Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Novo no mundo GPL - Dacia Bifuel - Algumas Duvidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Novo no mundo GPL - Dacia Bifuel - Algumas Duvidas

    Boa Tarde,

    Sou novo por estas andanças, pelo que tenho umas questões que se algum entendido na matéria me puder ajudar agradecia.

    Recentemente adquiri um Sandero Stepway Bifuel de 2017.

    Até agora estou satisfeito com o carro, no entanto fico com algumas duvidas relativamente às revisões do mesmo e ao sistema GPL (LandiRenzo, certo?):

    - Alguém me sabe dizer qual o plano de intervalos das revisões ao sistema GPL?
    - Devo fazer na marca ou em alguma oficina especializada (Margem Sul, alguma recomendação?), isto após passar a garantia
    - Consumos de 11 Litros/100 são normais?
    - Estacionamentos em parques cobertos com dístico verde é ou não permitido (suponho que não o seja nos parques que explicitamente tem a placa de proibição ao GPL)?
    - Algum cuidado em particular que deva ter em atenção ao usar exclusivamente o sistema com o GPL ligado (p.e já me referiram se fizer autoestrada numa viagens fazer ai uns poucos km´s com o sistema desligado para a gasolina lubrificar)?

    Desde já obrigado.

    #2
    Planos de intervenção: Tens de ser tu a questionar o stand, geralmente os sistemas GPL são 'revisionados' a cada 30.000kms.
    Após a garantia eu escolhia um instalador que trabalhe com esse sistema para fazer as revisões.
    Consumos de 11L são normais? Depende do teu pé, trajectos, etc. No entanto parecem um pouco elevados.
    Com o dístico verde podes estacionar em qualquer parque publico, seja coberto ou subterrâneo. O mesmo não acontece nos parques privados se tiverem a indicação de proibição de veículos a GPL.
    Nenhum cuidado em particular, nunca tinha ouvido essa... É meter gás e andar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fmmorgado Ver Post
      Boa Tarde,

      Sou novo por estas andanças, pelo que tenho umas questões que se algum entendido na matéria me puder ajudar agradecia.

      Recentemente adquiri um Sandero Stepway Bifuel de 2017.

      Até agora estou satisfeito com o carro, no entanto fico com algumas duvidas relativamente às revisões do mesmo e ao sistema GPL (LandiRenzo, certo?):

      - Alguém me sabe dizer qual o plano de intervalos das revisões ao sistema GPL?
      - Devo fazer na marca ou em alguma oficina especializada (Margem Sul, alguma recomendação?), isto após passar a garantia
      - Consumos de 11 Litros/100 são normais?
      - Estacionamentos em parques cobertos com dístico verde é ou não permitido (suponho que não o seja nos parques que explicitamente tem a placa de proibição ao GPL)?
      - Algum cuidado em particular que deva ter em atenção ao usar exclusivamente o sistema com o GPL ligado (p.e já me referiram se fizer autoestrada numa viagens fazer ai uns poucos km´s com o sistema desligado para a gasolina lubrificar)?

      Desde já obrigado.
      @felyzardo ajuda aí

      Comentário


        #4
        Front fuels na margem sul para as revisões, a Dacia salvoerro indica a periodicidade.
        Quando fiz centenas de kms com um Sandero Bi-Fuel gastei 9 em média.
        A lei diz que podes estacionar em parques subterrâneos que cumpram um determinado decreto-lei, se fosse eu estacionava em todos os públicos.
        Eu andaria a GPL o máximo possível.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por fmmorgado Ver Post
          - Alguém me sabe dizer qual o plano de intervalos das revisões ao sistema GPL?
          Isso é um bocado `vontade o freguês, mas o preço da revisão é barata e feita todos os anos não faz mossa no orçamento
          - Devo fazer na marca ou em alguma oficina especializada (Margem Sul, alguma recomendação?), isto após passar a garantia
          Na marca até a garantia acabar, na margem sul tens a FrontFuels, são muito bons embora a atenção ao cliente seja fraca (mas no que interessa são bons)
          - Consumos de 11 Litros/100 são normais?
          Diria que não, independentemente do circuito, o meu (lancia y) faz 9l/10km sem qualquer cuidado, com a sonda lambda KO e o sistema desafinado
          - Estacionamentos em parques cobertos com dístico verde é ou não permitido (suponho que não o seja nos parques que explicitamente tem a placa de proibição ao GPL)?
          Eu estaciono em todo o lado, mas raramente utilizo parques subterraneos
          - Algum cuidado em particular que deva ter em atenção ao usar exclusivamente o sistema com o GPL ligado (p.e já me referiram se fizer autoestrada numa viagens fazer ai uns poucos km´s com o sistema desligado para a gasolina lubrificar)?
          Se te quiseres precaver da lubrificação das válvulas podes pedir a um instalador para te meter flashlube no sistema, não é muito caro e é fácil fazer

          Desde já obrigado.
          Respostas a bold

          Comentário


            #6
            A maioria dos parques não permite o estacionamento GPL mesmo que com distico verde. No limite, é questionar a administração do parque.

            Porque em caso de azar ouvi dizer que as seguradoras descartam-se logo.
            Pelo sim pelo não prefiro não arriscar.

            Quanto ás revisões, ao cumprir o plano da marca, a troca de filtros GPL está garantida. Uma delas é aos 40 mil KM e outra salvo erro aos 60 mil ( o outro filtro mais complexo, não sei como se chama ).

            Ah, esquece a parte da lubrificação das válvulas. Já foi explicado aqui no fórum que o 0.9 TCE Bi-Fuel vem de fábrica com válvulas endurecidas e não há qualquer problema em relação a isso da lubrificação.

            Comentário


              #7
              Obrigado pelas respostas.

              Pelo que me arranjaram do plano de manutenção da Dacia especifico do GPL será:
              - 40.000 km - Substituir Filtro Gás (Fase Gasosa)
              - 80.000 Km - Substituir Filtro Gás (Fase Liquida)

              De resto não aparece mais nenhuma indicação, além da revisão normal

              Quanto aos consumos vou tentar fazer um deposito com modo eco a ver se vejo diferenças, caso contrario na próxima revisão na marca vou falar para ver o que se passa.

              Comentário


                #8
                Salvo erro os kits GPL é só ir mudando os filtros.

                Mas, quanto aos consumos que reportas de 10 e 11 litros, são em que tipo de percursos ?

                Comentário


                  #9
                  O primeiro deposito foi 50% autoestrada, 50% nacional.
                  Este segundo deposito foi 100% urbano, digamos 50% transito (SS ligado) o restante maximo a 90 km/h
                  Tudo em modo eco desligado

                  hoje vou abastecer (repsol) e fazer um deposito com o modo eco a ver se noto alguma diferença

                  Comentário


                    #10
                    Com modo ECO podes notar algumas melhorias mas pouco.

                    Agora, qual é a cidade, se quiseres dizer ?

                    É que por exemplo em cidades muito exigentes, 9L é o normal nestes motores, quando estão em modo GPL.

                    A gasolina seria uns 7.5 / 8 o que é mais que aceitável.

                    Com 11L pode de facto haver alguma coisa. É perguntar quando lá fores.

                    Comentário


                      #11
                      Eu fazia médias constantes de 8 a 9lt a GPL no Yaris TS - sem qualquer preocupação em pisar a fundo
                      E a velocidades por vezes...cof cof cof

                      11lt num Stepway 0.9 penso que será algo exagerado. Conheço alguns S60 e S80 T5 que fazem médias pouco acima de 11lt

                      Comentário


                        #12
                        Tal como se previa: https://www.spritmonitor.de/en/overv...90&powerunit=2

                        Será que o stepway será assim tão mais gastador?

                        Comentário


                          #13
                          eu faço quase 10lts aos 100, mas o meu é um 1.6 e o percurso de 100kms diários tem duas subidas e descidas de 12 e 10%, além de andar poucos kms em via rápida embora o resto do percurso seja praticamente sem trânsito, à exceção de meia dúzia de kms. a mim disseram-me para fazer a revisão a cada 15 ou 20 mil. fiz aos 20 mil. em 2 anos (feitos daqui a 2 dias, a 16) fiz 333 mil kms. em relação a andares a gasolina, mais uma vez disseram-me para fazer algumas centenas de kms por ano a gasolina, divididas em 2 ou 3 períodos, para o carro não acumular gases, não ficar preso nem outras complicações. não sei se é verdade, mas neste momento e como ando sempre a gás, a gasolina o carro não passa de 3 cilindros. já corri uma série de sítios e dão-me SEMPRE diagnósticos diferentes, incluindo o último tipo, um instalador de gás (embora o gás funcione perfeitamente).

                          Comentário


                            #14
                            esse consumo de 11L é excessivo sem dúvida

                            Comentário


                              #15
                              Bom ontem lá fui encher novamente o depósito e desta vez os valores já me dão uns simpáticos 7,7 litros.
                              Percurso de cidade com para arranca e via rápida e AC ligado nestes ultimos dias de calor.
                              Efectivamente os valores já me parecem normais, vou assumir que os outros dois depósitos que fiz ou existia algum problema com a bomba (jumbo) ou foi realmente consumos mais puxados nas autoestradas.
                              Neste momento estou a abastecer na Repsol e vou fazer este deposito com o modo eco ligado.

                              Actualizo depois aqui os testes daqui a algum tempo!!

                              Obrigado a todos pelas respostas.

                              Comentário


                                #16
                                a bomba do jumbo não tem nada de errado, pois tal como a gasolina, é tudo igual. o nosso gás até é melhor que outros europeus, é mais puro. hoje vou fazer mais 100kms por causa de 1h e tal e lá vou abastecer. ia dar ara 550kms ou perto disso, mas como amanhã e 6ª vão novamente mais 200kms, lá vou ter que abastecer sem deixar acabar. neste depósito iria fazer uma média sensivelmente de 9, talvez menos qualquer coisa se andasse mais devagar. daí se fazes 7,7, mesmo que faças 8 é bom, já que recorres mais à caixa de certeza, pois tens um 900cc e eu um 1600. gastas menos, mas são consumos mais altos, eu recorro menos à caixa, mas a cilindrada é maior, logo bebe (ou snifa!) mais.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X