Baixa pressão de óleo e consumo exagerado

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Título: Baixa pressão de óleo e consumo exagerado

  1. #1
    Piloto de Kart
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    Por Defeito Baixa pressão de óleo e consumo exagerado

    Boa noite a todos,

    Eu tenho um Alfa Romeo 147 TS, desde que o comprei que tenho este problema, quando estou no para e arranca algum tempo e o motor aquece aos 90ºc ( temperatura ideal) aparece a mensagem "baixa pressao de óleo" mesmo o nível estando ok.
    Apartir dai o motor fica instável,parece que fica mais fraco e trepida um pouco, só voltando ao normal quando já sigo a velocidade normal e continua.

    O carro consome algum óleo, é mesmo consumido, não tem fugas, cerca de 1lt para 600kms.

    Já mudei velas, sensores de rpm, óleo e agua, filtro de óleo e gasolina e continua assim...

    Podem me ajudar?

    Abraço
    Última edição por vitorfao : 18-05-19 às 01:46:16


  2. #2
    CHB
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    Por Defeito

    Estás-me a dizer que em 2400 Km ficas sem óleo????

  3. #3
    Piloto de Kart
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por CHB Ver Post
    Estás-me a dizer que em 2400 Km ficas sem óleo????
    Se não o repor regularmente sim, fiz uma viagem na A1 Lisboa Braga e quando cheguei já faltava meio litro...
    O estranho é que depois quando fiz a viagem de regresso ja com o nível acertado não consumiu quase nada...
    Última edição por vitorfao : 18-05-19 às 03:08:19

  4. #4
    Piloto de Testes Vizza's Avatar
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    Por Defeito

    Que óleo vinha com o carro?
    E que óleo andas a por?

  5. #5
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
    Que óleo vinha com o carro?
    E que óleo andas a por?
    Era isso que eu ia perguntar, pois deve estar usar oleo incorrecto quando quente fica muito fluido e consequentemente baixa a pressao por oferecer menos resistencia.
    Os alfas sao muito esquisitos no que diz respeito a inventar, quer sempre qualidade preferência original caso contrario... e eu falo por experiência de um caso conhecido
    Última edição por Rools : 18-05-19 às 08:54:44


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
    Que óleo vinha com o carro?
    E que óleo andas a por?
    Boas..ponho sempre o recomendado, nunca pus barato.
    Obrigado

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por Rools Ver Post
    Era isso que eu ia perguntar, pois deve estar usar oleo incorrecto quando quente fica muito fluido e consequentemente baixa a pressao por oferecer menos resistencia.
    Os alfas sao muito esquisitos no que diz respeito a inventar, quer sempre qualidade preferência original caso contrario... e eu falo por experiência de um caso conhecido
    Boas, ponho sempre o recomendado, ate ja experimentei com mais viscosidade e fica na mesma.
    Obrigado

  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por vitorfao Ver Post
    boas, ponho sempre o recomendado, ate ja experimentei com mais viscosidade e fica na mesma.
    Obrigado
    5w30 ?

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por eblase Ver Post
    5w30 ?
    Neste momento está com 10w40 mas ja experimentei 5w30, ficou igual.

  10. #10
    Piloto de Provas de Perícia amidoes's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por vitorfao Ver Post
    Neste momento está com 10w40 mas ja experimentei 5w30, ficou igual.
    10W40 não é de todo o óleo recomendado... De qualquer maneira ou tens um problema qualquer na bomba de óleo ou então esse motor está com muito desgaste e folgas grandes o que baixa a pressão do óleo (o consumo de óleo também aponta para isto).

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
    10W40 não é de todo o óleo recomendado... De qualquer maneira ou tens um problema qualquer na bomba de óleo ou então esse motor está com muito desgaste e folgas grandes o que baixa a pressão do óleo (o consumo de óleo também aponta para isto).
    Ok, então qual é o óleo ideal,ja que experimentei varios diferentes, mas porquê que o carro so fica com os sintomas quando está quente? Se fosse desgaste mostrava anomalias mesmo a frio, do tipo falha de compressão e trabalhar irregular.
    Obrigado

  12. #12
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    Pela descrição que dás tens muita folga nas peças moveis do motor, se uma possível reparação no motor esta fora questão poderás tentar remediar a ver se melhora utilizando um oleo viscosidade superior indicado mesmo para esse fim. Loja acessórios auto expoe a situação ao vendedor que certamente poderá te indicar um óleo utilizado para casos idênticos ao teu...

  13. #13
    Piloto de Troféu ciber007's Avatar
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    10W40 é o recomendado para esse motor.

    O teu problema ou está na bomba de óleo ou já tens muita folga na cambota.

    Está na hora de reconstruir, arranjar outro motor em bom estado (boa sorte) ou andar até partir de vez, o que não deve demorar muito.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    10W40 é o recomendado para esse motor.

    O teu problema ou está na bomba de óleo ou já tens muita folga na cambota.

    Está na hora de reconstruir, arranjar outro motor em bom estado (boa sorte) ou andar até partir de vez, o que não deve demorar muito.
    Um user daqui do fórum que tem experiência com estes motores disse-me que quase de certeza que sao as capas de biela gastas, acho que vou mandar trocar e o tombo não deve ser assim tão grande, assim começo a filtrar pelo mais barato ou menos difícil.

  15. #15
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    penso que trocar capas de bielas implica tirar o motor e desmontar uma série de coisas... vai ficar caro, e nem tens a certeza se resolverá

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    penso que trocar capas de bielas implica tirar o motor e desmontar uma série de coisas... vai ficar caro, e nem tens a certeza se resolverá
    Não, é ir por baixo desapertar a tampa do carter e é por lá que se trabalha!

  17. #17
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    A perda pressao do oleo pode estar na chumaceiras da cambota ou na árvore cames ou entao ineficiência na bomba oleo.
    Como tens consumo elevado oleo pode estar desgaste nos aneis do pistao ou retentores das guias valvulas
    Pelos sintomas apresentados o motor tem ser reconstruído ou então trocares por outro que saibas esteja em bom estado.
    Poderás aguentar esse motor mais uns tempos metendo oleo viscosidade bem superior a actual...
    Para mudar as capas das bielas basta tirar o cárter mas por si so suspeito nao resolver problema.
    Em ultima alternativa trocar por outro carro.
    Acho que as opçoes ja estao aqui todas citadas

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
    Não, é ir por baixo desapertar a tampa do carter e é por lá que se trabalha!
    procurei umas imagens e acho que já estou a ver como é.

    obg

  19. #19
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    mas já agora.. o óleo que lubrifica as bielas acaba por cair no cárter e volta ao circuito. Não devia sumir assim sem mais nem menos. Se há óleo a desaparecer e não há fugas, esse óleo deve estar a ir para a câmara de combustão.

    por acaso o fumo de escape anda meio azulado?

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    mas já agora.. o óleo que lubrifica as bielas acaba por cair no cárter e volta ao circuito. Não devia sumir assim sem mais nem menos. Se há óleo a desaparecer e não há fugas, esse óleo deve estar a ir para a câmara de combustão.

    por acaso o fumo de escape anda meio azulado?
    É mesmo o que eu ia dizer... o óleo não desaparece só por tocar no metal.

  21. #21
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    Por Defeito

    Já tirastes as velas para ver como estão? Consumo e perda de pressão pode ser junta da cabeça ou fissura até a camera de combustão. No entanto pode haver 2 problemas, não apenas um. Verifica as velas, faz um teste de compressão, dá à chave sem as velas para ver se cospe oleo por algum cilindro. Com esse consumo não deve ser difícil de identificar o problema.

    Devia haver algum fumo azul pelo escape se está a ser queimado. De certeza que não tens nenhuma fuga de oleo exterior? Ou oleo no vaso de expansão de anticongelante?

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