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Problema ventilação AC Peugeot 406 2000 hdi de 2000

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    Problema ventilação AC Peugeot 406 2000 hdi de 2000

    Boa tarde
    Agradeço desde já toda e qualquer ajuda que me possam prestar

    Tenho um Peugeot 406 2000 hdi de 2000 e neste momento está com dois problemas a saber:

    Quando ligo o ar condicionado o carro dá alarme de temperatura elevada no motor, mas o indicador de temperatura está normal, além de isto acontecer logo de imediato pela manhã com o carro frio.
    Esta situação já me tinha acontecido há uns anos atrás, tinha o carro 9 ou 10 anos e na Peugeot substituíram por várias vezes umas resistências junto do grupo motoventilador; andava bem um mês ou dois e voltava ao mesmo até que me chateei com eles e exigi que resolvessem o problema definitivamente, o que efectivamente aconteceu depois de terem o carro com eles uns dez dias. Não sei qual foi a solução que encontraram, mas sei que foram obrigados a estudar o assunto.

    O ventilador do habitáculo deixou de funcionar (às vezes, muito raramente, lembra-se e lá dá um pouco de ar). Já verifiquei fusíveis e desmontei o ventilador (o que dá um trabalhão) e verifico que o ventilador funciona quando ligado directo à bateria e que a ficha que liga o ventilador tem corrente. Aqui fico baralhado, se a ficha tem corrente porque é que o ventilador não funciona?

    Se puderem dar uma ajuda para resolver isto agradeço

    Cumprimentos

    #2
    Eu já ia dar palpite que tivesse a ver com as ventoinhas, pois é a condição que muda quando ligas o Ac (ligam-se quando ligas o Ac, mesmo que esteja frio)... E pela tua experiência passada, deve ter estar mesmo relacionado.

    Quando ao ventilador, é Ac manual? Porque se funciona bem ligando direto, deve haver aí desgaste nos botões rotativos e não estar a passar contacto. Mais uma vez, é apenas um palpite e não fruto de experiência passada.

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      #3
      Não será dos sensores de temperatura? Acho que só assim se explica o alarme de temperatura elevada com o motor frio. Isso depois desencadeia uma série de erros resultante dessa leitura errada dos sensores.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Não será dos sensores de temperatura? Acho que só assim se explica o alarme de temperatura elevada com o motor frio. Isso depois desencadeia uma série de erros resultante dessa leitura errada dos sensores.
        Seria o palpite lógico, mas só não aposto nisso porque ele diz que o erro só dá (quase imediatamente) quando liga o Ac... os sensores de temperatura estão constantemente a ser lidos e se não dão erros sem Ac, não devem ser culpados.
        Ele ao ligar o Ac, o carro tenta ligar o motoventilador e não consegue ou detecta uma falha, dando o erro de temperatura alta.

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas vossas respostas
          O AC é automático e não tem botões rotativos
          Quando se liga o AC o grupo motoventilador deve arrancar, mesmo com o carro frio e não pedindo ar frio, por exemplo agora no Inverno? Se ligar o desembaciador frontal a climatização fica em auto com o AC ligado.
          O meu problema é substituir as resistências e não resolver o problema como aconteceu no passado e não sei como a Peugeot resolveu o problema, o que é certo é que durante anos nunca mais avariaram.peugeot-406.jpg

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            #6
            Há que analisar a resistência, cablagem do canhão de ignição e também a ficha do próprio ventilador.

            Mais raramente, há desgaste acentuado no colector do motor da ventilação.

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              #7
              Originalmente Colocado por VictorB Ver Post
              Quando se liga o AC o grupo motoventilador deve arrancar, mesmo com o carro frio e não pedindo ar frio, por exemplo agora no Inverno?
              O Ac pede sempre ar frio... ou mais frio - seja verão ou inverno. Por isso a resposta é sim. Pelo menos nos meus Peugeots com AC, sempre foi assim.

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                #8
                Então se bem percebi há que verificar o grupo motoventilador em primeiro lugar. O carro não aquece em circulação em estrada ou cidade e se o AC estiver desligado não dá alarme e o indicador de temperatura mantem-se sempre normal (com AC ligado ou desligado)
                Quanto ao ventilador alguma ideia?

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                  #9
                  Ligar 12v directamente ao motor e ver se funciona. Se funcionar, é andar para trás em buscar da falha..

                  Comentário


                    #10
                    Não leste com atenção a exposição que fiz do problema: o ventilador ligado directo à bateria funciona e a ficha onde se liga o ventilador tem corrente!!!!!!!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por VictorB Ver Post
                      Não leste com atenção a exposição que fiz do problema: o ventilador ligado directo à bateria funciona e a ficha onde se liga o ventilador tem corrente!!!!!!!!!
                      Mediste tensão (e não corrente), certo?
                      Algo aí não bate certo - dizes que ligando o motor direto à bateria, funciona... mas também dizes que a ficha onde o motor liga tem corrente!
                      Ora se tem corrente (a tensão e corrente certas), ligando a ficha o motor arrancaria logo, a não ser que os terminais na ficha estejam danificados, soltos, etc.
                      Essa ficha que dizes que tem "corrente", tem tensão de 12V?

                      Comentário

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