Seguradora não assume actos de vandalismo

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 65
Like Tree2Likes

Título: Seguradora não assume actos de vandalismo

Piloto de Testes ChiragG's Avatar
    Data de Registo
    May 2013

Por Defeito Seguradora não assume actos de vandalismo

Boas,

Pessoal necessito do vosso parecer quanto a uma situação com a seguradora.

O meu carro foi vandalizado (riscado, símbolos, plásticos partidos, etc.)

Fiz participação à seguradora, fui à polícia, e todos os trâmites.

Foi feita a peritagem e o processo estava em definitivo e passou a condicional.

E demoraram quase 2 meses a dar-me uma resposta, pelo que o prazo legal sempre dado pela seguradora eram 32 dias úteis que não foram cumpridos.

Hoje recebo a definição de responsabilidade a declinar a liquidação dos prejuizos.

Tenho seguro contra todos os riscos e tudo mais, que cobre estas situações.

Já foi feita uma exposição à companhia e à ASF.

O que é certo é que já aconteceu por diversas vezes nesta área e não há câmaras para que se possa ver o acto, portanto por aí nada feito.

Enviaram um perito averiguador que recolheu fotos e um resumo do sinistro e afirmou que o processo iria passar a definitivo em 2-3 dias úteis - passou exactamente 1 mês e nada.

Diziam sempre que o gabinete de peritagem ainda não tinha entregue o relatório, pelo que já estava cansado da resposta e estando mais de 1 mês à espera, chateei-me ao telefone com a seguradora, e fiz pressão junto deles, após essa pressão apareceu a definição de responsabilidade que cito:

"Serve a presente para informar V.Exa.(s) que, após análise aos elementos que integram o nosso processo, nomeadamenteaveriguação efetuada e respetiva peritagem, se constatou a existência de um conjunto de irregularidades que nos levam a
    concluir que o sinistro não terá ocorrido de uma forma aleatória, súbita e/ou imprevista, pelo que declinamos qualquer
    responsabilidade pela liquidação dos danos decorrentes do mesmo."

O que poderei fazer?

Obrigado.

Piloto de Provas de Perícia Jack47's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2011

Por Defeito

Boas!

Não tenho conhecimentos suficientes a este nível para te dar uma resposta, pelo que vou também aguardar para ver o que dizem os mais entendidos, mas assim de repente eu pedia-lhes que especificassem acerca do "conjunto de irregularidades" que mencionam.

Ou seja, eles dizem que constataram a existência de um conjunto de irregularidades que segundo eles provam que não se trata de um sinistro aleatório, súbito ou imprevisto. E penso que tens o direito de conhecer que conjunto de irregularidades é esse e até que ponto este conseguem sustentar a conclusão a que chegaram.

-

CL
    CL está offline
    Piloto de Troféu CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!

Por Defeito

Se achares que os danos são suficientemente avultados para permitir compensar os honorários de um advogado, penso que seja a única maneira de prosseguir com o assunto.

Há também os Centros e Tribunais de Arbitragem: https://www.dgpj.mj.pt/sections/gral...omo-funciona-a

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Veremos o que a ASF faz. Enfim, não tenho palavras.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2013

Por Defeito

"o sinistro não terá ocorrido de uma forma aleatória, súbita e/ou imprevista, pelo que declinamos qualquer
    responsabilidade pela liquidação dos danos decorrentes do mesmo"

Que raio de alinhas (especiais) tens tu na apólice...? É que ao que parece a alinha do vandalismo só cobre vandalismo aleatório... Ou seja, um dano causado num carro aleatoriamente. Pelo que parece os danos que o teu carro apresenta, para eles vai um ataque propositado/premeditado à tua viatura.

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
    "o sinistro não terá ocorrido de uma forma aleatória, súbita e/ou imprevista, pelo que declinamos qualquer
    responsabilidade pela liquidação dos danos decorrentes do mesmo"

Que raio de alinhas (especiais) tens tu na apólice...? É que ao que parece a alinha do vandalismo só cobre vandalismo aleatório... Ou seja, um dano causado num carro aleatoriamente. Pelo que parece os danos que o teu carro apresenta, para eles vai um ataque propositado/premeditado à tua viatura.
    Ou seja, nenhuma alínea fora do normal, o seguro cobre DP, actos de vandalismo.

Eles alegam que o acto foi propositado ao que parece, o que não foi.

E para me darem estas respostas demoraram cerca de 2 meses quase.

Seguiu queixa para a ASF, e o mediador contactou com a seguradora para ver se revertem a situação.

Enfim!

Piloto de Provas de Perícia carlosrs's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2013

Por Defeito

Aconteceu uma de duas situações:

1) Estão a atirar o barro à parede, a ver se cola, e se aceitas as desculpas da seguradora. Esta situação é bastante comum, quando uma seguradora não quer pagar muitas vezes faz isso, manda uma mensagem em que o cliente percebe zero, a ver se cola. Depois o cliente contesta e lá pagam.

2) Tem fortes indícios (provas até) que foram danos que tu ou alguém próximo efetuou propositadamente na viatura. Não te esqueças que há câmaras onde menos pensamos, e podem ter tido acesso a isso.

Se a situação for a número 1, vai até ao fim e luta pelos teus direitos. Se for a número 2....é melhor estar quieto e aprender com a situação. As seguradoras não andam a dormir, e muitas vezes dão-se ao trabalho de investigar a fundo a situação, mesmo que sejam uns trocos apenas
    Última edição por carlosrs : 05-09-19 às 22:26:19

Pedestre
    Data de Registo
    Apr 2019

Por Defeito

Com as seguradoras é sempre a mesma coisa. Mas também acredito que haja muita gente que tente passar a perna à seguradora.
    Tenho um colega de trabalho que uma vez chegou ao carro e tinha um buraco numa ótica. Tem um vizinho que gosta de mandar uns tiros com a pressão de ar. Já se está mesmo a ver o que aconteceu.
    Tem seguro contra todos os riscos e a seguradora assumiu. Ele não tinha provas que foi o vizinho.

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Agora é aguardar, já fiz a minha reclamação e estamos a aguardar parecer.

Piloto de Testes Tomahawk's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Uma situação que por vezes acontece, é os veiculos terem toques, ou pequenas mossas, que são feitas ao longo do tempo e que acontecem aos carros que ficam na rua. Em determinada altura o dono quer reparar aquilo tudo e faz uns riscos, (ou alguem por ele), e ativa a cobertura de atos de vandalismo. O perito ao detetar os danos anteriores e que não estão cobertos por essa cobertura, declina a responsabilidade.

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
    Uma situação que por vezes acontece, é os veiculos terem toques, ou pequenas mossas, que são feitas ao longo do tempo e que acontecem aos carros que ficam na rua. Em determinada altura o dono quer reparar aquilo tudo e faz uns riscos, (ou alguem por ele), e ativa a cobertura de atos de vandalismo. O perito ao detetar os danos anteriores e que não estão cobertos por essa cobertura, declina a responsabilidade.
    O carro foi completamente vandalizado, não tinha nada. Até enviei fotos do carro em bom estado para eles.

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Resposta da seguradora foi:

"Em resposta, informamos que, após ter sido feita uma reanálise cuidada ao nosso processo de sinistro e tendo emconsideração que V. Exa. não nos forneceu qualquer informação adicional que nos permita alterar a nossa posição,entendemos que a decisão tomada e já transmitida é a correta, pelo que a reiteramos."

Pedi provas e não me mostraram nada. Enfim!

Piloto de Rallye MikePug82's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2015

Por Defeito

Fosgasse, não sei qual a tua seguradora, mas a minha OK Teleseguros, assumiu sem qualquer dificuldade a pintura total do carro, menos o tejadilho e para choques quando em Matosinhos me riscaram o carro a toda a volta.

Na hora tirei fotos e quando cheguei a casa reportei o ocorrido.
    Pediram-me o auto da policia, que eu não tinha.
    Na altura, tinha sido a primeira vez que me tinha ocorrido tal situação e nem me lembrei de fazer queixa.
    Não colocaram problemas, enviaram o perito, o mesmo fez lá o relatório e pronto assumiram tudo sem problemas.

Até hoje, só tive esse problema e um vidro partido que também assumiram sem problema.

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
    Fosgasse, não sei qual a tua seguradora, mas a minha OK Teleseguros, assumiu sem qualquer dificuldade a pintura total do carro, menos o tejadilho e para choques quando em Matosinhos me riscaram o carro a toda a volta.

Na hora tirei fotos e quando cheguei a casa reportei o ocorrido.
    Pediram-me o auto da policia, que eu não tinha.
    Na altura, tinha sido a primeira vez que me tinha ocorrido tal situação e nem me lembrei de fazer queixa.
    Não colocaram problemas, enviaram o perito, o mesmo fez lá o relatório e pronto assumiram tudo sem problemas.

Até hoje, só tive esse problema e um vidro partido que também assumiram sem problema.
    Para já não vou colocar o nome da seguradora, mas pelos vistos não querem mudar de posição.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ChiragG Ver Post
    Para já não vou colocar o nome da seguradora, mas pelos vistos não querem mudar de posição.
    Estão te a engrupir. Eles tem que dar te uma satisfação!
    Pressiona, caso contrário mete em tribunal...
    Não pediste o auto da policia?

Eu quando tive uma situação destas, eu fui a policia fizeram o auto, entrei em contacto com a seguradora e lá pagaram tudo...

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
    Estão te a engrupir. Eles tem que dar te uma satisfação!
    Pressiona, caso contrário mete em tribunal...
    Não pediste o auto da policia?

Eu quando tive uma situação destas, eu fui a policia fizeram o auto, entrei em contacto com a seguradora e lá pagaram tudo...
    Estão a ser pressionados.
    Foi enviado o auto da polícia, após quase 2 meses diziam que ainda estava em averiguação e com tanta pressão, lá enviaram a carta a negar o pagamento.

Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Estão a ser pressionados.
    Foi enviado o auto da polícia, após quase 2 meses diziam que ainda estava em averiguação e com tanta pressão, lá enviaram a carta a negar o pagamento.
    Entao se eles tem provas que foi intencional que as apresentem, desconfio que não tem e dai estarem com esta conversa, por isso avanca juridicamente sobre eles..., pergunto a quem percebe disto se o apoio jurídico do seguro se costuma ser isento? Mesmo que o processo em causa seja contra a propria seguradora ?
    Caso negativo , terás que te aconselhar com um advogado.

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

Entao se eles tem provas que foi intencional que as apresentem, desconfio que não tem e dai estarem com esta conversa, por isso avanca juridicamente sobre eles..., pergunto a quem percebe disto se o apoio jurídico do seguro se costuma ser isento? Mesmo que o processo em causa seja contra a propria seguradora ?
    Solicitei essas provas e responderam sem nada.

Ou seja o que vou fazer é falar com os meus vizinhos que tiveram também os carros vandalizados para os apresentar com o testemunhas de que a eles aconteceu.

A protecção jurídica não funciona nesses casos.

Caso a entidade dos seguros não faça nada terei que avançar com isso.

Estamos ainda a aguardar.

Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2019

Por Defeito

concordo completamente. Nestes casos, o melhor que podes fazer é deixar de perder mais tempo e energias nisto e investir num profissional. No final, vai ser melhor.

Piloto Lendário Nuno156's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    AO90? MCSA? Se não te responder já sabes porquê: IGNORE LIST

Por Defeito

Acho que estão a alegar que os actos não foram aleatórios, mas sim propositados contra o teu carro em especial.
    Isto é, que terá sido alguém identificável, e por isso responsabilizável.

Exemplo:
    Fulano engana a namorada, e a namorada vinga-se no carro.
    O que eles estão a dizer é que deverá ser feita queixa contra a namorada, e que deverá ser a namorada a pagar o arranjo.

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

A questão é que culpa tenho eu nisso?

Não posso chegar ao pé de uma pessoa e alegar que foi a mesma.

Além de tudo não sei quem foi.

Nesse caso do que vale o seguro contra todos?

Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Acho que estão a alegar que os actos não foram aleatórios, mas sim propositados contra o teu carro em especial.
    Isto é, que terá sido alguém identificável, e por isso responsabilizável.

Exemplo:
    Fulano engana a namorada, e a namorada vinga-se no carro.
    O que eles estão a dizer é que deverá ser feita queixa contra a namorada, e que deverá ser a namorada a pagar o arranjo.
    Ok ate ai tudo bem, entao onde esta a identificação do suspeito? Como é que conseguiram ligar ao dono do carro e saber que ele foi o destinatario pq se passou x?
    A seguradora nao pode apenas alegar isso, necessita de provas..

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

A questão é que culpa tenho eu nisso?
    Não posso chegar ao pé de uma pessoa e alegar que foi a mesma.
    Além de tudo não sei quem foi.
    Nesse caso do que vale o seguro contra todos?
    Não é uma questão de saberes, é uma questão de suspeitares. Para a seguradora basta que suspeites de alguém. Se assim for, essa suspeita deverá ser passada à polícia para investigar.

Quanto ao para que serve um seguro “contra todos”?...
    Serve para activar a cláusula de danos próprios, no limite.

Das duas uma:

1.
    Telefonas a pedir o contacto postal do departamento jurídico para pedir uma cópia do processo para constituires advogado.
    Envias carta registada com o pedido de cópia do processo para constituir advogado.
    Recebes a cópia e constituis advogado.
    Activas danos próprios e reparas o carro.
    Esperas pelos resultados do advogado já com o carro arranjado.

2.
    Activas simplesmente a cláusula de danos próprios.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Ok ate ai tudo bem, entao onde esta a identificação do suspeito? Como é que conseguiram ligar ao dono do carro e saber que ele foi o destinatario pq se passou x?
    A seguradora nao pode apenas alegar isso, necessita de provas..
    Relatório da polícia, por exemplo.
    Nenhum carro ao lado ter sido vandalizado, por exemplo.
    Ter sido avançado que o dono do carro suspeita de alguém, por exemplo.

Data de Registo
    May 2013

Por Defeito

No entanto não suspeito de ninguém.

Na minha apólice tenho danos próprios e actos de vandalismo.

Mas nesse caso activando os danos próprios eles vão assumir algo?

Simplesmente vão dizer: são actos de vandalismo já ocorridos.

Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Relatório da polícia, por exemplo.
    Nenhum carro ao lado ter sido vandalizado, por exemplo.
    Ter sido avançado que o dono do carro suspeita de alguém, por exemplo.
    Mas pera la, quando me riscaram o carro havia mais de 50 carros na rua, que se saiba o meu foi o unico riscado, por curiosidade era o que ficava ao pe de uma paragem de autocarro e uma passadeira, estando uma lateral mais acessivel, no entanto riscaram o carro todo menos capô e tejadilho.
    Polícia fez o relatório,eu nao vi quem foi e a policia ia alegar o que? Podia ser jovens a minha aposta, poderia ser algum morador com lugar marcado Lol sei lá , pelo que percebi o user quando fez a queixa não desconfia de ninguem, entao a Policia especula?
    Nao faz sentido, so fara sentido se a policia ter visto e identificado a pessoa mas aí já tinha sido contactado por eles visto o tempo que passou.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Deve ser a Logo...

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Mas pera la, quando me riscaram o carro havia mais de 50 carros na rua, que se saiba o meu foi o unico riscado, por curiosidade era o que ficava ao pe de uma paragem de autocarro e uma passadeira, estando uma lateral mais acessivel, no entanto riscaram o carro todo menos capô e tejadilho.
    Polícia fez o relatório,eu nao vi quem foi e a policia ia alegar o que? Podia ser jovens a minha aposta, poderia ser algum morador com lugar marcado Lol sei lá , pelo que percebi o user quando fez a queixa não desconfia de ninguem, entao a Policia especula?
    Nao faz sentido, so fara sentido se a policia ter visto e identificado a pessoa mas aí já tinha sido contactado por eles visto o tempo que passou.
    Tu estás a falar do teu caso.
    Eu estou a falar do ChiragG.
    Não tem nada a ver.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

No entanto não suspeito de ninguém.
    Na minha apólice tenho danos próprios e actos de vandalismo.
    Mas nesse caso activando os danos próprios eles vão assumir algo?
    Simplesmente vão dizer: são actos de vandalismo já ocorridos.
    Tu não suspeitas.
    E a polícia? O que consta no auto que foi enviado para a seguradora?

Data de Registo
    Feb 2016

Por Defeito

Tu estás a falar do teu caso.
    Eu estou a falar do ChiragG.
    Não tem nada a ver.
    Oh Nuno convinha é que fosses mais acertivo na explicação, se a questao é os plasticos partidos , eu no mesmo ataque partiram uma das valvulas e furaram outro pneu do lado da paragem passadeira...

Página 1 de 3 12 ... ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia