Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saxo Diesel - Luz do alternador acende momentaneamente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saxo Diesel - Luz do alternador acende momentaneamente

    Bom dia a todos!

    Gostava de partilhar uma situação estranha que se passou com o meu Saxo 1.5D Van no passado fim de semana.

    Há uns 15 dias fui fazer a revisão e não foi detetado nada fora de normal. Apenas troquei a bóia do gasóleo, mas era algo programado uma vez que há mt tempo que o ponteiro marcava mal.

    Após ir buscar o carro andei vários dias com ele e fiz cerca de 200 km, tudo perfeito, até que no passado fim de semana levei o carro à inspeção. Passou sem anotações, parei o carro cá fora e fui buscar a ficha de inspeção. Ao ligar o carro para me ir embora, acende a luz do alternador. Desliguei e voltei a ligar e voltou a acender, tentei a terceira vez e a luz acendia, mas mais fraca, e depois de uma acelaradela, apagou. Desde aí que tenho andado com o carro e nunca mais acendeu.

    Alguém me sabe dizer se é possível ser uma consequência dos aparelhos que ligam ao carro durante a inspeção, nomeadamente para medição das rotações ao relanti e da temperatura?


    Obrigado!!

    #2
    Tive um carro em que a certo ponto a luz do alternador começava a acender com o motor frio, uns 2-3 minutos depois desligava.

    Pedi para fazerem um teste ao alternador e já estava a começar a falhar (a frio já não carregava a bateria, felizmente era durante pouco tempo). Antes que o problema se agravasse mandei reconstruir o alternador (acho que ainda fiz quase 3 mil kms assim, até perceber ao certo o que se passava).

    Comentário


      #3
      Boas,

      Até pode ser mesmo o alternador a dar de si.
      Se tiveres um multimetro experimenta fazer os testes deste video.
      https://www.youtube.com/watch?v=LGB6ZEjGm7Q

      Pode ajudar em algo.

      Comentário


        #4
        Sim, isso é o alternador ou, melhor, as chamadas "escovas" a precisarem de substituição. Corres o risco de ficar a pé um dia destes, pois ele vai deixar de carregar a bateria.

        Comentário


          #5
          Bom dia!

          Acabei por levar o carro ao mecânico para ver o que se passava, e a coisa é mais complicada do que parece... Aparentemente, o alternador cedeu por desgaste, acelerado por uma ligeira fuga de gasóleo da bomba injetora que pinga para cima do alternador. Disseram-me que iam tentar colocar um resguardo para proteger o alternador, para não ter de se avançar já para a reparação da bomba, dado que a fuga ainda não é grave.

          O pior é que me disseram que a reparação da bomba, uma vez que tem de ser numa casa especializada, pode chegar aos 400€, e que são umas 5h de mão de obra de montagem/desmontagem. Ou seja, tudo somado, pode chegar aos 700€... Acho um preço muito exagerado, leva-me até questionar se vale a pena investir tanto num carro com 16 anos...

          Algum de vós já passou por algo semelhante? Quais foram os preços que vos pediram?


          Cumps!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por EduBarradas Ver Post
            Bom dia!

            Acabei por levar o carro ao mecânico para ver o que se passava, e a coisa é mais complicada do que parece... Aparentemente, o alternador cedeu por desgaste, acelerado por uma ligeira fuga de gasóleo da bomba injetora que pinga para cima do alternador. Disseram-me que iam tentar colocar um resguardo para proteger o alternador, para não ter de se avançar já para a reparação da bomba, dado que a fuga ainda não é grave.

            O pior é que me disseram que a reparação da bomba, uma vez que tem de ser numa casa especializada, pode chegar aos 400€, e que são umas 5h de mão de obra de montagem/desmontagem. Ou seja, tudo somado, pode chegar aos 700€... Acho um preço muito exagerado, leva-me até questionar se vale a pena investir tanto num carro com 16 anos...

            Algum de vós já passou por algo semelhante? Quais foram os preços que vos pediram?


            Cumps!
            Tenta arranjar alguém que te mude as juntas da bomba. É um risco, mas geralmente é o suficiente, e o preço rondará os 150€.

            Comentário


              #7
              Tu que tens que avaliar o estado geral do carro se compensa ou não o arranjo. Independentemente do carro mesmo que seja dos bons uma questão de tempo aparecem sempre coisas para arranjar, carros sao assim mesmo.

              Comentário


                #8
                Qualquer Saxo 1.5d terá já uma boa idade e não é anormal que surjam problemas. Esse não é muito grave, entendo que possa parecer caro para o valor do carro mas com esse valor também não te permite fazeres uma boa troca, pelo contrário.

                Eu presumo que com os 400 revejam todos os pontos de desgaste da bomba. Trocar as juntas pode ser suficiente mas como diz o colega, é um risco, também pode daqui a uns tempos haver outro ponto que não foi revisto a ceder.

                Um amigo meu tinha um encosto de rolamento a precisar de troca. Na hora de trocar, optou por trocar o kit de embraiagem completo, pois eventualmente teria de voltar a ter o trabalho para trocar o resto. Às vezes fica mais barato fazer tudo duma vez na mesma intervenção pelo que se poupa em mão-de-obra (e nas chatices de andar com um carro que não está em plenas condições).

                Comentário


                  #9
                  Obrigado pelas vossas respostas!

                  Hoje tive mais um capítulo nesta saga com o meu Saxo... Fui buscar o carro à oficina há 2 dias, após reparar o alternador. Hoje a caminho do trabalho, o quadrante bloqueou totalmente por duas vezes, durante uns 30 segundos (temperatura, combustível, velocidade e rotações). Chegou ao destino, e ao tentar ligar o carro novamente a luz da bateria acende muito fraquinha antes de por o carro a trabalhar, e mantém-se assim mesmo depois de pegar.

                  Será que a oficina fez asneira a reparar o alternador, ou é o quadrante que está para ir à vida?

                  Já é a segunda vez que o carro e dá problemas 2 dias depois de sair da oficina, já não sei se é azar ou incompetência...

                  Comentário


                    #10
                    Devias de ir a um bom electricista auto. O alternador pode ter danificado a bateria.

                    Comentário


                      #11
                      Não sou entendido no assunto mas quero dar aqui uma achega.
                      O melhor seria ires a outro lado pedir um check-up/orçamentos.

                      Um amigo meu teve uma máquina destas durante muitos anos. Teve o mesmo problema, bem não sei se era o mesmo, mas pela descrição parece.
                      A bomba injectora começou a pingar gasóleo para cima do alternador. Revisionou o alternador e a oficina trocou-lhe os O-rings da bomba injectora. Ficou-lhe tudo em menos de 200€.

                      Atenção que eu não sei se é a mesma coisa. Estou só a estranhar um preço tão alto para um arranjo de uma bomba injectora mecânica.

                      Comentário


                        #12
                        Parecem sintomas do regulador de tensão do alternador... mas se ele já foi "reconstruído" (foi mesmo?) o regulador e escovas são logo as 1as coisas a substituir.

                        Como já disseram antes, nota que é possível que a bateria tenha falecido neste processo...

                        Mas a coisa deverá andar entre o alternador e a bateria... acho que é de esquecer o quadrante.
                        Editado pela última vez por CL; 24 May 2019, 18:25.

                        Comentário


                          #13
                          Levei o carro novamente à oficina, e para já, parece resolvido.

                          Segundo o que me disseram, alternador e bateria estão em ordem. O problema era no quadrante, já não é o de origem (porque tem os dizeres que os sucateiros escrevem na parte de trás) e tinha uma ficha com um pino mal ligado e com zebre. Não se se terá sido mesmo isso, mas realmente verificaram o quadrante porque depois montaram o volante desalinhado, eu reparei e tiveram de corrigir.

                          De momento está em ordem, mas um pequeno problema que tinha e que entretanto desapareceu acabou por voltar, o ponteiro do gasóleo as vezes desliga-se por uns segundos e depois volta a marcar bem. Julgo que pode ser o quadrante com maus contactos e a querer morrer, mas pronto, enquanto o problema não se agravar acho que vivo vem com isso.

                          Apesar de tudo, acho no mínimo "curiosa" toda esta sequência de avarias, apenas no espaço de dias... De notar que no entanto, não me cobraram nada desta vez.
                          Editado pela última vez por EduBarradas; 27 May 2019, 14:14.

                          Comentário


                            #14
                            Segundo parece o quadrante é o vilao dessas chatices.
                            Fizeste bem ca vir e partilhar o veredicto desse problema, essa informação pode vir a ser preciosa futuramente alguém com problema idêntico

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X