Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaria GPS Citroen C5 2010

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Avaria GPS Citroen C5 2010

    Viva,
    Tenho uma C5 Tourer 2.0 Exclusive de 2010, cujo GPS começou a ter falhas desde há uns 15 dias. Por vezes, ao ligar o carro, o GPS não consegue localizar-se e não mede a altitude, ou mede-a incorretamente com valores negativos. Alguns kms mais tarde tudo volta a funcionar corretamente.
    Da primeira vez que aconteceu foi mais grave o écran ficou negro, apenas com a seta vermelha de direção no meio. Fiz um reset nas nada mudou. Horas mais tarde voltou à normalidade.
    Atualmente vai acontecendo com maior frequência a primeira situação que relatei.
    Isto terá arranjo? Por quanto? E onde, na zona do grande Porto?

    Obrigado.

    #2
    Eu diria que isso parece ser dificuldade em apanhar os satélites.
    É ver se a antena de GPS está intacta, e/ou o cabo não está partido ou com contacto deficiente.

    Comentário


      #3
      Não precisará de um update de software?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Não precisará de um update de software?
        Já tem a última.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          Eu diria que isso parece ser dificuldade em apanhar os satélites.
          É ver se a antena de GPS está intacta, e/ou o cabo não está partido ou com contacto deficiente.
          Não me parece que possa ser isso, porque acontece sempre ao ligar o carro e minutos depois fica tudo bem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cole Ver Post
            Não me parece que possa ser isso, porque acontece sempre ao ligar o carro e minutos depois fica tudo bem.
            Precisamente por isso.

            Nunca tiveste um aparelho de GPS manual, pois não?

            O tempo que demora a fazer FIX depende directamente do sinal que apanhar dos satélites.
            Os GPS dos telemóveis são rápidos porque têm assistência via internet e WiFi.

            Portanto, a menos que o carro tenha ligação à internet, está sujeito a apenas o que recebe via satélite.
            Se tiver dificuldades em captar o sinal dos satélites (má recepção, debaixo de árvores, entre prédios altos, em tempo encoberto, etc.), irá demorar tempo até captar e posicionar os satélites suficientes para ter localização 3D e precisão.

            Comentário


              #7
              Certo, mas se houvesse uma avaria desse genero não devia ser permanente?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cole Ver Post
                Certo, mas se houvesse uma avaria desse genero não devia ser permanente?
                Qual foi a parte sobre a qualidade de recepção do sinal que não percebeste?

                É como uma rede WiFi:
                — sinal bom —> mais largura de banda —> mais rápido a transferir dados
                — mau sinal —> menos largura de banda —> mais lento a transferir dados

                Os satélites emitem dados.
                Se a recepção for má, demora mais tempo a fixar os satélites.
                Quanto mais tempo demorar a fixar os satélites, mais tempo demora a ter coordenadas correctas.

                Precisas de 3 satélites para ter uma localização 2D (sem altitude), e sem qualquer precisão quanto à localização. Com 4 satélites já consegues localização 3D (com altitude), mas sem precisão na localização.
                Só com 5 satélites ou mais começas a ter alguma precisão quanto ao posicionamento.

                Volto a repetir:

                Ou tens problemas na antena GPS (ou nos cabos ou contactos), ou tens o carro em locais cobertos (inclui árvores e prédios) quando o colocas a trabalhar e anteriormente não tinhas, ou então antes tinhas “assisted GPS” (ligação à internet no carro) e deixaste de ter.

                Comentário


                  #9
                  Verificar a antena requer intervenção especializada,ou qualquer eletricista auto mexe?

                  Comentário


                    #10
                    Há outra possibilidade, mas como acho pouco provável, não referi:

                    Tens a data e hora certa no sistema?

                    É que nos sistemas GPS que não têm ligação à internet, existe uma funcionalidade que permite tentar posicionar os satélites mais rapidamente sabendo a data e hora local.

                    Se a data/hora estiver errada, pode ainda demorar mais tempo que o normal.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cole Ver Post
                      Verificar a antena requer intervenção especializada,ou qualquer eletricista auto mexe?
                      Qualquer um deveria ser capaz de fazer isso.
                      É exactamente o mesmo que uma antena de rádio ou de GSM.
                      No entanto, hoje em dia qualquer coisinha é uma especialidade.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, está tudo correto e o rádio e telefone funcionam bem

                        Obrigado pela ajuda!

                        Comentário


                          #13
                          Telefone?!
                          O cartão do telefone tem plafond de dados?

                          Comentário


                            #14
                            Telefone por bluetooth.

                            Comentário


                              #15
                              Na geração anterior do C5 dava para ver informação do número de satélites e intensidade do sinal, já viste se o teu também mostra isso ?

                              Comentário


                                #16
                                Sim, mostra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Hoje liguei o carro, inseri um endereço no GPS e funcionou perfeitamente, mas a altitude não aparece. Neste caso mantem-se a suspeita na antena?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por cole Ver Post
                                    Hoje liguei o carro, inseri um endereço no GPS e funcionou perfeitamente, mas a altitude não aparece. Neste caso mantem-se a suspeita na antena?
                                    Ou do local onde deixas o carro.
                                    O mais certo é não teres problema nenhum no GPS, e apenas pensares que tens.

                                    Se não sabe a altitude é porque ainda não captou o sinal de 4 satélites (mínimo para ter altitude = 4 satélites).
                                    A razão pela qual demora a captar os satélites pode ser variada. Só digo que será problema do GPS (antena ou contactos) porque dizes que não era assim.
                                    A meu ver, o normal de GPS não assistidos (sem internet e/ou GSM e/ou WiFi) é demorarem alguns minutos a captar os satélites necessários.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O Gps sempre funcionou a 100% logo que é acionado, Nunca, mas mesmo nunca houve qualquer delay à procura de satélites como faz o meu Navigon (stand alone), por exemplo. Isto em Portugal e em vários países onde já fui com este carro. É carregar no botão nav, escolher o destino e esperar 3 ou 4 segundos pelo calculo da rota. Sem qualquer exagero.

                                      A primeira vez que falhou foi há 15 dias em Espanha. O mapa desapareceu e ficou apenas visível a seta de direção e a bussula. A altitude não era apresentada. Fiz reset para os valores de fábrica e nada mudou. 300 Kms mais tarde, de uma hora para a outra voltou a funcionar em pleno. Aconteceu a mesma coisa dois ou três dias depois.

                                      Depois a avaria mudou de padrão. O mapa está presente mas a seta de direção anda à deriva e a altitude não é apresentada, ou aparece imediatamente mas com valores negativos, do género -120m. Alguns minutos mais tarde volta tudo a funcionar corretamente. Hoje apareceu um outro padrão. As funcionalidades do GPS funcionam perfeitamente, mas a altitude não é apresentada, ou aparece, mas com valores negativos. Algum tempo mais tarde volta a ficar tudo bem.

                                      Tenho o carro há 5 anos e nunca nada disto aconteceu. Volto a sublinhar, neste carro não há espera por conexão aos satélites, é tudo muito rápido. A única espera são, como disse acima, 3 ou 4 segundos para calcular a rota após a introdução dos dados.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estás a confundir cálculo de rota com GPS.
                                        O GPS tem uma única função: Obter a localização de onde se está.
                                        O tempo de cálculo de rota, mapas, etc. não têm rigorosamente nada a ver com o GPS.
                                        A obtenção da localização pode ser imediata ou lenta (alguns minutos) dependendo de várias condições.
                                        Pelo que já percebi, não estás consciente desse facto, pelo que tenho cada vez mais dúvidas que tenhas algum problema no carro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          https://en.m.wikipedia.org/wiki/Time_to_first_fix

                                          Todos os GPS funcionam assim.
                                          Alguns têm assisted-GPS que reduzem o tempo de fix.

                                          https://en.m.wikipedia.org/wiki/Assisted_GPS

                                          Por isso é que interessa saber se tem cartão de dados GSM ou não no carro.
                                          Se não tem, ou nunca teve, então deverá ter demorado sempre a obter localização quando se liga o carro no início do dia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não estou a confundir posso estar a explicar-me mal.
                                            Vou ser claro. A localização é sempre imediata. Ligo a chave o GPS mostra logo onde estou. Não há nenhum cartão de dados.
                                            E depois de 5 anos e 112000 kms feitos achas que não conheço o carro??!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se dizes que a seta anda à deriva, e a altitude também não é correcta, como é que dizes que a localização é sempre imediata?
                                              O facto de o mapa mostrar, quando liga, a localização onde estava o carro quando foi desligado, não implica que o GPS tenha feito fix aos satélites e saiba onde está.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso foi a descrição da avaria e a razão porque abri o post.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cole Ver Post
                                                  Isso foi a descrição da avaria e a razão porque abri o post.
                                                  Pois, mas isso é a localização (GPS) não ser imediata.

                                                  Eu acho que não tens problema nenhum no carro, e a tua percepção de que algo está diferente é auto-sugestão pelo problema que tiveste em Espanha durante 300km (que provavelmente será falta de mapas de Espanha).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ó Nuno, se não fosse tão irritante era capaz de admirar essa tua teimosia mais rija que granito!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                      Ó Nuno, se não fosse tão irritante era capaz de admirar essa tua teimosia mais rija que granito!!
                                                      Phdss...
                                                      Um gajo tenta ajudar, explica as coisas, e é teimoso?

                                                      Se te irrita, é porque provavelmente preferes aceitar tretas como sendo verdades, só para não te dares ao trabalho de procurar saber qual a realidade.
                                                      No meu caso, se há duas versões contraditórias, quero tirar a limpo qual das duas está certa.
                                                      Se isso te irrita... lamento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Phdss...
                                                        Um gajo tenta ajudar, explica as coisas, e é teimoso?

                                                        Se te irrita, é porque provavelmente preferes aceitar tretas como sendo verdades, só para não te dares ao trabalho de procurar saber qual a realidade.
                                                        No meu caso, se há duas versões contraditórias, quero tirar a limpo qual das duas está certa.
                                                        Se isso te irrita... lamento.
                                                        Não é isso. O homem está farto de te dizer que percebe que algo não está bem e tu continuas a perguntar-lhe se não será impressão dele?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                          Na geração anterior do C5 dava para ver informação do número de satélites e intensidade do sinal, já viste se o teu também mostra isso ?
                                                          Originalmente Colocado por cole Ver Post
                                                          Sim, mostra.
                                                          Eu já disse que são necessários 3 satélites para ter localização 2D, 4 satélites para ter localização 3D (com altitude), 5 para ter alguma precisão, e mais para ser bastante preciso.

                                                          Se dizes que dá para ver a quantidade de satélites em uso, já te preocupaste em ver (e dizer aqui) quantos satélites estão em uso durante os tais problemas que referes?

                                                          Caso contrário fica um bocado difícil chegar a conclusões.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Não é isso. O homem está farto de te dizer que percebe que algo não está bem e tu continuas a perguntar-lhe se não será impressão dele?
                                                            Claro!!!

                                                            Repara que, segundo a história, os “problemas” começaram em Espanha, e com uns sintomas que NADA têm que ver com os actuais (dito pelo próprio).

                                                            Repara que durante 300km em Espanha não tinha mapa (tudo preto). Isto é consistente com o sistema de navegação não ter os mapas da área em questão.

                                                            E foi só depois disto que começou a notar no tempo que demora até ficar “estável”, e que depois fica tudo bem. Que não tem nada a ver com o problema de Espanha.

                                                            É perfeitamente plausível que a falta de mapas em Espanha tenha levado a criar a percepção de que o sistema tem um problema, e que por isso tenha ficado mais atento a detalhes, e que por isso só agora tenha notado o tempo que demora a fazer o fix dos satélites.

                                                            Vais me dizer que isto é inconcebível?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X