Anúncio

Collapse
No announcement yet.

206 1.4 Hdi com + 550 mil quilómetros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    206 1.4 Hdi com + 550 mil quilómetros

    Boa tarde a todos, sou leitor do fórum há vários anos, mas só agora me registei por precisar de ajuda. Não sei se este é o local certo para fazer o tópico, caso não seja agradeço aviso para alterar ou remover.

    Mora lá em casa um 206 1.4 Hdi que já passou a barreira dos 550 mil. O motor/turbo nunca levou nenhuma intervenção e o carro está a trabalhar, continua a fazer 200/300 km por dia. Tem levado, ao longo dos anos, material de desgaste que se foi estragando: eixo traseiro; tirantes de caixa; motor de arranque; alternador; radiador; termostato; EGR...

    No entanto está agora a precisar de algumas intervenções: a suspensão está uma lástima; a embraiagem ja está a patinar; a proteção térmica que cobre o turbo e o coletor foi removida por se ter começado a consumir (estava empastada de óleo e começou a 'arder'). Além disto a cabeça está um pouco suja de óleo e noto que a zona perto da correia tambem já tem óleo, tenho receio de começar a estragar a correia e eventualmente partir ou saltar fora. O canhão da ignição deve ter os linguetes gastos e prende a chave ao retirar. À parte disto o carro não faz ponta de fumo, trabalha certinho e continua a fazer médias de 4,2 L.
    De interiores e exterior está em muito bom estado, bem acima da média do que costume ver nestes carros.

    A minha questão é a seguinte: vale a pena na próxima manutenção, além da muda de óleo e filtros, tentar 'compor' o carro?

    Sinceramente, e apesar de continuar a cumprir a sua função diariamente, já não me transmite a mesma confiança e ando sempre com medo de ficar a pé, é como se andasse numa bomba-relógio. Vale a pena mudar embraiagem, juntas da cabeca para deixar de perder óleo, colocar a manta térmica em falta e gastar dinheiro numa suspensão completa nova?

    Em caso afirmativo, material todo novo ou tento comprar um carro dador sem documentos?
    É mais vantajoso comprar outro motor e trocar?
    Ou aproveito e, dependendo do estado deste motor, tento refazer o motor?
    Ou um carro com esta quilometragem tem desgaste no próprio chassis e é melhor gastar um dinheiro noutro carro usado?

    Sei que são questões muito subjetivas, mas preciso de ouvir opiniões para me ajudar a decidir o futuro do pequeno guerreiro. O orçamento é limitado e o mínimo possível, tendo em mente que para reconstruir ou mudar de motor, mais o que refiro, posso contar sempre com uns 2000€ 2500€. Obrigado a todos pela ajuda.
    Editado pela última vez por Brejnevxxi; 11 April 2019, 16:16.

    #2
    Originalmente Colocado por Brejnevxxi Ver Post
    Boa tarde a todos, sou leitor do fórum há vários anos, mas só agora me registei por precisar de ajuda. Não sei se este é o local certo para fazer o tópico, caso não seja agradeço aviso para alterar ou remover. Mora lá em casa um 206 1.4 Hdi que já passou a barreira dos 550 mil, o motor/turbo nunca levou nenhuma intervenção e o carro está a trabalhar, continua a fazer 200/300 km por dia. Tem levado ao longo dos anos material de desgaste que se foi estragando: eixo traseiro; tirantes de caixa; motor de arranque; alternador; radiador; termostato; EGR... No entanto está agora a precisar de algumas intervenções: a suspensão está uma lástima; a embraiagem ja está a patinar; a proteção térmica que cobre o turbo e o coletor foi removida por se ter começado a consumir (estava empastada de óleo e começou a 'arder'). A cabeça está um pouco suja de óleo e noto que a zona perto da correia tambem já tem óleo, tenho receio de começar a estragar a correia e eventualmente partir ou saltar fora. O canhão da ignição deve ter os linguetes gastos e prende a chave ao retirar. À parte disto o carro não faz ponta de fumo, trabalha certinho e continua a fazer médias de 4,2 L. De interiores e exterior está praticamente novo, já levou bancos novos há um par de anos e sempre que há algum toque exterior ou afins é logo arranjado. A minha questão é a seguinte: vale a pena na próxima manutenção, além da muda de óleo e filtros, tentar 'compor' o carro? Sinceramente e apesar de continuar a cumprir a sua função diariamente, já não me transmite a mesma confiança e ando sempre com medo de ficar a pé, é como se andasse numa bomba-relógio. Vale a pena mudar embraiagem, juntas da cabeca para deixar de perder óleo, colocar a manta térmica em falta e gastar dinheiro numa suspensão completa nova? Em caso afirmativo, material todo novo ou tento comprar um carro dador sem documentos? É mais vantajoso comprar outro motor e trocar? Ou aproveito e, dependendo do estado deste motor, tento refazer o motor? Ou um carro com esta quilometragem tem desgaste no próprio chassis e é melhor gastar um dinheiro noutro carro usado? Sei que são questões muito subjetivas, mas preciso de ouvir opiniões para me ajudar a decidir o futuro do pequeno guerreiro. O orçamento é limitado e o mínimo possível, tendo em mente que para reconstruir ou mudar de motor, mais o que refiro, posso contar sempre com uns 2000€ 2500€. Obrigado a todos pela ajuda.


    Tenta editar o texto, para ser mais fácil ler o mesmo.

    Comentário


      #3
      Obrigado, eu tinha feito parágrafos, não sei porquê não assumiu e ficou esse resultado à vista.

      Comentário


        #4
        Só tu saberás se pretendes manter a viatura...

        Quanto às fugas que tens no topo do motor, muito possivelmente é dos "o-ring" dos injectores, conhecidos nesses motores.

        A suspensão (amortecedores)... se nunca a trocas-te é obra e acredita que colocando ali outros amortecedores, vais notar muita diferença (para melhor).

        Mas se pretendes manter... trocaria estes itens... mas não "torraria" dinheiro a refazer motor e afins... porque aí não parece de todo justificar.

        Comentário


          #5
          Os amortecedores são uma coisa relativamente acessível. E como já disseram, vai notar muitas diferenças.
          Não gastes fortunas mas se o carro tirando isto se está a portar bem, valerá a pena o arranjo.

          Comentário


            #6
            eu sei que é um carro diferente, outra gama e outra era, mas o meu tio na última passat que teve quando esta tinha cerca de 6 anos e tal gastou cerca de 2000€ a refazer o motor novo. levou tudo novo e ficou um motor praticamente 0kms, apesar de ter mais de 400 mil nesses anos. era carro que por vezes estava no norte, ia ao algarve e no dia seguinte podia estar em trás-os-montes. refez o motor todo, bronzes, bielas, tudo e mais alguma coisa e "despachou-a" para a mulher andar com ela nas voltinhas no meio do porto. era uma carrinha penso que do ano 2000/12. ora o teu sendo muito mais velho e de uma gama abaixo, é natural que se ressinta mais. só tu sabes se te compensa a médio prazo o dinheiro que vais investir ou se te vais fartar e acabar por despachar o carro daqui a 2 anos ou 3. é que agora já acontece isso, mas na altura irás mesmo ter que quase o "doar". ou vai até partir ou vendes isso por tuta e meia na altura. caso não possas comprar algo novo ou recente, se calhar mais vale reparares, mas irás ter sempre coisas para arranjar e não é por ele precisar agora, é devido aos kms e anos que o material tem.

            de qualquer forma, convém sempre arranjares alguma coisa caso o queiras despachar agora ou quem o for experimentar vai logo torcer o nariz e procurar outra unidade, isto aqueles que não passarem o anúncio à frente quando virem o número de kms. infelizmente estou a ser o mais realista possível.

            Comentário


              #7
              Questão: se trocasses por outro, qual o orçamento que terias?

              Comentário


                #8
                Os amortecedores são de origem ainda, o carro veio com 113 mil, nunca foram mudados, eu não o sinto instável, claro que também sinto que a suspensão não está boa, mas tem passado sempre na inspenção. A minha urgência nesta questão é que se começa a ouvir uns ruídos e se fosse a trocar ia ser tudo, não basta trocar mola + amortecedor e ter todo o resto desfeito. Os braços de direção já levou novos, não me estava a lembrar, de rasto nada. Por isso presumo que sinoblocos, transmissões etc esteja tudo a precisar de uma atenção.

                O carro em questão é de 2006, mas eu sei perfeitamente que nem agora ninguem me dá nada por ele com estes km, só se o desse à retoma num stand e o vendedor já não negociava o preço do carro que eu quisesse comprar para aceitar este

                Acho que estou mais inclinado a pedir um orçamento para as coisas urgentes: embraiagem e ver o que o carro precisa de suspensão. Mediante o que me for apresentado tomo uma decisão. Ou seja, se compro material novo para começar a aplicar neste ou se me compensa ir buscar um carro dador.
                Trocar de carro de momento é uma decisão complicada, nunca ia ter orçamento superior a 4000€ e nesses valores ia comprar outro usado com km nas pernas e a precisar certamente de arranjos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Brejnevxxi Ver Post
                  Os amortecedores são de origem ainda, o carro veio com 113 mil, nunca foram mudados, eu não o sinto instável, claro que também sinto que a suspensão não está boa, mas tem passado sempre na inspenção. A minha urgência nesta questão é que se começa a ouvir uns ruídos e se fosse a trocar ia ser tudo, não basta trocar mola + amortecedor e ter todo o resto desfeito. Os braços de direção já levou novos, não me estava a lembrar, de rasto nada. Por isso presumo que sinoblocos, transmissões etc esteja tudo a precisar de uma atenção.

                  O carro em questão é de 2006, mas eu sei perfeitamente que nem agora ninguem me dá nada por ele com estes km, só se o desse à retoma num stand e o vendedor já não negociava o preço do carro que eu quisesse comprar para aceitar este

                  Acho que estou mais inclinado a pedir um orçamento para as coisas urgentes: embraiagem e ver o que o carro precisa de suspensão. Mediante o que me for apresentado tomo uma decisão. Ou seja, se compro material novo para começar a aplicar neste ou se me compensa ir buscar um carro dador.
                  Trocar de carro de momento é uma decisão complicada, nunca ia ter orçamento superior a 4000€ e nesses valores ia comprar outro usado com km nas pernas e a precisar certamente de arranjos.


                  Esquece o passar na inspecção... Acredita que os mesmos já eram.

                  O que na inspecção averiguam... é a percentagem entre um e outro amortecedor... mas de todo, acaba por verificar mesmo o estado dos ditos.

                  Precisa e bem de amortecedores e se vês que também da embraiagem, vê isso.

                  Portanto troca esses itens, continua a trocar convenientemente filtros e óleo... e ir andando.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X