Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Volkswagen Passat Variant 1.9 TDI 115CC AJM 1999

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Volkswagen Passat Variant 1.9 TDI 115CC AJM 1999

    Boas, adquiri à uns dias uma Passat Variant 1.9TDI 115CV código motor AJM.
    É o seguinte, a carrinha 1 2 e 3 mudança desenvolve e nota-se os seus 115 cavalos embora por vezes a 3 mudança sinta que não desenvolve como deveria, relativamente na 4 e 5 mudança a carrinha sente-se a galgar terreno mas muito à quem do que deveria galgar nas suas perfeitas condições..tenho um amigo meu que vai comigo para o trabalho que fazemos à vez a levar-mos carro e ele sentiu que a carrinha não desenvolve como deveria desenvolver, ontem para tirarmos as teimas para ver se ela acendia alguma luz de avaria fui com ela até aos 180 na AE e não acendeu nada nem entrou em safe mode, quando saí da AE, a 2 e a 3 mudança a partir das 1900 que é quando ela dispara estavam “infernais” sentia-se mesmo a força dela a 100% e a 4 sentia-se mais solta depois de levar este calor.
    Pontos a assinalar, o Intercooler não está roto porque não a oiço a soprar, o turbo assobia mas nada de alarmante, ouve-se quando puxo pela 2 para 3 e de 3 p 4 (a puxar pela carrinha, a andar nas calmas não se ouve), o mesmo esteticamente por fora não tem babas de óleo, o único oléo que vejo fora do motor é no IC por fora a escorrer pela parte plástica, a EGR não se está a babar, esteticamente parece nova, a carrinha quando se puxa por ela não faz fumo preto nem qualquer tipo de fumo, sei que é um grande testamemto mas queria ser bem explicito, queria ter ideias, o meu amigo aponta para o turbo, geometria presa mas nessses casos depois destes 180km/h ela devia acusar, será a EGR com carvão ? O sensor da pressão do turbo sujo, a MAF (medidor de massa de ar) ? Estou à vontade para limpar qualquer componente do carro só querias ter algumas ideias vossas antes de mexer..
    Adquiri a carrinha com quase 276 mil, conta agora com 276,600km e os mesmos foram comprovados pelas várias inspeções, o carro foi sempre de uma senhora, não sei quando foram mudados os filtros mas o óleo fez até agora 11mil kms.

    Deixo aqui 2 imagens do motor e do coletor e EGR para verem o estado do mesmo por fora pq se estiver tão bom por dentro como está por fora não deveria ter carvão

    https://ibb.co/NTM3Prf
    https://ibb.co/HYQmLm7

    #2
    É caixa de 5? Se sim é normal, a 4ª e 5ª são super longas...

    Comentário


      #3
      Sim, é caixa de 5, será que é mesmo isso ? O meu pai tem uma passat carrinha de 130cv 2001 caixa de 5, ambas as carrinhas têm o mesmo binário mas a dele diapara as 1750 anunciado pela marca claro e aquilo é uma máquina infernal, já conta com quase 600 mil e puxa de caraças, eu sei que não posso comparar mas algo se passa na minha porque no outro dia ia a subir a 120 as 2400 em 5, carreguei e ela dos 120 não passava e era uma subida ligeira, mais à frente apanhei uma subida mais acentuada a 120 carreguei e ela até lá acima foi aos 160..isto na IC9. A meu ver o gásoleo está a ser lá injetado como deve ser mas falta-lhe é o ar porque se eu puxar por ela e trocar de mudança rapidamente ele puxa mas epá sinto que ela não consegue encher da mesma forma que se for as 1900 por uns segundos e depois carregar a fundo..

      Comentário


        #4
        De certeza que é um motor de 115cv? Pergunto porque tive um golf com esse motor e apenas estava disponível com cx de 6 e nível highline
        MAF será pouco provável porque nem sequer ias conseguir puxar bem a 1....
        Eu apontaria baterias aos injectores!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por HP4 Ver Post
          De certeza que é um motor de 115cv? Pergunto porque tive um golf com esse motor e apenas estava disponível com cx de 6 e nível highline
          MAF será pouco provável porque nem sequer ias conseguir puxar bem a 1....
          Eu apontaria baterias aos injectores!
          Sim é de 115 quer no livrete, na tampa da distribuição e na mala onde fica a roda subsselente tem a marca do motor AJM. A carrinha do meu pai é de 130 e vem com caixa de 5, que queres dizer com “baterias” ? É uma
          forma de dizer ? Embora os injetores destas carrinhas não serem problemáticos, é sempre uma hipotese mas o que mas me intriga é não haver erros a nível de diagnóstico, ela não falha nem se engasga nem soluça nem nada, apenas sinto que devia ter mais genica quando o turbo desenvolve!! Eu expressei me mal relaivamente ao gásoleo estar lá todo, estive a pensar e, fumo preto é gasoleo mal queimado ou seja o gasoleo que é injetado não ter ar suficiente para queimar e o resto deita fora, ou seja à partida o ar deve estar lá todo, pode é não estar a chegar la o gasóleo que deveria chegar para ter a mistura ar/combustiel certa.. não sei quando foi a ultima vez que o filtro de gasoleo foi mudado mas como disse o oleo tem 11 mil kms, nao sei se era o caso do filtro de gasoleo..mas vou mudar isso tudo daqui a uns dias, sera que o filtro está assim tao obstruido que não passa gasoleo na totalidade, em relacao aos consumos em AE fiz abrantes leiria leiria abrantes pela IC9 entre os 100 e os 120 entre as 2200 e as 2400 rpm, 200 kms e fiz media de 6,5l aos 100, é o melhor consumo que lhe consigo fazer quer andar abaixo das 2000 sempre faço à volta desses litros aos 100..penso que até o consumo deveria ser mais baixo nessa situacao nao ?

          Comentário


            #6
            O que quis dizer é que me parece problema de injectores, ainda para mais tendo em conta os consumos referidos.

            Comentário


              #7
              Se não manca, não custa a pegar e não fuma branco duvido que seja injectores.

              Com um cabo de diagnostico tornava tudo muito mais facil. Falta de potência pode ser tudo o que controla a injecção de gasóleo, a começar pelo sensor do pedal de acelerador e a acabar na MAF. Também pode ser o tapete debaixo do pedal

              Tens depois o ponto do motor, a as taxas de compressão que um motor de 276.000kms possa ter.

              A geometria dos turbos VNT são muito propicias a ficaram presas. Apesar de geralmente o que acontece são overboosts.

              Arranja um vag-com para fazeres umas leituras.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X