Boas. Embora não vá com esta ideia avante enquanto os pneus actuais estiverem bons (e caso não seja fiável, evidentemente), pretendo melhorar o visual ao meu carro, metendo umas jantes maiores e pneus com menor perfil, no entanto sabendo que o diâmetro da roda não pode exceder os 5% do que consta no Documento Único Automóvel.
Trata-se de um Renault Clio, modelo 1, fase 3. Neste momento tem pneus 155/70 R13 (547,2 mm de diâmetro). É igualmente a única medida que consta no DUA.
Mas segundo o manual, este carro pode levar pneus com as seguintes medidas:
- 165/65 R13 = (544.7 mm de diâmetro);
- 165/60 R14 = (553.6 mm de diâmetro);
- 175/60 R14 = (565.6 mm de diâmetro).
Embora não descarte de todo colocar jantes 14, a minha pretensão é meter jantes 15. Já fiz um pequeno apanhado, e a conclusão é a que, pelo menos no que a diâmetros diz respeito, as seguintes medidas não só estão dentro dos 5% permitidos como também não diferem muito da que tenho actualmente e daquelas que estão mo manual:
- 175/55 R14 (548.1 mm de diâmetro);
- 185/55 R14 (559.1 mm de diâmetro);
- 175/50 R15 (556 mm de diâmetro);
- 185/45 R15 (547.5 mm de diâmetro);
- 185/50 R15 (566 mm de diâmetro) - A minha preferência.
Bem sei que a 1ª coisa a fazer, bem antes de alterar o DUA, é dirigir-me à marca e fazer o pedido de homolgação. E a 2ª é que a marca aprove e passe a declaração dessa homolgação (em teoria não haveria problema em homolgar as medidas mencionadas no manual). Mas mesmo que porventura as medidas que pretendo sejam aprovadas, até que ponto vai haver alterações nos consumos de combustível, comportamento do veículo, entre outras coisas, e até onde vai a fiablilidade. Alterações haverá sempre, evidentemente, mas até que ponto? Tipo da noite para o dia, ou vice-versa. E das medidas que propus, qual seria a melhor? O que teria a ganhar e a perder? Quais os prós e os contras? É aí que peço ajuda.
Cumprimentos
Trata-se de um Renault Clio, modelo 1, fase 3. Neste momento tem pneus 155/70 R13 (547,2 mm de diâmetro). É igualmente a única medida que consta no DUA.
Mas segundo o manual, este carro pode levar pneus com as seguintes medidas:
- 165/65 R13 = (544.7 mm de diâmetro);
- 165/60 R14 = (553.6 mm de diâmetro);
- 175/60 R14 = (565.6 mm de diâmetro).
Embora não descarte de todo colocar jantes 14, a minha pretensão é meter jantes 15. Já fiz um pequeno apanhado, e a conclusão é a que, pelo menos no que a diâmetros diz respeito, as seguintes medidas não só estão dentro dos 5% permitidos como também não diferem muito da que tenho actualmente e daquelas que estão mo manual:
- 175/55 R14 (548.1 mm de diâmetro);
- 185/55 R14 (559.1 mm de diâmetro);
- 175/50 R15 (556 mm de diâmetro);
- 185/45 R15 (547.5 mm de diâmetro);
- 185/50 R15 (566 mm de diâmetro) - A minha preferência.
Bem sei que a 1ª coisa a fazer, bem antes de alterar o DUA, é dirigir-me à marca e fazer o pedido de homolgação. E a 2ª é que a marca aprove e passe a declaração dessa homolgação (em teoria não haveria problema em homolgar as medidas mencionadas no manual). Mas mesmo que porventura as medidas que pretendo sejam aprovadas, até que ponto vai haver alterações nos consumos de combustível, comportamento do veículo, entre outras coisas, e até onde vai a fiablilidade. Alterações haverá sempre, evidentemente, mas até que ponto? Tipo da noite para o dia, ou vice-versa. E das medidas que propus, qual seria a melhor? O que teria a ganhar e a perder? Quais os prós e os contras? É aí que peço ajuda.
Cumprimentos
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