Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Ajuda] Compra de carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Ajuda] Compra de carro

    Viva pessoal,

    Eu não percebo muito disto portanto estou a pedir uma pequena ajuda para decidir escolher um novo carro (usado). O que tenho neste momento (Peugeot 206) já está em fim de vida (penso) e com isto está-me a tirar o sono com as avarias que já nem posso olhar para ele.

    O meu orçamento está nos 5000€ (se for menos melhor, mas tenho margem caso seja necessário subir acima dos 5, mas honestamente não o queria fazer) e procuro uma viatura que, desde que faça manutenção certa e certas reparações normais do uso/idade do carro não me dê muitos problemas.

    No dia-a-dia faço entre 30 a 60 Km, mas normalmente fico-me pelos 30. Há dias em que é necessário fazer mais mas não é algo regular.

    É-me indiferente ser gasolina ou gasóleo, ter 2 ou 5 lugares (e o mesmo para as portas) e a marca em si também me é indiferente (quero excluir Peugeot que com o meu histórico não me dá confiança nenhuma, mas o problema até pode nem ser o carro mas sim quem conduz).

    Procuro algo que seja compacto, quanto mais pequeno honestamente melhor. Dei uma vista de olhos em alguns carros/marcas mas torna-se difícil chegar a uma conclusão ou exclusão porque dependendo a quem pergunte as opiniões são como a água para o vinho.

    O que, na vossa opinião e experiência me aconselhavam?

    Obrigado!

    #2
    Tens muitas opções no segmento B. Como por hábito os Fiats desvalorizam mais, em usados são compras tentadoras. Tenta encontrar um Gpunto 1.2 a gasolina em bom estado que ficarás bem servido.

    Comentário


      #3
      Ja ponderaste um yaris, sao fiáveis e económicos e ja que fazes poucos km poderias optar por um a gasolina
      Uma questão de pesquisar algo a teu gosto dentro do teu orçamento

      Comentário


        #4
        @Ecoflex @Rools

        Muito obrigado pelas vossas respostas. Eu não coloquei nada específico na pergunta quanto a marcas e modelos porque não sei se estou com alguma ideia concretamente errada mas já vi bastantes dentro daquilo que gostaria de gastar. Também fiz pesquisa sobre feedbacks mas fico sempre com o mesmo problema que é não haver um consenso positivo ou negativo em relação a X marca ou modelo. Há quem adore há quem deteste não consigo ver um meio termo, mas vou tentar dizer aquilo que gosto/não gosto.

        As marcas que vi e em que encontrei modelos que podem ser uma boa opção para mim (não quer dizer necessariamente que sejam ao meu gosto): Fiat, Toyota, Opel, Seat e Smart.

        O que não pretendo ou evito: Peugeot (e é apenas por causa do que tenho agora, o que é uma ideia tendenciosa admito).

        Aqui eu queria pedir a vossa ajuda, se possível, nestes aspectos gerais::

        - Num carro a gasolina: no geral, usados, qual o número de km que devo colocar como limite?

        - Num carro a diesel: no geral, usados, qual o número de km que devo colocar também como limite?

        - No caso de usados é "melhor" adquirir uma marca/modelo que tende a ter uma desvalorização rápida e acentuada ou algo que na média desvaloriza menos?

        Agora um ponto específico que me chamou a atenção:

        - Nas primeiras pesquisas que fiz houve uma marca que me chamou a atenção (possivelmente pela construção/ergonomia e design) que é a Smart. No que pesquisei foi complicado chegar a uma conclusão porque havia muitos utilizadores que acham excelentes escolhas e outros para os quais são cancros em forma de latas de sardinha. De um modo objectivo qual a vossa opinião em relação a esta marca?

        Obrigado

        Comentário


          #5
          Tanto a gasolina como a gasóleo, mais importante que os kms é o estado do carro/motor. Claro que as pessoas gostam de balizar as coisas, mas o melhor é teres o melhor carro possível com menor nº de kms possível.

          Se vais comprar usado, quanto maior for a desvalorização melhor, porque a grande "talhada" é nos primeiros anos.

          Quanto ao smart, não conheço...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Tanto a gasolina como a gasóleo, mais importante que os kms é o estado do carro/motor. Claro que as pessoas gostam de balizar as coisas, mas o melhor é teres o melhor carro possível com menor nº de kms possível.

            Se vais comprar usado, quanto maior for a desvalorização melhor, porque a grande "talhada" é nos primeiros anos.

            Quanto ao smart, não conheço...
            Obrigado! [emoji2]

            Comentário


              #7
              Pessoal andei a ver mais e dei com Fiat Stilo. Há vários modelos claro mas no geral é recomendável ou nem por isso?

              Um específico que falam muito bem é o 1.9 JTD 140CV mas é bastante difícil de encontrar (pelo menos na minha zona) à venda usado.

              Comentário


                #8
                O motor desses carros é bom, resta saber se foi bem tratado e se está em bom estado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  O motor desses carros é bom, resta saber se foi bem tratado e se está em bom estado.
                  Obrigado [emoji6]

                  Referes-te ao motor daquele específico que mencionei ou no geral aos motores que equipam o Stilo?

                  Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carlossilva91 Ver Post
                    Obrigado [emoji6]

                    Referes-te ao motor daquele específico que mencionei ou no geral aos motores que equipam o Stilo?

                    Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk


                    Os JTD são mais do que competentes. Podes tentar ver também algum com o 1.9 JTD 8V de 115cv.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carlossilva91 Ver Post
                      obrigado [emoji6]

                      referes-te ao motor daquele específico que mencionei ou no geral aos motores que equipam o stilo?

                      Enviado do meu sm-n950f através do tapatalk
                      1.9 jtd.

                      Comentário


                        #12
                        @nto @Ecoflex

                        Obrigado pelas vossa ajuda!

                        Uma dúvida. Pelo que andei à procura fiquei um bocado confuso entre as versões JTD e Multijet. Existe uma diferença real entre as duas é uma é um "rebrand" da outra?

                        Já agora, nas versões gasolina deste Stilo também são fiáveis no que ao motor diz respeito ou é melhor evitar algum modelo específico ou todos mesmo (1.2 16V; 1.2; 1.4; 1.6)?

                        Obrigado!

                        Comentário


                          #13
                          Foge das versões a gasolina do stilo e mesmo o JTD apesar de ser um óptimo motor está montado num carro um bocado sensível a nível eléctrico daí a desvalorização deles ser tão grande.

                          Comentário


                            #14
                            @Kevincego

                            Obrigado. Referes-te ao Stilo ou à marca Fiat em geral na componente eléctrica?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carlossilva91 Ver Post
                              @nto @Ecoflex

                              Obrigado pelas vossa ajuda!

                              Uma dúvida. Pelo que andei à procura fiquei um bocado confuso entre as versões JTD e Multijet. Existe uma diferença real entre as duas é uma é um "rebrand" da outra?

                              Já agora, nas versões gasolina deste Stilo também são fiáveis no que ao motor diz respeito ou é melhor evitar algum modelo específico ou todos mesmo (1.2 16V; 1.2; 1.4; 1.6)?

                              Obrigado!


                              O Multijet é uma evolução do JTD (Unijet).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                O Multijet é uma evolução do JTD (Unijet).
                                Qual seria a escolha mais “acertada” entre um JTD e um Multijet neste caso? Isto é, a evolução é do ponto de vista positivo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por carlossilva91 Ver Post
                                  Qual seria a escolha mais “acertada” entre um JTD e um Multijet neste caso? Isto é, a evolução é do ponto de vista positivo?

                                  Há que estar atento aos "vícios" existentes no Stilo, como indicado.

                                  Mas voltando-se somente para o motor, o JTD de 115cv cumpre bem e é "económico". O de 140cv... é um pouco mais guloso, mas nada de especial.

                                  Mas como em tudo, na procura de viaturas usadas, há alguns itens a sacrificar por vezes... o que interessa é encontrar uma unidade que cumpra com o desejado e que consiga transmitir que é aposta mais segura (menos problemas a corrigir)...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Viva pessoal, bom dia

                                    Estou de olho nestes dois anúncios, um é motor JTD outro não (pelo menos não está na descrição).

                                    ANUNCIO1 - ANUNCIO2

                                    Algum destes, na vossa opinião é uma boa escolha?

                                    Obrigado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu há coisas que não entendo.
                                      No post inicial dizes que tens um 206 em fins de vida que com as avarias já te anda a tirar o sono. Dizes também que queres algo compacto e que quanto mais pequeno melhor.

                                      Onde é que um Stilo com 16 anos se insere nisto?

                                      Primeiro é bem menos compacto que um 206. Não é que seja enorme mas é o inverso do que tens.
                                      Com 16 anos, o Stilo deve estar a atingir o pico da forma. Só pode.
                                      Até poderia ser o carro mais fiável do mundo (que não era) mas em 16 anos e mais de 200000 kms não esperes ausência de problemas.

                                      Decide-te no que queres efectivamente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esses Stilo nunca foram grande espingarda em termos de qualidade e fiabilidade e não é em idades altas que isso vai melhorar. Temos o caso do user caditonuno (no Fórum Geral) que está a reforçar essa ideia...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                          Eu há coisas que não entendo.
                                          No post inicial dizes que tens um 206 em fins de vida que com as avarias já te anda a tirar o sono. Dizes também que queres algo compacto e que quanto mais pequeno melhor.

                                          Onde é que um Stilo com 16 anos se insere nisto?

                                          Primeiro é bem menos compacto que um 206. Não é que seja enorme mas é o inverso do que tens.
                                          Com 16 anos, o Stilo deve estar a atingir o pico da forma. Só pode.
                                          Até poderia ser o carro mais fiável do mundo (que não era) mas em 16 anos e mais de 200000 kms não esperes ausência de problemas.

                                          Decide-te no que queres efectivamente.
                                          No caso do tamanho não verifiquei as dimensões assumi pelas fotografias que fosse parecido nesse sentido mas podia-o ter feito sim.

                                          Se me puderes indicar com base no que eu escrevi por onde deva olhar melhor eu agradeço-te.

                                          Para quem anda distante desta área como é o caso muitas vezes podem dizer-se coisas sem sentido ou contraditórias sem ter noção disso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Carlos, basicamente, e segundo o que percebi, o que o ednuno está a querer dizer é, de alguma forma o que eu já te disse no início.

                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Tanto a gasolina como a gasóleo, mais importante que os kms é o estado do carro/motor. Claro que as pessoas gostam de balizar as coisas, mas o melhor é teres o melhor carro possível com menor nº de kms possível.

                                            Se vais comprar usado, quanto maior for a desvalorização melhor, porque a grande "talhada" é nos primeiros anos.

                                            Quanto ao smart, não conheço...
                                            Ao comprares carros muita idade e muitos kms, acabas por arriscar em demasia despesas na manutenção. Claro que "cancros e limões" podes até apanhar com carros recentes e pouco rodados e até novos, mas a probabilidade é menor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Carlos, basicamente, e segundo o que percebi, o que o ednuno está a querer dizer é, de alguma forma o que eu já te disse no início.



                                              Ao comprares carros muita idade e muitos kms, acabas por arriscar em demasia despesas na manutenção. Claro que "cancros e limões" podes até apanhar com carros recentes e pouco rodados e até novos, mas a probabilidade é menor.
                                              Basicamente é isso.
                                              O 206 em questão será carro para ter entre 15 e 20 anos. É normal começar a dar problemas e a precisar de isto mais aquilo.
                                              Um Stilo com 16 anos irá ser diferente? Não acredito.
                                              O ideal será pegar nesses 5000 euros e comprar algo bem mais recente e com menos kms.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O quê? O Cadito também não gostou do Stilo? Achava eu que o pior carro dele (ou da mãe dele...) teria sido um MGF...

                                                Então mas ele não acerta uma e dá tantos conselhos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Depois de muito procurar e inclusivé ter criado um topico a pedir ajuda aqui no forum, fui buscar o meu Astra H com o motor 1.7, no fim-de-semana passado, por esse mesmo valor.

                                                  A nivel estético ainda tenho alguns trabalhos com o carro, mas posso-te dizer que apanhei um carro muito "afinadinho" a nivel de motor. Com revisões em dia, correia de distribuição mudada. Não sei até que ponto não seria uma boa opção.
                                                  Se calhar talvez procurar algo a gasolina, tendo em conta o numero de kms que fazes diariamente. Tenho um amigo que tem um com motor 1.6 (gasolina) desde 2005 e que está muito contente com o carro. Foi inclusive ele que me "convenceu" a ir buscar o meu e, tendo as manutenções em dia, não me parece que vá dar grandes problemas.
                                                  Mas lá está, como se costuma de dizer: comprar um carro usado é sempre um risco.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tal como o @ymno também comprei uma Opel Astra H 1.7 CDTI 125CV de 2008 um pouco mais caro que o dele, 7000€ mas com 57 mil km (reais) . O carro está impecavel! É um motor muitoooooo fiável, uma autêntica máquina e não me arrependo de o ter comprado mesmo nada. Pelo sim pelo não já lhe mudei o kit distribuição apesar dos poucos km já tinha 11 anos e decidi prevenir.
                                                    O que mais me impressiona neste carro é no disparo do turbo... É top!

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X