Boa tarde! Gostaria de poder tirar algumas dúvidas caso fosse possível. Já andei a pesquisar algumas coisas aqui no fórum, mas acho que ainda tenho algumas dúvidas.Tenho um Renault Clio 1.9 série II de 1999 com 400 mil km. Queria agora mudar-lhe o óleo. Como já li existe o óleo sintético, semi sintético e sintético. O fabricante diz que se deve por um 15w40 que supostamente é óleo mineral. Mas então quer dizer que não posso por um sintético para fazer mais km?Os sintéticos são mais viscosos? É que o carro verte um pouco de óleo e apesar de todos os mecânicos que já fui me disseram que não vale a pena tentar reparar isso, penso que talvez um óleo mais viscoso diminua o problema. Muito obrigado por tudo e peço desculpa pelo texto grande!!!
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Tenho um igual, desconheço a utilização do 15W40, ou é 10W40 ou 5W40.
Meti-lhe este e já no 1.5dci também anda com este: 5W40 Oil - Synthetic Engine Oil EVOLUTION 900 SXR - ELF
https://www.autopartslogistic.com/ev...40EVO*5_ta-ELF
Com a troca do filtro, tens de colocar 5,5L.
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Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver PostTenho um igual, desconheço a utilização do 15W40, ou é 10W40 ou 5W40.
Meti-lhe este e já no 1.5dci também anda com este: 5W40 Oil - Synthetic Engine Oil EVOLUTION 900 SXR - ELF
https://www.autopartslogistic.com/ev...40EVO*5_ta-ELF
Com a troca do filtro, tens de colocar 5,5L.
Desde já agradeço bastante a sua resposta. Pode-me esclarecer mais algumas coisas se faz favor?
Esses óleos dão para fazer 10000 ou 20000 km? Aconselha-me marca Elf?
Ah! Já agora, tenho ouvido falar que neste carro é normal verter óleo? O seu também tem o mesmo problema? Acho que é um pouco mentira.
Quando é que costuma mudar o filtro do gasóleo?
Contudo apesar de verter óleo este carro é uma máquina de guerra!!!!Editado pela última vez por aidos; 24 February 2019, 20:09.
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15mil kms máximo, óleo e filtro do óleo. Qualquer marca, desde que sejam óleos de qualidade.
Filtro do gasóleo dura 60mil kms, mas vou trocá-lo aos 30mil, um aditivo a cada 7500kms, combustível de qualidade e nunca deixar o carro chegar à reserva.
Verter/babar, pode ser alguma junta a ceder, isto se o parafuso do carter (onde sai o oleo do motor), ou o filtro do oleo, estiverem apertados como deve ser.
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Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post15mil kms máximo, óleo e filtro do óleo. Qualquer marca, desde que sejam óleos de qualidade.
Filtro do gasóleo dura 60mil kms, mas vou trocá-lo aos 30mil, um aditivo a cada 7500kms, combustível de qualidade e nunca deixar o carro chegar à reserva.
Verter/babar, pode ser alguma junta a ceder, isto se o parafuso do carter (onde sai o oleo do motor), ou o filtro do oleo, estiverem apertados como deve ser.
Adoro o meu carro. Como sou um pouco leigo nestas coisas nem sabia dessa parte de nunca deixar ir à reserva!!!
Se fosse você, acha que valia a pena tentar insistir para me tratarem deste problema do óleo? O carro também já tem muitos km
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Esse motor é básico,10w40, ou 5w40 com norma ACEA A3/B4.
Como referido anteriormente e bem,mudas no máximo a cada 15kkm.
Se fizeres trajetos curtos que o motor não atinja a temperatura de funcionamento ideal,encurta as mudas para cada 10kkm.
Esse motor muda anticongelante a cada 48meses,o recomendado é a norma Renault Type D.
Óleo da caixa salvo erro a cada 36meses.
Muda do filtro de gasóleo a cada 30kkm.
Fluído dos travões a cada 24 meses/40kkm,o que vier primeiro.
Filtro de ar muda no máximo a cada 30kkm,filtro de habitáculo (se tiver),muda a cada 15kkm/1 ano.
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Originalmente Colocado por PSoares Ver PostO óleo da caixa usa um 75w80.
O indicado pela é o Elf NFJ 75W80,mas outro qualquer que cumpra viscosidade e normas servirá perfeitamente.
Será que me pode tirar uma dúvida? Quantos litros dele leva a caixa? Já sinto um pouco de dificuldade em por as mudanças!
Muito obrigado
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Originalmente Colocado por BlackDrako Ver Post3,4 litros de oleo na caixa de velocidades.
O 5W40 para o motor 1.9D não é recomendado pela marca.
Desde já muito obrigado pela resposta amigo BlackDrako.
Aconselha e remover todo o óleo da caixa de velocidades ou só repor o que falta?
Relativamente ao óleo do motor, posso estares enganado, mas no livro de instruções acho que diz que pode ser 5W40. Eu já tiro foto e já ponho aqui!
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Originalmente Colocado por aidos Ver PostDesde já muito obrigado pela resposta amigo BlackDrako.
Aconselha e remover todo o óleo da caixa de velocidades ou só repor o que falta?
Relativamente ao óleo do motor, posso estares enganado, mas no livro de instruções acho que diz que pode ser 5W40. Eu já tiro foto e já ponho aqui!
Deduzo que coloquei o modelo e motor correcto, Clio II, motor 1.9D
Mas pode não estar correcto, se o teu manual diz que o teu motor pode levar 5W40, então é a informação do teu manual que conta.
Quanto ao oleo de caixa, eu faria as coisas em condições, tirava o óleo da caixa todo e punha novo obviamente.
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Originalmente Colocado por BlackDrako Ver PostEu guiei-me pelo AutoData..
Deduzo que coloquei o modelo e motor correcto, Clio II, motor 1.9D
Mas pode não estar correcto, se o teu manual diz que o teu motor pode levar 5W40, então é a informação do teu manual que conta.
Quanto ao oleo de caixa, eu faria as coisas em condições, tirava o óleo da caixa todo e punha novo obviamente.
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Originalmente Colocado por aidos Ver PostNão existe nenhum óleo que dê para 20000 KM para este carro?
Muito obrigado
Mas troca a cada 15 mil.
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Originalmente Colocado por aidos Ver PostAssim a minha dúvida já está tirada! Pensava que era o óleo que colocavamos que mandava!
Muito obrigado pela ajuda.
Um motor antigo, suja mais que um novo. Logo, há mais sujidade suspensa no óleo do motor antigo que num novo (mais eficiente, folgas menores, ...).
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