Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa 2010 1.3CDTI - Service Light

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa 2010 1.3CDTI - Service Light

    Caros colegas,

    Uma pessoa próxima tem um Corsa de 2010, com o 1.3 diesel, e normalmente fica sempre com a luz amarela de um carro com uma chave de fendas acesa constantemente. Volta e meia apaga quando o carro é posto em funcionamento, mas normalmente a luz acende quando se dá à ignicão e continua permanentemente acesa.

    Ainda não fui à Opel, mas numa primeira abordagem que essa pessoa fez a alguém que tinha uma máquina de diagnóstico, disse ser um problema comum neste motor e de muito difícil/cara resolucão, acerca de uns tubos que têm de ser mudados, de difícil acesso, blá blá blá.

    Já ouviram falar de isto ser algo comum e de tão cara resolucão?

    Vou tentar investigar mais, mas tentei andar pela net, e só vi como apagar o aviso a pedir revisão, mas nada acerca desta outra luz.

    Se alguém puder ajudar com uma ideia, agradecia.

    Obrigado, vou postando novidades.

    #2
    Essa "luz" é um aviso genérico de erro que pode ser causado por diversas coisas logo é difícil estarmos a adivinhar nestes carros até o facto de uma vela queimada dá erro, portanto só mesmo com a maquina de diagnostico.

    Dos erros comuns que tenho ouvido falar em nada se refere a coisa do género "troca de tubos de difícil acesso" parecido só se for a EGR que realmente é de dificil acesso.

    Comentário


      #3
      O joliveira tem razão. Terá que ser lida a centralina para se ver qual o erro registado, mas de facto, se é na altura da ignição e não houver sintomas no andamento do carro, até pode ser uma vela queimada. Já me aconteceu na Astra.

      Se fizeres o truque dos pedais (ligar a ignição, sem ligar o carro, com os pés no travão e acelerador, acho eu) o CB mostra-te o erro registado. Façam isso e coloca aqui o mesmo, que pode ser que te ajudem.

      Comentário


        #4
        Boas,
        Vai a Opel e paga para te fazerem um diagnóstico era o que eu fazia

        Comentário


          #5
          Sim, o carro não é meu, mas é isso que vou fazer.

          Já estive a ver como ver o código de erro, depois vou ver na net.

          Mas dado essa informacão anterior de que é de muito difícil resolucão, vim perguntar se era conhecido algum efeito crónico semelhante. Vou ver o código e voltarei a postar aqui.

          Obrigado

          Comentário


            #6
            Eu tenho uma lista de códigos de erro no PC. Quando puseres o código aqui, posso ajudar. Se o teu amigo quiser a lista, posso enviar por email, sem problemas.

            Comentário


              #7
              Não me lembro de ter visto em algum lado sobre esse problema. O mais comum é o da corrente de distribuição, mas esse não tem luz de aviso, só som de aviso e é para quem sabe(eu não sei) entre outros menores.
              Em vez de se adivinhar, é ligar à máquina e ver os erros/códigos. Pois como já disseram, a luz é o sinal de aviso que há algum problema, mas só vendo o erro se saberá se é caro ou não. Já me aconteceu no ano passado, foi-se ver e era uma vela quase a dar as últimas...

              Comentário


                #8
                Bom...muito estranho.

                Ligo o carro, luz acesa... faço o teste do pedal, nada, sem código.

                Eu tenho um Turbogauge, ligo ao OBD2, não detecta qualquer erro. Mas a luz continua acesa.

                Faço um erase, e a luz apaga. Isto de dia. Desligo e ligo duas ou três vezes, nada de luz.

                Volto lá de noite, ligo o carro, a luz apaga quando a ignição liga e volta a acender passados uns segundos depois do motor arrancar. O turbogauge continua sem ver qualquer código.

                Faço outro erase, e lá apaga...estranho, não?

                Amanhã tento de novo. Infelizmente não tinha o turbogauge ligado quando a luz acendeu. Ainda assim, devia apanhar o código.

                Comentário


                  #9
                  Parece-me que o cabo de diagnostico não está a conseguir ler o erro. Ele ficaria sempre memorizado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                    Parece-me que o cabo de diagnostico não está a conseguir ler o erro. Ele ficaria sempre memorizado.
                    O cabo de diagnóstico e o carro, ao que parece. A não ser que o truque dos pedais não resulte nesse carro.

                    Comentário


                      #11
                      acho que ele precisa é de uma maquina de diagnostico melhor que aquele turbogauge...

                      Comentário


                        #12
                        Sim, assumo essa possibilidade, claro. Tentei desenrrascar. Só porque consegue apagar o erro, ler consumos, rotações, mas não lê o erro? Estranho...

                        Se forem as velas de pré-aquecimento, isso é de fácil resolução, certo?

                        Obrigado.

                        Comentário


                          #13
                          So forem velas até é de fácil resolução, mas lá está vais andar a trocar coisas até que fique bom?

                          Convinha mesmo saber qual era o erro.

                          Comentário


                            #14
                            Sim sim, já aconselhei a ir à Opel.

                            Obrigado, depois deixo feedback.

                            Comentário


                              #15
                              Tirar as velas e testá-las é facil, convém é aperta-las depois com chave dinamometrica.

                              Comentário


                                #16
                                Bom dia pessoal, eu tive um opel corsa 1.3 ecoflex e acontecia-me o mesmo...Descobri qual era o problema facilmente, mas só descobri a solução depois de o ter vendido...
                                Portanto vou-te explicar o que era no meu caso, e que me parece ser também o teu caso!
                                Motores a partir de 2007 foi inserido um filtro de partículas legislado pela UE como todos sabem. Se esse filtro de partículas não fizer as regenerações, irá entupi-lo e aparecerá um Luz no painel de aviso do filtro de partículas. Esta luz acende quando o filtro está um pouco entupido apenas e não praticamente totalmente! No meu caso chegava a limpar o filtro de partículas e a mudar o óleo/filtro cerca de 3 a 4 vezes por ano....+/-(5000km). Eu utilizava apenas o corsa para curtas distâncias na cidade, isto fazia com que o filtro não regenerá-se e acendia novamente a luz. Até que um dia um mecânico que trabalhou anteriormente na Opel me disse que eu quando chega-se a um local antes desligar a ignição, para verificar as rotações em que o ponteiro estava. Se tivesse a mais de 1000 rpm eu tinha que esperar cerca de 10min antes de o desligar, isto porquê? Porque esses motores 1.3 fazem as regenerações não em andamento como muitos me indicaram, mas sim quando o carro está parado. Comecei depois por quando chegava a um local se ele tivesse acelerado nas rotações eu esperava uns 10min até que as rotações numa fracção de segundos(após esses +/-10min) aumentava e baixava para as 900/1000 rpm e ai sim a regeneração é feita. Eu ia para a autoestrada queimar os gases etc, e afinal sempre fiz o oposto. No entanto vendi o carro por não ser prático andar sempre naquilo.
                                Para resolver o problema há duas hipóteses ou faz as regenerações como disse ou então remove o filtro de particulas e corre o risco de eles inserirem isso nas IPO's e depois tem de meter outra vez...

                                PS: Chegava a mudar o óleo/filtro e regenerar manualmente na oficina o filtro de partículas e passado 1 semana a luz já andava acesa. Cheguei a ir à Opel e disseram-me que era o filtro de partículas que entupia e tinham que fazer a regeneração. Há oficinas que tem um programa que faz as regenerações automaticamente através da máquina.


                                Espero ter ajudado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Regenerações ao ralenti

                                  Comentário


                                    #18
                                    essa das regenerações ao ralenti é novidade para mim, não me parece que exista nenhuma viatura com esse sistema....simplesmente porque não faz sentido. Ok é melhor deixar a regeneração ao ralenti do que abortar a mesma, mas o ideal é ir para a autoestrada e puxar pelo carro a altas rotações

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                      essa das regenerações ao ralenti é novidade para mim, não me parece que exista nenhuma viatura com esse sistema....simplesmente porque não faz sentido. Ok é melhor deixar a regeneração ao ralenti do que abortar a mesma, mas o ideal é ir para a autoestrada e puxar pelo carro a altas rotações
                                      Ao ralenti, e pela experiência que tenho dos meus carros, acaba por abortar por não reunir condições para acabar o ciclo. A forma de isso não acontecer é acelerar até às ~2500 rpms para criar condições para acabar a regeneração.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O Corsa D cá de casa, já fez regenerações assim, ao relanti, aliás, eu não diria que ele só fazia regenerações quando estava para parar, mas tem uma pontaria para acertar nisso, nem sei se já aprendeu foi o caminho pra casa já calhou de o deixar a fazer, ou ficar lá sentado à espera... sei que não é bom, mesmo sendo só de vez em quando, mas não me apetecia.
                                        Mas também já as fez em estrada, ás vezes logo de manhã com 4 ou 5Kms feitos, logo ainda nem quente estava(como alguns dizem que tem de chegar a X temperatura), por estas e outras, não me acredito que só as fizesse parado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Ao ralenti, e pela experiência que tenho dos meus carros, acaba por abortar por não reunir condições para acabar o ciclo. A forma de isso não acontecer é acelerar até às ~2500 rpms para criar condições para acabar a regeneração.
                                          Acho que nem sempre aborta, demora é mais tempo a concluir. Abortar ao ralenti? Não acho que faça sentido

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esses Corsas costumam dar um problema com o sensor do FAP, já ouvi algo no meu mecânico sobre isso

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                              Acho que nem sempre aborta, demora é mais tempo a concluir. Abortar ao ralenti? Não acho que faça sentido
                                              Como é que não faz sentido? Digo mais, só faz é sentido abortar. Podem até pensar que terminou, mas o mais certo é ter terminado por falta de condições.

                                              O FAP não regenera assim do nada. Precisa de um conjunto de parâmetros para o fazer, e ao ralenti não os tem de certeza. Aliás, já viram iniciar uma regeneração ao ralenti? Eu não.

                                              Quando disse que abortava, disse-o com experiência. A primeira vez que isso me aconteceu (regenerar ao ralenti) pensava eu que estava tudo normal. Parei o carro, apercebi-me que estava a regenerar, e deixei acabar o ciclo. Assim foi. No dia seguinte cerca de 100 kms depois outra regeneração, quando fazia em média 300/400 kms entre ciclos. Claro que abortou e, portanto, a saturação do filtro não desceu para os valores normais (no meu caso cerca de 30%). Conclusão, chegou muito mais depressa à % de saturação e iniciou um novo ciclo muito mais cedo que habitual.

                                              Se forem ver ao manual, algum diz para parar o carro ao ralenti e deixar regenerar? O meu diz isto:

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ora acho que não me expliquei bem, o carro só iniciava as regenerações após andar e depois chegar ao local, também fazia em andamento, mas 80% das vezes era quando eu chegava ao destino...Depois tinha de acelerar para o ponteiro andar nessas tais rotações ditas acima. e passado uns 10/15min ele terminava o ciclo. Mas claro que também cheguei a ir de propósito à auto estrada só para fazer a regeneração. Mas no meu caso como referi anteriormente era quase sempre quando chegava ao destino que ele ainda estava acelerado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas quando se chega a um local e não se pode "passear o cão"...acho que faz menos mal deixar ao ralenti uns minutos a regenerar do que desligar o carro...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ppereira94 Ver Post
                                                    Ora acho que não me expliquei bem, o carro só iniciava as regenerações após andar e depois chegar ao local, também fazia em andamento, mas 80% das vezes era quando eu chegava ao destino...Depois tinha de acelerar para o ponteiro andar nessas tais rotações ditas acima. e passado uns 10/15min ele terminava o ciclo. Mas claro que também cheguei a ir de propósito à auto estrada só para fazer a regeneração. Mas no meu caso como referi anteriormente era quase sempre quando chegava ao destino que ele ainda estava acelerado.
                                                    Ahhh, é que isto faz toda a diferença. E acelerar às 2/2.5 mil rpms não é deixar ao ralenti.

                                                    Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                    Mas quando se chega a um local e não se pode "passear o cão"...acho que faz menos mal deixar ao ralenti uns minutos a regenerar do que desligar o carro...
                                                    Se calhar até faz menos mal, mas na prática o ciclo não fica completo na mesma. Se colocares as rpms mais elevadas, aí já não aborta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Há alguma maneira de ver a percentagem de colmatação do FAP via OBD? Com um daqueles leitores baratos multimarcas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                        Há alguma maneira de ver a percentagem de colmatação do FAP via OBD? Com um daqueles leitores baratos multimarcas
                                                        Falando da Opel, o Op-com é barato e quase de certeza que dá para ver isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Onde se arranja isso sem ser em ebay e afins?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                            Onde se arranja isso sem ser em ebay e afins?
                                                            Não sei, nunca comprei...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X