Não sei como regular o meu aquecimento.

A mostrar resultados 1 para 29 de 29
Like Tree5Likes
  • 1 Post By bigturbo
  • 1 Post By zezoca
  • 1 Post By Illusion
  • 1 Post By FullThrottle
  • 1 Post By 00bjz00

Título: Não sei como regular o meu aquecimento.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2019

Por Defeito Não sei como regular o meu aquecimento.

Boas alguém me sabe explicar qual a melhor forme de regular a minha caldeira a gás eu já meto foto. Comprei a pouco tempo um termoestato e tenho torneiras termostaticas e mesmo assim tenho futuras de 220€ mês num t2 com 5 anos . A caldeira tem uma função que já li e diz que se poupa mas n sei se deva ligar ou n
    Última edição por alexoutubro1988 : 21-01-19 às 21:39:09

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Mar 2011

Por Defeito

Aquecimento a gás é normal esses valores, há uns anos usei cá em casa um mes inteiro e paguei na altura perto de 700€ de gás

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2019

Por Defeito

Possa isso é muito dinheiro. Mas mesmo assim penso que com esta caldeira e com as torneiras termo estáticas e por o apartamento ser pequeno se alguém me ajudar penso que consigo baixar ainda mais um pouco a minha fatura eu e que n percebo nada disto

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Piloto de Testes bigturbo's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

não vale apena andares com ideias de tentar melhorar, pois o problema não está no aparelho, mas sim como já foi respondido resume-se basicamente ao nosso uso mensal e ai é que dita o valor que tens para pagar, não existe milagres, principalmente nesta altura do ano é quando a conta dispara por ai acima...
    alexoutubro1988 gosta disto.

Piloto de Testes zezoca's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

qual é o automóvel?
    eu gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Eu tento ligar umas duas ou três horas ao final da tarde com um a óleo na sala a ajudar a temperatura a subir.

Quando a casa fica nos 20º-21º desligo a caldeira e mantenho o de óleo na sala.

Se precisar antes de ir deitar ligo mais uma horita.

Claro que as contas sobem uns 200€/300€ por mês (depende muito sobre se sou eu ou a minha Maria a controlar a coisa). Mas ando confortável em casa e reduzo as constipações da família, evitando contas na farmácia .

Dá para diluíres esses aumentos na factura pagando em prestações sem juros ao longo das facturas seguintes caso queiras.

Piloto Veterano LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Esses valores são normais para usar caldeira a gás no inverno. Vivi num T2 com uns 10 anos de idade e tinha contas semelhantes no inverno. Agora mudei para um T3 e estou à espera da primeira conta no final deste mês. Até me benzo só de pensar, mas prefiro isso a viver com frio em casa.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Esses valores são normais para usar caldeira a gás no inverno. Vivi num T2 com uns 10 anos de idade e tinha contas semelhantes no inverno. Agora mudei para um T3 e estou à espera da primeira conta no final deste mês. Até me benzo só de pensar, mas prefiro isso a viver com frio em casa.
    Isso é verdade

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
    Eu tento ligar umas duas ou três horas ao final da tarde com um a óleo na sala a ajudar a temperatura a subir.

Claro que as contas sobem uns 200€/300€ por mês (depende muito sobre se sou eu ou a minha Maria a controlar a coisa). Mas ando confortável em casa e reduzo as constipações da família, evitando contas na farmácia .

Dá para diluíres esses aumentos na factura pagando em prestações sem juros ao longo das facturas seguintes caso queiras.
    Mesmo na GoldEnergy?

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post

E a luz com o aquecedor a óleo não lhe aumenta muito os valores ? Porque até e uma ideia boa

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por alexoutubro1988 Ver Post
    Boas alguém me sabe explicar qual a melhor forme de regular a minha caldeira a gás eu já meto foto. Comprei a pouco tempo um termoestato e tenho torneiras termostaticas e mesmo assim tenho futuras de 220€ mês num t2 com 5 anos . A caldeira tem uma função que já li e diz que se poupa mas n sei se deva ligar ou n
    Isto da caldeira ter SRA será que ajuda alguma coisa mesmo ?

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2019

Por Defeito

Será que gasto menos estando sempre ligado ou só ligando o tempo que estou em casa

Piloto de Testes PugGT's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito

Aquecimento a gasoleo é o melhor. Pagas o abastecimento logo no inicio e geres da melhor maneira conforme os litros q tens a gastar.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
    Aquecimento a gasoleo é o melhor. Pagas o abastecimento logo no inicio e geres da melhor maneira conforme os litros q tens a gastar.

e pelo menos 3x mais caro
    Última edição por Illusion : 23-01-19 às 13:26:05
    eu gosta disto.

Piloto de Troféu FullThrottle's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

Será que gasto menos estando sempre ligado ou só ligando o tempo que estou em casa

Para mim parece-me mais económico ligar só quando se está em casa.

Não faz sentido manter a casa quente durante o dia todo caso não esteja ninguém em casa ou se estiver apenas a sogra por lá.

Pedestre
    Data de Registo
    Jan 2019

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post

Não faz sentido manter a casa quente durante o dia todo caso não esteja ninguém em casa ou se estiver apenas a sogra por lá.
    He he muito obrigado eu também penso que gasta menos ligando só quando se está em casa se n está ligado não gasta . Mas já ouvi as duas ideias por isso questionei

Piloto de Troféu FullThrottle's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2015

Por Defeito

He he muito obrigado eu também penso que gasta menos ligando só quando se está em casa se n está ligado não gasta . Mas já ouvi as duas ideias por isso questionei

Na situação de o aquecimento estar sempre ligado a única vantagem que encontro é o ambiente estar quente logo quando se entra em casa e a desvantagem é a despesa ser maior.

Tens isso regulado para quantos graus?

Quando atinge a temperatura definida está tipo confortável para andar só em roupa interior ou é preciso andar vestido com alguma roupa mais?

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jul 2016

Por Defeito

Boas.
    O meu aquecimento central, sou eu que ligo e desligo..... não tem "modo automático". Normalmente tenho a temperatura no nível 5 (60 graus) e estando ligado 3 a 4 horas por dia é o suficiente para se notar uma grande diferença. ( não sei em graus porque não tenho termómetro).
    60 a 70 euros de gás por mês e quando tinha a conta certa, pagava 20 mensalmente e no encontro de contas normalmente ainda recebia dinheiro.....
    No ano passado tive de fazer uma intervenção na caldeira em que gastei perto de 500euros..... ficou como nova e como já tem perto de 15 anos os cuidados vão começar a ser outros!

Piloto de Testes laglemos's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Eu faço exatamente da mesma forma: temperatura da caldeira regulada nos 60 graus, sem uso do termostato. Chego a casa por volta das 18 horas e ligo a caldeira, ficando até às 23. Deixo-a programada para ligar às 6:30 para que quando me levantar já ter a casa aquecida. Fatura mensal à volta dos 100€.
    É claro que desta forma não dá para andar pela casa em cuecas! Mas também não acho que seja necessário, e é possível andar vestido com uma roupa simples e confortável (pijama por ex. )

Piloto de Troféu rcontra's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

O sistema de aquecimento deve estar sempre ligado para aproveitar a inercia da casa.
    As primeiras horas em que o aquecimento está ligado, vão ser para aquecer não só o ar, mas também as paredes, teto, chão,etc. Se eztivermos sempre a ligar e desligar o aquecimento, a caldeira terá que aquecer novamente estes elementos, pelo que gastará mais energia para o fazer.
    O correto é selecionar uma temperatura de conforto quando a casa está ocupada (20°C, pe) e nas horas de não ocupação selecionar uma temperatura mais baixa (17°C). Deste modo temos o máximo conforto com custos não muito diferentes dos aqui apresentados.

Piloto de Fórmula 1
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post

tenho chão aquecido e deixo ligado 24/24 e o consumo acaba por ser o mesmo ou até mais baixo.

isto porque tenho a casa toda regulada para os 24º e a variação térmica é pouca.

se desligar durante x horas a temperatura irá cair e o consumo para voltar a recuperar será maior.

de qualquer forma acho que manter 22º~24º é suficiente, há quem regule para os 26º e isso pode fazer um aumento de consumo.

não esquecer que o calor/frio também se perde pelas janelas e portas se não forem de boa qualidade.

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por laglemos Ver Post
    Eu faço exatamente da mesma forma: temperatura da caldeira regulada nos 60 graus, sem uso do termostato. Chego a casa por volta das 18 horas e ligo a caldeira, ficando até às 23. Deixo-a programada para ligar às 6:30 para que quando me levantar já ter a casa aquecida. Fatura mensal à volta dos 100€.
    É claro que desta forma não dá para andar pela casa em cuecas! Mas também não acho que seja necessário, e é possível andar vestido com uma roupa simples e confortável (pijama por ex. )
    Para os aquecimentos centrais mais comuns, 60° é uma temperatura muito baixa.
    O rendimento da caldeira aumenta com o aumento da temperatura.
    Os radiadores também costumam estar calculados para um dt de 50°, pelo que se tiveres uma instalação das mais comuns em.Portugal, não estás a tirar o maior partido do sistema.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
    tenho chão aquecido e deixo ligado 24/24 e o consumo acaba por ser o mesmo ou até mais baixo.

isto porque tenho a casa toda regulada para os 24º e a variação térmica é pouca.

se desligar durante x horas a temperatura irá cair e o consumo para voltar a recuperar será maior.

Não, não é. São puras contas de matemática.

de qualquer forma acho que manter 22º~24º é suficiente, há quem regule para os 26º e isso pode fazer um aumento de consumo.

não esquecer que o calor/frio também se perde pelas janelas e portas se não forem de boa qualidade.
    24 é demasiado, 20-22 é o ideal.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
    O sistema de aquecimento deve estar sempre ligado para aproveitar a inercia da casa.
    As primeiras horas em que o aquecimento está ligado, vão ser para aquecer não só o ar, mas também as paredes, teto, chão,etc. Se eztivermos sempre a ligar e desligar o aquecimento, a caldeira terá que aquecer novamente estes elementos, pelo que gastará mais energia para o fazer.
    Mais uma vez incorreto.

O que a inércia acumula, a inercia também liberta, logo o somatório disto é nulo.

O que não é nulo, e permite poupança é que o diferencial de temperatura quando o aquecimento está desligado diminui, logo existe menos calor perdido para o exterior. é pura matemática.

Piloto de Provas de Perícia jcramalho's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Ou então transformar a casa numa passivhaus (casa passiva - https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_passiva), tendo um bom isolamento, um sistema de renovação de ar com recuperação de calor (tipo isto: https://www.youtube.com/watch?v=Fuv1PdJxbY8) e poucas necessidades de climatização, garantidas por um pequeno aparelho de AC.O sistema de ventilação tem uma importância chave no meio disto tudo, porque se abrirem as janelas para arejar a casa, já se foi o dinheiro que gastaram em climatização. Com este sistema, o ar velho é expulso, mas o calor é transferido para o ar novo, por um permutador de calor, não sendo perdido.Ou seja: conforto + eficiência energética. Se construírem casas novas por este padrão, estão no caminho certo. O que apregoam é que o preço da construção não excede os 10% do valor de uma construção tradicional. Na Costa Nova há uma casa dessas, que foi reabilitada com esse padrão e é possível ficar lá hospedado para experimentar isso.

Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Mais uma vez incorreto.

O que a inércia acumula, a inercia também liberta, logo o somatório disto é nulo.

O que não é nulo, e permite poupança é que o diferencial de temperatura quando o aquecimento está desligado diminui, logo existe menos calor perdido para o exterior. é pura matemática.
    Tens razão.
    Eu não percebo nada disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

Mesmo na GoldEnergy?

Sou cliente da galp.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Feb 2015

Por Defeito

E a luz com o aquecedor a óleo não lhe aumenta muito os valores ? Porque até e uma ideia boa

Acho que nem por isso... o aquecedor a óleo tem termostato e está sempre numa posição média-baixa.

É só mesmo para ajudar a elevar a temperatura ao final da tarde e a minorar o arrefecimento há medida que se aproxima a hora de nos irmos deitar.

De qualquer das formas, não tenho controlo rigoroso nos consumos e custos.

Piloto de Provas de Perícia ZeroZeroSete's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2015

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
    O aquecimento mais barato é gás natural

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •