Peugeot 207 SW 1.6 HDI - Motor com soluços\engasgos súbitos

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Título: Peugeot 207 SW 1.6 HDI - Motor com soluços\engasgos súbitos

  1. #1
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    Unhappy Peugeot 207 SW 1.6 HDI - Motor com soluços\engasgos súbitos

    Boas,

    A minha PEUGEOT 207 SW (WK_) 1.6 HDi (90Cv) Gasóleo 06-2007 com 180.000kms deu 6 soluços abruptamente nos últimos 80kms.
    O sintoma sentido é como se repentinamente tivesse carregado no pedal de travão, parece que o motor "prende" durante apenas meio segundo.
    Aconteceu em 2ª, terceira e quinta mudança, por volta das 2.500 RPM´s.
    Há dois dias atrás aconteceu logo após o primeiro arranque (a frio), e ontem em viagem\auto-estrada soluçou várias vezes na quinta mudança, ia a 120kms /hora.
    Em ambas as ocasiões com o A/C ligado.
    No restante da viagem (Abrantes->Lisboa) vim mais devagar, a cerca de 110Kms /h e não voltou a fazer o sintoma.

    No geral não sou de grandes acelerações, ando sempre a velocidades/rotações tranquilas.

    Estou deveras assustado porque me recordei de imediato de um relato de um amigo que teve um infortúnio com o mesmo motor, em que com um sintoma semelhante o motor dele pifou devido a "algo" que entrou na câmara e andou a bater num dos cilindros, até que o furou e ficou sem pressão.

    Estou com ainda mais receio de ir à marca porque calculo que me vai custar os olhos da cara até perceberem o que se passa, no caso dele fizeram 30 por uma linha até darem com o problema.
    Também já me disseram que pode ser apenas os injectores com sujidade.

    Aguardo os vossos conselhos e opiniões, se quiserem aconselhar alguma oficina\mecânico também agradeço, obrigado!


  2. #2
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    Cheira-me a EGR.

  3. #3
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    Cheira-me a EGR.
    Obrigado pela dica. Lembrei-me agora que na rotina citadina antes desta viagem grande que fiz agora, após sair do trabalho e ficar parado numa fila sentia a carrinha a tremer consideravelmente em ponto morto.
    Poderá também ser injectores?
    Estou a pensar em adquirir um daqueles aditivos para limpeza de injectores, será boa ideia?

    cumps!

  4. #4
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    A minha irmã teve esses soluços numa 307 sw e foram as famosas anilhas dos injectores.

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    A minha irmã teve esses soluços numa 307 sw e foram as famosas anilhas dos injectores.
    Obrigado pela resposta. Porque dizes famosas? Onde foi feita a reparação substituição das anilhas e em quanto ficou +/-?
    Cumps


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
    Obrigado pela resposta. Porque dizes famosas? Onde foi feita a reparação substituição das anilhas e em quanto ficou +/-?
    Cumps
    Famosas porque não deve haver um único 1.6hdi que não esteja babado nos injetores, abre o capot e vê se os teus não estão?

    Atenção, com isto não quero dizer que o problema venha daí

  7. #7
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    Ja me aconteceu parecido e foi o sensor de Cambota. Andou até deixar de pegar.
    eblase gosta disto.

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por jogador Ver Post
    Famosas porque não deve haver um único 1.6hdi que não esteja babado nos injetores, abre o capot e vê se os teus não estão?

    Atenção, com isto não quero dizer que o problema venha daí
    Boas, obrigado pela dica.
    Entretanto encontrei um video que elucida o problema (https://www.youtube.com/watch?v=jTi3bxWGV6o) assim que conseguir vou dar uma olhada nos injectores para ver se estão babados ou com as borrachas desfeitas
    Se pelo que dizes não quer dizer que o problema venha daí, como é que se vai perceber se é dos injectores ou da válvula EGR ou doutra coisa, qual o diagnóstico que vai ditar o componente com anomalia?
    Ainda não acendeu nenhuma luz de aviso, pelo que parto do principio que se for feito um diagnóstico electrónico vai acusar tudo OK?

    Obrigado!

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
    Obrigado pela resposta. Porque dizes famosas? Onde foi feita a reparação substituição das anilhas e em quanto ficou +/-?
    Cumps
    São famosas pelos piores motivos, ao fim de x tempo/kms são muitos motores 1.6 hdi a precisar de as substituir.

    No caso que relatei, foram 500€ na marca.

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por shadowlord2 Ver Post
    Ja me aconteceu parecido e foi o sensor de Cambota. Andou até deixar de pegar.

    Podes elaborar? Obrigado.

  11. #11
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    Não há muito a elaborar. No principio sentia as quebras que tu sentes (até conseguia ver o ponteiro das rpm a cair para 0). Um dia deixou de pegar, ou melhor, pegava mas mal tocava no acelerador o motor desligava-se de imediato. Trocado sensor e siga. dava para ver o erro relacionado com este sensor na ferramenta de diagnostico, mas ja nao me lembro do código.

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por shadowlord2 Ver Post
    Não há muito a elaborar. No principio sentia as quebras que tu sentes (até conseguia ver o ponteiro das rpm a cair para 0). Um dia deixou de pegar, ou melhor, pegava mas mal tocava no acelerador o motor desligava-se de imediato. Trocado sensor e siga. dava para ver o erro relacionado com este sensor na ferramenta de diagnostico, mas ja nao me lembro do código.
    No meu caso o ponteiro das RPM não chega a mexer, é apenas um soluço de cerca de meio segundo.
    Obrigado!

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por shadowlord2 Ver Post
    Não há muito a elaborar. No principio sentia as quebras que tu sentes (até conseguia ver o ponteiro das rpm a cair para 0). Um dia deixou de pegar, ou melhor, pegava mas mal tocava no acelerador o motor desligava-se de imediato. Trocado sensor e siga. dava para ver o erro relacionado com este sensor na ferramenta de diagnostico, mas ja nao me lembro do código.
    Já agora, tens ideia se acendia a luz avisadora de problemas de motor ou não chegava a acender?
    No meu caso ainda não acendeu.
    Obrigado.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
    Já agora, tens ideia se acendia a luz avisadora de problemas de motor ou não chegava a acender?
    No meu caso ainda não acendeu.
    Obrigado.
    As vezes não acende a luz, mas o erro está lá. Com uma peça de diagnostico deve dar para ver o erro.
    Eu tenho uma peça de 4€ e uma aplicação no telemóvel (Gratuita) e dá para ver isso e muito mais.
    Procura um mecânico para ligar isso a máquina

  15. #15
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    No meu caso nao acendia a luz de avaria.

  16. #16
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    Exclamation

    IMG_20180827_204126.jpg

    O diagnóstico gerou estes erros.
    O meu mecânico indica que os engasgos poderão dever-se ao gasóleo low-cost que usei recentemente
    Vou atestar um depósito com BP Ultimate e fazer figas

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
    IMG_20180827_204126.jpg

    O diagnóstico gerou estes erros.
    O meu mecânico indica que os engasgos poderão dever-se ao gasóleo low-cost que usei recentemente
    Vou atestar um depósito com BP Ultimate e fazer figas
    Troca de mecânico, e não digas que combustível usas.

  18. #18
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    IMG_20180827_204126.jpg

    O diagnóstico gerou estes erros.
    O meu mecânico indica que os engasgos poderão dever-se ao gasóleo low-cost que usei recentemente
    Vou atestar um depósito com BP Ultimate e fazer figas
    O gasóleo lowcost queimou as velas?
    O gasóleo lowcost fez com que houvesse um mau contacto no interruptor do pedal do travão?


  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    O gasóleo lowcost queimou as velas?
    O gasóleo lowcost fez com que houvesse um mau contacto no interruptor do pedal do travão?

    Nem tinha visto a foto, mas assim já se percebe a "qualidade" do mecânico...

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    O gasóleo lowcost queimou as velas?
    O gasóleo lowcost fez com que houvesse um mau contacto no interruptor do pedal do travão?

    Também não acho necessário deturpar o que escrevi só para a risada.
    O que ele disse foi que os engasgos\soluços se podem dever à muito fraca qualidade ou algum problema no gasóleo low cost que abasteci.
    Obviamente que ele não disse que foi isso que queimou as velas e que houvesse um mau contacto no interruptor do pedal do travão devido ao gasóleo low cost

    Grato pela ajuda.

  21. #21
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    Mas ele olhou para o filtro do gasóleo, ou disse isso depois de falares que abasteceste low cost?

    Tenho curiosidade em saber qual era o culpado de todos os males antes de aparecer o gasóleo low cost...

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por jogador Ver Post
    Famosas porque não deve haver um único 1.6hdi que não esteja babado nos injetores, abre o capot e vê se os teus não estão?

    Atenção, com isto não quero dizer que o problema venha daí
    Verifiquei, e na realidade os meus não estão babados.
    Posso tirar uma foto se achares interessante.

    Obrigado!

    cumps

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Punkr0cker99 Ver Post
    Verifiquei, e na realidade os meus não estão babados.
    Posso tirar uma foto se achares interessante.

    Obrigado!

    cumps
    Boa

    Ainda bem que assim é porque não é de todo normal neste motor.

  24. #24
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    Por Defeito

    Pelos sintomas, a minha 307 teve/tem o mesmo problema.

    São como que engasgos repentinos, como que tirar o pé e voltar a colocar no acelerador. Mas nesses cagagésimos de segundo parece que o motor sofre uma interrupção.

    A mim aconteceu com mais frequência com o tempo fresco/húmido, não sei se tem relação directa. Acontecia 2 ou três vezes e depois podia andar o resto do dia e não se passava nada.

    Entretanto foi sujeito a outra intervenção maior e ainda não voltou a manifestar-se.

    Não aparece qualquer código de erro, e no meu caso, gasóleo (repsol), filtro gasóleo, velas incandescentes, anilhas, etc era tal tudo novo de boa qualidade.


    PS: muito gosta a malta de cascar nos gasóleos low cost


    Cump.

  25. #25
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    Question

    Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post
    Pelos sintomas, a minha 307 teve/tem o mesmo problema.

    São como que engasgos repentinos, como que tirar o pé e voltar a colocar no acelerador. Mas nesses cagagésimos de segundo parece que o motor sofre uma interrupção.

    A mim aconteceu com mais frequência com o tempo fresco/húmido, não sei se tem relação directa. Acontecia 2 ou três vezes e depois podia andar o resto do dia e não se passava nada.

    Entretanto foi sujeito a outra intervenção maior e ainda não voltou a manifestar-se.

    Não aparece qualquer código de erro, e no meu caso, gasóleo (repsol), filtro gasóleo, velas incandescentes, anilhas, etc era tal tudo novo de boa qualidade.


    PS: muito gosta a malta de cascar nos gasóleos low cost


    Cump.
    Quando dizes "uma intervenção maior"....foi o quê ao certo, não chegaste então a saber do que foi? Foste à marca?

    Obrigado!

  26. #26
    ice
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    Um injector ficou preso, pelo que a cabeça teve de sair...

    E não, não vou à marca. Prefiro ir onde sabem o que fazem


    Cump.
    eblase gosta disto.

  27. #27
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    O diagnóstico gerou estes erros.
    O meu mecânico indica que os engasgos poderão dever-se ao gasóleo low-cost que usei recentemente
    Vou atestar um depósito com BP Ultimate e fazer figas
    As velas geralmente funcionam abaixo da temperatura 10°C aquando a partida.

    Nem todos os problemas acusam erro.

    Explora um pouco mais esse despiste, o facto de acontecer com AC ligado. Anda mais uns tempos e confirma se realmente é só com o AC ligado.

    A peça de diagnostico sugerida ajuda, não só para ler erros, como para ler os varios sensores em andamento, para perceber se alguns dos que gere o debito de combustível falha ou lê valores anormais.

    Um espreitadela para a admissão também não se perdia nada.
    eblase gosta disto.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por ice Ver Post
    Um injector ficou preso, pelo que a cabeça teve de sair...

    E não, não vou à marca. Prefiro ir onde sabem o que fazem


    Cump.
    Por curiosidade, se foi só o injector que prendeu, porque foi tirada a cabeça? Tostou algum pistão?

  29. #29
    ice
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    Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    Por curiosidade, se foi só o injector que prendeu, porque foi tirada a cabeça? Tostou algum pistão?
    Não. O bico do injector ficou preso, para ficar bem feito tirou-se a cabeça.

    Cump.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por kpt Ver Post
    As velas geralmente funcionam abaixo da temperatura 10°C aquando a partida.

    Nem todos os problemas acusam erro.

    Explora um pouco mais esse despiste, o facto de acontecer com AC ligado. Anda mais uns tempos e confirma se realmente é só com o AC ligado.

    A peça de diagnostico sugerida ajuda, não só para ler erros, como para ler os varios sensores em andamento, para perceber se alguns dos que gere o debito de combustível falha ou lê valores anormais.

    Um espreitadela para a admissão também não se perdia nada.
    Já deu soluços sem o A/C ligado.
    Já encomendei um ODB Reader (para leitura de erros e uma tentativa de análise mais detalhada dos sensores tal como sugeres:

    https://www.ebay.co.uk/itm/OBD2-ELM3...53.m2749.l2649

    Desde já obrigado pela ajuda!

    Cumps!

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