Boa tarde a todos, sou leitor do fórum há vários anos, mas só agora me registei por precisar de ajuda. Não sei se este é o local certo para fazer o tópico, caso não seja agradeço aviso para alterar ou remover.
Mora lá em casa um 206 1.4 Hdi que já passou a barreira dos 550 mil. O motor/turbo nunca levou nenhuma intervenção e o carro está a trabalhar, continua a fazer 200/300 km por dia. Tem levado, ao longo dos anos, material de desgaste que se foi estragando: eixo traseiro; tirantes de caixa; motor de arranque; alternador; radiador; termostato; EGR...
No entanto está agora a precisar de algumas intervenções: a suspensão está uma lástima; a embraiagem ja está a patinar; a proteção térmica que cobre o turbo e o coletor foi removida por se ter começado a consumir (estava empastada de óleo e começou a 'arder'). Além disto a cabeça está um pouco suja de óleo e noto que a zona perto da correia tambem já tem óleo, tenho receio de começar a estragar a correia e eventualmente partir ou saltar fora. O canhão da ignição deve ter os linguetes gastos e prende a chave ao retirar. À parte disto o carro não faz ponta de fumo, trabalha certinho e continua a fazer médias de 4,2 L.
De interiores e exterior está em muito bom estado, bem acima da média do que costume ver nestes carros.
A minha questão é a seguinte: vale a pena na próxima manutenção, além da muda de óleo e filtros, tentar 'compor' o carro?
Sinceramente, e apesar de continuar a cumprir a sua função diariamente, já não me transmite a mesma confiança e ando sempre com medo de ficar a pé, é como se andasse numa bomba-relógio. Vale a pena mudar embraiagem, juntas da cabeca para deixar de perder óleo, colocar a manta térmica em falta e gastar dinheiro numa suspensão completa nova?
Em caso afirmativo, material todo novo ou tento comprar um carro dador sem documentos?
É mais vantajoso comprar outro motor e trocar?
Ou aproveito e, dependendo do estado deste motor, tento refazer o motor?
Ou um carro com esta quilometragem tem desgaste no próprio chassis e é melhor gastar um dinheiro noutro carro usado?
Sei que são questões muito subjetivas, mas preciso de ouvir opiniões para me ajudar a decidir o futuro do pequeno guerreiro. O orçamento é limitado e o mínimo possível, tendo em mente que para reconstruir ou mudar de motor, mais o que refiro, posso contar sempre com uns 2000€ 2500€. Obrigado a todos pela ajuda.
Mora lá em casa um 206 1.4 Hdi que já passou a barreira dos 550 mil. O motor/turbo nunca levou nenhuma intervenção e o carro está a trabalhar, continua a fazer 200/300 km por dia. Tem levado, ao longo dos anos, material de desgaste que se foi estragando: eixo traseiro; tirantes de caixa; motor de arranque; alternador; radiador; termostato; EGR...
No entanto está agora a precisar de algumas intervenções: a suspensão está uma lástima; a embraiagem ja está a patinar; a proteção térmica que cobre o turbo e o coletor foi removida por se ter começado a consumir (estava empastada de óleo e começou a 'arder'). Além disto a cabeça está um pouco suja de óleo e noto que a zona perto da correia tambem já tem óleo, tenho receio de começar a estragar a correia e eventualmente partir ou saltar fora. O canhão da ignição deve ter os linguetes gastos e prende a chave ao retirar. À parte disto o carro não faz ponta de fumo, trabalha certinho e continua a fazer médias de 4,2 L.
De interiores e exterior está em muito bom estado, bem acima da média do que costume ver nestes carros.
A minha questão é a seguinte: vale a pena na próxima manutenção, além da muda de óleo e filtros, tentar 'compor' o carro?
Sinceramente, e apesar de continuar a cumprir a sua função diariamente, já não me transmite a mesma confiança e ando sempre com medo de ficar a pé, é como se andasse numa bomba-relógio. Vale a pena mudar embraiagem, juntas da cabeca para deixar de perder óleo, colocar a manta térmica em falta e gastar dinheiro numa suspensão completa nova?
Em caso afirmativo, material todo novo ou tento comprar um carro dador sem documentos?
É mais vantajoso comprar outro motor e trocar?
Ou aproveito e, dependendo do estado deste motor, tento refazer o motor?
Ou um carro com esta quilometragem tem desgaste no próprio chassis e é melhor gastar um dinheiro noutro carro usado?
Sei que são questões muito subjetivas, mas preciso de ouvir opiniões para me ajudar a decidir o futuro do pequeno guerreiro. O orçamento é limitado e o mínimo possível, tendo em mente que para reconstruir ou mudar de motor, mais o que refiro, posso contar sempre com uns 2000€ 2500€. Obrigado a todos pela ajuda.
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