Fuga de água leva motor a gripar!

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Título: Fuga de água leva motor a gripar!

  1. #1
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    Por Defeito Fuga de água leva motor a gripar!

    Há uns meses atrás o meu carro estava a gastar água. Uma vez que a cada viagem eu tinha que encher o balão da água resolvi ir a uma oficina automóvel. A pessoa que lá estava a atender descobriu uma fuga de água num tubo e substituiu-o. Devido ao tubo novo eu fiquei descansado mas, numa viagem de apenas 3 quilómetros ao regressar a casa o motor sobreaqueceu e pronto, lá teve de ir para a oficina. Foi uma reparação dispendiosa porque teve que levar uma junta de cabeça nova. Mas antes disso ainda lhe tiraram o termostato e disseram-me que estava em condições e que podia andar com ele. Foi outro mecânico que me disse isso e eu ainda não sabia que ele estava gripado. Regressei à primeira oficina e pedi-lhes que me colocassem o termostato. Aguardei pelo serviço e eles disseram que o termostato já tinha sido colocado. Mas não tinha. De regresso a casa percebi que o ponteiro da temperatura não subia e vi logo que não havia termostato nenhum! E levaram-me o dinheiro da reparação com a peça, ou seja o termostato incluído. Ou seja essa oficina custou-me um motor gripado, um termostato que paguei e que não foi substituído. Uma ida a um mecânico que me fez perder mais tempo, porque o problema não ficou resolvido e mais de um mês sem carro, o que foi para mim um transtorno considerável. O que me leva a escrever-vos é que não sei bem o que é que hei-de fazer! Devo dizer o nome da oficina que me causou estes transtornos? Devo pedir uma indemnização? Fazer queixa, e se sim a quem? Acham normal que uma oficina proceda assim, se não a que pensam dever-se este penso eu mau atendimento e serviço? Agradeço desde já a todos os que me puderem dar um bom conselho a respeito deste caso.


  2. #2
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    Por Defeito

    Foste a uma oficina daquelas do shopping? Tipo midas ou precision?
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  3. #3
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
    Foste a uma oficina daquelas do shopping? Tipo midas ou precision?
    Boa tarde, parece-me para já uma grande pergunta a que eu não vou responder uma vez que eu ainda não quero dizer qual é essa oficina. E por outro lado é também uma das questões que coloco se devo ou não dizer o nome da oficina. Mas claro que agradeço a pergunta! Pelo menos dá para ficarmos todos a pensar!
    Última edição por ejS : 06-07-19 às 13:42:25

  4. #4
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    Gostaria de acrescentar que nessa oficina e por norma eles fazem um bom serviço. O mecânico era novo lá e foi ele que fez todo esse trabalho. Já agora devo responsabilizar a oficina ou esse profissional? Ou não devo responsabilizar ninguém?

  5. #5
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    Por Defeito

    A responsabilizar, terás de responsabilizar a oficina, foi a quem tu pagaste o serviço. No limite, depois a oficina responsabilizará o mecânico.
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  6. #6
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    A juntar ao que o @1000k disse, é claro que deves dizer qual a oficina que te prestou o serviço. Não incorres em crime de difamação nem nada do género, estás apenas a relatar os factos como aconteceram. Não há que ter medos quando se diz a verdade.
    1000k e ejS gostam disto.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
    A responsabilizar, terás de responsabilizar a oficina, foi a quem tu pagaste o serviço. No limite, depois a oficina responsabilizará o mecânico.
    Agradeço a resposta.
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  8. #8
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    A juntar ao que o @1000k disse, é claro que deves dizer qual a oficina que te prestou o serviço. Não incorres em crime de difamação nem nada do género, estás apenas a relatar os factos como aconteceram. Não há que ter medos quando se diz a verdade.
    Agradeço a resposta. Então eu apenas incorreria em crime de difamação se estivesse a inventar factos, não é? E eu também acho que devemos dizer a verdade nestes casos, porque de outra forma acabamos por nos tornarmos cada vez mais vítimas!

  9. #9
    Piloto de Provas de Perícia Mat1977's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por ejS Ver Post
    Agradeço a resposta. Então eu apenas incorreria em crime de difamação se estivesse a inventar factos, não é? E eu também acho que devemos dizer a verdade nestes casos, porque de outra forma acabamos por nos tornarmos cada vez mais vítimas!
    Mas afinal vem levantar uma situação grave no fórum, mas nem sequer acabou por responder o que lhe foi solicitado e ainda fazer um relato sem nexo!

    Queimar a junta de cabeça é uma coisa, gripar um motor é diferente...

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
    Mas afinal vem levantar uma situação grave no fórum, mas nem sequer acabou por responder o que lhe foi solicitado e ainda fazer um relato sem nexo!

    Queimar a junta de cabeça é uma coisa, gripar um motor é diferente...
    Boa tarde, pode dizer-me a que é que eu não respondi?
    Agora continuando queimar a junta de cabeça é uma coisa e gripar um motor é diferente, mas se diz que o meu relato não tem nexo tem que dizer a que é que se refere. Repare que para o leigo em automóveis não interessa que a junta esteja queimada ou que o motor esteja gripado e isso é simplesmente porque a maior parte dos mecânicos não diz isso ao cliente. O cliente, muitas vezes é confrontado com um diagnóstico de junta de cabeça queimada ou motor gripado quando nem sequer sabe o que é que isso quer dizer! E pelo que acabo de dizer parece-me mais importante esclarecer o cliente ou quem pergunta qual é a avaria do carro do que dizer que o relato deste não tem nexo.

  11. #11
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por ejS Ver Post
    Boa tarde, pode dizer-me a que é que eu não respondi?
    Agora continuando queimar a junta de cabeça é uma coisa e gripar um motor é diferente, mas se diz que o meu relato não tem nexo tem que dizer a que é que se refere. Repare que para o leigo em automóveis não interessa que a junta esteja queimada ou que o motor esteja gripado e isso é simplesmente porque a maior parte dos mecânicos não diz isso ao cliente. O cliente, muitas vezes é confrontado com um diagnóstico de junta de cabeça queimada ou motor gripado quando nem sequer sabe o que é que isso quer dizer! E pelo que acabo de dizer parece-me mais importante esclarecer o cliente ou quem pergunta qual é a avaria do carro do que dizer que o relato deste não tem nexo.
    Mas já agora, acho que compreendo o que quer dizer e se se refere ao facto de eu não ter especificado bem se era a junta da cabeça queimada ou o motor gripado realmente parece-me que tem a razão do seu lado, uma vez que eu deveria ter dito que a fuga de água levou a uma junta de cabeça queimada. Mas sabe, não sou um grande conhecedor da mecânica automóvel! Mas gosto de carros. De facto sou um verdadeiro apreciador de automóveis.
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  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    A juntar ao que o @1000k disse, é claro que deves dizer qual a oficina que te prestou o serviço. Não incorres em crime de difamação nem nada do género, estás apenas a relatar os factos como aconteceram. Não há que ter medos quando se diz a verdade.
    Boa noite, li a sua resposta mas só agora é que percebi que me disse que devo dizer o nome da oficina. Agradeço uma vez que é precisamente essa a minha pergunta. Pronto, mas eu ainda não quero dizer porque preciso de tempo para pensar. E a propósito do que acabo de dizer essa oficina já me prestou bons serviços está a ver? Mas eu acho que uma oficina deve sempre realizar bons serviços e que o cliente é merecedor da maior consideração. Vou aguardar mais um tempo antes de dizer o nome da oficina.

  13. #13
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    Gripar o motor é o passo seguinte quando não se repara a fuga pela junta da cabeça atempadamente (seja em que motor!!!).

    Aqueles que eu te falei em Sintra, lembras-te?, estão carecas de lá receber carros com motores gripados após más reparações de juntas de cabeça... E não são apenas os motores K da Rover! Eles recebem lá de toda a mreda... mas os K são os únicos que me interessam porque tenho 2 desses e os conheço desde 1993.

    Os outros não me interessam para nada! O nome da oficina que fez o trabalho é pouco importante! Todos nós somos perfeitos até ao dia em que alguém acha que cometemos um erro. E aí passamos a ser os maiores fdp ao cimo deste planeta!
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  14. #14
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    Eu tentei ler o texto 2 vezes mas sinceramente não consegui compreender lá muito bem.

    Acabei por não perceber bem onde está o culpado, porque se o carro estava saudável, o facto de retirar o termoestato não vai contribuir para queimar ou gripar um motor.

    Nessas situações quando se retira a termoestato já a junta está KO.

  15. #15
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    Considerando que um bom motor recondicionado custa 5k€, qual é mesmo o carro, ano e mês, não interessam os km... e quanto queres por ele?

    Tens boas fotos que possas enviar por PM? Ou colocar online...

    Se for o 25 1.1 não me interessa... só entre 1.4 e 1.8



    PS: Por acaso estava aqui a fazer umas contas por baixo, e esses motores já vivem comigo há uns 770k km, por baixo!

    Um deles, o do 45 de 2001 faz a vida diária do puto e talvez ainda este ano chegue aos 300 mil... talvez!

    O meu de 2004 só tem uns 121 mil km e apenas 37 mil são meus... olha! Foi nesta altura que o comprei há 2 anos! Portanto estou a fazer uma média de 18.500 km por ano... está na média!
    Última edição por CL : 15-07-19 às 18:09:33
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  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Considerando que um bom motor recondicionado custa 5k€, qual é mesmo o carro, ano e mês, não interessam os km... e quanto queres por ele?

    Tens boas fotos que possas enviar por PM? Ou colocar online...

    Se for o 25 1.1 não me interessa... só entre 1.4 e 1.8



    PS: Por acaso estava aqui a fazer umas contas por baixo, e esses motores já vivem comigo há uns 770k km, por baixo!

    Um deles, o do 45 de 2001 faz a vida diária do puto e talvez ainda este ano chegue aos 300 mil... talvez!

    O meu de 2004 só tem uns 121 mil km e apenas 37 mil são meus... olha! Foi nesta altura que o comprei há 2 anos! Portanto estou a fazer uma média de 18.500 km por ano... está na média!
    Boa tarde, antes de mais agradeço a resposta. O carro é um Streetwise 1400cm3 gasolina com 100cv, indicações do vendedor. É de Janeiro de 2005. Quanto às fotos do carro não tenho. Eu gostava de o vender por pelo menos 2000€ mas com ele nestas condições acho que não vale tanto!
    Quando o comprei tinha uma pintura imaculada, mas riscaram-mo bastante e além disso ainda me descolaram alguns plásticos. Por isso ele também tem estes problemas na pintura e nos plásticos. A juntar ao já dito não sei quanto é que desvaloriza.

  17. #17
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Gripar o motor é o passo seguinte quando não se repara a fuga pela junta da cabeça atempadamente (seja em que motor!!!).

    Aqueles que eu te falei em Sintra, lembras-te?, estão carecas de lá receber carros com motores gripados após más reparações de juntas de cabeça... E não são apenas os motores K da Rover! Eles recebem lá de toda a mreda... mas os K são os únicos que me interessam porque tenho 2 desses e os conheço desde 1993.

    Os outros não me interessam para nada! O nome da oficina que fez o trabalho é pouco importante! Todos nós somos perfeitos até ao dia em que alguém acha que cometemos um erro. E aí passamos a ser os maiores fdp ao cimo deste planeta!
    Ok, fico então a saber desses gajos em Sintra. Eu gostava de lá ir mas o carro não está em condições de fazer uma viagem do Alentejo para aí. Além disso teria que deixar lá o carro em princípio por vários dias e por isso teria mesmo que planear bastante essa aventura. Mas vou pensar nisso. Agradeço, claro.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
    Eu tentei ler o texto 2 vezes mas sinceramente não consegui compreender lá muito bem.

    Acabei por não perceber bem onde está o culpado, porque se o carro estava saudável, o facto de retirar o termoestato não vai contribuir para queimar ou gripar um motor.

    Nessas situações quando se retira a termoestato já a junta está KO.
    Boa tarde, o problema com o termostato que eu estou a relatar é porque o motor já tinha queimado a junta ou já estava gripado, e por isso eles não meteram o termostato que era para eu não saber que o motor já tinha dado o berro uma vez que tinham sido eles, a oficina a causar a avaria ao deixarem o carro a gastar água. Ou seja a fuga da água levou à avaria e se eles tivessem metido o termostato o sensor indicava logo temperatura. No entanto e quanto ao que dizes o termostato é essencial num carro!

  19. #19
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    Gosto muito do Street e sendo de 2005 avanço com mil euricos, pp transferência de propriedade na hora.

    Este fds estarei algures por aí! Vamos tratar do assunto? Não é preto, pois não? Senão nem de borla...

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Gosto muito do Street e sendo de 2005 avanço com mil euricos, pp transferência de propriedade na hora.

    Este fds estarei algures por aí! Vamos tratar do assunto? Não é preto, pois não? Senão nem de borla...
    Boa tarde, agradeço a oferta. Mil Euros parece-me bom tendo em conta que já me ofereceram menos. No entanto e para já eu vou tentar mandá-lo arranjar. Outra coisa é que também não tenho uma alternativa, ou seja outro carro e por isso e para já também não o pretendo vender, mas vou pensar nisso. O carro é verde, não é preto mas porquê os streetwise pretos são piores do que os outros? Até breve.

  21. #21
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    Mas esse "Streetwise" é mesmo aquele cancro da falecida Rover? Vende isso já. É só problemas desses toda a vida. Sabes quantos Rover 25, 45 e quejandos já vi de capot aberto nas estradas nestes últimos anos?

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por ejS Ver Post
    Boa tarde, agradeço a oferta. Mil Euros parece-me bom tendo em conta que já me ofereceram menos. No entanto e para já eu vou tentar mandá-lo arranjar. Outra coisa é que também não tenho uma alternativa, ou seja outro carro e por isso e para já também não o pretendo vender, mas vou pensar nisso. O carro é verde, não é preto mas porquê os streetwise pretos são piores do que os outros? Até breve.
    Os pretos aquecem mais! Olha... já regressei do Alentejo profundo dos 41ºC neste fim de semana!

    Sabes quantos Rovers vi de boca aberta?

    Deixa-me contar.... olha não foi nenhum! Queres ver que já não há Rovers a circular?

    E agora queres que te conte quantos Passat e Lagunas vi de boca aberta? Já nem vou falar nos outros cancros mais velhos...


    Espera aí... deixa-me lá ver quantos dedos tenho em cada uma das mãos! Olha! Vamos meter 6 dedos a dividir entre esses dois câncaros... isto porque eu não andei no Alentejo todo e foram só 650 km...

    A proposta mantêm-se! Preciso de um carro giro, pequeno e fiável a toda a prova! Como esse ficará quando vier para as mãos de quem saiba minimamente o que é um carro e o que significa mantê-lo!

  23. #23
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
    Mas esse "Streetwise" é mesmo aquele cancro da falecida Rover? Vende isso já. É só problemas desses toda a vida. Sabes quantos Rover 25, 45 e quejandos já vi de capot aberto nas estradas nestes últimos anos?
    Boa tarde, não faço ideia. Muita gente me tem dito mal do carro. Mas também já me disseram que o ideal é mantê-lo sempre com as revisões em dia porque dessa forma não dá quaisquer problemas.

  24. #24
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Os pretos aquecem mais! Olha... já regressei do Alentejo profundo dos 41ºC neste fim de semana!

    Sabes quantos Rovers vi de boca aberta?

    Deixa-me contar.... olha não foi nenhum! Queres ver que já não há Rovers a circular?

    E agora queres que te conte quantos Passat e Lagunas vi de boca aberta? Já nem vou falar nos outros cancros mais velhos...


    Espera aí... deixa-me lá ver quantos dedos tenho em cada uma das mãos! Olha! Vamos meter 6 dedos a dividir entre esses dois câncaros... isto porque eu não andei no Alentejo todo e foram só 650 km...

    A proposta mantêm-se! Preciso de um carro giro, pequeno e fiável a toda a prova! Como esse ficará quando vier para as mãos de quem saiba minimamente o que é um carro e o que significa mantê-lo!
    Boa tarde CL, agradeço a proposta claro mas de facto neste momento não me dá muito jeito vendê-lo. Talvez noutra altura.
    Já agora aproveito para lhe dizer que também acho o carro um bom automóvel. Quando sobreaqueceu foi sempre ou por falta de óleo ou por falta de água. De resto é um carro que não dá problemas de qualquer espécie. No entanto o antigo dono deu-lhe uns bons aquecimentos no motor que, enfim percebe-se que já não é novo.

  25. #25
    CL
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    Mas desde quando os motores são para andar frios?

    Carro que é carro, e toda a gente te pode comprovar isso facilmente neste fórum, nunca pode aquecer nem que ande sem óleo nem sem água!

    Carro de homem nunca abaria! Carago!

  26. #26
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Mas desde quando os motores são para andar frios?

    Carro que é carro, e toda a gente te pode comprovar isso facilmente neste fórum, nunca pode aquecer nem que ande sem óleo nem sem água!

    Carro de homem nunca abaria! Carago!
    Sim, idealmente! Mas este é muito sensível nesse aspeto! Neste carro é preciso sempre o nível do óleo e o da água estarem bons, de outra forma é logo avaria.
    Mas já conduzi carros que, como diz o Cl são carros de homem e até andam sem óleo. Há máquinas assim!

  27. #27
    CL
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    Que carros são esses milagrosos que andam sem óleo e sem anticongelante e que não avariam e andam 160 mil km sem ir à oficina mudar o que ficou estragado? Eu quero comprar um desses! Ou três...

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