Boa tarde a todos. Tenho um opel corsa E, e não tenho a certeza se perde água no reservatório dos vidros ou através de alguma peça que tenha a ver com o limpa vidros. No primeiro dia que comecei a fazer o teste o reservatório estava vazio ou quase vazio, enchi ao máximo, fechei o capo. No dia seguinte fui ver novamente e a água estava em baixo como se estivesse mesmo uma fuga, desceu mais ou menos meio depósito, o depósito tem 2,5 litros, depois para ter a certeza se perdia enchi novamente ao máximo, e desde ali não baixou mais. Nem sei como pode ter baixado assim tanto, terá sido ar? Estranhei porque desceu bastante e na altura nem deu para encher mais. Fuga não era. Depois disto, fui sempre vendo mais do que uma vez por dia e ele vai perdendo cerca de meio centímetro por dia, não baixa de seguida como se estivesse mesmo uma fuga, baixa meio centímetro depois para, depois desce novamente meio centímetro. Outro sintoma estranho é que a água já me chegou a subir também meio centímetro, parece que quando o motor aquece mais sobe novamente cerca de meio centímetro, já fez isto mais do que uma vez, mas baixa sempre mais do que sobe. Será que se tivesse alguma fuga de água subiria esse meio centímetro? É por causa destes sintomas que não sei se perde mesmo água, porque se enche-se e fica-se sempre no mesmo nível era diferente, mas não, baixa sempre um pouco. Não sei se o motor do limpa vidros, tubos, etc, poderá criar ar com o tempo. É que a olho não vejo nada de água, nem perto daquela bombinha de água colada ao reservatório. Há cerca de um mês que faço o teste e não para de fazer isto, nem utilizo o limpa vidros para não gastar a água só para poder testar.
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Ar no Reservatório do Limpa Vidros?
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Originalmente Colocado por tonixxx Ver PostBoa tarde a todos.
É assim, eu tenho um opel corsa E, e não tenho a certeza se perde água no reservatório dos vidros ou em alguma parte naqueles lados que possa ter alguma fuga, ou mesmo naquela bomba de água que está colada ao reservatório.
No primeiro dia de teste o reservatório estava vazio ou quase vazio, enchi ao máximo, fechei o capo como se já não precisa-se abastecer mais, e no dia seguinte fui ver novamente e estava embaixo, como se estivesse mesmo furado ou que tinha ar e foi descendo até meio depósito mais ou menos, o depósito tem 2,5 litros, depois para ter a certeza enchi novamente ao máximo, e desde ali não baixou mais, nem sei como pode ter baixado na primeira vez que testei, será que criou ar e com o andar do carro baixou, para onde foi aquela água?
Estranhei porque desceu bastante e na altura nem deu para encher mais, nem baixou nem nada, senão tinha enchido novamente antes de fechar o capo, estancou ali, estranho.
Depois disto, fui sempre vendo mais que uma vez por dia e ele vai perdendo cerca de meio centímetro por dia, não baixa de seguida como se estivesse uma furinho muito pequeno, baixa meio centímetro depois para, depois desce novamente meio centímetro no dia seguinte.
Outro sintoma estranho nisto é que já vi de uma dia para o outro a baixar meio centímetro com o carro parado, vou dar umas voltas, parece que é quando o motor aquece mais, e sobe esse meio centímetro, já fez isto também mais do que uma vez, por causa destes sintomas é que não sei se perde mesmo, porque se enche-se e fica-se sempre no mesmo sitio era diferente, mas não, baixa.
E se também tivesse alguma fuga ele subiria novamente esse meio centímetro? Não sei se isto pode criar ar nos tubos dos mijas, etc, porque se fosse mesmo furo furo mesmo fininho, ou alguma fuga estava sempre a perder e a olho não vejo nada de água, nem perto daquela bombinha de água.
Há cerca de um mês que faço o teste e não para de fazer isto, nem utilizo o limpa vidros para não gastar a água só para poder testar. Alguém que saiba do que poderá ser.
Bem podes ter uma fuga no motor do mija mija...mas para despistares o circuito...ligas o tubo que sai do reservatorio de agua a um compressor de ar, desligas do esguicho/aspersor e limpas com ar a ver se a água foge para algum lado.
Podes também verificar se o teu reservatorio de água não estará ressequido.
Usas sempre água da torneira ou usas liquido de limpa parabrisas?
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Não tenho o devido material para fazer isso. E outra, o carro ainda tem garantia, para estar eu a fazer metia logo na garantia. Mas antes de mandar para a garantia o que eu queria era ter a certeza que está mesmo a perder água, mesmo a pouca que baixa, senão vai o carro para a garantia em vão. É que a olho não vejo nada de água, e consigo colocar o dedo entre a bombinha e o oringue e não sinto nem vejo água nenhuma. É difícil perceber o que está a fazer isto. E o que é que também fez subir a água um pouco, anda aqui gato. A água que coloco é mesmo aquela da REDEX que é perfumada.Editado pela última vez por tonixxx; 03 June 2019, 19:35.
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Não tenho o devido material para fazer isso. E outra, o carro ainda tem garantia, para estar eu a fazer metia logo na garantia. Mas antes de mandar para a garantia o que eu queria era ter a certeza que está mesmo a perder água, mesmo a pouca que baixa, senão vai o carro para a garantia em vão. É que a olho não vejo nada de água, e consigo colocar o dedo entre a bombinha e o oringue e não sinto nem vejo água nenhuma. É difícil perceber o que está a fazer isto. E o que é que também fez subir a água um pouco, anda aqui gato. A água que coloco é mesmo aquela da REDEX que é perfumada.Editado pela última vez por tonixxx; 03 June 2019, 19:35.
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Originalmente Colocado por tonixxx Ver PostNinguém te perguntou nada.
EDIT: Bom truque ao editares o teu texto na parte que dizias que nem tiveste "paciência de fazer parágrafos"... Ainda por cima aproveitaste que me esqueci de fazer quote ao texto original!
De qualquer das maneiras, se queres respostas tens de perder algum tempo a expor a tua dúvida de uma maneira que todos percebam.
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Pois editei, e achas algo de outro mundo? Quando fiz o texto tava sem tempo, agora que cheguei a casa modifiquei o texto principal e o outro para melhorar a situação. Agora vires dizer o que disses-te não ganhas-te nada com isso. Vê a primeira pessoa que respondeu, falou dos parágrafos, mas sempre tentou ajudar em alguma coisa.Editado pela última vez por tonixxx; 03 June 2019, 20:08.
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Deves retirar toda a água perfumada! Depois enche com água da torneira cheia de calcário e a cheirar a fezes ou a Escherichia coli.
A partir daí é que podes reclamar na garantia... se chegas lá a cheirar a perfume de rosas... eles dizem que deveria ser alfazema! Ou jasmim!
E-coli e vais ver que a garantia resolve o problema!
É mesmo a água de lavar os vidros, certo? É que essa nem sobe nem desce por o motor estar quente ou frio ou a trabalhar ou desligado... É só para confirmar!Editado pela última vez por CL; 03 June 2019, 20:11.
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Originalmente Colocado por CL Ver PostDeves retirar toda a água perfumada! Depois enche com água da torneira cheia de calcário e a cheirar a fezes ou a Escherichia coli.
A partir daí é que podes reclamar na garantia... se chegas lá a cheirar a perfume de rosas... eles dizem que deveria ser alfazema! Ou jasmim!
E-coli e vais ver que a garantia resolve o problema!
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Originalmente Colocado por CL Ver PostEu axo que tens toda a razão!
Boa sorte para a resolução do teu problema...
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Esses líquidos não fazem espuma ao verter para o depósito?
Eu costumo usar aqueles concentrados que misturo com água, e esses fazem...
Estou a supor ser possível que ao encher tenhas pensado que estava cheio, mas não estar devido a ter feito espuma - e depois quando a espuma se desfez, o nível assentou mais baixo.
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Originalmente Colocado por tonirai Ver PostEsses líquidos não fazem espuma ao verter para o depósito?
Eu costumo usar aqueles concentrados que misturo com água, e esses fazem...
Estou a supor ser possível que ao encher tenhas pensado que estava cheio, mas não estar devido a ter feito espuma - e depois quando a espuma se desfez, o nível assentou mais baixo.Editado pela última vez por tonixxx; 03 June 2019, 21:48.
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eu tenho um jipe que, se o estacionar com a frente mais alta do que a traseira, o mija-mija do vidro de trás começa a pingar e só pára quando o depósito fica sem agua.
sei que se montasse uma válvula ant-retorno na tubagem resolvia, mas não me preocupa.
verifica se não tens um problema parecido.
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Originalmente Colocado por mmao Ver Posteu tenho um jipe que, se o estacionar com a frente mais alta do que a traseira, o mija-mija do vidro de trás começa a pingar e só pára quando o depósito fica sem agua.
sei que se montasse uma válvula ant-retorno na tubagem resolvia, mas não me preocupa.
verifica se não tens um problema parecido.
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Originalmente Colocado por tonixxx Ver PostPor acaso mesmo hoje tive a olhar para os bicos de onde sai a água e também não vi vestígios de água. Mas também como é muito pouca água que baixa será que sai e seca logo, isto por onde quer que seja a fuga né. Tá aqui um belo mistério. Já pensei em deixar sempre assim e ir vendo até onde baixa o nível, ou se vaza o depósito todo, mas assim tinha que esperar o ano todo, para os meios centímetros que vai baixando por dia. Se soubéssemos que os tubos ganham ar sempre poderia ser uma hipótese.
ou tens algum tubo roto ou o próprio depósito com alguma fissura
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Pois, alguma coisa tem que ser, a água não pode ir descendo assim do nada. Outra coisa, quando enchemos o depósito a água passa logo também para os tubos do limpa vidros ou a bomba que puxa a água não deixa passar nada de água sem antes premirmos no manípulo para puxar a água/lavar os vidros? Porque se a água não passar do reservatorio para lado nenhum sem antes premirmos no manípulo é porque a fuga deve ser mesmo no reservatorio ou na bomba da água.
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Originalmente Colocado por tonirai Ver PostA água não deve passar para mais lado nenhum quando enches.
As bombas costumam ser encaixadas num orifício do depósito, vedada por oring... Podes ter o depósito rachado, ou esse encaixe com fuga (mas deveria notar-se alguma água a aparecer no chão...).Editado pela última vez por tonixxx; 04 June 2019, 08:50.
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Originalmente Colocado por ice Ver PostSe o carro tem garantia, para quê tanto problema? É ir como o carro à marca e eles que resolvam.
Cump.Editado pela última vez por tonixxx; 04 June 2019, 13:19.
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Hoje fui lavar o carro e abri o capo para ver novamente por onde andava a água desde a última vez que abasteci, e lá tinha baixado mais um pouco como sempre. Farto disto e como o meu braço é fininho consegui meter o braço pelo reservatório abaixo e consegui tocar na parte de baixo da bomba de água do reservatório e lá senti a água, ao tocar lá para aqueles lados com os dedos, tocava na bomba de água para folgar um pouco na borracha de vedação e lá caia água para o chão. Primeira vez que caiu água assim para o chão, perdia mas era mesmo muito pouco, meio centímetro por dia, o que nunca me deixou descobrir de onde era a fuga. Agora não sei se é do reservatório com algum dano perto da bomba de água, o que não acredito, aquilo não se ia danificar sem tocarem lá, ou se é mesmo da borracha de vedação. Já mandei vir uma borracha, logo se vê.
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Originalmente Colocado por tonirai Ver PostComo te tinha sugerido.
Agora, em vez de te arriscares a esfolar o braço, verifica se esse carro é como a maioria, em que se acede pela cava da roda (desmonta-se e retira-se ou desvia-se o plástico). Podes ter de retirar a roda antes, dá sempre mais jeito.
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