Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seguradora não assume actos de vandalismo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seguradora não assume actos de vandalismo

    Boas,

    Pessoal necessito do vosso parecer quanto a uma situação com a seguradora.

    O meu carro foi vandalizado (riscado, símbolos, plásticos partidos, etc.)

    Fiz participação à seguradora, fui à polícia, e todos os trâmites.

    Foi feita a peritagem e o processo estava em definitivo e passou a condicional.

    E demoraram quase 2 meses a dar-me uma resposta, pelo que o prazo legal sempre dado pela seguradora eram 32 dias úteis que não foram cumpridos.

    Hoje recebo a definição de responsabilidade a declinar a liquidação dos prejuizos.

    Tenho seguro contra todos os riscos e tudo mais, que cobre estas situações.

    Já foi feita uma exposição à companhia e à ASF.

    O que é certo é que já aconteceu por diversas vezes nesta área e não há câmaras para que se possa ver o acto, portanto por aí nada feito.

    Enviaram um perito averiguador que recolheu fotos e um resumo do sinistro e afirmou que o processo iria passar a definitivo em 2-3 dias úteis - passou exactamente 1 mês e nada.

    Diziam sempre que o gabinete de peritagem ainda não tinha entregue o relatório, pelo que já estava cansado da resposta e estando mais de 1 mês à espera, chateei-me ao telefone com a seguradora, e fiz pressão junto deles, após essa pressão apareceu a definição de responsabilidade que cito:

    "Serve a presente para informar V.Exa.(s) que, após análise aos elementos que integram o nosso processo, nomeadamenteaveriguação efetuada e respetiva peritagem, se constatou a existência de um conjunto de irregularidades que nos levam a
    concluir que o sinistro não terá ocorrido de uma forma aleatória, súbita e/ou imprevista, pelo que declinamos qualquer
    responsabilidade pela liquidação dos danos decorrentes do mesmo."

    O que poderei fazer?

    Obrigado.

    #2
    Boas!

    Não tenho conhecimentos suficientes a este nível para te dar uma resposta, pelo que vou também aguardar para ver o que dizem os mais entendidos, mas assim de repente eu pedia-lhes que especificassem acerca do "conjunto de irregularidades" que mencionam.

    Ou seja, eles dizem que constataram a existência de um conjunto de irregularidades que segundo eles provam que não se trata de um sinistro aleatório, súbito ou imprevisto. E penso que tens o direito de conhecer que conjunto de irregularidades é esse e até que ponto este conseguem sustentar a conclusão a que chegaram.

    -

    Comentário


      #3
      Se achares que os danos são suficientemente avultados para permitir compensar os honorários de um advogado, penso que seja a única maneira de prosseguir com o assunto.

      Há também os Centros e Tribunais de Arbitragem: https://www.dgpj.mj.pt/sections/gral...omo-funciona-a

      Comentário


        #4
        Veremos o que a ASF faz. Enfim, não tenho palavras.

        Comentário


          #5
          "o sinistro não terá ocorrido de uma forma aleatória, súbita e/ou imprevista, pelo que declinamos qualquer
          responsabilidade pela liquidação dos danos decorrentes do mesmo"


          Que raio de alinhas (especiais) tens tu na apólice...? É que ao que parece a alinha do vandalismo só cobre vandalismo aleatório... Ou seja, um dano causado num carro aleatoriamente. Pelo que parece os danos que o teu carro apresenta, para eles vai um ataque propositado/premeditado à tua viatura.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
            "o sinistro não terá ocorrido de uma forma aleatória, súbita e/ou imprevista, pelo que declinamos qualquer
            responsabilidade pela liquidação dos danos decorrentes do mesmo"


            Que raio de alinhas (especiais) tens tu na apólice...? É que ao que parece a alinha do vandalismo só cobre vandalismo aleatório... Ou seja, um dano causado num carro aleatoriamente. Pelo que parece os danos que o teu carro apresenta, para eles vai um ataque propositado/premeditado à tua viatura.
            Ou seja, nenhuma alínea fora do normal, o seguro cobre DP, actos de vandalismo.

            Eles alegam que o acto foi propositado ao que parece, o que não foi.

            E para me darem estas respostas demoraram cerca de 2 meses quase.

            Seguiu queixa para a ASF, e o mediador contactou com a seguradora para ver se revertem a situação.

            Enfim!

            Comentário


              #7
              Aconteceu uma de duas situações:

              1) Estão a atirar o barro à parede, a ver se cola, e se aceitas as desculpas da seguradora. Esta situação é bastante comum, quando uma seguradora não quer pagar muitas vezes faz isso, manda uma mensagem em que o cliente percebe zero, a ver se cola. Depois o cliente contesta e lá pagam.

              2) Tem fortes indícios (provas até) que foram danos que tu ou alguém próximo efetuou propositadamente na viatura. Não te esqueças que há câmaras onde menos pensamos, e podem ter tido acesso a isso.

              Se a situação for a número 1, vai até ao fim e luta pelos teus direitos. Se for a número 2....é melhor estar quieto e aprender com a situação. As seguradoras não andam a dormir, e muitas vezes dão-se ao trabalho de investigar a fundo a situação, mesmo que sejam uns trocos apenas
              Editado pela última vez por carlosrs; 05 September 2019, 22:26.

              Comentário


                #8
                Com as seguradoras é sempre a mesma coisa. Mas também acredito que haja muita gente que tente passar a perna à seguradora.
                Tenho um colega de trabalho que uma vez chegou ao carro e tinha um buraco numa ótica. Tem um vizinho que gosta de mandar uns tiros com a pressão de ar. Já se está mesmo a ver o que aconteceu.
                Tem seguro contra todos os riscos e a seguradora assumiu. Ele não tinha provas que foi o vizinho.

                Comentário


                  #9
                  Agora é aguardar, já fiz a minha reclamação e estamos a aguardar parecer.

                  Comentário


                    #10
                    Uma situação que por vezes acontece, é os veiculos terem toques, ou pequenas mossas, que são feitas ao longo do tempo e que acontecem aos carros que ficam na rua. Em determinada altura o dono quer reparar aquilo tudo e faz uns riscos, (ou alguem por ele), e ativa a cobertura de atos de vandalismo. O perito ao detetar os danos anteriores e que não estão cobertos por essa cobertura, declina a responsabilidade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                      Uma situação que por vezes acontece, é os veiculos terem toques, ou pequenas mossas, que são feitas ao longo do tempo e que acontecem aos carros que ficam na rua. Em determinada altura o dono quer reparar aquilo tudo e faz uns riscos, (ou alguem por ele), e ativa a cobertura de atos de vandalismo. O perito ao detetar os danos anteriores e que não estão cobertos por essa cobertura, declina a responsabilidade.
                      O carro foi completamente vandalizado, não tinha nada. Até enviei fotos do carro em bom estado para eles.

                      Comentário


                        #12
                        Resposta da seguradora foi:

                        "Em resposta, informamos que, após ter sido feita uma reanálise cuidada ao nosso processo de sinistro e tendo emconsideração que V. Exa. não nos forneceu qualquer informação adicional que nos permita alterar a nossa posição,entendemos que a decisão tomada e já transmitida é a correta, pelo que a reiteramos."

                        Pedi provas e não me mostraram nada. Enfim!

                        Comentário


                          #13
                          Fosgasse, não sei qual a tua seguradora, mas a minha OK Teleseguros, assumiu sem qualquer dificuldade a pintura total do carro, menos o tejadilho e para choques quando em Matosinhos me riscaram o carro a toda a volta.

                          Na hora tirei fotos e quando cheguei a casa reportei o ocorrido.
                          Pediram-me o auto da policia, que eu não tinha.
                          Na altura, tinha sido a primeira vez que me tinha ocorrido tal situação e nem me lembrei de fazer queixa.
                          Não colocaram problemas, enviaram o perito, o mesmo fez lá o relatório e pronto assumiram tudo sem problemas.

                          Até hoje, só tive esse problema e um vidro partido que também assumiram sem problema.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                            Fosgasse, não sei qual a tua seguradora, mas a minha OK Teleseguros, assumiu sem qualquer dificuldade a pintura total do carro, menos o tejadilho e para choques quando em Matosinhos me riscaram o carro a toda a volta.

                            Na hora tirei fotos e quando cheguei a casa reportei o ocorrido.
                            Pediram-me o auto da policia, que eu não tinha.
                            Na altura, tinha sido a primeira vez que me tinha ocorrido tal situação e nem me lembrei de fazer queixa.
                            Não colocaram problemas, enviaram o perito, o mesmo fez lá o relatório e pronto assumiram tudo sem problemas.

                            Até hoje, só tive esse problema e um vidro partido que também assumiram sem problema.
                            Para já não vou colocar o nome da seguradora, mas pelos vistos não querem mudar de posição.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                              Para já não vou colocar o nome da seguradora, mas pelos vistos não querem mudar de posição.
                              Estão te a engrupir. Eles tem que dar te uma satisfação!
                              Pressiona, caso contrário mete em tribunal...
                              Não pediste o auto da policia?

                              Eu quando tive uma situação destas, eu fui a policia fizeram o auto, entrei em contacto com a seguradora e lá pagaram tudo...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                Estão te a engrupir. Eles tem que dar te uma satisfação!
                                Pressiona, caso contrário mete em tribunal...
                                Não pediste o auto da policia?

                                Eu quando tive uma situação destas, eu fui a policia fizeram o auto, entrei em contacto com a seguradora e lá pagaram tudo...
                                Estão a ser pressionados.
                                Foi enviado o auto da polícia, após quase 2 meses diziam que ainda estava em averiguação e com tanta pressão, lá enviaram a carta a negar o pagamento.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                                  Estão a ser pressionados.
                                  Foi enviado o auto da polícia, após quase 2 meses diziam que ainda estava em averiguação e com tanta pressão, lá enviaram a carta a negar o pagamento.
                                  Entao se eles tem provas que foi intencional que as apresentem, desconfio que não tem e dai estarem com esta conversa, por isso avanca juridicamente sobre eles..., pergunto a quem percebe disto se o apoio jurídico do seguro se costuma ser isento? Mesmo que o processo em causa seja contra a propria seguradora ?
                                  Caso negativo , terás que te aconselhar com um advogado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                    Entao se eles tem provas que foi intencional que as apresentem, desconfio que não tem e dai estarem com esta conversa, por isso avanca juridicamente sobre eles..., pergunto a quem percebe disto se o apoio jurídico do seguro se costuma ser isento? Mesmo que o processo em causa seja contra a propria seguradora ?
                                    Caso negativo , terás que te aconselhar com um advogado.
                                    Solicitei essas provas e responderam sem nada.

                                    Ou seja o que vou fazer é falar com os meus vizinhos que tiveram também os carros vandalizados para os apresentar com o testemunhas de que a eles aconteceu.

                                    A protecção jurídica não funciona nesses casos.

                                    Caso a entidade dos seguros não faça nada terei que avançar com isso.

                                    Estamos ainda a aguardar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      concordo completamente. Nestes casos, o melhor que podes fazer é deixar de perder mais tempo e energias nisto e investir num profissional. No final, vai ser melhor.
                                      Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                      Entao se eles tem provas que foi intencional que as apresentem, desconfio que não tem e dai estarem com esta conversa, por isso avanca juridicamente sobre eles..., pergunto a quem percebe disto se o apoio jurídico do seguro se costuma ser isento? Mesmo que o processo em causa seja contra a propria seguradora ?
                                      Caso negativo , terás que te aconselhar com um advogado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que estão a alegar que os actos não foram aleatórios, mas sim propositados contra o teu carro em especial.
                                        Isto é, que terá sido alguém identificável, e por isso responsabilizável.

                                        Exemplo:
                                        Fulano engana a namorada, e a namorada vinga-se no carro.
                                        O que eles estão a dizer é que deverá ser feita queixa contra a namorada, e que deverá ser a namorada a pagar o arranjo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A questão é que culpa tenho eu nisso?

                                          Não posso chegar ao pé de uma pessoa e alegar que foi a mesma.

                                          Além de tudo não sei quem foi.

                                          Nesse caso do que vale o seguro contra todos?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Acho que estão a alegar que os actos não foram aleatórios, mas sim propositados contra o teu carro em especial.
                                            Isto é, que terá sido alguém identificável, e por isso responsabilizável.

                                            Exemplo:
                                            Fulano engana a namorada, e a namorada vinga-se no carro.
                                            O que eles estão a dizer é que deverá ser feita queixa contra a namorada, e que deverá ser a namorada a pagar o arranjo.
                                            Ok ate ai tudo bem, entao onde esta a identificação do suspeito? Como é que conseguiram ligar ao dono do carro e saber que ele foi o destinatario pq se passou x?
                                            A seguradora nao pode apenas alegar isso, necessita de provas..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                                              A questão é que culpa tenho eu nisso?
                                              Não posso chegar ao pé de uma pessoa e alegar que foi a mesma.
                                              Além de tudo não sei quem foi.
                                              Nesse caso do que vale o seguro contra todos?
                                              Não é uma questão de saberes, é uma questão de suspeitares. Para a seguradora basta que suspeites de alguém. Se assim for, essa suspeita deverá ser passada à polícia para investigar.

                                              Quanto ao para que serve um seguro “contra todos”?...
                                              Serve para activar a cláusula de danos próprios, no limite.

                                              Das duas uma:

                                              1.
                                              Telefonas a pedir o contacto postal do departamento jurídico para pedir uma cópia do processo para constituires advogado.
                                              Envias carta registada com o pedido de cópia do processo para constituir advogado.
                                              Recebes a cópia e constituis advogado.
                                              Activas danos próprios e reparas o carro.
                                              Esperas pelos resultados do advogado já com o carro arranjado.

                                              2.
                                              Activas simplesmente a cláusula de danos próprios.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                                Ok ate ai tudo bem, entao onde esta a identificação do suspeito? Como é que conseguiram ligar ao dono do carro e saber que ele foi o destinatario pq se passou x?
                                                A seguradora nao pode apenas alegar isso, necessita de provas..
                                                Relatório da polícia, por exemplo.
                                                Nenhum carro ao lado ter sido vandalizado, por exemplo.
                                                Ter sido avançado que o dono do carro suspeita de alguém, por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No entanto não suspeito de ninguém.

                                                  Na minha apólice tenho danos próprios e actos de vandalismo.

                                                  Mas nesse caso activando os danos próprios eles vão assumir algo?

                                                  Simplesmente vão dizer: são actos de vandalismo já ocorridos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    Relatório da polícia, por exemplo.
                                                    Nenhum carro ao lado ter sido vandalizado, por exemplo.
                                                    Ter sido avançado que o dono do carro suspeita de alguém, por exemplo.
                                                    Mas pera la, quando me riscaram o carro havia mais de 50 carros na rua, que se saiba o meu foi o unico riscado, por curiosidade era o que ficava ao pe de uma paragem de autocarro e uma passadeira, estando uma lateral mais acessivel, no entanto riscaram o carro todo menos capô e tejadilho.
                                                    Polícia fez o relatório,eu nao vi quem foi e a policia ia alegar o que? Podia ser jovens a minha aposta, poderia ser algum morador com lugar marcado Lol sei lá , pelo que percebi o user quando fez a queixa não desconfia de ninguem, entao a Policia especula?
                                                    Nao faz sentido, so fara sentido se a policia ter visto e identificado a pessoa mas aí já tinha sido contactado por eles visto o tempo que passou.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Deve ser a Logo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                                                        Mas pera la, quando me riscaram o carro havia mais de 50 carros na rua, que se saiba o meu foi o unico riscado, por curiosidade era o que ficava ao pe de uma paragem de autocarro e uma passadeira, estando uma lateral mais acessivel, no entanto riscaram o carro todo menos capô e tejadilho.
                                                        Polícia fez o relatório,eu nao vi quem foi e a policia ia alegar o que? Podia ser jovens a minha aposta, poderia ser algum morador com lugar marcado Lol sei lá , pelo que percebi o user quando fez a queixa não desconfia de ninguem, entao a Policia especula?
                                                        Nao faz sentido, so fara sentido se a policia ter visto e identificado a pessoa mas aí já tinha sido contactado por eles visto o tempo que passou.
                                                        Tu estás a falar do teu caso.
                                                        Eu estou a falar do ChiragG.
                                                        Não tem nada a ver.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
                                                          No entanto não suspeito de ninguém.
                                                          Na minha apólice tenho danos próprios e actos de vandalismo.
                                                          Mas nesse caso activando os danos próprios eles vão assumir algo?
                                                          Simplesmente vão dizer: são actos de vandalismo já ocorridos.
                                                          Tu não suspeitas.
                                                          E a polícia? O que consta no auto que foi enviado para a seguradora?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Tu estás a falar do teu caso.
                                                            Eu estou a falar do ChiragG.
                                                            Não tem nada a ver.
                                                            Oh Nuno convinha é que fosses mais acertivo na explicação, se a questao é os plasticos partidos , eu no mesmo ataque partiram uma das valvulas e furaram outro pneu do lado da paragem passadeira...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X