Nível do óleo sempre a subir
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Título: Nível do óleo sempre a subir

  1. #1
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    Por Defeito Nível do óleo sempre a subir

    Boas pessoal
    Tenho um Yaris a gazoleo (95cv, 1.4) de 2011 com menos de 100.000km há mais de um ano. Passa o ano inteiro a subir o nível do oleo o que faz com que a luz de manutenção acenda e fique a piscar até desligar o carro.

    Fui a um mecanico e o gajo disse-me que aquilo era o filtro de particulas que o melhor era tirar ou por um novo. Fui a outro e disse-me que tinha sérias duvidas que pudesse ser do filtro mas, em vez de pensar em meter um novo, que primeiro deveria tentar mandar aquele para a limpeza.

    E assim foi. Filtro limpo (estava com pouquissmos residuos/sujidade) e o mecanico disse que aquele problema não poderia ser do filtro/catalizador mas que também não sabia dizer o que está a causar o nível do oleo subir.


    Alguém já passou pelo mesmo? Trocar oleo de 3000 em 3000 km não é vida lol


  2. #2
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    Por Defeito

    Pode ser de interromper as regenerações e por causa disso vai gasóleo para junto do óleo do motor.
    nto, midnightblack and HalfTime like this.

  3. #3
    Piloto de Testes bigturbo's Avatar
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    Por Defeito

    o que te disseram é verdade pode ser derivado ao filtro de partículas e regenerações abortadas e faz com que o nível do óleo suba, o que quer dizer que as tuas deslocações são pequenas para isso acontecer...

    quantos km's andas em media por dia e que tipo de percursos fazes...

  4. #4
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    Por Defeito

    o 1º mecânico tinha razão, podes sempre optar por comprar um carrro a gasolina, pelo que me parece, fazes muitos percursos curtos

  5. #5
    Piloto de Testes midnightblack's Avatar
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    Por Defeito

    Tens de fazer uns trajetos mais longos em estrada aberta...ao fim de semana por exemplo, para reduzir a probabilidade de interromperes regenerações...na troca se for exequivel podes tentar troca por troca o teu 1.4 d4d por um 1.0 a gasolina mais recente, se gostares mesmo do yaris.

  6. #6
    nto
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    É como referido, ao serem abortadas as regenerações, há mistura de combustivel com óleo e o mesmo (óleo) irá subir, ja que tem a mistura.

    Sendo que isso ao acontecer, como é claro degrada o óleo e por si, a lubrificação do motor deixa de ser feita convenientemente.

  7. #7
    mok
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    Sim é o filtro mas novo não resolve, é mesmo feitio quando se faz percursos curtos...
    Devias ter carro a gasolina provavelmente

  8. #8
    Piloto de Testes GustavoAlmeida's Avatar
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    Por Defeito

    É como foi dito; trocar o filtro não vai resolver o problema pois mesmo um filtro novo vai precisar de regenerar com alguma frequência (algumas centenas de kms, ou até com mais regularidade dados esses trajectos curtos).

    Isso também leva a uma degradação mais acelerada da qualidade da lubrificação.

    Diesel modernos e trajectos curtos em exclusivo não combinam nada.

    Fazes poucos kms anuais, certo? Não ponderas trocar por um Yaris a gasolina, talvez um HSD?

  9. #9
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    Por Defeito

    Alguém consegue explicar tecnicamente o que acontece para o gasóleo ir parar ao sitio do óleo?


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  10. #10
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por celsofcoelho Ver Post
    Alguém consegue explicar tecnicamente o que acontece para o gasóleo ir parar ao sitio do óleo?


    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



    FullThrottle e celsofcoelho gostam disto.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Obrigado, já fiquei a perceber mais qualquer coisa, no entanto, ou é do espanhol ou nao sei, mas não percebi a razão de como e porque o gasoleo passa para o oleo, a ver se entendi, é no cilindro que derivado ao excesso de gasoleo de aumento de pressão o gasoleo passa pelo oring do pistão?

  12. #12
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    Mas confirma-se que fazes poucos kms de cada vez? É que assim for, é mesmo isso que te está a causar esse transtorno e não me parece viável ter um carro com filtro de partículas para essa utilização.

  13. #13
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por celsofcoelho Ver Post
    Obrigado, já fiquei a perceber mais qualquer coisa, no entanto, ou é do espanhol ou nao sei, mas não percebi a razão de como e porque o gasoleo passa para o oleo, a ver se entendi, é no cilindro que derivado ao excesso de gasoleo de aumento de pressão o gasoleo passa pelo oring do pistão?
    Em primeiro lugar é injetado mais gasóleo, para provocar um aumento de temperatura no FAP por forma a promover a sua regeneração.
    Acho que esta parte percebeste.
    Em segundo lugar, se todo este processo for iniciado e finalizado sem qualquer interrupção, não existe qualquer problema.
    Em terceiro lugar, quando existem interrupções podem existir problemas.
    Acho que esta é a dúvida que tens.
    Ou seja, se durante o processo estás a injetar mais combustível e se interrompes esta ação, então este gasóleo em excesso fica nas paredes dos cilindros.
    Depois este gasóleo a mais, escorre para o cartér, onde se junta ao óleo do motor.
    E assim sucessivamente até ao nível de óleo aumentar, aumentar, aumentar.
    Acende a luz, et voilá!

    Alguns carros mais recentes têm um injetor extra, no coletor de escape.
    Desta forma sempre que o processo de regeneração é iniciado, nunca há contaminação do óleo com gasóleo, pois a injeção ocorre fora do motor.

  14. #14
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    Não tens nada a ver com isso.
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
    Em primeiro lugar é injetado mais gasóleo, para provocar um aumento de temperatura no FAP por forma a promover a sua regeneração.
    Acho que esta parte percebeste.
    Em segundo lugar, se todo este processo for iniciado e finalizado sem qualquer interrupção, não existe qualquer problema.
    Em terceiro lugar, quando existem interrupções podem existir problemas.
    Acho que esta é a dúvida que tens.
    Ou seja, se durante o processo estás a injetar mais combustível e se interrompes esta ação, então este gasóleo em excesso fica nas paredes dos cilindros.
    Depois este gasóleo a mais, escorre para o cartér, onde se junta ao óleo do motor.
    E assim sucessivamente até ao nível de óleo aumentar, aumentar, aumentar.
    Acende a luz, et voilá!

    Alguns carros mais recentes têm um injetor extra, no coletor de escape.

    Desta forma sempre que o processo de regeneração é iniciado, nunca há contaminação do óleo com gasóleo, pois a injeção ocorre fora do motor.
    Já agora existe algum sitio onde possa saber quais ? Ou mais concretamente um astra J 1.6 ?

  15. #15
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
    Já agora existe algum sitio onde possa saber quais ? Ou mais concretamente um astra J 1.6 ?
    Não te sei dizer isso...
    Taurus gosta disto.

  16. #16
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
    Já agora existe algum sitio onde possa saber quais ? Ou mais concretamente um astra J 1.6 ?
    so conheco a renault que usa essa tecnologia
    nto gosta disto.

  17. #17
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
    so conheco a renault que usa essa tecnologia

    Também tenho ideia que seja somente a Renault (ou era).

  18. #18
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    Por Defeito

    Tenho ideia que os PSA como usam um aditivo extra para aumentar a temperatura dos gases de escape, não sofrem deste problema de contaminação do óleo.
    Corrijam-me se estiver errado.

  19. #19
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Tenho ideia que os PSA como usam um aditivo extra para aumentar a temperatura dos gases de escape, não sofrem deste problema de contaminação do óleo.
    Corrijam-me se estiver errado.

    Supostamente os novos com Ad Blue não sofrem... e de facto os anteriores com Eolys (caso dos PSA), também não.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Supostamente os novos com Ad Blue não sofrem... e de facto os anteriores com Eolys (caso dos PSA), também não.
    O Adblue não tem nada a ver com o FAP.
    Os novos Euro6 (Adblue) também utilizam um aditivo para o FAP. O Adblue não veio substituir o Eolys ou o novo, não me recordo o nome, que é usado.
    nto gosta disto.

  21. #21
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    O Adblue não tem nada a ver com o FAP.
    Os novos Euro6 (Adblue) também utilizam um aditivo para o FAP. O Adblue não veio substituir o Eolys ou o novo, não me recordo o nome, que é usado.
    Tinha ficado com essa ideia, mas também não me "debrucei" sobre essa questão dos Adblue.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
    o que te disseram é verdade pode ser derivado ao filtro de partículas e regenerações abortadas e faz com que o nível do óleo suba, o que quer dizer que as tuas deslocações são pequenas para isso acontecer...

    quantos km's andas em media por dia e que tipo de percursos fazes...
    Boas,

    Pá normalmente faço 60kms por dia. 30 para cada lado. À vezes que faço que faço o percurso todo pela auto estrada e outras que faço metade. Há forma de evitar interromper a regeneração? Quanto tempo costuma durar?

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por Livarnia Ver Post
    Boas,

    Pá normalmente faço 60kms por dia. 30 para cada lado. À vezes que faço que faço o percurso todo pela auto estrada e outras que faço metade. Há forma de evitar interromper a regeneração? Quanto tempo costuma durar?
    evitar interromper a regeneração é só se souberes quando ela está a começar a ocorrer, o que não é propriamente fácil e nem sempre ocorre num padrão certo, e por norma dura o processo cerca de 10 a 15 minutos...

    existe a possibilidade de instalar um LED ligado ao desembaciador que acende quando o processo de regeneração inicia, agora não sei se isso funciona em todos os carros...

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por celsofcoelho Ver Post
    Obrigado, já fiquei a perceber mais qualquer coisa, no entanto, ou é do espanhol ou nao sei, mas não percebi a razão de como e porque o gasoleo passa para o oleo, a ver se entendi, é no cilindro que derivado ao excesso de gasoleo de aumento de pressão o gasoleo passa pelo oring do pistão?
    Na regeneração, a centralina manda aos injectores debitar mais gasóleo para incinerar as partículas no filtro. Se a interromperes, o gasóleo excessivo desse ciclo fica no cilindro e acaba por escorrer, por entre os segmentos (que não são estanques, por melhor que seja a selagem) e a camisa do cilindro, para o cárter.

    edit: só me apercebi agora que já te tinham explicado bem o fenómeno. Mas fica a redundância informativa.
    Última edição por brkncrss : 10-12-18 às 23:11:50
    celsofcoelho gosta disto.

  25. #25
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    Noto que o carro fica com o relenti "em cima" e que o consumo de gásoleo dispara (+2l/100km). Posso partir do pressuposto que quando o consumo volta ao normal o carro acabou a regeneração e é seguro desligar sem que entre gasoleo para o motor?

  26. #26
    nto
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    Citação Originalmente Colocado por Livarnia Ver Post
    Noto que o carro fica com o relenti "em cima" e que o consumo de gásoleo dispara (+2l/100km). Posso partir do pressuposto que quando o consumo volta ao normal o carro acabou a regeneração e é seguro desligar sem que entre gasoleo para o motor?

    Sim.

    Isso de ralenti mais alto e consumo também, são tipicamente sintomas de que a regeneração está a ocorrer.

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    Sim.

    Isso de ralenti mais alto e consumo também, são tipicamente sintomas de que a regeneração está a ocorrer.
    Vou tentar não desligar o carro quando ele tiver a fazer a regeneração a ver se me resolve o problema então... Se bem que já tou mesmo a ver eu a chegar ao trabalho e o gajo começar a fazer aquilo dois minutos antes -.-'

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por Livarnia Ver Post
    Vou tentar não desligar o carro quando ele tiver a fazer a regeneração a ver se me resolve o problema então... Se bem que já tou mesmo a ver eu a chegar ao trabalho e o gajo começar a fazer aquilo dois minutos antes -.-'
    de facto sim pode muito bem acontecer isso, é algo que não se pode controlar...

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