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Audi Q5 2.0 tfsi Tiptronic desliga em andamento

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    Audi Q5 2.0 tfsi Tiptronic desliga em andamento

    Olá a todos. Tal como o título indica tem acontecido por vezes o motor desligar-se ao abrandar em cruzamentos, já em baixa velocidade. Também se nota alguma brusquidão da caixa a reduzir nas velocidades mais baixas (3-2 e 2-1) na mesma situação descrita anteriormente, e sempre conduzindo em D.

    Eu penso que os problemas poderão estar relacionados, algo errado com a caixa.
    Na oficina da Audi não encontraram nada de errado com o carro.

    Posso acrescentar que o carro tem cerca de 115mil km e é dos primeiros (primeira geração, pré-restyling), não tenho a certeza do ano.
    Alguém tem conhecimento de problemas neste modelo ou outros do grupo VAG com o mesmo motor ou caixa e qual a possível causa?
    Editado pela última vez por CM; 25 April 2019, 04:40.

    #2
    Pode ser tanta coisa, e não necessiamente da caixa. A caixa pode estar com esse comportamento devido a falhas do motor.

    Podem ser falhas de injeção, ignição, vácuo, borboleta...

    Não há um único erro registado?

    Comentário


      #3
      Pergunta estúpida, o desligar a baixas velocidades não será o Start/Stop ?
      Ou é preciso depois ligar novamente a ignição no carro?

      Comentário


        #4
        Não será a DSG6? Não conheço Q5 2.0 TFSI com caixa de 7.

        Comentário


          #5
          Se na Audi não conseguiram encontrar qualquer problema eu diria para acenderes uma velinha em fátima.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
            Se na Audi não conseguiram encontrar qualquer problema eu diria para acenderes uma velinha em fátima.
            Ligam o carro máquina, se não tiver erros é porque está tudo bem. São paranoias do cliente...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
              Pode ser tanta coisa, e não necessiamente da caixa. A caixa pode estar com esse comportamento devido a falhas do motor.

              Podem ser falhas de injeção, ignição, vácuo, borboleta...

              Não há um único erro registado?
              Realmente tens razão, não temos nenhum código de anomalia não sei se irá á oficina em breve.

              A ver o que acontece em breve, só hoje foi abaixo 2 vezes comigo e ficar "apeado" no meio de um cruzamento não tem piada nenhuma.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                Não será a DSG6? Não conheço Q5 2.0 TFSI com caixa de 7.
                Eu pensava o mesmo até ver a 7a velocidade engrenada. [emoji23]

                Fui tirar a limpo e afinal não é nem uma nem outra, é uma Tiptronic de 8 velocidades. Vou tentar editar o título.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por CM Ver Post
                  Eu pensava o mesmo até ver a 7a velocidade engrenada. [emoji23]

                  Fui tirar a limpo e afinal não é nem uma nem outra, é uma Tiptronic de 8 velocidades. Vou tentar editar o título.
                  No menu anterior a este (o da lista das Boxes) fazes duplo click no icone que está antes do título e assim já consegues editar.

                  Comentário


                    #10
                    Tenho aqui uma ideia...

                    Mas pode não ser nada!

                    Essa caixa alguma vez trocou de Óleo ATF da caixa e respectivo filtro? A marca afirma ser "sealed for life", mas todos os especialistas aconselham a cada +/- 120 mil KMs´ou 8 anos

                    Your Tiptronic gearbox is a very sophisticated piece of engineering that needs to be looked after with regular oil changes. The system is computer controlled with very fine engineering tolerances. If the gearbox oil is dirty, it will damage other parts and affect performance.


                    Dirty oil can overheat the gearbox or cause the clutches to burn out. This will lead to poor gear selection, loss of drive and transmission failure.


                    Despite Audi/VW claiming that the gearbox on these vehicles are 'sealed for life', ZF (who actually make the gearbox for Audi/VW) recommend an oil and filter service every 60,000 miles or 8 years, whichever the vehicle reaches the soonest.
                    Editado pela última vez por REDLINER; 24 April 2019, 18:03.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      No menu anterior a este (o da lista das Boxes) fazes duplo click no icone que está antes do título e assim já consegues editar.
                      Obrigado, nao fazia idea.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                        Tenho aqui uma ideia...

                        Mas pode não ser nada!

                        Essa caixa alguma vez trocou de Óleo ATF da caixa e respectivo filtro? A marca afirma ser "sealed for life", mas todos os especialistas aconselham a cada +/- 120 mil KMs´ou 8 anos

                        Your Tiptronic gearbox is a very sophisticated piece of engineering that needs to be looked after with regular oil changes. The system is computer controlled with very fine engineering tolerances. If the gearbox oil is dirty, it will damage other parts and affect performance.


                        Dirty oil can overheat the gearbox or cause the clutches to burn out. This will lead to poor gear selection, loss of drive and transmission failure.


                        Despite Audi/VW claiming that the gearbox on these vehicles are 'sealed for life', ZF (who actually make the gearbox for Audi/VW) recommend an oil and filter service every 60,000 miles or 8 years, whichever the vehicle reaches the soonest.
                        É uma ideia interessante. Ainda por cima no país onde estou o clima é muito quente e húmido.

                        Comentário


                          #13
                          O óleo dura a vida da caixa... quando a vida da caixa acaba, troca-se a caixa e já traz óleo novo. Algumas marcas parecem gostar destes "óleos vitalícios".

                          À falta de melhor opção, eu tentaria a mudança de óleo da caixa como disse o colega @REDLINER. É normal as caixas automáticas deixarem de funcionar como deve ser com óleo em mau estado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                            O óleo dura a vida da caixa... quando a vida da caixa acaba, troca-se a caixa e já traz óleo novo. Algumas marcas parecem gostar destes "óleos vitalícios".

                            À falta de melhor opção, eu tentaria a mudança de óleo da caixa como disse o colega @REDLINER. É normal as caixas automáticas deixarem de funcionar como deve ser com óleo em mau estado.

                            A minha Geartronic da Volvo também é "sealed for life", mas como é obvio aos 80 mil ou 5 anos vou fazer a troca de ATF

                            Aliás 80 a 90% dos problemas de CX Auto (tradicionais) se devem a manutenção deficitária... Cx Auto são muito interessantes e conferem um conforto de utilização sem igual , isso tem os seus custos e contrapartidas. Já nem falo em cuidados inerentes de utilização!

                            Comentário


                              #15
                              Não entendo como é que, hoje em dia sabendo das histórias anteriores com caixas gripadas com óleo vitalício, as marcas continuam a apregoar a não manutenção...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Não entendo como é que, hoje em dia sabendo das histórias anteriores com caixas gripadas com óleo vitalício, as marcas continuam a apregoar a não manutenção...
                                Porque fica "bonito" na altura de vender, porque fica bem aos gestores de frota e porque 90% das vezes acontece fora de garantia

                                Já para não falar que existem disclaimers (letras ultra miudinhas) a avisar que em situações especificas o mesmo pode e deve ser trocado, muito embora nunca digam intervalos

                                Truque que percebi (e eu farto-me de ler artigos sobre caixas auto): Perceber quem é o fabricante da caixa e tentar perceber quais são os seus conselhos de utilização e manutenção Muitos deles são vendedores de ATF da própria caixa...Hipocrisia das marcas automóveis informarem "sealed for life"

                                Curiosidade: As caixas Volvo são da Aisin (maior fabricante de CX auto do Mundo), que gozam de uma reputação algo duvidosa ao longo dos anos, MAS que após muita tinta correr, rápidamente se percebeu que salvo algumas excepções (percentagem baixa) e erros de concepção (lote manhoso no inicio dos anos 2000) são caixas muito fiáveis desde que se troque o ATF regularmente (existem milhares com mais de 300 mil KM´s a funcionar como relógios).
                                Editado pela última vez por REDLINER; 25 April 2019, 13:49.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CM Ver Post
                                  Olá a todos. Tal como o título indica tem acontecido por vezes o motor desligar-se ao abrandar em cruzamentos, já em baixa velocidade. Também se nota alguma brusquidão da caixa a reduzir nas velocidades mais baixas (3-2 e 2-1) na mesma situação descrita anteriormente, e sempre conduzindo em D.

                                  Eu penso que os problemas poderão estar relacionados, algo errado com a caixa.
                                  Na oficina da Audi não encontraram nada de errado com o carro.

                                  Posso acrescentar que o carro tem cerca de 115mil km e é dos primeiros (primeira geração, pré-restyling), não tenho a certeza do ano.
                                  Alguém tem conhecimento de problemas neste modelo ou outros do grupo VAG com o mesmo motor ou caixa e qual a possível causa?
                                  Tem mesmo ares de alternador nas couves.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Afinal até parece que não devo estar muito longe da verdade:

                                    https://www.driving.co.uk/car-clinic...-switched-off/

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu teve o mesmo problema, mas era caixa manual. Principalmente numa descida ao abrandar, pé na embraiagem motor desligava-se.

                                      Ele foi compor outra coisas, e veio com o problema resolvido. Não dizer o que foi feito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pergunta estúpida, o desligar a baixas velocidades não será o Start/Stop ?
                                        https://www.xeoto.com.vn/audi/q5
                                        Ou é preciso depois ligar novamente a ignição no carro?

                                        Comentário

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