Adblue - Dúvidas

A mostrar resultados 1 para 21 de 21

Título: Adblue - Dúvidas

  1. #1
    Piloto de Testes ricardoanjos23's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2013
    Posts
    1,331

    Por Defeito Adblue - Dúvidas

    Mal ligo o carro a luz do adblue liga e só desliga passados uns 15 ou 20 segundos. Suponho que tenha de encher.

    O carro apenas tem 8000km e nunca enchi nem sei como é. Isto compensa ir à marca? O adblue é todo igual?

    Se optar por encher fora da marca, é como se tivesse a meter gasóleo, a pistola dispara ou algo do género?


  2. #2
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007
    Posts
    10,867

    Por Defeito

    Que carro é?
    Em princípio está a avisar que está a ficar sem adblue. Quando a luz ficar fixa deves ter adblue para cerca de 1000 kms.
    Compensa colocar fora da marca.
    Nas bombas repsol encontras a cerca de 0.42 euros o litro.
    Vê no manual qual o tamanho do depósito.
    O meu carro além de indicar a autonomia do Adblue, indica também a quantidade a colocar.


  3. #3
    Piloto de Testes ricardoanjos23's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2013
    Posts
    1,331

    Por Defeito

    É um C3 Aircross 1.6 HDI 100cv.

    Já meti na Galp cerca de 11L por 6.88€

    É como meter gasóleo, super simples.

    Carregando no botão do adblue, não aparece a autonomia, só diz "No Start in 2400km". Mesmo estando cheio.

  4. #4
    Piloto de Testes PSoares's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,656

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
    É um C3 Aircross 1.6 HDI 100cv.

    Já meti na Galp cerca de 11L por 6.88€

    É como meter gasóleo, super simples.

    Carregando no botão do adblue, não aparece a autonomia, só diz "No Start in 2400km". Mesmo estando cheio.
    A mensagem ainda aparece?

  5. #5
    CL
    CL está offline
    Piloto de Troféu CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!
    Posts
    6,920

    Por Defeito

    Ricardo, sou um ignorante quanto a diesel e adblues e adyellows e addpinkes... mas já deixei ir um ao nível mínimo!

    Aprendi à minha conta, como é costume...

    Isso gasta 10 de gasóleo e 1 de adblue... é mais um consumível...

    Quando chega ao nível mínimo e que já não arranca de maneira nenhuma! Precisas de um mínimo de 3 litros para o sistema ultrapassar o nível mínimo de segurança.

    Se já meteste 11 litros, e portanto o depósito estará cheio!, só te resta chamar o reboque para levar o carro para o agente PSA mais próximo... Tens a assistência em viagem, certamente! Aproveita-a!


  6. #6
    Piloto de Testes PSoares's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,656

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Ricardo, sou um ignorante quanto a diesel e adblues e adyellows e addpinkes... mas já deixei ir um ao nível mínimo!

    Aprendi à minha conta, como é costume...

    Isso gasta 10 de gasóleo e 1 de adblue... é mais um consumível...

    Quando chega ao nível mínimo e que já não arranca de maneira nenhuma! Precisas de um mínimo de 3 litros para o sistema ultrapassar o nível mínimo de segurança.

    Se já meteste 11 litros, e portanto o depósito estará cheio!, só te resta chamar o reboque para levar o carro para o agente PSA mais próximo... Tens a assistência em viagem, certamente! Aproveita-a!
    Minimo de 3 litros dependendo das marcas.

    Digo por experiência própria que VAG são pelo menos 5.5 litros de atesto para a mensagem apagar e o cálculador do sistema SCR fazer reset,e a Mercedes pelo menos 4 litros.

  7. #7
    Piloto de Testes PSoares's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,656

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
    É um C3 Aircross 1.6 HDI 100cv.

    Já meti na Galp cerca de 11L por 6.88€

    É como meter gasóleo, super simples.

    Carregando no botão do adblue, não aparece a autonomia, só diz "No Start in 2400km". Mesmo estando cheio.
    Vai à Citroën com o carro,eles têm que fazer uma atualização induzida ao calculador do sistema SCR.

    Conselho...repõe a ureia mensualmente,ou a cada 4/5kkm.

    O próprio sistema agradece.

  8. #8
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007
    Posts
    10,867

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Minimo de 3 litros dependendo das marcas.

    Digo por experiência própria que VAG são pelo menos 5.5 litros de atesto para a mensagem apagar e o cálculador do sistema SCR fazer reset,e a Mercedes pelo menos 4 litros.
    Nem todos os VAG.
    Na minha Caddy não é preciso 5.5 litros.
    A partir de um certo nível, recomenda um mínimo e um máximo.



    Foto tirada por mim.

  9. #9
    CL
    CL está offline
    Piloto de Troféu CL's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003
    Localização
    Entre Torres Vedras e Algarve... é de dias!
    Posts
    6,920

    Por Defeito

    Quanto ao Adblue... e não sendo eu um especial fervoroso adepto das marcas nem dos diesel... só posso agradecer à Nissan/Renault por ter um sistema tão simples que me evitou ter chamar o reboque à cave -2 de onde nem o reboque talvez pudesse aceder... e, admitindo que lá pudesse descer abaixo!, duvido que se conseguisse trazer o Cascais para cima...

    Felizmente só tive que ir duas vezes comprar o raio do Adblue... se eu soubesse que aquilo gastava Adbulues como eu bebo água... tinha logo comprado um garrafão de 5 litros da 1ª vez...

    Sempre aprendendo! Mas obrigado Qasqhai! És um granda carro!

    Mas também bebes bem...


    Mas também andas bem... tás perdoado!

  10. #10
    Piloto de Testes PSoares's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,656

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    Nem todos os VAG.
    Na minha Caddy não é preciso 5.5 litros.
    A partir de um certo nível, recomenda um mínimo e um máximo.



    Foto tirada por mim.
    Melhor ainda,ainda o ano passado numa Passat 2.0 TDI o minimo era 5.5 litros.

    Nas Audi 5.7.

  11. #11
    Piloto de Testes PSoares's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,656

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    Quanto ao Adblue... e não sendo eu um especial fervoroso adepto das marcas nem dos diesel... só posso agradecer à Nissan/Renault por ter um sistema tão simples que me evitou ter chamar o reboque à cave -2 de onde nem o reboque talvez pudesse aceder... e, admitindo que lá pudesse descer abaixo!, duvido que se conseguisse trazer o Cascais para cima...

    Felizmente só tive que ir duas vezes comprar o raio do Adblue... se eu soubesse que aquilo gastava Adbulues como eu bebo água... tinha logo comprado um garrafão de 5 litros da 1ª vez...

    Sempre aprendendo! Mas obrigado Qasqhai! És um granda carro!

    Mas também bebes bem...


    Mas também andas bem... tás perdoado!
    Agora com a nova norma EURO 7 a chegar o consumo de ureia não deve andar longe do litro por mil

  12. #12
    Piloto de Testes PSoares's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,656

    Por Defeito

    Edununo,o teu é um 1.6 tdi?

  13. #13
    Piloto de Testes ricardoanjos23's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2013
    Posts
    1,331

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Vai à Citroën com o carro,eles têm que fazer uma atualização induzida ao calculador do sistema SCR.

    Conselho...repõe a ureia mensualmente,ou a cada 4/5kkm.

    O próprio sistema agradece.
    Boas,

    O carro foi comprado novo e desde sempre que aparece o "no start in 2400km" quando carrego no botão com uma seta/chave inglesa (foto em baixo), este valor nunca baixou. Tem agora 8500km e depois de encher com adblue, a luz nunca mais acendeu.

    Supostamente isto tem 3 avisos:

    1º - A luz do Adblue fica ligada 30 segundos após ligar o carro - Autonomia de 2400 a 800km
    2º - A luz do Adblue fica sempre ligada + aviso sonoro - Autonomia de 800 a 100km
    3º - A luz do Adblue fica sempre a piscar + aviso sonoro - Autonomia inferior a 100km
    Na foto a luz do adblue está ligada porque carreguei no tal botão.


  14. #14
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007
    Posts
    10,867

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
    Edununo,o teu é um 1.6 tdi?
    2.0 TDI 102 cv euro 6.2 de 2019
    Anda a gastar cerca de 1 litro de Adblue a cada 1000 kms.

  15. #15
    Piloto de Testes PSoares's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015
    Posts
    2,656

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
    Boas,

    O carro foi comprado novo e desde sempre que aparece o "no start in 2400km" quando carrego no botão com uma seta/chave inglesa (foto em baixo), este valor nunca baixou. Tem agora 8500km e depois de encher com adblue, a luz nunca mais acendeu.

    Supostamente isto tem 3 avisos:

    1º - A luz do Adblue fica ligada 30 segundos após ligar o carro - Autonomia de 2400 a 800km
    2º - A luz do Adblue fica sempre ligada + aviso sonoro - Autonomia de 800 a 100km
    3º - A luz do Adblue fica sempre a piscar + aviso sonoro - Autonomia inferior a 100km
    Na foto a luz do adblue está ligada porque carreguei no tal botão.

    Fiquei a pensar que tinha ficado a dar um problema....

  16. #16
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2018
    Posts
    110

    Por Defeito

    Aproveitando o tópico, adquiri recentemente uma 308 sw de 2015.

    Tenho uma pergunta para vocês, eu posso ir atestando o adblue? ou tenho de deixar aparecer o aviso primeiro?

    A minha dúvida é se depois de encher o depósito, aquilo calcula a quantidade e "diz" este adblue chega para 10mil KM, daqui a 9mil eu mando aviso.


    e mesmo que eu abasteça entretanto ele manda o aviso na mesma aos 9mil. Não sei se me expliquei bem haha

    Posso ir abastecendo ou não convém?

  17. #17
    Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2012
    Posts
    14

    Por Defeito

    Poder podes, mas para quê?
    Um depósito de 17L no meu C3 dá para cerca de 18 mil km. Ele avisa que é preciso repor quando detecta que faltam uns 2500 km, se não estou em erro.
    Não chega? Para quê ter trabalho com algo que não devia dar trabalho?
    É encheres quando avisar e está feito.

  18. #18
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007
    Posts
    10,867

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por NMCM Ver Post
    Poder podes, mas para quê?
    Um depósito de 17L no meu C3 dá para cerca de 18 mil km. Ele avisa que é preciso repor quando detecta que faltam uns 2500 km, se não estou em erro.
    Não chega? Para quê ter trabalho com algo que não devia dar trabalho?
    É encheres quando avisar e está feito.
    É isso mesmo.
    É colocar quando pedir.
    No 208 1.5 HDI, cá de casa é +- a cada 8000 kms que pede e é atestado. Tem feito sempre o acerto da autonomia em automático. Aliás, não convém colocar quantidades pequenas pois aí há risco de não actualizar a autonomia.

  19. #19
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2018
    Posts
    110

    Por Defeito

    Gosto de gastar dinheiro com o carro xD

    Já agora, o adblue vendido a granel nas bombas serve? Ou preciso de um xpto para condizer com a norma x do motor?
    Última edição por Cerberus : 10-09-19 às 15:43:40

  20. #20
    Pedestre
    Data de Registo
    Aug 2012
    Posts
    14

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por edununo Ver Post
    No 208 1.5 HDI, cá de casa é +- a cada 8000 kms que pede e é atestado.
    Só 8 mil? Quantos litros levam esses novos?


    Citação Originalmente Colocado por Cerberus Ver Post
    Gosto de gastar dinheiro com o carro xD

    Já agora, o adblue vendido a granel nas bombas serve? Ou preciso de um xpto para condizer com a norma x do motor?
    Qualquer um serve. Nas bombas a granel, numa loja em garrafão... o mais barato ou o mais perto que encontres.

  21. #21
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007
    Posts
    10,867

    Por Defeito

    Acho que à volta de 12 litros.
    Os 1.5 HDI gastam mais Adblue que os 1.6 HDI.

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia