Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alteração de jantes em Renault Clio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alteração de jantes em Renault Clio

    Boas. Embora não vá com esta ideia avante enquanto os pneus actuais estiverem bons (e caso não seja fiável, evidentemente), pretendo melhorar o visual ao meu carro, metendo umas jantes maiores e pneus com menor perfil, no entanto sabendo que o diâmetro da roda não pode exceder os 5% do que consta no Documento Único Automóvel.
    Trata-se de um Renault Clio, modelo 1, fase 3. Neste momento tem pneus 155/70 R13 (547,2 mm de diâmetro). É igualmente a única medida que consta no DUA.
    Mas segundo o manual, este carro pode levar pneus com as seguintes medidas:
    - 165/65 R13 = (544.7 mm de diâmetro);
    - 165/60 R14 = (553.6 mm de diâmetro);
    - 175/60 R14 = (565.6 mm de diâmetro).

    Embora não descarte de todo colocar jantes 14, a minha pretensão é meter jantes 15. Já fiz um pequeno apanhado, e a conclusão é a que, pelo menos no que a diâmetros diz respeito, as seguintes medidas não só estão dentro dos 5% permitidos como também não diferem muito da que tenho actualmente e daquelas que estão mo manual:
    - 175/55 R14 (548.1 mm de diâmetro);
    - 185/55 R14 (559.1 mm de diâmetro);
    - 175/50 R15 (556 mm de diâmetro);
    - 185/45 R15 (547.5 mm de diâmetro);
    - 185/50 R15 (566 mm de diâmetro) - A minha preferência.

    Bem sei que a 1ª coisa a fazer, bem antes de alterar o DUA, é dirigir-me à marca e fazer o pedido de homolgação. E a 2ª é que a marca aprove e passe a declaração dessa homolgação (em teoria não haveria problema em homolgar as medidas mencionadas no manual). Mas mesmo que porventura as medidas que pretendo sejam aprovadas, até que ponto vai haver alterações nos consumos de combustível, comportamento do veículo, entre outras coisas, e até onde vai a fiablilidade. Alterações haverá sempre, evidentemente, mas até que ponto? Tipo da noite para o dia, ou vice-versa. E das medidas que propus, qual seria a melhor? O que teria a ganhar e a perder? Quais os prós e os contras? É aí que peço ajuda.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Olives; 13 November 2018, 14:52.

    #2
    Como teu carro nao é muito potente a melhor relaçao seria na minha opiniao 185/55 R14 e o preço dos pneus ate sao em conta. Se fores para jantes 15 carro ficara pastelao.

    Comentário


      #3
      Tens aí medidas caras porque são pouco usuais.
      Achas que vale a pena o investimento?
      Para ter jantes 13 esse Clio deve ser bem antigo. De qualquer das formas, há coisa de 20 anos tive um Citroën AX que tinha essa medida 155/70R13 e cheguei a colocar jantes 14. A medida que melhor encaixou foi a 165/60R14, até porque já permitia acesso a pneus superiores e com índice de velocidade maior. Troquei na altura uns Michelin Energy por uns Continental Sport Contact.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rools Ver Post
        Como teu carro nao é muito potente a melhor relaçao seria na minha opiniao 185/55 R14 e o preço dos pneus ate sao em conta. Se fores para jantes 15 carro ficara pastelao.
        Sim. Verdade. O coitado só tem 60 cv . Aliás, com a 5ª velocidade em linha recta nem consigo espremê-lo ao máximo, pois não passa das 5200 RPM. Mas pode ser que um dia dê-me a maluqueira de melhorar essa questão, fazendo uns ajustes neste motor, ou instalar o motor 1.4, 1.6 ou mesmo o 1.8 . Mas isso não será num futuro muito próximo. De resto, quanto às jantes continuo a não descartar a jante 14. Só que lá está, gostaria primeiro de saber se as diferenças vão ser assim avassaladoras.


        Originalmente Colocado por edununo Ver Post
        Tens aí medidas caras porque são pouco usuais.
        Achas que vale a pena o investimento?
        Para ter jantes 13 esse Clio deve ser bem antigo. De qualquer das formas, há coisa de 20 anos tive um Citroën AX que tinha essa medida 155/70R13 e cheguei a colocar jantes 14. A medida que melhor encaixou foi a 165/60R14, até porque já permitia acesso a pneus superiores e com índice de velocidade maior. Troquei na altura uns Michelin Energy por uns Continental Sport Contact.
        Se porventura os preços não forem muuuuuuiiiiiiiiiiiito elevados, se eu escolher a medida que o Rools sugeriu e se o preço for mais ou menos acessível como ele diz, então sim, acho que vale a pena. Relativamente às jantes vou tentar arranjar umas usadas que estejam em condições. Só em último caso compro jantes novas, pois estão pela hora da morte
        Embora o carro esteja novo, sim já não é novo de todo. É de 1997. Ainda assim houveram versões deste modelo com jante 14. Aliás, tal como disse, o manual diz que posso meter jante 14. E por acaso a 165/60 R14 é uma das medidas que lá está mencionada. Já agora, esse AX gostou dessa medida? Que diferenças notaste?
        Editado pela última vez por Olives; 14 November 2018, 02:59.

        Comentário


          #5
          E já agora, a diferença de preços foi assim muita?
          Editado pela última vez por Olives; 14 November 2018, 12:54.

          Comentário


            #6
            Investir num clio basesissimo, nunca irei compreender.
            Porque nao simplesmente continuar a trabalhar em juntar dinheiro e um dia comprar uma coisa a serio?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
              Investir num clio basesissimo, nunca irei compreender.
              Porque nao simplesmente continuar a trabalhar em juntar dinheiro e um dia comprar uma coisa a serio?
              Porque é isso mesmo que eu já tenho: Uma coisa a sério . E porque este carro é para durar.
              É verdade que com este motor como está nunca farei grandes milagres, mas este carro ainda é daqueles que duram o tempo que nós quisermos. Nada melhor que a boa e velha mecânica simples, sem electrónicas que só dão dores de cabeça e cuja manutenção é caríssima. Por alguma razão estes carros ditos "basesíssimos" ainda são comuns nas estradas, mesmo tendo saído há quase 30 anos . Daqui a outros 30 anos, irás ver a minha máquina em igual ou melhor forma

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Olives Ver Post
                Sim. Verdade. O coitado só tem 60 cv . Aliás, com a 5ª velocidade em linha recta nem consigo espremê-lo ao máximo, pois não passa das 5200 RPM. Mas pode ser que um dia dê-me a maluqueira de melhorar essa questão, fazendo uns ajustes neste motor, ou instalar o motor 1.4, 1.6 ou mesmo o 1.8 . Mas isso não será num futuro muito próximo. De resto, quanto às jantes continuo a não descartar a jante 14. Só que lá está, gostaria primeiro de saber se as diferenças vão ser assim avassaladoras.




                Se porventura os preços não forem muuuuuuiiiiiiiiiiiito elevados, se eu escolher a medida que o Rools sugeriu e se o preço for mais ou menos acessível como ele diz, então sim, acho que vale a pena. Relativamente às jantes vou tentar arranjar umas usadas que estejam em condições. Só em último caso compro jantes novas, pois estão pela hora da morte
                Embora o carro esteja novo, sim já não é novo de todo. É de 1997. Ainda assim houveram versões deste modelo com jante 14. Aliás, tal como disse, o manual diz que posso meter jante 14. E por acaso a 165/60 R14 é uma das medidas que lá está mencionada. Já agora, esse AX gostou dessa medida? Que diferenças notaste?
                Gosto.
                Senti óbvias melhorias. Os níveis de aderência subiram bastante. De um modo geral curvava melhor e travava melhor.
                Em termos de perda de performance não notei nada de especial até porque o aumento de largura foi pequeno.

                Comentário


                  #9
                  No meu starlet 1.5d 54cv tenho pneus 185/60 R13 impecavel. Direçao nao assistida que fica um pouco pesada Suspeito quando comprei veio com amortecedores a gás o que tambem ajuda na estabilidade por ser carro pequeno

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho também jante 13 na minha Renault 19. É de 1995, mas só o que se paga na marca pela aprovação acho que nem vale a pena sair de casa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                      No meu starlet 1.5d 54cv tenho pneus 185/60 R13 impecavel. Direçao nao assistida que fica um pouco pesada Suspeito quando comprei veio com amortecedores a gás o que tambem ajuda na estabilidade por ser carro pequeno
                      Já o meu popó tem direcção assistida a braços . Quanto a amortecedores, já ponderei rebaixar um pouco o carro, mas já li algures pelo fórum que perde-se segurança por estes carros serem leves.


                      Originalmente Colocado por dgsmatos89 Ver Post
                      Eu tenho também jante 13 na minha Renault 19. É de 1995, mas só o que se paga na marca pela aprovação acho que nem vale a pena sair de casa.
                      Não quero enganar ninguém, mas acho que a declaração custa uns 100€.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X