Fuga de água leva motor a gripar!

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Título: Fuga de água leva motor a gripar!

  1. #1
    ejS
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    Por Defeito Fuga de água leva motor a gripar!

    Há uns meses atrás o meu carro estava a gastar água. Uma vez que a cada viagem eu tinha que encher o balão da água resolvi ir a uma oficina automóvel. A pessoa que lá estava a atender descobriu uma fuga de água num tubo e substituiu-o. Devido ao tubo novo eu fiquei descansado mas, numa viagem de apenas 3 quilómetros ao regressar a casa o motor sobreaqueceu e pronto, lá teve de ir para a oficina. Foi uma reparação dispendiosa porque teve que levar uma junta de cabeça nova. Mas antes disso ainda lhe tiraram o termostato e disseram-me que estava em condições e que podia andar com ele. Foi outro mecânico que me disse isso e eu ainda não sabia que ele estava gripado. Regressei à primeira oficina e pedi-lhes que me colocassem o termostato. Aguardei pelo serviço e eles disseram que o termostato já tinha sido colocado. Mas não tinha. De regresso a casa percebi que o ponteiro da temperatura não subia e vi logo que não havia termostato nenhum! E levaram-me o dinheiro da reparação com a peça, ou seja o termostato incluído. Ou seja essa oficina custou-me um motor gripado, um termostato que paguei e que não foi substituído. Uma ida a um mecânico que me fez perder mais tempo, porque o problema não ficou resolvido e mais de um mês sem carro, o que foi para mim um transtorno considerável. O que me leva a escrever-vos é que não sei bem o que é que hei-de fazer! Devo dizer o nome da oficina que me causou estes transtornos? Devo pedir uma indemnização? Fazer queixa, e se sim a quem? Acham normal que uma oficina proceda assim, se não a que pensam dever-se este penso eu mau atendimento e serviço? Agradeço desde já a todos os que me puderem dar um bom conselho a respeito deste caso.


  2. #2
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    Por Defeito

    Foste a uma oficina daquelas do shopping? Tipo midas ou precision?
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  3. #3
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
    Foste a uma oficina daquelas do shopping? Tipo midas ou precision?
    Boa tarde, parece-me para já uma grande pergunta a que eu não vou responder uma vez que eu ainda não quero dizer qual é essa oficina. E por outro lado é também uma das questões que coloco se devo ou não dizer o nome da oficina. Mas claro que agradeço a pergunta! Pelo menos dá para ficarmos todos a pensar!
    Última edição por ejS : 06-07-19 às 13:42:25

  4. #4
    ejS
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    Gostaria de acrescentar que nessa oficina e por norma eles fazem um bom serviço. O mecânico era novo lá e foi ele que fez todo esse trabalho. Já agora devo responsabilizar a oficina ou esse profissional? Ou não devo responsabilizar ninguém?

  5. #5
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    Por Defeito

    A responsabilizar, terás de responsabilizar a oficina, foi a quem tu pagaste o serviço. No limite, depois a oficina responsabilizará o mecânico.
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  6. #6
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    A juntar ao que o @1000k disse, é claro que deves dizer qual a oficina que te prestou o serviço. Não incorres em crime de difamação nem nada do género, estás apenas a relatar os factos como aconteceram. Não há que ter medos quando se diz a verdade.
    1000k e ejS gostam disto.

  7. #7
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
    A responsabilizar, terás de responsabilizar a oficina, foi a quem tu pagaste o serviço. No limite, depois a oficina responsabilizará o mecânico.
    Agradeço a resposta.
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  8. #8
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    Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    A juntar ao que o @1000k disse, é claro que deves dizer qual a oficina que te prestou o serviço. Não incorres em crime de difamação nem nada do género, estás apenas a relatar os factos como aconteceram. Não há que ter medos quando se diz a verdade.
    Agradeço a resposta. Então eu apenas incorreria em crime de difamação se estivesse a inventar factos, não é? E eu também acho que devemos dizer a verdade nestes casos, porque de outra forma acabamos por nos tornarmos cada vez mais vítimas!

  9. #9
    Piloto de Provas de Perícia Mat1977's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por ejS Ver Post
    Agradeço a resposta. Então eu apenas incorreria em crime de difamação se estivesse a inventar factos, não é? E eu também acho que devemos dizer a verdade nestes casos, porque de outra forma acabamos por nos tornarmos cada vez mais vítimas!
    Mas afinal vem levantar uma situação grave no fórum, mas nem sequer acabou por responder o que lhe foi solicitado e ainda fazer um relato sem nexo!

    Queimar a junta de cabeça é uma coisa, gripar um motor é diferente...

  10. #10
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
    Mas afinal vem levantar uma situação grave no fórum, mas nem sequer acabou por responder o que lhe foi solicitado e ainda fazer um relato sem nexo!

    Queimar a junta de cabeça é uma coisa, gripar um motor é diferente...
    Boa tarde, pode dizer-me a que é que eu não respondi?
    Agora continuando queimar a junta de cabeça é uma coisa e gripar um motor é diferente, mas se diz que o meu relato não tem nexo tem que dizer a que é que se refere. Repare que para o leigo em automóveis não interessa que a junta esteja queimada ou que o motor esteja gripado e isso é simplesmente porque a maior parte dos mecânicos não diz isso ao cliente. O cliente, muitas vezes é confrontado com um diagnóstico de junta de cabeça queimada ou motor gripado quando nem sequer sabe o que é que isso quer dizer! E pelo que acabo de dizer parece-me mais importante esclarecer o cliente ou quem pergunta qual é a avaria do carro do que dizer que o relato deste não tem nexo.

  11. #11
    ejS
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    Citação Originalmente Colocado por ejS Ver Post
    Boa tarde, pode dizer-me a que é que eu não respondi?
    Agora continuando queimar a junta de cabeça é uma coisa e gripar um motor é diferente, mas se diz que o meu relato não tem nexo tem que dizer a que é que se refere. Repare que para o leigo em automóveis não interessa que a junta esteja queimada ou que o motor esteja gripado e isso é simplesmente porque a maior parte dos mecânicos não diz isso ao cliente. O cliente, muitas vezes é confrontado com um diagnóstico de junta de cabeça queimada ou motor gripado quando nem sequer sabe o que é que isso quer dizer! E pelo que acabo de dizer parece-me mais importante esclarecer o cliente ou quem pergunta qual é a avaria do carro do que dizer que o relato deste não tem nexo.
    Mas já agora, acho que compreendo o que quer dizer e se se refere ao facto de eu não ter especificado bem se era a junta da cabeça queimada ou o motor gripado realmente parece-me que tem a razão do seu lado, uma vez que eu deveria ter dito que a fuga de água levou a uma junta de cabeça queimada. Mas sabe, não sou um grande conhecedor da mecânica automóvel! Mas gosto de carros. De facto sou um verdadeiro apreciador de automóveis.
    Mat1977 gosta disto.

  12. #12
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    A juntar ao que o @1000k disse, é claro que deves dizer qual a oficina que te prestou o serviço. Não incorres em crime de difamação nem nada do género, estás apenas a relatar os factos como aconteceram. Não há que ter medos quando se diz a verdade.
    Boa noite, li a sua resposta mas só agora é que percebi que me disse que devo dizer o nome da oficina. Agradeço uma vez que é precisamente essa a minha pergunta. Pronto, mas eu ainda não quero dizer porque preciso de tempo para pensar. E a propósito do que acabo de dizer essa oficina já me prestou bons serviços está a ver? Mas eu acho que uma oficina deve sempre realizar bons serviços e que o cliente é merecedor da maior consideração. Vou aguardar mais um tempo antes de dizer o nome da oficina.

  13. #13
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    Gripar o motor é o passo seguinte quando não se repara a fuga pela junta da cabeça atempadamente (seja em que motor!!!).

    Aqueles que eu te falei em Sintra, lembras-te?, estão carecas de lá receber carros com motores gripados após más reparações de juntas de cabeça... E não são apenas os motores K da Rover! Eles recebem lá de toda a mreda... mas os K são os únicos que me interessam porque tenho 2 desses e os conheço desde 1993.

    Os outros não me interessam para nada! O nome da oficina que fez o trabalho é pouco importante! Todos nós somos perfeitos até ao dia em que alguém acha que cometemos um erro. E aí passamos a ser os maiores fdp ao cimo deste planeta!

  14. #14
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    Por Defeito

    Eu tentei ler o texto 2 vezes mas sinceramente não consegui compreender lá muito bem.

    Acabei por não perceber bem onde está o culpado, porque se o carro estava saudável, o facto de retirar o termoestato não vai contribuir para queimar ou gripar um motor.

    Nessas situações quando se retira a termoestato já a junta está KO.

  15. #15
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    Por Defeito

    Considerando que um bom motor recondicionado custa 5k€, qual é mesmo o carro, ano e mês, não interessam os km... e quanto queres por ele?

    Tens boas fotos que possas enviar por PM? Ou colocar online...

    Se for o 25 1.1 não me interessa... só entre 1.4 e 1.8



    PS: Por acaso estava aqui a fazer umas contas por baixo, e esses motores já vivem comigo há uns 770k km, por baixo!

    Um deles, o do 45 de 2001 faz a vida diária do puto e talvez ainda este ano chegue aos 300 mil... talvez!

    O meu de 2004 só tem uns 121 mil km e apenas 37 mil são meus... olha! Foi nesta altura que o comprei há 2 anos! Portanto estou a fazer uma média de 18.500 km por ano... está na média!
    Última edição por CL : Ontem às 18:09:33

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