Dar vitamina à Mitsubishi Space Star 1.9 DID

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  • 1 Post By Illusion

Título: Dar vitamina à Mitsubishi Space Star 1.9 DID

  1. #1
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    Talking Dar vitamina à Mitsubishi Space Star 1.9 DID

    Boas pessoal, tenho uma Space Star 1.9 102cv de 2005 já vai para 2 anos e a máquina anda como se tivesse saído do stand à 5 anos, sempre muito suave sem ruídos e com alguma genica (se o turbo estiver sempre cheio, que é o caso 😂)

    Os 102 cavalos estão um pouco "cansados" pois já percorreram 300.000kms... mas estes não se têm queixado muito, querem é matar a sede com gasóleo e sem fazer fumo.🐴

    Após estes dois anos sempre a dar calor e de conhecer bem os limites da máquina decidi que é a altura certa para lhe dar alguma vitamina.💪

    Eu sei que tem uma carrada de quilómetros mas eu conhecia o dono que trocava tudo a tempo e horas e nunca abusava daquela menina.

    Sei que há uma versão do mesmo motor mas com 115cv, sabem dizer-me qual é a diferença? É fácil desbloquear esses cavalitos extras para levar esta carroça um pouco mais depressa?

    Já ouvi falar de pessoal que punha isto a dar 160 e 170cv mas depois tinha de contar anedotas sobre a fiabilidade dela e tinha de pôr uma linha à frente porque as pessoas passavam por mim e diziam que era o comboio histórico do Douro a andar na A1 🚂🚬.

    Obrigado pelo vosso tempo caros Petrolheads 👍


  2. #2
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    A versão de 115cv, tinha geometria variável.

  3. #3
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    Então a única maneira de obter esses cavalos era trocando o turbo, certo?

  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
    Boas pessoal, tenho uma Space Star 1.9 102cv de 2005 já vai para 2 anos e a máquina anda como se tivesse saído do stand à 5 anos, sempre muito suave sem ruídos e com alguma genica (se o turbo estiver sempre cheio, que é o caso )

    Os 102 cavalos estão um pouco "cansados" pois já percorreram 300.000kms... mas estes não se têm queixado muito, querem é matar a sede com gasóleo e sem fazer fumo.

    Após estes dois anos sempre a dar calor e de conhecer bem os limites da máquina decidi que é a altura certa para lhe dar alguma vitamina.

    Eu sei que tem uma carrada de quilómetros mas eu conhecia o dono que trocava tudo a tempo e horas e nunca abusava daquela menina.

    Sei que há uma versão do mesmo motor mas com 115cv, sabem dizer-me qual é a diferença? É fácil desbloquear esses cavalitos extras para levar esta carroça um pouco mais depressa?

    Já ouvi falar de pessoal que punha isto a dar 160 e 170cv mas depois tinha de contar anedotas sobre a fiabilidade dela e tinha de pôr uma linha à frente porque as pessoas passavam por mim e diziam que era o comboio histórico do Douro a andar na A1 .

    Obrigado pelo vosso tempo caros Petrolheads 

    Tanta coisa para restaurar cavalos cansados:


    Limpar colector de admissão, limpar EGR, limpar o turbo, limpar o intercooler, limpar os injectores com ultra sons, velas, fora filtros e as coisas comuns.

    E usar também o oleo correcto e bom.


    Isto primeiro, o resto logo vês se precisas.
    Última edição por Illusion : 31-01-19 às 12:50:11
    nto gosta disto.

  5. #5
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    Segue as dicas do Illusion, primeiro uma boa manutenção e depois logo partes para uma repro por exemplo


  6. #6
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    Obrigado pelas dicas Illusion. Já me tinham falado disso de limpar o escape mas também me disseram que era tempo perdido. Segundo sei pode-se dar calor com maçarico menos nos coletores porque há lá uma(s) peças que podem rachar.

    Ela esta semana vai à oficina e vai levar discos e pastilhas à frente e filtro de óleo e gasóleo. Também já vi com o mecânico o livro para pormos o óleo certos e verifica-se que o certo é igual ao que já tinha.

    Usei uma vez um aditivo de combustível para limpeza de injetores e não notei diferença.

    O turbo vai ser reparado/ trocado por um igual porque não está bem em condições.

    Em relação à limpeza do escape, é só usar o maçarico ou é preciso ter precauções?
    Última edição por Alberto567 : 31-01-19 às 17:46:11

  7. #7
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    Tanta coisa para restaurar cavalos cansados:


    ...velas...
    Mudar velas para restaurar cavalos cansados num...diesel?

  8. #8
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    Mudar velas para restaurar cavalos cansados num...diesel?
    Sim as de incandescencia.

    Quantos carros não andam com uma ou mais estragadas a contaminar o óleo no arranque a frio.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
    Obrigado pelas dicas Illusion. Já me tinham falado disso de limpar o escape mas também me disseram que era tempo perdido. Segundo sei pode-se dar calor com maçarico menos nos coletores porque há lá uma(s) peças que podem rachar.

    Ela esta semana vai à oficina e vai levar discos e pastilhas à frente e filtro de óleo e gasóleo. Também já vi com o mecânico o livro para pormos o óleo certos e verifica-se que o certo é igual ao que já tinha.

    Usei uma vez um aditivo de combustível para limpeza de injetores e não notei diferença.

    O turbo vai ser reparado/ trocado por um igual porque não está bem em condições.

    Em relação à limpeza do escape, é só usar o maçarico ou é preciso ter precauções?
    Eu falei em limpeza do coletor de admissão, quanto muito o de escape que vai até ao turbo, mais que isso não faz diferença.

    Aditivo de combustível é perda de tempo com essa quilometragem, é tirar fora e limpar com ultrassom.

    Que óleo é o manual pede?

  10. #10
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    O coletor realmente era onde precisava mais mas é um bocado difícil o acesso porque está entre o motor e o "tablier".

    O óleo foi 10-40W. As velas de incandescência são baratas? É fácil trocar?

    Filtro de rendimento aconselham? Interfere na inspeção? Tendo em conta que o medidor de massa de ar vem depois, como entra + ar a centralina injeta + gasóleo, certo?
    Última edição por Alberto567 : 31-01-19 às 20:30:08

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
    O coletor realmente era onde precisava mais mas é um bocado difícil o acesso porque está entre o motor e o "tablier".

    O óleo foi 10-40W. As velas de incandescência são baratas? É fácil trocar?

    Filtro de rendimento aconselham? Interfere na inspeção? Tendo em conta que o medidor de massa de ar vem depois, como entra + ar a centralina injeta + gasóleo, certo?


    Podiam ter colocado 5W40...

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
    O coletor realmente era onde precisava mais mas é um bocado difícil o acesso porque está entre o motor e o "tablier".

    O óleo foi 10-40W. As velas de incandescência são baratas? É fácil trocar?

    Filtro de rendimento aconselham? Interfere na inspeção? Tendo em conta que o medidor de massa de ar vem depois, como entra + ar a centralina injeta + gasóleo, certo?
    Esse óleo não é de todo o melhor.

    Um bom 5w40 ou um ainda melhor como o móbil 1 0w40 fs ou o Petronas 7000 0w40 darão melhores resultados.

    https://www.oscaro.pt/pt/oleo-do-mot...22#/?vid=16089

    https://www.oscaro.pt/pt/oleo-do-mot...32#/?vid=16089

    O ar que entra no motor é determinado pelo turbo,mais nada.

    Filtros xpto só contaminam a Maf. Usa uma boa marca como a mann filter e substitui confirme a marca aconselha ou antes.

    https://www.oscaro.pt/pt/filtro-de-a...19#/?vid=16089

    As velas custam 35-40€ as 4

    https://www.oscaro.pt/pt/vela-de-pre...39#/?vid=16089



    Isto foi so um exemplo para teres as referencias, pode haver lojas mais baratas.
    Última edição por Illusion : 01-02-19 às 08:13:55

  13. #13
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    Obrigado pela informação Illusion. Em relação ao óleo eu falei isso com o mecânico para pôr um óleo diferente e de facto foi aquele 10-40w que me aconselhou porque ele tinha receio que o turbo fosse à vida porque ele está muito gasto.

    O filtro de ar pus um normal. Não sei se foi de trocar o filtro do gasóleo mas sinto que tem um pouco mais de força.

    As velas de incandescência também lhe sugeri trocar mas ele disse que só valia a pena trocar se estivessem estragadas.

    Supondo que neste momento aplicava um chip daqueles de 30% ( ou seja cerca de 118cv), ia haver componentes que se iam estragar mais depressa, mas seriam de uma reparação fácil?

    A nível de brigadas da GNR, eles iam dar conta dessa alteração se eu fosse mandado parar?

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
    Obrigado pela informação Illusion. Em relação ao óleo eu falei isso com o mecânico para pôr um óleo diferente e de facto foi aquele 10-40w que me aconselhou porque ele tinha receio que o turbo fosse à vida porque ele está muito gasto.

    O filtro de ar pus um normal. Não sei se foi de trocar o filtro do gasóleo mas sinto que tem um pouco mais de força.

    As velas de incandescência também lhe sugeri trocar mas ele disse que só valia a pena trocar se estivessem estragadas.

    Supondo que neste momento aplicava um chip daqueles de 30% ( ou seja cerca de 118cv), ia haver componentes que se iam estragar mais depressa, mas seriam de uma reparação fácil?

    A nível de brigadas da GNR, eles iam dar conta dessa alteração se eu fosse mandado parar?
    O turbo está prestes a ir à vida? Mete um maior ou prepara o teu para mais potência numa casa de turbos, e reprograma a centralina.

  15. #15
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    Sim as de incandescencia.

    Quantos carros não andam com uma ou mais estragadas a contaminar o óleo no arranque a frio.
    E isso vai dar vitamina? Quanto muito vai proteger o motor, só.

  16. #16
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    Obrigado pela informação Illusion. Em relação ao óleo eu falei isso com o mecânico para pôr um óleo diferente e de facto foi aquele 10-40w que me aconselhou porque ele tinha receio que o turbo fosse à vida porque ele está muito gasto.

    O filtro de ar pus um normal. Não sei se foi de trocar o filtro do gasóleo mas sinto que tem um pouco mais de força.

    As velas de incandescência também lhe sugeri trocar mas ele disse que só valia a pena trocar se estivessem estragadas.

    Supondo que neste momento aplicava um chip daqueles de 30% ( ou seja cerca de 118cv), ia haver componentes que se iam estragar mais depressa, mas seriam de uma reparação fácil?

    A nível de brigadas da GNR, eles iam dar conta dessa alteração se eu fosse mandado parar?
    Quando uma vela de incandescencia incha não sai e é preciso tirar a cabeça fora.

  17. #17
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    E isso vai dar vitamina? Quanto muito vai proteger o motor, só.
    Proteger o motor = Manter a performance.

  18. #18
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    Eu não queria ir para a opção de meter um turbo maior porque aí ia perder um pouco do regime em baixas porque demora mias tempo a encher.

    Se trocar o turbo será mesmo para o de geometria variável e consequente alteração da centralina para o conseguir adaptar.

    Neste momento procuro um acréscimo de 20cv e nada mais do que isso e essa parece-me ser a melhor solução mantendo a fiabilidade e performance.

    Já sei que vou ter de trocar o óleo mais vezes.

    Utilização de chip vs turbo de geometria, qual aconselham?

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por Alberto567 Ver Post
    Eu não queria ir para a opção de meter um turbo maior porque aí ia perder um pouco do regime em baixas porque demora mias tempo a encher.

    Se trocar o turbo será mesmo para o de geometria variável e consequente alteração da centralina para o conseguir adaptar.

    Neste momento procuro um acréscimo de 20cv e nada mais do que isso e essa parece-me ser a melhor solução mantendo a fiabilidade e performance.

    Já sei que vou ter de trocar o óleo mais vezes.

    Utilização de chip vs turbo de geometria, qual aconselham?
    Tenho um veículo igual a esse mas de 2004 e já com 280000km feitos até agora.Ja tive box desde os 130000km até aos 275000km altura em resolvi fazer uma repro. O que notei eu de diferente da box para a repro? A box da os 20cv que pretendes sem gastares muito dinheiro e notas logo a diferença em baixas pois atinge a rotação do turbo muito mais rapidamente e economiza combustível pois fazia médias de 5,5L no máximo mas em velocidade de ponta pouco aumentou. Quanto a repro q tenho agora de há coisa de 5000km para cá notei o carro mais guloso (6,1L/100km) e mais recuperação em baixas pois há uma grande necessidade de trocar de mudancas num menor curto de espaço de tempo mas no entanto em 5a velocidade a velocidade de ponta aumentou diria eu +20km e isto tudo só com material de stock e que já vinha instalado no veículo de fábrica.

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