Tens que contar que se lavares o circuito,que é algo altamente recomendado,ao utilizares um anticongelante já diluído vais diluír ainda mais o mesmo,pois nunca consegues tirar tudo para fora.
Por segurança e reforçar a pureza do produto já diluído que é esse Motul,lavava o circuito,esvaziava o mesmo,enchia uma primeira vez com o Motul,dava uma volta,e tornava a esvaziar e completava de novo
Assim tinha a certeza que era praticamente só anticongelante a 50% que lá andava...
É que os 1.5/2 litros que ficam dentro do bloco vão diluir esse que já está a 50%.
Compra dois,também não é por mais ou menos 30€ que é o fim do mundo,e o que sobra ainda podes utilizar para atestos,ou mesmo para outra aplicação,veículo,etc.
Não te esqueças de o ir mudando a cada 60kkm/3-4anos
Tens que contar que mesmo o circuito lavado com água destilada,ao meteres o novo anticongelante,este só vai encher o radiador e o circuito até ao térmostato,e também só tiras a água da limpeza neste mesmo espaço.
Só depois de o térmostato abrir é que o anticongelante novo se misturará com o que está no bloco.
Para bem,havias de esperar que o circuito arrefeça e tornes a repetir a operação,esvaziar outra vez o radiador e o tornes a encher outra vez só com anticongelante.
Qualquer tipo de anticongelante para manter um mínimo de proteção alcalina,anticorrosiva,e calorifica deve ter no mínimo 33/35% de concentração,o que rondará nos -21/-22 graus C se tiveres um refratómetro,ou um pesa anticongelante.
Depois é só fazeres as contas do que sai do radiador e a diferença já com um de 50% de concentração,mais o saldo de água que usaste na limpeza que ainda fica no bloco.
Sim mas o que costumo fazer é tirar o anticongelante e por água destilada até encher ligo o motor e deixo abrir o termostato depois retiro a água destilada e coloco o novo anticongelante
Mas nas oficinas pelo que vejo normalmente eles só retiram o anticongelante e põem um novo sem lavar o circuito e quase sempre poem o 30 %
Nas oficinas o que conta é o lucro,e estão-se nas tintas...e contam que a maior parte dos clientes não percebam de nada.
Isso e as normas...muitas nem a boa norma põem.
Para limpar um circuito como se deve,deves limpá-lo até sair água translúcida,mesmo que isto signifique lavá-lo várias vezes,depois pões o novo anticongelante.
Se tiveres um pesa anticongelante,ou um refractómetro para verificar o resultado final melhor.
On line não,mas podes arranjar no ebay...e bem mais barato do que eu paguei
O meu ainda dá para controlar AUS 32 (Adblue)![]()
Certo,mas vais lavar o circuito...
Pois o PH desse anticongelante já estará degradado,estará contaminado pelos metais do motor e radiador,etc,etc,e não vais querer meter nada disto no novo anticongelante.
Se queres que te explique isto tim tim po tim tim manda o teu nr por pm,telefono eu.
Vou-te dar um exemplo...
Há dois anos atrás uma fuinha roeu o tubo de retorno bloco/radiador da minha mazda.
Mudei o tubo e mais tarde aproveitei para mudar o anticongelante,fui à marca perguntar pelo FL22 e esquece caro como tudo.
Como tenho acesso,trouxe da Motorex o M3.0 puro que me ficou a 2.50€ o litro.
Lavei o circuito todo 5 vezes até sair água limpa,translúcida.
Depois fiz a mistura a 50/50,mas a cada vez que esvaziava o radiador só saía 5 litros,o circuito tem uma capacidade de 9 litros.
Tive que trocar 3 vezes até a mistura ficar verdadeiramente a -40.
O que dá um total de uma concentração a mais ou menos de 54/55% de anticongelante,na última mistura que fiz caíu um bocado a mais de anticongelante a mais.