Boas!
Não é um caso de regeneração nem nada do género. Nem de plásticos novos com cheiros fortes ao aquecer pela primeira vez, que é o que a maioria dos que aqui vieram devem ter pensado vir encontrar após ler o título.
C4 Cactus com apenas 150km, tenho-o há 4 dias. Como é sabido, não tem conta rotações, tem que se dar por elas pelo hábito e pelo ouvido. Hábito ainda não há e ouvido neste caso também não houve, pois estava a testar a potência do sistema de som e tinha aquilo no máximo, pelo que não estava a ouvir o motor, nem um bocadinho.
Parei num cruzamento para dar prioridade a outro carro. Rua com muito declive, a subir no meu caso. Excesso de confiança ao arrancar, levantei um pouco o pé da embraiagem e acelerei ligeiramente, a contar também com o hill holder, que segura o carro durante 1 ou 2 segundos. Mas esteve ali 3 ou 4 segundos no vai não vai, sem sair do lugar. Até que foi abaixo o motor. Voltei a ligar o carro, baixei o volume do rádio e, pelo sim pelo não, apesar de ter o hill holder, usei o travão de mão para ter a certeza que saía dali imediatamente.
50 metros à frente, entra no habitáculo um forte cheiro a queimado. Que passados 2 ou 3 minutos já tinha desaparecido e 5 minutos depois, ao chegar a casa, abri o capot e ali sim, ainda havia um certo aroma no ar a acompanhar os estalidos do motor a arrefecer. Mas nada de extraordinário.
Ou acelerei demasiado no ponto de embraiagem e queimei-a um pouco ou estive ali 3 ou 4 segundos a altíssimas rotações e o cheiro a queimado era do motor. O que acham? Embraiagem ou motor?
E a pergunta principal: não vale apena preocupar-me com isto, certo? É que suponho que seja daquele tipo de coisas que era preferível não ter acontecido, mas que também não é propriamente grave. Por exemplo, se queimei um pouco de embraiagem a única consequência pode ser tipo em vez de ela ter que ser trocada aos X kms, terá que ser aos X kms -5000km. Faço bem em pensar assim? Ou devo preocupar-me?
Não ter um conta rotações é realmente incompreensível. Bastava uma barrinha digital que subisse com as rotações, para um gajo ter uma mínima noção. No visor lcd onde aparece a velocidade, não implicava qualquer custo extra para a marca se ali se incluísse um conta rotações, por muito básico que fosse.
E dói sempre um pouco no coração, sentir que se fez porcaria num carro com 150km
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Não é um caso de regeneração nem nada do género. Nem de plásticos novos com cheiros fortes ao aquecer pela primeira vez, que é o que a maioria dos que aqui vieram devem ter pensado vir encontrar após ler o título.
C4 Cactus com apenas 150km, tenho-o há 4 dias. Como é sabido, não tem conta rotações, tem que se dar por elas pelo hábito e pelo ouvido. Hábito ainda não há e ouvido neste caso também não houve, pois estava a testar a potência do sistema de som e tinha aquilo no máximo, pelo que não estava a ouvir o motor, nem um bocadinho.
Parei num cruzamento para dar prioridade a outro carro. Rua com muito declive, a subir no meu caso. Excesso de confiança ao arrancar, levantei um pouco o pé da embraiagem e acelerei ligeiramente, a contar também com o hill holder, que segura o carro durante 1 ou 2 segundos. Mas esteve ali 3 ou 4 segundos no vai não vai, sem sair do lugar. Até que foi abaixo o motor. Voltei a ligar o carro, baixei o volume do rádio e, pelo sim pelo não, apesar de ter o hill holder, usei o travão de mão para ter a certeza que saía dali imediatamente.
50 metros à frente, entra no habitáculo um forte cheiro a queimado. Que passados 2 ou 3 minutos já tinha desaparecido e 5 minutos depois, ao chegar a casa, abri o capot e ali sim, ainda havia um certo aroma no ar a acompanhar os estalidos do motor a arrefecer. Mas nada de extraordinário.
Ou acelerei demasiado no ponto de embraiagem e queimei-a um pouco ou estive ali 3 ou 4 segundos a altíssimas rotações e o cheiro a queimado era do motor. O que acham? Embraiagem ou motor?
E a pergunta principal: não vale apena preocupar-me com isto, certo? É que suponho que seja daquele tipo de coisas que era preferível não ter acontecido, mas que também não é propriamente grave. Por exemplo, se queimei um pouco de embraiagem a única consequência pode ser tipo em vez de ela ter que ser trocada aos X kms, terá que ser aos X kms -5000km. Faço bem em pensar assim? Ou devo preocupar-me?
Não ter um conta rotações é realmente incompreensível. Bastava uma barrinha digital que subisse com as rotações, para um gajo ter uma mínima noção. No visor lcd onde aparece a velocidade, não implicava qualquer custo extra para a marca se ali se incluísse um conta rotações, por muito básico que fosse.
E dói sempre um pouco no coração, sentir que se fez porcaria num carro com 150km
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