1.9 TDi Motor foi à vida?
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Título: 1.9 TDi Motor foi à vida?

  1. #1
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    Por Defeito 1.9 TDi Motor foi à vida?

    Viva,

    Sexta-feira a Maria chegou a casa a queixar-se que o carro estava a fazer um "toc-toc" do lado esquerdo (junto ao pneu).

    Agarro no carro vai de mecânico com ele. Orçamento para mudar "axiais, ponteiras" etc. (Nem faço ideia o que isso seja).

    Venho para casa e reparo que ao carregar na embraiagem o carro deixa de fazer o barulho. Chego a casa verifico o nível do óleo e o carro simplesmente não tinha óleo!

    Conclusão, agora com o nível de óleo correto continua a fazer o barulho, faz menos barulho em carga do que levantando o pé. Se carregar no pedal da embraiagem o barulho desaparece...

    Questões: O barulho não tem nada a ver com axiais, ponteiras, suspensão, barras, certo?

    O barulho deve vir da corrente/correia do motor certo?

    O motor apesar de "puxar bem" foi à vida?

    Cumprimentos,


  2. #2
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    Por Defeito

    De que forma foi visto o nível do óleo? (motor desligado há mais de 10 minutos, local plano, etc?)

    Qual a quantidade de óleo que levou e em que posição ficou o nível na vareta (no máximo, a meio...)?

    O nível do óleo era verificado regularmente e agora de um momento para o outro desapareceu?

    Se o mecânico diagnosticou a causa do barulho nessas peças que foram trocadas e agora continua a fazer barulho parece-me que será boa ideia voltar lá.

  3. #3
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    Por Defeito

    Viva,

    Sim verificado nessas questões.

    2/2,5 litros talvez. Vareta no máximo.

    O carro já tem meio milhao de km. Era verificado uma vez por mês (+-1000 em 1000km).

    As peças não foram trocadas! Foi só feito orçamento era uma sexta-feira ao final do dia.

  4. #4
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    Por Defeito

    Não terá sido a embraiagem que foi à vida?

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
    Não terá sido a embraiagem que foi à vida?

    Mas nesse caso as mudanças não custariam a entrar?

  6. #6
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    Nesses intervalos de +-1000km notava-se que o nível tinha descido? Era necessário acrescentar óleo entre revisões?

    Caso isso não acontecesse então de um momento para o outro precisar de levar 2 litros é porque algo estranho aconteceu.

    A luz do óleo chegou a acender?

    Quando dizes que não tinha óleo, a ponta da vareta nem sequer tocava no óleo?

  7. #7
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    Por Defeito

    Deve ser o rolamento da embraiagem, pelos sintomas descritos.

  8. #8
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    Por Defeito

    Hoje de manhã quando fui à garagem vi que estava pingado por baixo, está com uma fuga em algum ponto.

    Comigo a conduzir não.

    Não, nem sequer tocava no óleo.

  9. #9
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DonJuan Ver Post
    Mas nesse caso as mudanças não custariam a entrar?
    Pouco tempo atrás andei num 1.9 TDI que passado 2 dias estava a trocar a embraiagem/volante bimassa:
    - Ralenti um pouco irregular
    - em aceleração a fundo e na zona de maior binário fazia bastante barulho
    - embraiagem "pegava" bastante acima
    - mudanças entravam normalmente

    Mas efectivamente foi o mecânico que logo identificou a embraiagem/volante do motor.

  10. #10
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DonJuan Ver Post
    Hoje de manhã quando fui à garagem vi que estava pingado por baixo, está com uma fuga em algum ponto.

    Comigo a conduzir não.

    Não, nem sequer tocava no óleo.
    Se conseguires espreitar por baixo pode ser que consigas identificar a zona da fuga. Poderá ser no bujão, no filtro de óleo, etc

    Se a luz não acendeu com a falta de 2 litros convém ficar mais atento à vareta até detectar e corrigir a fuga.

    Penso que o ideal será contactares a oficina onde o carro costuma fazer as mudas de óleo, explicar o problema e saber se o carro pode andar até chegar à oficina ou se terá que ir de reboque para poderem avaliar a situação.

    Pode o bujão estar desapertado e com vibração de circular cair em andamento e em segundos perde o óleo todo... É uma situação "perigosa".
    jferreira gosta disto.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Deve ser o rolamento da embraiagem, pelos sintomas descritos.
    Pelo que tive agora parece ser mesmo isso!

    O motor sem óleo deve ter sido coincidência!

    Em quanto é que vai ficar a conta mais ou menos?

    Cumprimentos.

  12. #12
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DonJuan Ver Post
    Pelo que tive agora parece ser mesmo isso!

    O motor sem óleo deve ter sido coincidência!

    Em quanto é que vai ficar a conta mais ou menos?

    Cumprimentos.
    Quando se troca o rolamento da embraiagem então normalmente o melhor é trocar logo o kit todo (rolamento + prensa + disco embraiagem) para aproveitar a mão de obra e ficar com o assunto "embraiagem" arrumado por vários anos/dezenas de milhar de kms.

    Se o único problema for apenas um ligeiro barulho do rolamento pode ser o caso do mecânico, depois de avaliar o barulho e com base na experiência que tem, indicar que não é urgente fazer a troca e andar assim mais uns tempos e mais tarde então trocarem o kit completo.

    A conta depende... É pedir orçamentos mas normalmente sai caro.

  13. #13
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    Quando se troca o rolamento da embraiagem então normalmente o melhor é trocar logo o kit todo (rolamento + prensa + disco embraiagem) para aproveitar a mão de obra e ficar com o assunto "embraiagem" arrumado por vários anos/dezenas de milhar de kms.

    Se o único problema for apenas um ligeiro barulho do rolamento pode ser o caso do mecânico, depois de avaliar o barulho e com base na experiência que tem, indicar que não é urgente fazer a troca e andar assim mais uns tempos e mais tarde então trocarem o kit completo.

    A conta depende... É pedir orçamentos mas normalmente sai caro.
    Não o barulho não é ligeiro. O barulho é extremamente alto. A melhor comparação que te posso a fazer, é que parecem os cavalos quando andam em paralelos, os cascos a baterem na pedra.

    É impossível andar com este barulho, para além do mau aspecto, ficas com a cabeça num oito num instante.

  14. #14
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    O kit de embraiagem já foi trocado alguma vez? Se sim há quantos kms e anos atrás foi trocado?

    O mecânico, onde o carro foi agora para o diagnóstico das ponteiras/axiais, ouviu o motor a trabalhar ao relantim e a fazer a barulheira e mesmo assim apontou apenas para ponteiras/axiais?

    Ou quando foi ao pé do carro o motor estava desligado, levantou as rodas e viu que as ponteiras/axiais estavam em mau estado e o diagnóstico ficou por aí?

  15. #15
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
    O kit de embraiagem já foi trocado alguma vez? Se sim há quantos kms e anos atrás foi trocado?

    O mecânico, onde o carro foi agora para o diagnóstico das ponteiras/axiais, ouviu o motor a trabalhar ao relantim e a fazer a barulheira e mesmo assim apontou apenas para ponteiras/axiais?

    Ou quando foi ao pé do carro o motor estava desligado, levantou as rodas e viu que as ponteiras/axiais estavam em mau estado e o diagnóstico ficou por aí?

    Não te consigo responder com precisão mas já deve ter sido há mais de 100 000 Km. E já sentia aquela "trepidaçãozinha" do bimassa há coisa de uns 7k ou 8k km.

    Sinceramente não faço ideia porque eu não assisti ao diagnóstico.

    Mas acho que nesta altura do campeonato já ficou evidente que o diagnóstico foi mal feito, se fosse ponteiras/axiais o barulho não parava quando carrego na embraiagem.

    Cumprimentos.

  16. #16
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    Deixa-me adivinhar: foi a tua mulher que levou o carro ao mecânico?

    Ele ia acabar por chegar à embraiagem mas pelo meio vai ganhando algum.

    A ser de facto a embraiagem é um KIT completo pois não vais tirar uma caixa fora para trocar apenas um rolamento ou quando tal até pode ser o bimassa, que também não o vais trocar isoladamente.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Deixa-me adivinhar: foi a tua mulher que levou o carro ao mecânico?

    Ele ia acabar por chegar à embraiagem mas pelo meio vai ganhando algum.

    A ser de facto a embraiagem é um KIT completo pois não vais tirar uma caixa fora para trocar apenas um rolamento ou quando tal até pode ser o bimassa, que também não o vais trocar isoladamente.
    Eheh, por acaso não. Fui eu que o deixei lá mas tive de ir buscar um menor a penantes e quando voltei já o diagnóstico estava feito!

    Assim sendo, o kit completo deve ir para uns 1000 euros não? Será que justifica a despesa num carro com meio milhao de km?

    Cumprimentos,

  18. #18
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    Isso é do rolamento de embraiagem ou da caixa de velocidades.
    Se fosse do motor ao carregar na embraiagem não desaparecia o barulho.

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
    Isso é do rolamento de embraiagem ou da caixa de velocidades.
    Se fosse do motor ao carregar na embraiagem não desaparecia o barulho.
    O facto de não fazer o "toc-toc" em ponto morto corrobora essa teoria certo?

    Cumprimentos.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por DonJuan Ver Post
    O facto de não fazer o "toc-toc" em ponto morto corrobora essa teoria certo?

    Cumprimentos.

    Em ponto morto, o rolamento faz na mesma barulho... a não ser que estejas a carregar no pedal.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Em ponto morto, o rolamento faz na mesma barulho... a não ser que estejas a carregar no pedal.
    Bolas! Essa agora é que me tramou! Então também não pode ser o rolamento, porque se eu meter o carro em ponto morto o barulho desaparece.

    Porcaria, de volta à casa de partida.

    Cumprimentos.

  22. #22
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    No exemplo que dei, a embraiagem estava já muito desgastada mas foi mesmo o volante bi-massa que cedeu primeiro. kit completo trocado e ficou novo.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por DonJuan Ver Post
    O facto de não fazer o "toc-toc" em ponto morto corrobora essa teoria certo?

    Cumprimentos.
    Sim, se fosse motor fazia sempre independentemente de carregares na embriaguem ou não.
    O que acontece quando carregas na embriaguem é que corta o movimento do motor para a caixa, logo ao se calar o problema vem dai (caixa ou embriaguem).

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