post
                          Não há muito a elaborar. No principio sentia as quebras que tu sentes (até conseguia ver o ponteiro das rpm a cair para 0). Um dia deixou de pegar, ou melhor, pegava mas mal tocava no acelerador o motor desligava-se de imediato. Trocado sensor e siga. dava para ver o erro relacionado com este sensor na ferramenta de diagnostico, mas ja nao me lembro do código.
                          Já agora, tens ideia se acendia a luz avisadora de problemas de motor ou não chegava a acender?
                          No meu caso ainda não acendeu.
                          Obrigado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
                            Já agora, tens ideia se acendia a luz avisadora de problemas de motor ou não chegava a acender?
                            No meu caso ainda não acendeu.
                            Obrigado.
                            As vezes não acende a luz, mas o erro está lá. Com uma peça de diagnostico deve dar para ver o erro.
                            Eu tenho uma peça de 4€ e uma aplicação no telemóvel (Gratuita) e dá para ver isso e muito mais.
                            Procura um mecânico para ligar isso a máquina

                            Comentário


                              #15
                              No meu caso nao acendia a luz de avaria.

                              Comentário


                                #16
                                IMG_20180827_204126.jpg

                                O diagnóstico gerou estes erros.
                                O meu mecânico indica que os engasgos poderão dever-se ao gasóleo low-cost que usei recentemente
                                Vou atestar um depósito com BP Ultimate e fazer figas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
                                  [ATTACH]145246[/ATTACH]

                                  O diagnóstico gerou estes erros.
                                  O meu mecânico indica que os engasgos poderão dever-se ao gasóleo low-cost que usei recentemente
                                  Vou atestar um depósito com BP Ultimate e fazer figas
                                  Troca de mecânico, e não digas que combustível usas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
                                    [ATTACH]145246[/ATTACH]

                                    O diagnóstico gerou estes erros.
                                    O meu mecânico indica que os engasgos poderão dever-se ao gasóleo low-cost que usei recentemente
                                    Vou atestar um depósito com BP Ultimate e fazer figas
                                    O gasóleo lowcost queimou as velas?
                                    O gasóleo lowcost fez com que houvesse um mau contacto no interruptor do pedal do travão?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      O gasóleo lowcost queimou as velas?
                                      O gasóleo lowcost fez com que houvesse um mau contacto no interruptor do pedal do travão?

                                      Nem tinha visto a foto, mas assim já se percebe a "qualidade" do mecânico...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        O gasóleo lowcost queimou as velas?
                                        O gasóleo lowcost fez com que houvesse um mau contacto no interruptor do pedal do travão?

                                        Também não acho necessário deturpar o que escrevi só para a risada.
                                        O que ele disse foi que os engasgos\soluços se podem dever à muito fraca qualidade ou algum problema no gasóleo low cost que abasteci.
                                        Obviamente que ele não disse que foi isso que queimou as velas e que houvesse um mau contacto no interruptor do pedal do travão devido ao gasóleo low cost

                                        Grato pela ajuda.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas ele olhou para o filtro do gasóleo, ou disse isso depois de falares que abasteceste low cost?

                                          Tenho curiosidade em saber qual era o culpado de todos os males antes de aparecer o gasóleo low cost...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jogador Ver Post
                                            Famosas porque não deve haver um único 1.6hdi que não esteja babado nos injetores, abre o capot e vê se os teus não estão?

                                            Atenção, com isto não quero dizer que o problema venha daí
                                            Verifiquei, e na realidade os meus não estão babados.
                                            Posso tirar uma foto se achares interessante.

                                            Obrigado!

                                            cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
                                              Verifiquei, e na realidade os meus não estão babados.
                                              Posso tirar uma foto se achares interessante.

                                              Obrigado!

                                              cumps
                                              Boa

                                              Ainda bem que assim é porque não é de todo normal neste motor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pelos sintomas, a minha 307 teve/tem o mesmo problema.

                                                São como que engasgos repentinos, como que tirar o pé e voltar a colocar no acelerador. Mas nesses cagagésimos de segundo parece que o motor sofre uma interrupção.

                                                A mim aconteceu com mais frequência com o tempo fresco/húmido, não sei se tem relação directa. Acontecia 2 ou três vezes e depois podia andar o resto do dia e não se passava nada.

                                                Entretanto foi sujeito a outra intervenção maior e ainda não voltou a manifestar-se.

                                                Não aparece qualquer código de erro, e no meu caso, gasóleo (repsol), filtro gasóleo, velas incandescentes, anilhas, etc era tal tudo novo de boa qualidade.


                                                PS: muito gosta a malta de cascar nos gasóleos low cost


                                                Cump.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                  Pelos sintomas, a minha 307 teve/tem o mesmo problema.

                                                  São como que engasgos repentinos, como que tirar o pé e voltar a colocar no acelerador. Mas nesses cagagésimos de segundo parece que o motor sofre uma interrupção.

                                                  A mim aconteceu com mais frequência com o tempo fresco/húmido, não sei se tem relação directa. Acontecia 2 ou três vezes e depois podia andar o resto do dia e não se passava nada.

                                                  Entretanto foi sujeito a outra intervenção maior e ainda não voltou a manifestar-se.

                                                  Não aparece qualquer código de erro, e no meu caso, gasóleo (repsol), filtro gasóleo, velas incandescentes, anilhas, etc era tal tudo novo de boa qualidade.


                                                  PS: muito gosta a malta de cascar nos gasóleos low cost


                                                  Cump.
                                                  Quando dizes "uma intervenção maior"....foi o quê ao certo, não chegaste então a saber do que foi? Foste à marca?

                                                  Obrigado!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Um injector ficou preso, pelo que a cabeça teve de sair...

                                                    E não, não vou à marca. Prefiro ir onde sabem o que fazem


                                                    Cump.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
                                                      [ATTACH]145246[/ATTACH]

                                                      O diagnóstico gerou estes erros.
                                                      O meu mecânico indica que os engasgos poderão dever-se ao gasóleo low-cost que usei recentemente
                                                      Vou atestar um depósito com BP Ultimate e fazer figas
                                                      As velas geralmente funcionam abaixo da temperatura 10°C aquando a partida.

                                                      Nem todos os problemas acusam erro.

                                                      Explora um pouco mais esse despiste, o facto de acontecer com AC ligado. Anda mais uns tempos e confirma se realmente é só com o AC ligado.

                                                      A peça de diagnostico sugerida ajuda, não só para ler erros, como para ler os varios sensores em andamento, para perceber se alguns dos que gere o debito de combustível falha ou lê valores anormais.

                                                      Um espreitadela para a admissão também não se perdia nada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                                        Um injector ficou preso, pelo que a cabeça teve de sair...

                                                        E não, não vou à marca. Prefiro ir onde sabem o que fazem


                                                        Cump.
                                                        Por curiosidade, se foi só o injector que prendeu, porque foi tirada a cabeça? Tostou algum pistão?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                          Por curiosidade, se foi só o injector que prendeu, porque foi tirada a cabeça? Tostou algum pistão?
                                                          Não. O bico do injector ficou preso, para ficar bem feito tirou-se a cabeça.

                                                          Cump.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                                            As velas geralmente funcionam abaixo da temperatura 10°C aquando a partida.

                                                            Nem todos os problemas acusam erro.

                                                            Explora um pouco mais esse despiste, o facto de acontecer com AC ligado. Anda mais uns tempos e confirma se realmente é só com o AC ligado.

                                                            A peça de diagnostico sugerida ajuda, não só para ler erros, como para ler os varios sensores em andamento, para perceber se alguns dos que gere o debito de combustível falha ou lê valores anormais.

                                                            Um espreitadela para a admissão também não se perdia nada.
                                                            Já deu soluços sem o A/C ligado.
                                                            Já encomendei um ODB Reader (para leitura de erros e uma tentativa de análise mais detalhada dos sensores tal como sugeres:

                                                            https://www.ebay.co.uk/itm/OBD2-ELM3...53.m2749.l2649

                                                            Desde já obrigado pela ajuda!

                                                            Cumps!

                                                            Comentário

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