Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hilux - água sai pelo reservatório

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Hilux - água sai pelo reservatório

    Boa tarde.

    Venho aqui expor o meu problema, visto os "sintomas" não apontarem directamente para uma avaria.

    - Tenho uma hilux 2.4td, e realmente é uma maquina com a fiabilidade digna da marca TOYOTA. Nunca deu problema nenhum, nunca foi preciso apertar um parafuso (nem lâmpadas me lembro de lhe mudar) revisões a tempo e horas, gasóleo lá para dentro e tá pronta.
    Porém um dia, numa viagem e de 50km e sem que nada o fizesse prever numa descida, circulava a uns 80km/h, começou a fazer um barulho estranho e morreu! Desde que começou a fazer o dito barulho até o motor parar demorou uns 10 segundos. Dei à chave uma vez para ver se o motor virava e percebi que não! Foi para a oficina e o expectável aconteceu, correia de distribuição partida, o parafuso do afinador desaparafusou-se meteu-se entre o carreto da cambota e da correia que a obrigou a partir. Desmontou-se a colaça, foi para a rectificadora e levou tudo novo, válvulas guias tuches, tudo que devia e era aconselhável levar. Foi montada e toca a rodar. O problema surge aqui, na primeira viagem feita em auto-estrada foi criando pressão ate que a água começa a sair pelo respiro do reservatório da água. Em suma a carrinha já andou uns 3000km e só deita a água fora quando circula em alta, em baixa (cidade) e TT o nível não mexe. Já substituí termostato, tampa do radiador e continua tudo na mesma, já subi uma serra com a carrinha carregada com a tracção ligada nas lentas e nada, o nível matem-se. Relativamente ao ponteiro da temperatura nunca mexeu, em nenhuma das circunstancias. Gostava de saber a opinião de alguém, já que ( a colaça não deve estar partida) tendo ligado para a rectificadora, que quando montou a cabeça me disse que a testou e que não tinha problema algum.

    Obrigado

    #2
    O liquido de refrigeração é o adaquado? Original toyota ou equivalente G13?

    As pás da bomba estão boas?

    O radiador esta limpo e desentupido?

    Comentário


      #3
      Boa tarde, a bomba creio estar boa, foi trocada há menos de 20 000km / 2 anos. Relativamente ao radiador, como a água sai tão limpa tb nunca pus isso em questão, agora quanto ao liquido.... confesso, foi o primeiro que encontrei na prateleira da loja. (vou troca-lo imediatamente).

      Comentário


        #4
        Quando joga agua para fora o ponteiro da temperatura tambem sobe?

        Comentário


          #5
          O ponteiro da temperatura nunca sobe, nunca subiu.

          Comentário


            #6
            Pelo liquido refrigeração ou o motor quando jorra agua fora notas estar mais quente que o normal? Agua que jorra fora esta fervendo ou simplesmente quente?
            Faço estas perguntas para excluir hipoteses e chegar mais perto onde esta o problema

            Comentário


              #7
              A água está quente mas não a ferver, até porque eu já vi algumas vezes a carrinha a pingar e fui ver a agua que vem do tubo ladrão, quente mas parece não ferver.

              Comentário


                #8
                é o seguinte, se o ponteiro da temperatura do quadrante mantem-se normal em todas as circunstancias funcionamento o carro nao aquece, excluimos problemas na bomba de agua, ventoinha, termostato, e liquido refrigeraçao. O carro deve jorrar agua so em alta rotaçao nao pelo aquecimento mas sim por pressao no circuito de agua provavelmente esta escapando alguma compressao que vem das camaras de combustao e na qual so se faz sentir em rotaçao alta. Em baixa rotaçao essa pressao existe em menor caudal e vai aliviando pela tampa radiador e quando essa pressao aumenta jorra agua. Espero estar errado mas suspeito que é daí possa advir o problema que nao facil detectar, pode ser pela junta da cabeça como fisura interna na cabeça, micro fisura na camisa do bloco...
                Editado pela última vez por Rools; 07 March 2019, 16:59.

                Comentário


                  #9
                  Poderas fazer um teste, quando andares com carro numa situaçao normal, encostas o carro num estacionamento ceu aberto de preferencia longe de populaçao e mantens por um tempo a aceleraçao constante e alta mas sem chegar redline por uns 3 minutos e depois vais ver se saiu agua pra fora, se for caso comprova-se o que foi acima dito

                  Comentário


                    #10
                    Se for pressão (passagem pela junta) é possível ser falta de aperto ou aperto errado? é possível "reapertar" a colaça? é estranho carro nunca ter problemas de aquecimento, foi reparado mas não teve nada a ver com aquecimentos, e depois da reparação ficar com este problema?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vilau Ver Post
                      Se for pressão (passagem pela junta) é possível ser falta de aperto ou aperto errado? é possível "reapertar" a colaça? é estranho carro nunca ter problemas de aquecimento, foi reparado mas não teve nada a ver com aquecimentos, e depois da reparação ficar com este problema?
                      Sim é possível a cabeça ter sido mal apertada, com torques ou ângulos errados. Ou então a cabeça tinha parafusos que deformam plasticamente, e a oficina reutilizou os antigos

                      Como o Rools disse, o teu problema é demasiada pressão no circuito de refrigeração. Essa pressão é causada por gases de escape que entram no circuito, que podem vir da junta da cabeça, bloco, etc

                      Comentário


                        #12
                        O problema pode ter sido ocasionado quando a quebra da correia ou alguma falha na reparação. Apertos na cabeça sao específicos que é dado nao necessitando reaperto

                        Comentário


                          #13
                          Eu acompanhei toda a reparação....os pernos são novos, eu ainda tenho numa caixa todos os componentes substituídos, entre eles os pernos. Eu sou um curioso na mecânica, e disse-lhe ao mecânico que gostava de ver quando ele fizesse a montagem, e vi, alias ele pediu-me com corrector (tinta branca) que lhe ajudasse na marcação dos pernos, eu vi fazer o trabalho, o aperto e os graus conforme o papel que vinha com a junta.....é muito estranho.....

                          Comentário


                            #14
                            O facto presenciares a reparação não evita que algo corra mal. É daquelas coisas nao é perceptível a primeira vista julgamos estar tudo bem e afinal alguma coisa nos escapou. Tenta falar com mecânico ver que ele diz e vais seguindo as orientações ate ver se ha necessidade de fazer algo mais no carro. Boa sorte

                            Comentário


                              #15
                              Ok, e relativamente aos "reapertos" é possivel faze-los? eu também acredito cada vez mais que deva ser compressão a escapar....

                              Comentário


                                #16
                                Vê como está o óleo e a "água" (líquido de refrigeração). Se nenhum deles tiver indicio de estar misturado com o outro, deixo outra sugestão que me parece que ainda não foi mencionada.

                                Pode não dar em nada mas eu começava por trocar a tampa por onde escapa o líquido sob pressão. É que estas tampas têm válvulas que supostamente aguentam até determinada pressão antes de deixar escapar mas por vezes com a idade passam a aguentar menos pressão, mais próxima da que é normal no regular funcionamento do motor.

                                A partir daí em vez de só haver escape de líquido com pressões bem acima do normal, a que o motor em princípio não chega, pode passar a perder até com níveis de pressão comuns.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bom dia GustavoAlmeida, já troquei a tampa do radiador, a água vaza pelo tubo do respiro do reservatório de água (vulgo tubo ladrão), não é por nenhuma tampa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ok, e relativamente aos "reapertos" é possivel faze-los? eu também acredito cada vez mais que deva ser compressão a escapar....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há quem diga que não se deve reapertar... mas ausculta a opinião mais abalizada de quem fez a reparação e pergunta se o bloco poderá estar rachado...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vilau Ver Post
                                        Ok, e relativamente aos "reapertos" é possivel faze-los? eu também acredito cada vez mais que deva ser compressão a escapar....
                                        É, mas tem de levar pernos todos novos. Os pernos da cabeça são "elásticos" e por norma só os podes apertar 1x. Mais do que isso e sujeitas-te a que partam quando não devem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boa tarde!

                                          Por acaso conhecem algum liquido reagente ao monóxido de carbono, que se mistura na água do carro para perceber se realmente é compressão que passa para o circuito?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vilau Ver Post
                                            Boa tarde!

                                            Por acaso conhecem algum liquido reagente ao monóxido de carbono, que se mistura na água do carro para perceber se realmente é compressão que passa para o circuito?
                                            Sim a maioria das oficinas tem isso, é uma das formas de verificar passagem na junta ou cabeça estalada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso sabe que liquido é esse?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Vê apartir do minuto 6:25....

                                                https://www.youtube.com/watch?v=wsrvBv2OKc0

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                                  Sim é possível a cabeça ter sido mal apertada, com torques ou ângulos errados. Ou então a cabeça tinha parafusos que deformam plasticamente, e a oficina reutilizou os antigos

                                                  Como o Rools disse, o teu problema é demasiada pressão no circuito de refrigeração. Essa pressão é causada por gases de escape que entram no circuito, que podem vir da junta da cabeça, bloco, etc
                                                  Nem sempre.

                                                  Basta que o circuito tenha uma fuga seja ela onde for, não precisa de ser na cabeça/junta.
                                                  O circuito nestes carros é fechado e deve-se manter como tal, qualquer fuga é suficiente para fazer ganhar pressão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O problema disso é que foi mal reparado e a solução é abrir novamente.

                                                    Fora disso é andar a perder tempo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pois.... mas foi tudo feito com um cuidado tremendo, levou tudo novo, todas as peças, juntas de descarbonização, afinados injetores, foi feita uma revisão completa e à maneira e o resultado foi este... ;(

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vilau Ver Post
                                                        Pois.... mas foi tudo feito com um cuidado tremendo, levou tudo novo, todas as peças, juntas de descarbonização, afinados injetores, foi feita uma revisão completa e à maneira e o resultado foi este... ;(
                                                        Sabes, ha coisas que nós nos convecemos que esta tudo correr bem e ha falhas, e isso acontece ate aos melhores, é dificil eliminar quase totalidade probabilidades de algo correr mal. Isso é um bom carro, vale a pena a sua reparação so desta vez com mais minuciosidade

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não querendo contradizer-te, tens mesmo a garantia que a cabeça foi testada?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu não vi testa-la, mas paguei esse serviço, fui leva-la e busca-la eu em mão à rectificadora!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X