Dar vitamina à Mitsubishi Space Star 1.9 DID

A mostrar resultados 1 para 19 de 19
Like Tree1Likes
  • 1 Post By Illusion

Título: Dar vitamina à Mitsubishi Space Star 1.9 DID

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2016

Talking Dar vitamina à Mitsubishi Space Star 1.9 DID

Boas pessoal, tenho uma Space Star 1.9 102cv de 2005 já vai para 2 anos e a máquina anda como se tivesse saído do stand à 5 anos, sempre muito suave sem ruídos e com alguma genica (se o turbo estiver sempre cheio, que é o caso 😂)

Os 102 cavalos estão um pouco "cansados" pois já percorreram 300.000kms... mas estes não se têm queixado muito, querem é matar a sede com gasóleo e sem fazer fumo.🐴

Após estes dois anos sempre a dar calor e de conhecer bem os limites da máquina decidi que é a altura certa para lhe dar alguma vitamina.💪

Eu sei que tem uma carrada de quilómetros mas eu conhecia o dono que trocava tudo a tempo e horas e nunca abusava daquela menina.

Sei que há uma versão do mesmo motor mas com 115cv, sabem dizer-me qual é a diferença? É fácil desbloquear esses cavalitos extras para levar esta carroça um pouco mais depressa?

Já ouvi falar de pessoal que punha isto a dar 160 e 170cv mas depois tinha de contar anedotas sobre a fiabilidade dela e tinha de pôr uma linha à frente porque as pessoas passavam por mim e diziam que era o comboio histórico do Douro a andar na A1 🚂🚬.

Obrigado pelo vosso tempo caros Petrolheads 👍

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

A versão de 115cv, tinha geometria variável.

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Então a única maneira de obter esses cavalos era trocando o turbo, certo?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
    Boas pessoal, tenho uma Space Star 1.9 102cv de 2005 já vai para 2 anos e a máquina anda como se tivesse saído do stand à 5 anos, sempre muito suave sem ruídos e com alguma genica (se o turbo estiver sempre cheio, que é o caso )

Os 102 cavalos estão um pouco "cansados" pois já percorreram 300.000kms... mas estes não se têm queixado muito, querem é matar a sede com gasóleo e sem fazer fumo.

Após estes dois anos sempre a dar calor e de conhecer bem os limites da máquina decidi que é a altura certa para lhe dar alguma vitamina.

Eu sei que tem uma carrada de quilómetros mas eu conhecia o dono que trocava tudo a tempo e horas e nunca abusava daquela menina.

Sei que há uma versão do mesmo motor mas com 115cv, sabem dizer-me qual é a diferença? É fácil desbloquear esses cavalitos extras para levar esta carroça um pouco mais depressa?

Já ouvi falar de pessoal que punha isto a dar 160 e 170cv mas depois tinha de contar anedotas sobre a fiabilidade dela e tinha de pôr uma linha à frente porque as pessoas passavam por mim e diziam que era o comboio histórico do Douro a andar na A1 .

Obrigado pelo vosso tempo caros Petrolheads 

Tanta coisa para restaurar cavalos cansados:

Limpar colector de admissão, limpar EGR, limpar o turbo, limpar o intercooler, limpar os injectores com ultra sons, velas, fora filtros e as coisas comuns.

E usar também o oleo correcto e bom.

Isto primeiro, o resto logo vês se precisas.
    Última edição por Illusion : 31-01-19 às 12:50:11
    nto gosta disto.

Piloto de Kart Zegasaki's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2019

Por Defeito

Segue as dicas do Illusion, primeiro uma boa manutenção e depois logo partes para uma repro por exemplo

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Obrigado pelas dicas Illusion. Já me tinham falado disso de limpar o escape mas também me disseram que era tempo perdido. Segundo sei pode-se dar calor com maçarico menos nos coletores porque há lá uma(s) peças que podem rachar.

Ela esta semana vai à oficina e vai levar discos e pastilhas à frente e filtro de óleo e gasóleo. Também já vi com o mecânico o livro para pormos o óleo certos e verifica-se que o certo é igual ao que já tinha.

Usei uma vez um aditivo de combustível para limpeza de injetores e não notei diferença.

O turbo vai ser reparado/ trocado por um igual porque não está bem em condições.

Em relação à limpeza do escape, é só usar o maçarico ou é preciso ter precauções?
    Última edição por Alberto567 : 31-01-19 às 17:46:11

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Tanta coisa para restaurar cavalos cansados:

...velas...
    Mudar velas para restaurar cavalos cansados num...diesel?

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Mudar velas para restaurar cavalos cansados num...diesel?
    Sim as de incandescencia.

Quantos carros não andam com uma ou mais estragadas a contaminar o óleo no arranque a frio.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Obrigado pelas dicas Illusion. Já me tinham falado disso de limpar o escape mas também me disseram que era tempo perdido. Segundo sei pode-se dar calor com maçarico menos nos coletores porque há lá uma(s) peças que podem rachar.

Ela esta semana vai à oficina e vai levar discos e pastilhas à frente e filtro de óleo e gasóleo. Também já vi com o mecânico o livro para pormos o óleo certos e verifica-se que o certo é igual ao que já tinha.

Usei uma vez um aditivo de combustível para limpeza de injetores e não notei diferença.

O turbo vai ser reparado/ trocado por um igual porque não está bem em condições.

Em relação à limpeza do escape, é só usar o maçarico ou é preciso ter precauções?
    Eu falei em limpeza do coletor de admissão, quanto muito o de escape que vai até ao turbo, mais que isso não faz diferença.

Aditivo de combustível é perda de tempo com essa quilometragem, é tirar fora e limpar com ultrassom.

Que óleo é o manual pede?

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

O coletor realmente era onde precisava mais mas é um bocado difícil o acesso porque está entre o motor e o "tablier".

O óleo foi 10-40W. As velas de incandescência são baratas? É fácil trocar?

Filtro de rendimento aconselham? Interfere na inspeção? Tendo em conta que o medidor de massa de ar vem depois, como entra + ar a centralina injeta + gasóleo, certo?
    Última edição por Alberto567 : 31-01-19 às 20:30:08

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

O coletor realmente era onde precisava mais mas é um bocado difícil o acesso porque está entre o motor e o "tablier".

Filtro de rendimento aconselham? Interfere na inspeção? Tendo em conta que o medidor de massa de ar vem depois, como entra + ar a centralina injeta + gasóleo, certo?

Podiam ter colocado 5W40...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Esse óleo não é de todo o melhor.

Um bom 5w40 ou um ainda melhor como o móbil 1 0w40 fs ou o Petronas 7000 0w40 darão melhores resultados.

https://www.oscaro.pt/pt/oleo-do-mot...22#/?vid=16089

https://www.oscaro.pt/pt/oleo-do-mot...32#/?vid=16089

O ar que entra no motor é determinado pelo turbo,mais nada.

Filtros xpto só contaminam a Maf. Usa uma boa marca como a mann filter e substitui confirme a marca aconselha ou antes.

https://www.oscaro.pt/pt/filtro-de-a...19#/?vid=16089

As velas custam 35-40€ as 4

https://www.oscaro.pt/pt/vela-de-pre...39#/?vid=16089

Isto foi so um exemplo para teres as referencias, pode haver lojas mais baratas.
    Última edição por Illusion : 01-02-19 às 08:13:55

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Obrigado pela informação Illusion. Em relação ao óleo eu falei isso com o mecânico para pôr um óleo diferente e de facto foi aquele 10-40w que me aconselhou porque ele tinha receio que o turbo fosse à vida porque ele está muito gasto.

O filtro de ar pus um normal. Não sei se foi de trocar o filtro do gasóleo mas sinto que tem um pouco mais de força.

As velas de incandescência também lhe sugeri trocar mas ele disse que só valia a pena trocar se estivessem estragadas.

Supondo que neste momento aplicava um chip daqueles de 30% ( ou seja cerca de 118cv), ia haver componentes que se iam estragar mais depressa, mas seriam de uma reparação fácil?

A nível de brigadas da GNR, eles iam dar conta dessa alteração se eu fosse mandado parar?

kpt
    kpt está offline
    Piloto de Rallye kpt's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2006
    ... Se Hondas é na Praia, então ... Localização: Praia, the Power of Dreams

Por Defeito

Obrigado pela informação Illusion. Em relação ao óleo eu falei isso com o mecânico para pôr um óleo diferente e de facto foi aquele 10-40w que me aconselhou porque ele tinha receio que o turbo fosse à vida porque ele está muito gasto.

O filtro de ar pus um normal. Não sei se foi de trocar o filtro do gasóleo mas sinto que tem um pouco mais de força.

As velas de incandescência também lhe sugeri trocar mas ele disse que só valia a pena trocar se estivessem estragadas.

Supondo que neste momento aplicava um chip daqueles de 30% ( ou seja cerca de 118cv), ia haver componentes que se iam estragar mais depressa, mas seriam de uma reparação fácil?

A nível de brigadas da GNR, eles iam dar conta dessa alteração se eu fosse mandado parar?
    O turbo está prestes a ir à vida? Mete um maior ou prepara o teu para mais potência numa casa de turbos, e reprograma a centralina.

Moderador Vanquish's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
    Sim as de incandescencia.

Quantos carros não andam com uma ou mais estragadas a contaminar o óleo no arranque a frio.
    E isso vai dar vitamina? Quanto muito vai proteger o motor, só.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Quando uma vela de incandescencia incha não sai e é preciso tirar a cabeça fora.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    E isso vai dar vitamina? Quanto muito vai proteger o motor, só.
    Proteger o motor = Manter a performance.

Pedestre
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Eu não queria ir para a opção de meter um turbo maior porque aí ia perder um pouco do regime em baixas porque demora mias tempo a encher.

Se trocar o turbo será mesmo para o de geometria variável e consequente alteração da centralina para o conseguir adaptar.

Neste momento procuro um acréscimo de 20cv e nada mais do que isso e essa parece-me ser a melhor solução mantendo a fiabilidade e performance.

Já sei que vou ter de trocar o óleo mais vezes.

Utilização de chip vs turbo de geometria, qual aconselham?

Piloto de Testes gmrg's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2014

Por Defeito

Eu não queria ir para a opção de meter um turbo maior porque aí ia perder um pouco do regime em baixas porque demora mias tempo a encher.

Se trocar o turbo será mesmo para o de geometria variável e consequente alteração da centralina para o conseguir adaptar.

Neste momento procuro um acréscimo de 20cv e nada mais do que isso e essa parece-me ser a melhor solução mantendo a fiabilidade e performance.

Já sei que vou ter de trocar o óleo mais vezes.

Utilização de chip vs turbo de geometria, qual aconselham?
    Tenho um veículo igual a esse mas de 2004 e já com 280000km feitos até agora.Ja tive box desde os 130000km até aos 275000km altura em resolvi fazer uma repro. O que notei eu de diferente da box para a repro? A box da os 20cv que pretendes sem gastares muito dinheiro e notas logo a diferença em baixas pois atinge a rotação do turbo muito mais rapidamente e economiza combustível pois fazia médias de 5,5L no máximo mas em velocidade de ponta pouco aumentou. Quanto a repro q tenho agora de há coisa de 5000km para cá notei o carro mais guloso (6,1L/100km) e mais recuperação em baixas pois há uma grande necessidade de trocar de mudancas num menor curto de espaço de tempo mas no entanto em 5a velocidade a velocidade de ponta aumentou diria eu +20km e isto tudo só com material de stock e que já vinha instalado no veículo de fábrica.

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •