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    Apresentação

    Bom dia a todos,

    Sou da zona do Montijo e sou dono de uma scenic 2 1.5 tdci 105 cv de 2006.

    Ela tem apresentado passado algum tempo após a compra diversos problemas, sendo que o que mais me incomoda é a notória falta de potência para a cavalagem que supostamente têm.

    Assim passo a citar por tópicos alguns dos sintomas na esperança que alguém, que tenha passado pelo mesmo, me possa ajudar:

    1º Lento desenvolvimento de velocidade sendo necessário esmagar o pedal acelerador para conseguir alguma velocidade;

    2º Nas subidas nao necessáriamente subidas de grande acentuação nota-se uma grande perca de velocidade mesmo quando o carro vai embalado, em subidas acentuadas em especial quando se está parado num semáforo, já tive situações em que o carro dava mostras de estar prestes a ir abaixo quando tentava subir subidas de grande acentuação em 2ª , tendo sido necessáro subir tudo em 1ª;

    3º Há cerca de semana e meia atrás, o CB assinalou um erro " DEFICIÊNCIA ELECTRÓNICA", erro esse que aparece e desaparece constantemente sem perceber porquê;

    4º Recentemente, apareceu outro novo sintoma, sendo que em marcha o carro por vezes sinto ele como que a travar sem no entanto ter carregado no pedal travão, esta situação acontece quase diariamente, aleatoriamente, tanto em baixas como em altas, a unica forma de sair deste estao é pr si proprio ou quando persiste mais que uns 2 ou 3 segundos deixar de acelerar e voltar a acelerar;

    5º Há um ruido de algo a abrir e a fechar por detrás do rádio/chauffage que noto antes de arrancar;

    6º Noto uma grande vibração ao trabalhar em relanti em especial a frio, bem como um chiar estranho que desconfio talvez seja poli correia de acessorios ou alternador, tal é a vibração que noto uma das escovas a mexer bem como o espelho do condutor.


    Desde que comprei o carro ele ja fez o seguinte:

    - Oleo e filtro de oleo
    - Filtro de Ar + Filtro de Gasóleo
    - Velas + Radiador de óleo
    - Radiador
    - Limpeza de EGR
    - Substituição de massa de ar
    - Substituição de apoios de motor superiores
    - Substitução de apoios de escape traseiros
    - Verificação turbo

    Existe uma fuga de óleo confirmada num tubo que transporta o oleo do turbo para o carter senao estou errado !!! Há dias foi a uma oficina e utilizou-se 3 máquinas diferentes (1 delas com clip Renault), sendo que em nenhuma acusa erro que descortine o porquê da falta de potência ou o erro de DEFICIÊNCIA ELECTRÓNICA. A máquina BOSCH acusou 2 erros, um delos senao me falha a memória era PO505 ou algo género.
    A essoa que levu a maquina com o clip RENAULT estranhou o facto de não ter acusado em memoria os erros pois segundo ele mesmo apos serem apagados, haveria historico dos mesmos

    #2
    Se não há registo dos erros não será a centralina nas couves?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
      Se não há registo dos erros não será a centralina nas couves?
      Não faço ideia, pois é a 1ª vez que oiço essa hipotese. O carro ficou esta manhã no mecânico e vai se verificar a fundo a EGR (limpeza e funcionamento).

      Comentário


        #4
        Como é que estará a MAF?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CookieMons73r Ver Post
          Não faço ideia, pois é a 1ª vez que oiço essa hipotese. O carro ficou esta manhã no mecânico e vai se verificar a fundo a EGR (limpeza e funcionamento).
          Ponho esta hipótese devido à ausência de erros/incapacidade de ler a centralina

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Como é que estará a MAF?

            Ele disse que se mudou a MAF, mas já que vai limpar a EGR também pode limpar a MAF

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CoelhoImprudent Ver Post
              Ele disse que se mudou a MAF, mas já que vai limpar a EGR também pode limpar a MAF


              Passou-me ao lado.

              Comentário


                #8
                Malta .. actualização

                Afinal segundo o mecânico a EGR encontrava-se limpa e sem quase qualquer carvão no entanto o outro mecânico que a limpou não a testou .. supostamente claro .. e a mesma estava já defunta.

                O mecânico agora propõe duas opções...

                1° anular a EGR seguido de reprogramação

                Ou

                2° Comprar uma nova e reprogramar

                Qual das opções será a melhor?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CookieMons73r Ver Post
                  Malta .. actualização

                  Afinal segundo o mecânico a EGR encontrava-se limpa e sem quase qualquer carvão no entanto o outro mecânico que a limpou não a testou .. supostamente claro .. e a mesma estava já defunta.

                  O mecânico agora propõe duas opções...

                  1° anular a EGR seguido de reprogramação

                  Ou

                  2° Comprar uma nova e reprogramar

                  Qual das opções será a melhor?
                  105 cv não é nada de especial mas andar a inventar repros num 1.5 não me parece boa ideia. Não sei se o motor/centralina vai gostar de andar sem egr, pode dar raia nas IPO.

                  Comentário


                    #10
                    Bem vindo!

                    Comentário


                      #11
                      Parabéns pela máquina, tenho uma de 2006, fase 2, com 278mil kms e a funcionar em pleno, tive sorte até agora.

                      Comprava uma egr e montava, e verifica se o falhanço ainda continua.

                      Comentário


                        #12
                        Numa 1.5DCI 100cv da família simplesmente anulei a EGR com uma chapa de metal e não foi preciso mexer na eletrónica, não mostra qualquer erro. A resposta do acelerador também melhorou significativamente.

                        Comentário


                          #13
                          Bem passadas algumas semanas eis o update:

                          Supostamente o dono do stand a meu pedido substituiu a EGR, e o carro mostrou ligeiras melhorias, no entanto passado 2 semanas após a substituição o carro voltou a mostrar 2 erros no computador de bordo "Deficiência Electrónica" e "Regulador Velocidade Deficiente".
                          E gradualmente após ter ressurgido estas mensagens o carro voltou a ficar amorfo e como que preso, e noto pioras a cada dia.
                          De tal forma que hoje custa a passar dos 96kmh. Quando tento puxar por ele noto um som de motor/escape parecido cm som de carro desportivo a gasolina, uma maior vibração ao relanti e a condução iria jurar que parece que o carro leva um atrelado pesado atrás e ou que está a travar em andamento, por ultimo seja qual for a mudança ou velocidade de vez em quando em aceleração a mesma tem uma pausa de 1 segundo cm que se o motor tivesse parado/engasgado dando sensação de ligeira travagem.
                          Há dias tive na Bosch perto de mim e fizeram 1 diagnóstico que deu os seguintes erros:

                          - Deficiência na válvula stop
                          - Controle recirculação gases escape - EGR
                          - Sensor de pos. recicl. gases escape

                          Gostava agora que me dessem dicas/ideias do se trata este problema caso contrário terei que arriscar na Bosch ou Renault.

                          A Bosch entregou-me um orcamento de 803 euros cm IVA pra td*
                          cm desconto 15%

                          Cm todo este problema tenho notado um ruido um trabalhar de motor diferente com adição também de notar um chiar que vem creio denuma das polis do alternador ou acessórios.*

                          Alguém me dá umas dicas de como safar este problema, ando cm a cabeça em agua cm tudo isto, pois não ando abonado... recem div cm casa nova e outros problemas não há #$ que aguente pah.

                          Saudações e bom feriado a todos.

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