Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fiat Panda 1.3 Multijet 169 - Óleo do Motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fiat Panda 1.3 Multijet 169 - Óleo do Motor

    Boas a todos,
    Eu vi noutros fóruns/tópicos o pessoal a dizer que o óleo 10w40 não era o mais indicado para este carro, sendo o 5w40 o recomendado. É um motor diesel multijet 188A8000, versão 169 (carro de 2010, não é a versão mais recente). Li que o óleo 10w40 pode interferir no arranque a frio, nos consumos, na própria lubrificação de componentes, etc...A verdade é que o carro acabou de completar 170.000 KM, e na última revisão colocaram o 10w40 (e presumo que antes devia ser usado o mesmo, pois tenho o carro apenas desde os 155.000 Km)...
    No site da BP, por exemplo, recomendam o BP Visco 7000 C 5W-40. Nem sei se é o mais adequado ou não, em termos da marca, até porque noutros sites vejo o EDGE 5W-40, entre outros...Comprei o carro sem o manual, por isso não posso verificar (um erro fatal da minha parte, que não se tornará a repetir em aquisições futuras). Pior do que isso, foi eu nem ter exigido o comprovativo de todas as revisões antecedentes, desde novo (foi comprado "agora" em 2ª mão num stand).
    Alguém sabe algo acerca deste assunto, se seria recomendado mudar para o 5w40 ou não (visto que o carro já tem alguns KM e pode começar a beber muito óleo, digo eu)? Obrigado!

    P.S.: Nos meses de novembro, dezembro, janeiro, o carro chegou a dar uns problemas de arranque umas 6-8 vezes, em que custava muito a pegar (dava-se à chave e era preciso várias tentativas para pegar). Eu espero sempre aquele tempinho de as luzes do painel desligarem, antes de ligar. O carro, ainda em garantia, foi até ao stand, e na máquina não detectaram nenhum problema. Entretanto, a partir de janeiro nunca mais aconteceu. Já para não falar de outras inúmeras avarias, problemas e substituições que tiveram de ser efectuadas em poucos meses (carro adquirido em julho de 2018). Não sei se o tipo de óleo pode interferir nisto ou não...chegaram a dizer-me que podia ser a EGR suja, mas não sei, nunca mais aconteceu. Obrigado, mais uma vez.

    #2
    Esse motor usa 5w40 com a norma fiat, também podendo ser a norma "dexos2"

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
      Esse motor usa 5w40 com a norma fiat, também podendo ser a norma "dexos2"
      Então, alguem sabe me dizer se o SELÉNIA WR 5W40 é bom? Eu presumo que esse seja o indicado até pela marca para o veículo em questão, mas lá está, nem consigo confirmar se a norma desde carro é mesmo a 9.55535-N2 (presumo que sim)...Mas será que não há outro óleo com qualidade-preço superior ou equivalente? Na verdade, eu quero é mesmo um óleo bom e adequado...Cobraram-me exatamente 35€ por um HX7 10W40 na oficina do stand, que compram por uma dúzia de trocos...Portanto nem me importo de pagar montantes em torno desses valores, desde que SEJAM ADEQUADOS PARA O CARRO EM QUESTÃO...Obrigado pelas sugestões!!

      Comentário


        #4
        Uma coisa é certa... não uses um 10W40...

        Mas a ideia que tenho (questão de confirmar), é que o mais adequado será o 5W30... mas a confirmar.
        Editado pela última vez por nto; 11 April 2019, 19:17.

        Comentário


          #5
          Já agora, há um tópico dedicado à temática dos óleos:


          https://forum.motorguia.net/boxes/33...30-a-1314.html

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Já agora, há um tópico dedicado à temática dos óleos:


            https://forum.motorguia.net/boxes/33...30-a-1314.html
            Muito obrigado ;)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por igorpestana Ver Post
              Muito obrigado ;)


              Ora essa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por igorpestana Ver Post
                Então, alguem sabe me dizer se o SELÉNIA WR 5W40 é bom? Eu presumo que esse seja o indicado até pela marca para o veículo em questão, mas lá está, nem consigo confirmar se a norma desde carro é mesmo a 9.55535-N2 (presumo que sim)...Mas será que não há outro óleo com qualidade-preço superior ou equivalente? Na verdade, eu quero é mesmo um óleo bom e adequado...Cobraram-me exatamente 35€ por um HX7 10W40 na oficina do stand, que compram por uma dúzia de trocos...Portanto nem me importo de pagar montantes em torno desses valores, desde que SEJAM ADEQUADOS PARA O CARRO EM QUESTÃO...Obrigado pelas sugestões!!
                Diz que os Multijet se dão bem com Castrol. Pelo menos o daqui de casa nunca teve problemas.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X