Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Falta potência em baixas (1.6 HDI)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Falta potência em baixas (1.6 HDI)

    Boas pessoal,

    Tenho um Peugeot 206 1.6 HDI Comercial de 2006 com 150.000 Kms.
    Há sensivelmente 3 semanas surgiu um problema que nunca tinha tido e na internet não encontrei muitas coisas relativamente ao mesmo sendo que, o que encontrei, acabava por não apresentar qualquer tipo de solução.

    A primeira vez que notei alguma coisa foi com o carro ainda a frio, uma sexta feira ao sair do trabalho por volta das 18h, estava numa faixa de aceleração a entrar na auto-estrada e quando ponho o pé ao acelerador ele engasgou-se, fez mesmo uns solavancos como se estivesse a acelerar ás prestações.

    Durante o fim-de-semana não notei nada assim de tão acentuado e como tal comecei a esquecer o assunto, pensei ter sido uma coisa pontual.
    Na segunda feira, pego no carro para ir trabalhar e qual é o meu espanto quando vejo que o carro estava a andar mas como se não tivesse turbo, ou seja, podia por o pedal a fundo que não se passava nada, ele demorava imenso a desenvolver, fosse em que rotação fosse. Passados uns 5 minutos de andar com ele, voltou (quase) ao normal, já desenvolvia melhor alguma coisa mas em baixas continuava fraco.

    Meti o carro no mecânico e a máquina não acusou nada. Deixei la o carro para ele analisar e acabou por detectar o mesmo problema na manhã seguinte, a frio, quando o carro simplesmente não desenvolvia. Dados os sintomas, a sua recomendação foi fazer uma revisão ao turbo (já estava a assobiar um bocado) e trocar o sensor de pressão do turbo.

    Gastei uns dinheiros valentes como devem imaginar e até vi o estado em que o turbo estava, efectivamente não era famoso porque até tinha 3 pás partidas (julgo ser assim que se chama). Trouxe o carro embora e efectivamente o carro está melhor, em altas está óptimo, como sempre foi mas em baixas continua sem a genica característica deste motor (principalmente no meu que é super leve por ser comercial). Continua a haver aqui algum problema e não sei muito bem o que fazer porque não é nada que apareça numa máquina de diagnóstico, é algo que eu sinto porque já conduzo o meu carro há uns anos e sei bem que está diferente.

    Para tentar isolar o problema ao máximo a ver se me ajudam:
    - Enquanto não chega ás 2000 RPM não desenvolve em condições. Sinto o carro pesado e sem força. Não está nervoso como costumava estar sempre em que bastava carregar que ele andava logo.
    - Não vai abaixo nem tem dificuldades a pegar.
    - Já tem FAP anulada, física e electronicamente. Está reprogramado.
    - Fez revisão geral à sensivelmente 2 meses onde trocou os filtros todos (incluindo o de combustível) e fez poucos kms desde então.
    - Como disse acima, o turbo foi completamente revisto e trocou também sensor de pressão do turbo.
    - Os solavancos a acelerar não consigo dizer bem se ainda la estão ou não, as vezes parece que sim, outra vezes que não. Uma coisa é certa, se existirem não são tão fortes como as da primeira vez senão eu sentia bem. Pode ser as próprias irregularidades das nossas estradas e já ser eu a sismar por ter acontecido de forma tão acentuada da primeira (e única) vez.

    Alguém que já tenha tido este problema ou que entenda mais disto do que eu me dá uma ajuda por favor?
    Não queria estar a gastar mais dinheiro à toa porque a realidade é que ele não abunda.

    Obrigado a todos desde já.
    Editado pela última vez por FilipeCarvalho; 07 June 2019, 11:55.

    #2
    Tive sintomas semelhantes (falta de força em baixas, alguns solavancos com subida e baixa de rotações abaixo das 2000 rpm) e era a válvula EGR.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Matt84 Ver Post
      Tive sintomas semelhantes (falta de força em baixas, alguns solavancos com subida e baixa de rotações abaixo das 2000 rpm) e era a válvula EGR.
      matt, obrigado pela resposta.
      Então e como é que resolves-te? Anulas-te, metes-te nova, limpas-te (se é que isto é possível)?
      Editado pela última vez por FilipeCarvalho; 07 June 2019, 12:32.

      Comentário


        #4
        Mais ninguém da uma dica?

        Comentário


          #5
          Boas. Podes pedir para limpar egr, custa uns 50€, e flogow vês o resultado. Como segunda opção, verifica o circuito de vácuo .do turbo (são uns tubitos pretos, que accionam as válvulas de ar), podes ter uma fissura e
          Simplesmente o turbo não ser accionado como deve ser em baixas. Aposto mais na egr presa, mas o circuito de vácuo tb é simples de ver. Não troques nenhuma electrovalvula sem ver o circuito de vácuo todo! Inclusive vê o copo de vácuo, o meu 2.0hdi tinha esse copo estalado e fazia com que ficasse "sem turbo" às vezes. 30€ um Copo de vácuo novo! Boa sorte, depois diz o resultado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
            Boas. Podes pedir para limpar egr, custa uns 50€, e flogow vês o resultado. Como segunda opção, verifica o circuito de vácuo .do turbo (são uns tubitos pretos, que accionam as válvulas de ar), podes ter uma fissura e
            Simplesmente o turbo não ser accionado como deve ser em baixas. Aposto mais na egr presa, mas o circuito de vácuo tb é simples de ver. Não troques nenhuma electrovalvula sem ver o circuito de vácuo todo! Inclusive vê o copo de vácuo, o meu 2.0hdi tinha esse copo estalado e fazia com que ficasse "sem turbo" às vezes. 30€ um Copo de vácuo novo! Boa sorte, depois diz o resultado.
            Vou ver junto do meu mecânico e colocar também estas opções em cima da mesa, caso ele não as indique.
            Obrigado pelas dicas.
            Editado pela última vez por FilipeCarvalho; 12 June 2019, 10:49.

            Comentário


              #7
              faz tu mesmo um teste..... desliga a MAF e testa o carro

              Comentário


                #8
                Duplicado!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                  faz tu mesmo um teste..... desliga a MAF e testa o carro
                  Podes por favor elaborar?
                  Os meus conhecimentos a nível de mecânica são limitados mas julgo que com um tutorial conseguiria desligar a MAF, não deve ser nada de especial.
                  Qual o objetivo de fazer isso, ou seja, o que é que é suposto acontecer e o que é que eu devo de tentar identificar ao fazer isso?

                  Comentário


                    #10
                    Muitas vezes a MAF (Medidor massa ar) está sujo ou mesmo morto... e pode originar esse comportamento.

                    Fica na tampa da caixa do filtro de ar contudo se não te sentes À vontade, fala isso ao mecanico

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                      Muitas vezes a MAF (Medidor massa ar) está sujo ou mesmo morto... e pode originar esse comportamento.

                      Fica na tampa da caixa do filtro de ar contudo se não te sentes À vontade, fala isso ao mecanico
                      Então e eu desligando a MAF supostamente deixaria o carro com o comportamento normal, é isso?

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X