Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nível do óleo sempre a subir

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nível do óleo sempre a subir

    Boas pessoal
    Tenho um Yaris a gazoleo (95cv, 1.4) de 2011 com menos de 100.000km há mais de um ano. Passa o ano inteiro a subir o nível do oleo o que faz com que a luz de manutenção acenda e fique a piscar até desligar o carro.

    Fui a um mecanico e o gajo disse-me que aquilo era o filtro de particulas que o melhor era tirar ou por um novo. Fui a outro e disse-me que tinha sérias duvidas que pudesse ser do filtro mas, em vez de pensar em meter um novo, que primeiro deveria tentar mandar aquele para a limpeza.

    E assim foi. Filtro limpo (estava com pouquissmos residuos/sujidade) e o mecanico disse que aquele problema não poderia ser do filtro/catalizador mas que também não sabia dizer o que está a causar o nível do oleo subir.


    Alguém já passou pelo mesmo? Trocar oleo de 3000 em 3000 km não é vida lol

    #2
    Pode ser de interromper as regenerações e por causa disso vai gasóleo para junto do óleo do motor.

    Comentário


      #3
      o que te disseram é verdade pode ser derivado ao filtro de partículas e regenerações abortadas e faz com que o nível do óleo suba, o que quer dizer que as tuas deslocações são pequenas para isso acontecer...

      quantos km's andas em media por dia e que tipo de percursos fazes...

      Comentário


        #4
        o 1º mecânico tinha razão, podes sempre optar por comprar um carrro a gasolina, pelo que me parece, fazes muitos percursos curtos

        Comentário


          #5
          Tens de fazer uns trajetos mais longos em estrada aberta...ao fim de semana por exemplo, para reduzir a probabilidade de interromperes regenerações...na troca se for exequivel podes tentar troca por troca o teu 1.4 d4d por um 1.0 a gasolina mais recente, se gostares mesmo do yaris.

          Comentário


            #6
            É como referido, ao serem abortadas as regenerações, há mistura de combustivel com óleo e o mesmo (óleo) irá subir, ja que tem a mistura.

            Sendo que isso ao acontecer, como é claro degrada o óleo e por si, a lubrificação do motor deixa de ser feita convenientemente.

            Comentário


              #7
              Sim é o filtro mas novo não resolve, é mesmo feitio quando se faz percursos curtos...
              Devias ter carro a gasolina provavelmente

              Comentário


                #8
                É como foi dito; trocar o filtro não vai resolver o problema pois mesmo um filtro novo vai precisar de regenerar com alguma frequência (algumas centenas de kms, ou até com mais regularidade dados esses trajectos curtos).

                Isso também leva a uma degradação mais acelerada da qualidade da lubrificação.

                Diesel modernos e trajectos curtos em exclusivo não combinam nada.

                Fazes poucos kms anuais, certo? Não ponderas trocar por um Yaris a gasolina, talvez um HSD?

                Comentário


                  #9
                  Alguém consegue explicar tecnicamente o que acontece para o gasóleo ir parar ao sitio do óleo?


                  Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por celsofcoelho Ver Post
                    Alguém consegue explicar tecnicamente o que acontece para o gasóleo ir parar ao sitio do óleo?


                    Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Obrigado, já fiquei a perceber mais qualquer coisa, no entanto, ou é do espanhol ou nao sei, mas não percebi a razão de como e porque o gasoleo passa para o oleo, a ver se entendi, é no cilindro que derivado ao excesso de gasoleo de aumento de pressão o gasoleo passa pelo oring do pistão?

                      Comentário


                        #12
                        Mas confirma-se que fazes poucos kms de cada vez? É que assim for, é mesmo isso que te está a causar esse transtorno e não me parece viável ter um carro com filtro de partículas para essa utilização.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por celsofcoelho Ver Post
                          Obrigado, já fiquei a perceber mais qualquer coisa, no entanto, ou é do espanhol ou nao sei, mas não percebi a razão de como e porque o gasoleo passa para o oleo, a ver se entendi, é no cilindro que derivado ao excesso de gasoleo de aumento de pressão o gasoleo passa pelo oring do pistão?
                          Em primeiro lugar é injetado mais gasóleo, para provocar um aumento de temperatura no FAP por forma a promover a sua regeneração.
                          Acho que esta parte percebeste.
                          Em segundo lugar, se todo este processo for iniciado e finalizado sem qualquer interrupção, não existe qualquer problema.
                          Em terceiro lugar, quando existem interrupções podem existir problemas.
                          Acho que esta é a dúvida que tens.
                          Ou seja, se durante o processo estás a injetar mais combustível e se interrompes esta ação, então este gasóleo em excesso fica nas paredes dos cilindros.
                          Depois este gasóleo a mais, escorre para o cartér, onde se junta ao óleo do motor.
                          E assim sucessivamente até ao nível de óleo aumentar, aumentar, aumentar.
                          Acende a luz, et voilá!

                          Alguns carros mais recentes têm um injetor extra, no coletor de escape.
                          Desta forma sempre que o processo de regeneração é iniciado, nunca há contaminação do óleo com gasóleo, pois a injeção ocorre fora do motor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                            Em primeiro lugar é injetado mais gasóleo, para provocar um aumento de temperatura no FAP por forma a promover a sua regeneração.
                            Acho que esta parte percebeste.
                            Em segundo lugar, se todo este processo for iniciado e finalizado sem qualquer interrupção, não existe qualquer problema.
                            Em terceiro lugar, quando existem interrupções podem existir problemas.
                            Acho que esta é a dúvida que tens.
                            Ou seja, se durante o processo estás a injetar mais combustível e se interrompes esta ação, então este gasóleo em excesso fica nas paredes dos cilindros.
                            Depois este gasóleo a mais, escorre para o cartér, onde se junta ao óleo do motor.
                            E assim sucessivamente até ao nível de óleo aumentar, aumentar, aumentar.
                            Acende a luz, et voilá!

                            Alguns carros mais recentes têm um injetor extra, no coletor de escape.

                            Desta forma sempre que o processo de regeneração é iniciado, nunca há contaminação do óleo com gasóleo, pois a injeção ocorre fora do motor.
                            Já agora existe algum sitio onde possa saber quais ? Ou mais concretamente um astra J 1.6 ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                              Já agora existe algum sitio onde possa saber quais ? Ou mais concretamente um astra J 1.6 ?
                              Não te sei dizer isso...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                Já agora existe algum sitio onde possa saber quais ? Ou mais concretamente um astra J 1.6 ?
                                so conheco a renault que usa essa tecnologia

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                  so conheco a renault que usa essa tecnologia

                                  Também tenho ideia que seja somente a Renault (ou era).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho ideia que os PSA como usam um aditivo extra para aumentar a temperatura dos gases de escape, não sofrem deste problema de contaminação do óleo.
                                    Corrijam-me se estiver errado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                      Tenho ideia que os PSA como usam um aditivo extra para aumentar a temperatura dos gases de escape, não sofrem deste problema de contaminação do óleo.
                                      Corrijam-me se estiver errado.

                                      Supostamente os novos com Ad Blue não sofrem... e de facto os anteriores com Eolys (caso dos PSA), também não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Supostamente os novos com Ad Blue não sofrem... e de facto os anteriores com Eolys (caso dos PSA), também não.
                                        O Adblue não tem nada a ver com o FAP.
                                        Os novos Euro6 (Adblue) também utilizam um aditivo para o FAP. O Adblue não veio substituir o Eolys ou o novo, não me recordo o nome, que é usado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                          O Adblue não tem nada a ver com o FAP.
                                          Os novos Euro6 (Adblue) também utilizam um aditivo para o FAP. O Adblue não veio substituir o Eolys ou o novo, não me recordo o nome, que é usado.
                                          Tinha ficado com essa ideia, mas também não me "debrucei" sobre essa questão dos Adblue.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                            o que te disseram é verdade pode ser derivado ao filtro de partículas e regenerações abortadas e faz com que o nível do óleo suba, o que quer dizer que as tuas deslocações são pequenas para isso acontecer...

                                            quantos km's andas em media por dia e que tipo de percursos fazes...
                                            Boas,

                                            Pá normalmente faço 60kms por dia. 30 para cada lado. À vezes que faço que faço o percurso todo pela auto estrada e outras que faço metade. Há forma de evitar interromper a regeneração? Quanto tempo costuma durar?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Livarnia Ver Post
                                              Boas,

                                              Pá normalmente faço 60kms por dia. 30 para cada lado. À vezes que faço que faço o percurso todo pela auto estrada e outras que faço metade. Há forma de evitar interromper a regeneração? Quanto tempo costuma durar?
                                              evitar interromper a regeneração é só se souberes quando ela está a começar a ocorrer, o que não é propriamente fácil e nem sempre ocorre num padrão certo, e por norma dura o processo cerca de 10 a 15 minutos...

                                              existe a possibilidade de instalar um LED ligado ao desembaciador que acende quando o processo de regeneração inicia, agora não sei se isso funciona em todos os carros...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por celsofcoelho Ver Post
                                                Obrigado, já fiquei a perceber mais qualquer coisa, no entanto, ou é do espanhol ou nao sei, mas não percebi a razão de como e porque o gasoleo passa para o oleo, a ver se entendi, é no cilindro que derivado ao excesso de gasoleo de aumento de pressão o gasoleo passa pelo oring do pistão?
                                                Na regeneração, a centralina manda aos injectores debitar mais gasóleo para incinerar as partículas no filtro. Se a interromperes, o gasóleo excessivo desse ciclo fica no cilindro e acaba por escorrer, por entre os segmentos (que não são estanques, por melhor que seja a selagem) e a camisa do cilindro, para o cárter.

                                                edit: só me apercebi agora que já te tinham explicado bem o fenómeno. Mas fica a redundância informativa.
                                                Editado pela última vez por brkncrss; 10 December 2018, 22:11.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Noto que o carro fica com o relenti "em cima" e que o consumo de gásoleo dispara (+2l/100km). Posso partir do pressuposto que quando o consumo volta ao normal o carro acabou a regeneração e é seguro desligar sem que entre gasoleo para o motor?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Livarnia Ver Post
                                                    Noto que o carro fica com o relenti "em cima" e que o consumo de gásoleo dispara (+2l/100km). Posso partir do pressuposto que quando o consumo volta ao normal o carro acabou a regeneração e é seguro desligar sem que entre gasoleo para o motor?

                                                    Sim.

                                                    Isso de ralenti mais alto e consumo também, são tipicamente sintomas de que a regeneração está a ocorrer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Sim.

                                                      Isso de ralenti mais alto e consumo também, são tipicamente sintomas de que a regeneração está a ocorrer.
                                                      Vou tentar não desligar o carro quando ele tiver a fazer a regeneração a ver se me resolve o problema então... Se bem que já tou mesmo a ver eu a chegar ao trabalho e o gajo começar a fazer aquilo dois minutos antes -.-'

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Livarnia Ver Post
                                                        Vou tentar não desligar o carro quando ele tiver a fazer a regeneração a ver se me resolve o problema então... Se bem que já tou mesmo a ver eu a chegar ao trabalho e o gajo começar a fazer aquilo dois minutos antes -.-'
                                                        de facto sim pode muito bem acontecer isso, é algo que não se pode controlar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Obrigado a todos pelas dicas. Sinto-me um nabo por desligar o carro a meio da regeneração lol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por celsofcoelho Ver Post
                                                            Alguém consegue explicar tecnicamente o que acontece para o gasóleo ir parar ao sitio do óleo?


                                                            Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
                                                            Ola Coelho ja la vai un ano mas vou te explicar como o gasóleo vai parar ao carter misturado com o óleo. Nos diesel a quando da regeneração do filtro de particulas a centralina dá ordem a bomba injetora para injetar na fase que o motor está a fazer escape... para que o gasoleo va para o escape ... chegue ao filtro de particulas e ai sim incendeia e queima os residuos fazendo a regeneração ( dai a importância de estar quente o que não acontece nos percursos curtos ) . Quando dá essa ordem parte do gasóleo passa se para o cárter através dos pistões porque nao é queimado. Quantas mais remunerações falhar mais gasóleo passa para o carter. Pior ainda é que uma percentagem é biodisel . Uma parte do gasóleo evapora mas o biodosel não.. o que deixa o interior do motor com uma sujidade tipo massa lubrificante que pode entupir os canais de lubrificação. É importante usar o oleo certo também pela capassidade de detergencia e dispersão. Algumas viaturas fazem referência que usando gasoleo com mais biodiesel se deverá diminiur os km de uso do oleo. Espero ter ajudado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X