Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Soluços" em 6ª entre as 1400 e as 1700rpm. O que será?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Soluços" em 6ª entre as 1400 e as 1700rpm. O que será?

    Boas!

    Motor 1.6 Diesel de 115cv
    Volvo V40
    200.000km

    Há cerca de um mês teve avaria num dos 4 cilindros. Teve que trocar esse cilindro por um novo, ficou em cerca de 700 euros, na marca.

    Desde então, principalmente em 6ª mas também faz em 5ª, entre as 1400rpm e as 1700rpm (entre os 75km/h e os 85km/h), nota-se o carro a soluçar.

    A única coisa com que consigo comparar é quando temos uma mudança a rotações muito baixas e o motor quase que vai abaixo. É tipo isso, não muito acentuado, não como quando está quase a ir abaixo, é como quando começa a dar sinal disso. Dá ali uns pequenos soluços que após as 1700rpm (90km/h) passa.

    Ou seja, se eu meter a 6ª a 70km/h (sei que é curto, mas é apenas para que se perceba), o motor tem um desenvolver "normal", a ritmo continuo. Até que quando chega aos 75km/h (as tais 1400rpm) engasga-se um bocado. Continua a desenvolver, mas com pequenos "soluços".

    Levei à marca, até porque o cilindro tem 2 anos de garantia e disseram-me que se houvesse algo que não estivesse bem para lá passar, o chefe da oficina veio comigo para a estrada, mostrei-lhe o problema, que afirmou sentir. Disse que metia-se o carro na máquina a ver se há algum problema. Esperei uns 20 minutos e a conclusão a que se chegou é que está tudo bem, porque a máquina assim o diz.

    Alguém aqui tem ideia do que possa ser? Será que se pode considerar uma característica de um motor que já não é novo em vez de um problema?

    É que não chega propriamente a ser incómodo, deixa-me é um bocado intranquilo, pois não sei até que ponto não poderá ser a primeira manifestação de um eventual problema eminente, como por exemplo os outros 3 cilindros estarem também perto de avariar. Sabendo que está tudo bem e que é "normal", ao menos fico mais descansado.

    Também me dá a sensação (e estou mesmo quase certo de) que em ponto morto, parado, o motor treme mais do que antes.

    -

    #2
    Quantas vezes o carro tem um problema bem notável e a maquina de diagnostico dá informação que esta tudo bem. Se carro nao tinha esse comportamento antes da avaria e da reparação tens que ir uma vez mais a oficina e apertar com eles. Não te conformes com a situação.

    Comentário


      #3
      No teu texto apresentas a solução.

      Apesar de não dizeres se é a plano ou a subir parece-me que o carro não está preparado para rodar a essa rotação em 6a velocidade

      Comentário


        #4
        Se não fazia antes, algo não estará igual, isso parece-me óbvio. Agora o que será é que já não sei.

        De resto, um conselho. Não andes em relações altas a baixas rotações. Não ganhas absolutamente nada a nível de consumos já que o esforço é maior, e ainda perdes nas vibrações com o que tudo isso implica nos componentes do carro e motor nomeadamente o volante do motor/embraiagem.

        Comentário


          #5
          Obrigado aos três


          Originalmente Colocado por Rools Ver Post
          Quantas vezes o carro tem um problema bem notável e a maquina de diagnostico dá informação que esta tudo bem. Se carro nao tinha esse comportamento antes da avaria e da reparação tens que ir uma vez mais a oficina e apertar com eles. Não te conformes com a situação.
          De momento ainda não estou conformado. Estive lá há apenas 6 dias (segunda-feira passada), pelo que vou esperar mais uma ou duas semanas para ver se há alguma evolução e qual. Ontem à noite parecia que estava "pior". Portanto, se a situação ficar cada vez mais óbvia, lá voltarei para que vejam como está.

          Também pondero levá-lo a outra oficina. O que acham?

          Isto porque se noutra oficina me disserem que efectivamente algo não está bem, depois volto à da Volvo para os informar disso.


          Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
          No teu texto apresentas a solução.

          Apesar de não dizeres se é a plano ou a subir parece-me que o carro não está preparado para rodar a essa rotação em 6a velocidade
          Obrigado flautinha. Muito valioso o teu comentário. Porque pelo que dizes fico agora a saber que existe essa possibilidade de o carro não estar preparado para rodar a essa rotação em 6ª velocidade e que, depreendo, poderá precisar de alguma "afinação" para que passe a estar. Será?

          Não referi se é a plano ou a subir porque é em ambas as situações. Claro que a subir se nota mais, mas apenas porque a subir o motor demora mais tempo a "sair" das 1400-1700rpm.


          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          Se não fazia antes, algo não estará igual, isso parece-me óbvio. Agora o que será é que já não sei.

          De resto, um conselho. Não andes em relações altas a baixas rotações. Não ganhas absolutamente nada a nível de consumos já que o esforço é maior, e ainda perdes nas vibrações com o que tudo isso implica nos componentes do carro e motor nomeadamente o volante do motor/embraiagem.
          Sim, eu não costumo andar em relações baixas. Mas muitas vezes meto a 6ª ainda abaixo dos 90km/h e sente-se a tremideira. Quando falava em meter a 6ª a 70km/h era só para deixar claro que entre as 1000 e as 1400rpm a resposta do motor é normal, a de sempre, e que é entre as 1400 e as 1700rpm (75-90km/h) que sucede o que refiro. E penso que meter uma 6ª a cair nas 1600 ou 1700rpm é normal e quase todos o fazem. O próprio carro sugere a 6ª a partir dos 75-80km/h (1500-1600rpm).

          O que acham? Mantêm a opinião?

          Se mais alguém quiser comentar, agradece-se.

          Obrigado e cumprimentos.

          -

          Comentário


            #6
            Nao mudes de oficina, que na volvo se notam que algo foi mexido perdes automaticamente a garantia do trabalho feito. Relata na volvo o que tens diagnosticado e insiste na resolução do problema que se verifica partir da data que la saiu

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
              Obrigado aos três




              -lo a outra oficina. O que acham?

              Isto porque se noutra oficina me disserem que efectivamente algo não está bem, depois volto à da Volvo para os informar disso.




              Obrigado flautinha. Muito valioso o teu comentário. Porque pelo que dizes fico agora a saber que existe essa possibilidade de o carro não estar preparado para rodar a essa rotação em 6ª velocidade e que, depreendo, poderá precisar de alguma "afinação" para que passe a estar. Será?

              Não referi se é a plano ou a subir porque é em ambas as situações. Claro que a subir se nota mais, mas apenas porque a subir o motor demora mais tempo a "sair" das 1400-1700rpm.



              Obrigado e cumprimentos.

              -
              Não creio que precise de qualquer afinação. A tua condução é que deve adequar ao motor que tens em mãos.

              Sem conhecer o motor em apreço aconselho a mudança de velocidade de maneira que a velocidade seguinte entre próxima das 2000rpm. Se assim fizeres quase que aposto que tens o teu problema resolvido.

              Comentário


                #8
                Obrigado mais uma vez ;)


                Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                Nao mudes de oficina, que na volvo se notam que algo foi mexido perdes automaticamente a garantia do trabalho feito. Relata na volvo o que tens diagnosticado e insiste na resolução do problema que se verifica partir da data que la saiu
                A ideia de ir a outra oficina não era para mexer no carro, nem eu os deixaria mexer. Era só mesmo para ver o que opinam e/ou se fazem algum diagnóstico.


                Originalmente Colocado por flautinha Ver Post
                Não creio que precise de qualquer afinação. A tua condução é que deve adequar ao motor que tens em mãos.

                Sem conhecer o motor em apreço aconselho a mudança de velocidade de maneira que a velocidade seguinte entre próxima das 2000rpm. Se assim fizeres quase que aposto que tens o teu problema resolvido.
                Sim, é mudar de hábito e consigo fazer como dizes. Mas, há 2 questões associadas a essa alternativa:

                1 - E mais importante... A tua sugestão é muito válida e "bonita", mas e quando quiser vender o carro?

                Algo que pondero fazer em breve. Dificilmente alguém me compra o carro sem o testar (nem que quero que alguém o compre sem o testar primeiro) e assim sendo muito dificilmente não detecta este "problema". E mesmo que não o detecte, nos primeiros dias depois de o ter, duvido muito mas mesmo muito que não note nada e não me venha pedir satisfações.

                Já sondei as duas opções e dando o carro como retoma na compra de um novo, consigo entre 7 e 9 mil euros. Vendendo a particular, consigo entre 10.500 e 11.500 euros. Ou seja, posso perder 2 a 4 mil euros por causa desta "característica" da viatura.

                2 - Fazer como sugeres não é problema. Aliás, tal e como expressado no meu primeiro post deste tópico, o que me deixa reticente é que isto possa ser o primeiro sinal de um problema sério e que, por isso, talvez seja mal jogado ignorar, fazendo como sugeres. Daí que fosse preferível ter antes a certeza de que não é efectivamente sinal de outro problema iminente.


                -

                Comentário


                  #9
                  Estou a partir do princípio que o carro não tem problemas e seja apenas uma questão de conhecer o motor, saber trabalhar com ele...

                  É sempre subjectivo.
                  Se fores da zona de Lisboa posso combinar contigo e dar a minha opinião...

                  Comentário


                    #10
                    Boas!

                    Obrigado pela disponibilidade mas infelizmente ainda estou a uns 220km. Mas se vieres passar um fim de semana ao Algarve nas próximas semanas avisa ;)

                    Não coloco de forma nenhuma a hipótese de isto ser uma característica deste motor, pois já tenho o carro há 6 anos, fiz 200 mil kms com ele, e tenho a perfeita noção de que isto surgiu muito recentemente. Há 2 meses atrás tenho a certeza absoluta que não fazia isto.

                    Por isso aceito que se possa considerar uma característica e não um problema, mas uma característica não "deste motor" mas sim "deste motor com 200 mil kms". Ou seja, aceito que possa ser fruto do normal desgaste do motor e que por isso de certa forma se possa dizer que está tudo bem com o motor e o carro.

                    Estou a ponderar contratar garantia de 12 meses, ao menos assim posso ficar descansado. Já consultei uma empresa de garantia automóvel e para este carro, com esta idade e kms, considerando-se que a manutenção e substituições de peças foi sempre na marca, fazem-me 420 euros para 12 meses. Mas tenho que pagar "de entrada" 80 euros por um check-up numa oficina "deles". De modos que caso o check-up corra mal, pode dar-se o caso de não me fazerem a garantia e ter que dar esses 80 euros por perdidos.

                    O que acham? Será que se na Volvo está tudo bem com o carro, neste check-up também irá estar? Ou que caso não esteja, posso depois com o relatório desse check-up voltar à Volvo com mais argumentos?

                    Obrigado e cumprimentos.

                    -

                    Comentário


                      #11
                      Tenho esse motor noutro volvo c30, isso que acontece uma delas é.
                      Carro muito pesado para esse motor, e egr entupida.

                      Comentário


                        #12
                        Jack, eu raramente uso a recomendação dada pelo CB. Normalmente aconselha a troca demasiado cedo. Por norma a 6ª no meu carro rola no mínimo já perto das 2 mil rpms. Mas isso não interessa nada tendo em conta que o que está em causa é que no teu carro antes da intervenção esses soluços não aconteciam.

                        Não sei se poderá ter sido alguma reprogramação, que há concessões que fazem sempre que o carro vai à oficina (e há, obviamente uma actualização pendente), ou se é algo mais que agora ficou a descoberto com a intervenção. Ou mesmo, algo de errado com a mesma. Mas vale a pena insistires com a concessão onde fizeste essa intervenção, até porque a mesma está ao abrigo da garantia.

                        Quanto a contratar uma garantia externa, eu não o faria. Tens é que resolver essa questão agora.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado!

                          Originalmente Colocado por FilipeAlmeida Ver Post
                          Tenho esse motor noutro volvo c30, isso que acontece uma delas é.
                          Carro muito pesado para esse motor, e egr entupida.
                          Ajudem lá pessoal... "egr" será o quê? Engrenagem? (sou um bocado ignorante nestas matérias)


                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Jack, eu raramente uso a recomendação dada pelo CB. Normalmente aconselha a troca demasiado cedo. Por norma a 6ª no meu carro rola no mínimo já perto das 2 mil rpms. Mas isso não interessa nada tendo em conta que o que está em causa é que no teu carro antes da intervenção esses soluços não aconteciam.

                          Não sei se poderá ter sido alguma reprogramação, que há concessões que fazem sempre que o carro vai à oficina (e há, obviamente uma actualização pendente), ou se é algo mais que agora ficou a descoberto com a intervenção. Ou mesmo, algo de errado com a mesma. Mas vale a pena insistires com a concessão onde fizeste essa intervenção, até porque a mesma está ao abrigo da garantia.

                          Quanto a contratar uma garantia externa, eu não o faria. Tens é que resolver essa questão agora.
                          Sim, a ideia da garantia é principalmente pelo receio de que, tal como um dos quatro cilindros "morreu" há um mês atrás, agora possam "morrer" os outros três e que isto seja um primeiro sinal dessa "morte" eminente. Na oficina quando me trocaram o cilindro disseram que de certa forma até tive sorte pois têm tido alguns clientes a quem foi preciso trocar os quatros cilindros.

                          E se para um cilindro paguei 700 euros, para mais três ficaria por volta dos 2 mil euros. Daí a ideia de fazer a garantia. Não é para proteger o cilindro trocado, pois esse sim como bem dizes tem 2 anos de garantia.

                          Além disso, o check-up prévio a que a garantia obrigado, das duas uma: ou conclui que há algum problema, contradizendo a posição da Volvo e dando-me argumentos incontestáveis para lá voltar; ou conclui que não há problema, pago os 420 euros e fico descansado não só enquanto a viatura for minha mas também para mais à frente a vender a um particular.

                          -

                          Comentário


                            #14
                            Egr é uma peça que aproveita os gases de escape, para voltar a "queimar" No motor, elas costumam acumular carvão e funcionan mal.

                            Comentário


                              #15
                              Quando falas em "cilindros" não te referes a problemas nos injectores?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Quando falas em "cilindros" não te referes a problemas nos injectores?
                                Sim, é isso mesmo. Foi um injector. Falo em cilindro porque acho que não sendo a mesma coisa, vai dar ao mesmo. Mas como disse sou muito ignorante nestas matérias e se me meto aqui a tentar acertar nos termos técnicos o mais certo é ser alvo de chacota

                                -

                                Comentário


                                  #17
                                  O Lino poupou-me a pergunta.
                                  Tendo em conta que trocaste um injector, não estará o timing e caudal de injeção por afinar?
                                  Quando as injeções Diesel eram todas mecânicas, ou se mudava todos os injectores ou testava-se numa maquina de manivela e que registava a pressão para ver se estavam bons. É que se tiveres um injector a 100% e os outros a 80% vai haver tremideira e em último caso aí sim um cilindro po boneco. mas os tempos de injeção são lidos pelo software de diagnóstico da marca, porque não vais a outro concessionáriao?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    O Lino poupou-me a pergunta.
                                    Tendo em conta que trocaste um injector, não estará o timing e caudal de injeção por afinar?
                                    Quando as injeções Diesel eram todas mecânicas, ou se mudava todos os injectores ou testava-se numa maquina de manivela e que registava a pressão para ver se estavam bons. É que se tiveres um injector a 100% e os outros a 80% vai haver tremideira e em último caso aí sim um cilindro po boneco. mas os tempos de injeção são lidos pelo software de diagnóstico da marca, porque não vais a outro concessionáriao?

                                    Muito obrigado. É precisamente aí que pretendo chegar, caso o "problema" seja algo desse tipo. Até porque era esse o meu palpite, apenas não sabia como o expressar.

                                    Mas ir a outro concessionário, se for para fazerem o mesmo (e pelo que dizes, será) provavelmente o resultado será o mesmo. Ou terei percebido mal?

                                    Eles na Volvo onde sempre fui (e onde comprei o carro) disseram que o ligaram à maquina, pelo que suponho que os tempos de injecção terão sido lidos pelo software de diagnóstico da marca, não tendo sido detectada nenhuma anomalia.

                                    E se eu for a outro concessionário e chegarem a essa conclusão que supões, ou seja, o injector novo estar a 100% e os outros a 80%. O que acontece? É aí que se pode solucionar através da afinação do timing e caudal de injecção? Ou será que me vão propor a troca dos outros 3 injectores para que assim todos fiquem a 100%?

                                    Obrigado mais uma vez. Muito útil.

                                    -

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ao arrancar, não sentes a EMBRAIAGEM a "soluçar" também?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Agora o discurso já faz sentido! Ainda não tinha percebido como raio se muda um cilindro num motor destes sem tocar nos outros já que estão todos interligados...

                                        Vão ter que ser testados/verificados os 4 injetores, um por um. Não me admira se agora começares a teres problemas nos restantes!

                                        PS: 700 aéreos só para um injetor já começa a entrar no campo do roubo, mas isso sou eu a dizer...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Numa concessão oficial é o preço...já soube de 1000€ por um injector numa concessão audi.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado pessoal!


                                            Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                            Ao arrancar, não sentes a EMBRAIAGEM a "soluçar" também?
                                            Acho que não. Se senti foi uma ou duas vezes, mas não tenho a certeza. O que noto, tal como referi anteriormente, é que em ponto morto e com o carro parado, parece (tenho quase a certeza absoluta) que treme mais do que antes.


                                            Originalmente Colocado por petrus
                                            Vão ter que ser testados/verificados os 4 injetores, um por um.
                                            E porque é que será que não o fizeram logo quando lá fui? Porque dá algum trabalho e demora algum tempo, correcto?


                                            Originalmente Colocado por petrus
                                            Não me admira se agora começares a teres problemas nos restantes!
                                            Dá margem para se pensar que me deixaram ir embora por a máquina dizer que está tudo bem com o carro, para que depois se vier a ter problemas nos restantes eu lá volte para deixar mais 700 ou 1400 ou 2100 euros.

                                            No entanto não tenho razões para pensar que ajam nestes termos, pois sempre lá fui e nunca tive razão de queixa. Já aconteceu inclusive pouparem-me à substituição integral do alternador, pois fui lá pensando que era isso mesmo (tal como me informaram noutra oficina) e eles viram que bastava substituir o regulador do alternador, ficando a intervenção por metade do preço.

                                            Por isso (e por outros motivos de situações reais ao longo dos últimos 6 anos) tenho quase a certeza que não é intenção deles deixar-me andar com o carro assim sabendo que provavelmente vou começar a ter problemas nos restantes injectores. Pelo que terá sido ou descuido, ou desconhecimento ou "preguiça" em tester os injectores um por um.

                                            -

                                            Comentário


                                              #23
                                              90% de certeza que é a EGR entupida, se andas sempre com o carro nesses regimes. Algo que pode resolver ou minorar é ir "tirar o carvão", ou seja, puxar as mudanças às 3 ou 4000 rpm uma série de vezes, e ver se melhora.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                                90% de certeza que é a EGR entupida, se andas sempre com o carro nesses regimes. Algo que pode resolver ou minorar é ir "tirar o carvão", ou seja, puxar as mudanças às 3 ou 4000 rpm uma série de vezes, e ver se melhora.
                                                Obrigado, posso sempre tentar isso a ver o que acontece.

                                                Mas eu não é que ande sempre nesses regimes, antes pelo contrário, estou seguramente entre os 5% dos condutores que puxam mais pelos motores. Ao ponto de suspeitar que seja precisamente isso que levou ao desgaste "prematuro" do que quer que seja que esteja desgastado.

                                                Mas vou experimentar a puxar umas a fundo como sugeres, até porque ultimamente tenho-me moderado um bocado a esse nível por andar com receio de que possa com isso precipitar outro problema.

                                                -

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quando fizeres isso, tenta reparar pelo retrovisor se o carro deita fumo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Olha... eu sei que é uma pergunta e uma solução parva!

                                                    Já fizeste um teste de compressão?

                                                    PORQUE é que apenas um cilindro tinha defeito/desgaste? Não achas também estranho?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas!

                                                      Não sei se na Volvo fizeram esse teste, mas duvido. Até porque nem sei em que consiste.

                                                      Também pelo que me foi dito pelo mecânico, não estão habituados a mudar apenas 1 cilindro. Normalmente é logo os 4. Até deu isso como argumento para não saber se é "normal" isto ocorrer quando se muda só 1 cilindro, pois não tem experiência a esse nível pois normalmente mudam-se logo todos.

                                                      Eu achar estranho que apenas um cilindro tenha defeito/desgaste... pah, não achei estranho porque não percebo nada do assunto. Mas sim, pelo que o mecânico referiu e por aquilo que comentas, fica claro que não é a ocorrência mais normal e, se calhar, os outros apesar de se terem aguentado, podem estar também defeituosos ou desgastados.

                                                      É com um teste de compressão que se determina o dito desgaste?

                                                      Quanto custa e onde posso fazer esse teste?

                                                      Obrigado.

                                                      -

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                        Olha... eu sei que é uma pergunta e uma solução parva!

                                                        Já fizeste um teste de compressão?

                                                        PORQUE é que apenas um cilindro tinha defeito/desgaste? Não achas também estranho?
                                                        Pelo que eu percebi quando se fala de cilindro deve-se ler injector.

                                                        Ou seja, o que foi trocado/reparado é um injector.

                                                        Sendo assim penso que o teste de compressão aos cilindros não seja necessário.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não sei de onde és, Jack47. Se estamos a falar de um injector... sim... muda-se apenas os que estão maus! Se se fala em cilindros (êmbolos/camisas)... dá quase o mesmo trabalho mudar um (nem nunca ouvi falar em mudar um êmbolo... admito que seja mesmo o raio do maricas do injector!) ou os 4...

                                                          Se é injector, então esquece tudo o que eu já disse!


                                                          O que é facto é que parece não ter ficado impecável, ou estou errado?

                                                          "Há cerca de um mês teve avaria num dos 4 cilindros. Teve que trocar esse cilindro por um novo, ficou em cerca de 700 euros, na marca.

                                                          Desde então, principalmente em 6ª mas também faz em 5ª, entre as 1400rpm e as 1700rpm (entre os 75km/h e os 85km/h), nota-se o carro a soluçar."



                                                          Talvez nem teste de compressão nem voltar à mesma oficina... mas já que levaram 700€ pelo injector (ainda há quem diga que os diesel são mais baratos...), talvez consigam descobrir onde mais comer dinheiro para esse motor ficar bom por mais uns tempos (sem teres que gastar mais dinheiro noutras oficinas).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se o problema começou após a troca do injector, eu apostava em má calibração/(re)montagem de algum componente.

                                                            Aperta com a oficina para reverem tudo a fim de evitar dissabores futuros

                                                            Cump.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X