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Relutância em denunciar oficina automóvel

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    Relutância em denunciar oficina automóvel

    Boa tarde, este post surge como seguimento de um outro que vou resumir o mais brevemente possível de modo a que os leitores fiquem com uma ideia clara do assunto. Trata-se então de um problema que me surgiu no carro depois de um mau serviço numa oficina. Na altura do primeiro post eu não quis logo denunciar, vou dizer assim essa oficina uma vez que eles já me prestaram lá muitos bons serviços entre outras razões. Mas comecemos pelo princípio, eu desloquei-me à referida oficina a qual já vou referir o nome salvaguardando algumas exigências aos leitores, uma vez que o meu carro estava a gastar água. O mecânico que me atendeu, novo na oficina apesar de mais velho do que os outros mecânicos de lá diagnosticou no meu carro uma fuga de água por um tubo. Eu acreditei nele e mandámos vir o tubo. Mas não era do tubo e o carro ficou a gastar água na mesma. Curiosamente enquanto o tubo não veio o carro não gastou nenhuma água. Numa viagem de cerca de 4 quilómetros apenas, eu esqueci-me que o carro estava a gastar quase um balão de água em cada viagem, mesmo que fosse uma pequena viagem e quando vinha no regresso a casa, qual não é o meu espanto quanto vejo o ponteiro da temperatura a ultrapassar o limite! Pronto, lá tinha queimado mais uma junta de cabeça!
    Mas preciso ainda de dizer que nesta mesma oficina, tinham-me dito que tinham colocado o termóstato e não tinham. Quando me meto à estrada começo a estranhar que o ponteiro da temperatura que não indicava nenhuma subida desta. E desconfiei logo do sucedido, ou seja não havia nenhum termóstato que, devo também dizê-lo estava na garantia. Ou seja em pouquíssimo tempo fui aldrabado por duas vezes nessa oficina, sendo que numa dessas ocasiões fiquei com uma junta de cabeça queimada e que isso representa uma despesa considerável que de alguma forma eu tinha a obrigação de fazer.
    Mas vamos lá ao que nos trás aqui. Ressalvando que eles têm uma equipa de profissionais que eu considero excelente, que são pessoas que demonstram uma boa educação irrepreensível e que o atendimento é regularmente bastante bom eu vou dizer que a oficina a que me refiro é a Roady em Évora, e que esse senhor, mecânico ao que presumo ou que tem a obrigação de o ser foi o responsável por esses dois erros naquela oficina que me causaram uma despesa desnecessária e muita perda de tempo, que eu considero aliás precioso´, não fazia parte dessa equipa de profissionais é que foi o responsável por essas fantochadas de reparações que sofreu o meu carro. Ou seja eu tive alguma relutância como digo no título em denunciar o que se passou nesse oficina por diversas razões, algumas das quais já apontei, mas venho desta forma fazê-lo, a bem das boas práticas, da educação e da honestidade nos negócios que penso serem factores essenciais numa sociedade ordeira, de pessoas de bem e onde possa reinar a confiança entre todos. De resto gostaria também de dar os meus sinceros parabéns a essa equipa de profissionais que como já disse são excelentes e bem educados. A todos eles mas também a todos os leitores desejo um automóvel em condições!

    #2
    Mais um adepto da escrita à Saramago...

    Assim é dificil alguém ler isso.

    Comentário


      #3
      Olha já no outro tópico teu eu achei confuso, e com algumas coisas que para mim não batem certo, seja pelo motivo de talvez não percebas muito de questões mecânicas ou porque não explicas as coisas com o pormenor devido e por ordem (data) concreta.

      Não digo que não tenhas razão, mas assim é difícil compreender as coisas para podermos dar uma opinião justa.

      Comentário


        #4
        Eu fazia uma fortuna a ministrar cursos de escrita. Parágrafos com não mais que 3 ou 4 linhas. Ideias ordenadas e coerentes, com uma sequência lógica. Frases curtas e diretas, mesmo com alguma prosa aqui e acolá e não rejeitando por completo alguma adjetivação...

        Tenho que mudar de vida!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
          Mais um adepto da escrita à Saramago...

          Assim é dificil alguém ler isso.
          que livro de Saramago leste que se parecesse com isso?!
          Editado pela última vez por nathaniel; 18 September 2019, 08:06.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ejS Ver Post
            Boa tarde, este post surge como seguimento de um outro que vou resumir o mais brevemente possível de modo a que os leitores fiquem com uma ideia clara do assunto.
            Trata-se então de um problema que me surgiu no carro depois de um mau serviço numa oficina.
            Na altura do primeiro post eu não quis logo denunciar, vou dizer assim essa oficina uma vez que eles já me prestaram lá muitos bons serviços entre outras razões.
            Mas comecemos pelo princípio, eu desloquei-me à referida oficina a qual já vou referir o nome salvaguardando algumas exigências aos leitores, uma vez que o meu carro estava a gastar água.
            O mecânico que me atendeu, novo na oficina apesar de mais velho do que os outros mecânicos de lá diagnosticou no meu carro uma fuga de água por um tubo.
            Eu acreditei nele e mandámos vir o tubo. Mas não era do tubo e o carro ficou a gastar água na mesma. Curiosamente enquanto o tubo não veio o carro não gastou nenhuma água.
            Numa viagem de cerca de 4 quilómetros apenas, eu esqueci-me que o carro estava a gastar quase um balão de água em cada viagem, mesmo que fosse uma pequena viagem e quando vinha no regresso a casa, qual não é o meu espanto quanto vejo o ponteiro da temperatura a ultrapassar o limite! Pronto, lá tinha queimado mais uma junta de cabeça!
            Mas preciso ainda de dizer que nesta mesma oficina, tinham-me dito que tinham colocado o termóstato e não tinham.
            Quando me meto à estrada começo a estranhar que o ponteiro da temperatura que não indicava nenhuma subida desta. E desconfiei logo do sucedido, ou seja não havia nenhum termóstato que, devo também dizê-lo estava na garantia.
            Ou seja em pouquíssimo tempo fui aldrabado por duas vezes nessa oficina, sendo que numa dessas ocasiões fiquei com uma junta de cabeça queimada e que isso representa uma despesa considerável que de alguma forma eu tinha a obrigação de fazer.
            Mas vamos lá ao que nos trás aqui.
            Ressalvando que eles têm uma equipa de profissionais que eu considero excelente, que são pessoas que demonstram uma boa educação irrepreensível e que o atendimento é regularmente bastante bom eu vou dizer que a oficina a que me refiro é a Roady em Évora, e que esse senhor, mecânico ao que presumo ou que tem a obrigação de o ser foi o responsável por esses dois erros naquela oficina que me causaram uma despesa desnecessária e muita perda de tempo, que eu considero aliás precioso´, não fazia parte dessa equipa de profissionais é que foi o responsável por essas fantochadas de reparações que sofreu o meu carro.
            Ou seja eu tive alguma relutância como digo no título em denunciar o que se passou nesse oficina por diversas razões, algumas das quais já apontei, mas venho desta forma fazê-lo, a bem das boas práticas, da educação e da honestidade nos negócios que penso serem factores essenciais numa sociedade ordeira, de pessoas de bem e onde possa reinar a confiança entre todos.
            De resto gostaria também de dar os meus sinceros parabéns a essa equipa de profissionais que como já disse são excelentes e bem educados. A todos eles mas também a todos os leitores desejo um automóvel em condições!
            Fez uso do livro de reclamações existente nesse espaço comercial denunciado a situação como nos refere e identificando esse mecânico com o qual não ficou satisfeito com o serviço prestado?
            Recorreu à DECO para tentar um ressarcimento da despesa?

            É que o fórum não é o portal da queixa...https://www.portaldaqueixa.com/

            Mas já agora qual relutância?? ao fim de 15 linhas do primeiro post do tópico já identificou a oficina!!! (ok com parágrafos já dava mais umas linhas...)

            E resultado final? Voltou à oficina para lhe resolverem os problemas propondo um acordo para a queixa não seguir ou meteu a viola no saco e foi resolver o problema a outra oficina voltando a pagar??

            edit:
            Fiz a edição e coloquei uns parágrafos....porque não é uma questão de ler pouco...e ejs...escolarização...na escola desde pequeninos nos ensinam que...devemos fazer parágrafos para não tornar as frases demasiado longas, devemos encadear as ideias, ter um fio condutor e antes de descarregar texto devemos elencar as ideias...
            Tudo seguido sem parágrafos cansa a vista e de certa forma leva a que deixemos de prestar atenção ao texto.

            Mas falta o resultado final...como está o carro? quem corrigiu o problema? se houve queixa ou não?...as coisas pertinentes porque deixar as coisas assim no éter...já parece o portal da queixa em que a maior parte ficam sem solução...
            Editado pela última vez por midnightblack; 21 September 2019, 15:31.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
              que livro de Saramago leste que se parecesse com isso?!
              Jangada de Pedra, Memorial do Convento, Ensaio sobre a Cegueira, acho que foram esses que li. E acho que me custou menos que ler aqui a prosa do ejS.

              Comentário


                #8
                Antes de eventualmente avançar para uma queixa à DECO (por exemplo), fica a ressalva que a mesma não é uma instituição pública... é sim uma instituição privada, como muitas outras.

                Comentário


                  #9
                  Antes de mais boa tarde. O que vou dizer não é para todos mas a mensagem não é difícil de ler. Talvez esse seja um problema de quem lê pouco ou precisa de um pouco mais de escolarização.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ejS Ver Post
                    Antes de mais boa tarde. O que vou dizer não é para todos mas a mensagem não é difícil de ler. Talvez esse seja um problema de quem lê pouco ou precisa de um pouco mais de escolarização.
                    O problema é que o autor nem sabe formatar um texto. Só de olhar canso a vista

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ejS Ver Post
                      Antes de mais boa tarde. O que vou dizer não é para todos mas a mensagem não é difícil de ler. Talvez esse seja um problema de quem lê pouco ou precisa de um pouco mais de escolarização.
                      Desculpa, mas concordo quando afirmam que o texto inicial peca por pouco apelativo e por omissão de palavras.
                      As dicas que foram fornecidas foram essencialmente na contextualização de tornar a tua mensagem mais clara e apelativa, chegando assim a um maior número de público. Não era isso que pretendias?

                      Relativo ao tema inicialmente exposto, alegas mau profissionalismo da oficina e no fim acabas por enaltecer o excelente profissionalismo da mesma? Em que ficou a situação? Assumiram e resolveram o problema inicial?
                      Colocar o texto aqui como se o fórum fosse um diário, e depois não dar provimento ao debate torna o tópico perdido de essência.

                      Por partes e do que consegui perceber:

                      - Falamos em dois erros, sendo o primeiro o terem diagnosticado uma tubagem como causa da perda de liquido de refrigeração. No entanto veio a perceber que não era esta a causa do problema. No meu entender o motor do carro podia já estar a passar pressão para outros componentes, e ter assim, danificado essa tubagem. Se formos a analisar, uma cabeça / junta com problemas podem muito bem causar problemas em tubagens (ou vice-versa).

                      - O segundo erro foi o de removerem o termostato? Procederam mal sem avisar o cliente, mas a sua ausência não faz o carro aquecer mais (por norma, até aquece menos). Basicamente o circuito de refrigeração estaria sempre em circulação (ou seja, sempre a refrigerar).

                      - Que culpa tem a oficina que tenha existido esquecimento do proprietário que o carro perdia liquido na medida de um vazo de expansão por cada 4 quilómetros efectuados, durante o tempo que a peça estaria em trânsito?

                      - Já agora o veículo em questão não tem também avisador de mínimo de liquido?

                      Comentário


                        #12
                        Duas coisas antagónicas!

                        Têm uma boa equipa de profissionais mas que devem ter tirado todos férias na mesma semana porque o termostato não foi substituído, ou não testaram o carro ou ... espera aí! Ao menos aspiraram o carro?

                        Eu sou de opinião que toda a informação é útil, seja nos bons ou nos maus momentos. Todas as oficinas têm clientes com boas e más opiniões! Mas... que se lixe o termostato e a junta da cabeça, que isso nem interessa a ninguém!

                        Mas nem sequer lavaram o carro e as jantes?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                          Desculpa, mas concordo quando afirmam que o texto inicial peca por pouco apelativo e por omissão de palavras.
                          As dicas que foram fornecidas foram essencialmente na contextualização de tornar a tua mensagem mais clara e apelativa, chegando assim a um maior número de público. Não era isso que pretendias?

                          Relativo ao tema inicialmente exposto, alegas mau profissionalismo da oficina e no fim acabas por enaltecer o excelente profissionalismo da mesma? Em que ficou a situação? Assumiram e resolveram o problema inicial?
                          Colocar o texto aqui como se o fórum fosse um diário, e depois não dar provimento ao debate torna o tópico perdido de essência.

                          Por partes e do que consegui perceber:

                          - Falamos em dois erros, sendo o primeiro o terem diagnosticado uma tubagem como causa da perda de liquido de refrigeração. No entanto veio a perceber que não era esta a causa do problema. No meu entender o motor do carro podia já estar a passar pressão para outros componentes, e ter assim, danificado essa tubagem. Se formos a analisar, uma cabeça / junta com problemas podem muito bem causar problemas em tubagens (ou vice-versa).

                          - O segundo erro foi o de removerem o termostato? Procederam mal sem avisar o cliente, mas a sua ausência não faz o carro aquecer mais (por norma, até aquece menos). Basicamente o circuito de refrigeração estaria sempre em circulação (ou seja, sempre a refrigerar).

                          - Que culpa tem a oficina que tenha existido esquecimento do proprietário que o carro perdia liquido na medida de um vazo de expansão por cada 4 quilómetros efectuados, durante o tempo que a peça estaria em trânsito?

                          - Já agora o veículo em questão não tem também avisador de mínimo de liquido?
                          No fundo e sem melhor informação e dados mais esclarecedores, leva-me a crer que quando o carro chegou à oficina já levaria a junta da cabeça queimada.

                          Comentário


                            #14
                            Não sei de onde vem a ideia de uma junta de cabeça queimada (que até pode ser!!!), mas foi feito um teste de pressão/fugas de líquido? Foi feito um teste com aditivo que muda de côr em contacto com CO2?

                            https://www.rp-tools.at/CO2-Cylinder...et-Leak-Tester


                            Tirar um termostato é pior que escamotear um problema... é arranjar mais problemas! Mais vale mudar o termostato, que custa uns 10€ e vá... meia hora de trabalho (mas que se facture uma hora... está lá em baixo... no cú de Judas... prontes...) e nem que se faça um furinho de 3 mm para que haja sempre um fio de "água" a correr enquanto ele não abre, isto já para evitar eventuais choques térmicos em alguns motores... que tanto alarmam alguns puristas... que, se calhar, nem será o caso desse!

                            Mas algo aí não correu bem! Não interessa quão mal já esse motor iria! Interessa que gente profissional nunca o deixaria sair da oficina no mesmo estado sem avisar o cliente! Ou era tão simples telefonar a dizer: "Oh meu amigo... o motor precisa "disto e daquilo"! Quer que o faça ou leva-o sem termostato e pára a cada 10 km para lhe colocar água porque nós não temos competência para determinar por onde ele a perde, porque não somos oficina para esse tipo de trabalhos. A gente é mais baterias, bolos, mudar óleos, alinhar direcções e equilibrar rodas."

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ejS Ver Post
                              Boa tarde, este post surge como seguimento de um outro que vou resumir o mais brevemente possível de modo a que os leitores fiquem com uma ideia clara do assunto. Trata-se então de um problema que me surgiu no carro depois de um mau serviço numa oficina.

                              Na altura do primeiro post eu não quis logo denunciar, vou dizer assim essa oficina uma vez que eles já me prestaram lá muitos bons serviços entre outras razões. Mas comecemos pelo princípio.

                              Eu desloquei-me à referida oficina a qual já vou referir o nome salvaguardando algumas exigências aos leitores, uma vez que o meu carro estava a gastar água.

                              O mecânico que me atendeu, novo na oficina apesar de mais velho do que os outros mecânicos de lá diagnosticou no meu carro uma fuga de água por um tubo. Eu acreditei nele e mandámos vir o tubo. Mas não era do tubo e o carro ficou a gastar água na mesma. Curiosamente enquanto o tubo não veio o carro não gastou nenhuma água.

                              Numa viagem de cerca de 4 quilómetros apenas, eu esqueci-me que o carro estava a gastar quase um balão de água em cada viagem, mesmo que fosse uma pequena viagem e quando vinha no regresso a casa, qual não é o meu espanto quanto vejo o ponteiro da temperatura a ultrapassar o limite! Pronto, lá tinha queimado mais uma junta de cabeça!

                              Mas preciso ainda de dizer que nesta mesma oficina, tinham-me dito que tinham colocado o termóstato e não tinham. Quando me meto à estrada começo a estranhar que o ponteiro da temperatura que não indicava nenhuma subida desta. E desconfiei logo do sucedido, ou seja não havia nenhum termóstato que, devo também dizê-lo estava na garantia.

                              Ou seja em pouquíssimo tempo fui aldrabado por duas vezes nessa oficina, sendo que numa dessas ocasiões fiquei com uma junta de cabeça queimada e que isso representa uma despesa considerável que de alguma forma eu tinha a obrigação de fazer.

                              Mas vamos lá ao que nos trás aqui.

                              Ressalvando que eles têm uma equipa de profissionais que eu considero excelente, que são pessoas que demonstram uma boa educação irrepreensível e que o atendimento é regularmente bastante bom eu vou dizer que a oficina a que me refiro é a Roady em Évora, e que esse senhor, mecânico ao que presumo ou que tem a obrigação de o ser foi o responsável por esses dois erros naquela oficina que me causaram uma despesa desnecessária e muita perda de tempo, que eu considero aliás precioso, não fazia parte dessa equipa de profissionais é que foi o responsável por essas fantochadas de reparações que sofreu o meu carro.

                              Ou seja eu tive alguma relutância como digo no título em denunciar o que se passou nesse oficina por diversas razões, algumas das quais já apontei, mas venho desta forma fazê-lo, a bem das boas práticas, da educação e da honestidade nos negócios que penso serem factores essenciais numa sociedade ordeira, de pessoas de bem e onde possa reinar a confiança entre todos.

                              De resto gostaria também de dar os meus sinceros parabéns a essa equipa de profissionais que como já disse são excelentes e bem educados. A todos eles mas também a todos os leitores desejo um automóvel em condições!
                              amigo ejs, está na hora de se actualizar em como se faz textos em Português, já ninguém faz textos massivos, usa-se parágrafos curtos, como pode ver não é difícil e assim muitos irão ler, caso contrario como eu abro e fecho logo o topico nem me dou ao trabalho de o ler.

                              Comentário


                                #16
                                Já me aconteceu pior e optei por não reclamar.

                                Um Megane de 2005, com 180 mil kms, que perdia força nas subidas. Cada vez mais, até que já em piso plano estava a perder. Diagnosticaram que era discos de embraiagem, que tinha que os trocar. O gerente da oficina até entrou no carro e disse que fazendo um pequeno teste podia confirmar que garantidamente era isso. Fez o teste (10 segundo) e confirmou.

                                Trocaram-se os discos, orçamentado em 700 e tal euros, e o problema permaneceu. Lá andaram finalmente a fazer um diagnóstico a sério e afinal era qualquer coisa com o filtro de ar no motor. Já não me lembro ao certo o que era, mas resolveu-se sem qualquer intervenção, acho que era algo entupido ou fora de sítio, que eles corrigiram.

                                Não cobraram mão de obra, mas tive que pagar 600 e tal euros, por uns discos de embraiagem que o carro não estava a precisar.

                                No dia em que fui levantar o carro, o gerente assim que me viu escapou-se de fininho, deixando a batata quente nas mãos de um empregado, que me explicou o erro, pediu desculpa e disse que não iam cobrar a mão de obra. A partir daí só lá voltei para coisas simples, como mudança de lâmpadas, por uma questão de conveniência pois a oficina está localizada num local onde me convém bastante.

                                .

                                Comentário


                                  #17
                                  Não é por não colocarem o termostato que o motor iria aquecer e a junta queimar.

                                  Aliás, numa situação em que o motor está a aquecer, tirar o termostato e andar sem ele é boa opção para despistar uma série de situações.

                                  Outra questão que não entendi, o carro perdia água, foi encomendado o tubo, porque razão o carro andou nesse período?

                                  Andou com um motor com fuga e agora a culpa é da oficina?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                    Fez uso do livro de reclamações existente nesse espaço comercial denunciado a situação como nos refere e identificando esse mecânico com o qual não ficou satisfeito com o serviço prestado?
                                    Recorreu à DECO para tentar um ressarcimento da despesa?

                                    É que o fórum não é o portal da queixa...https://www.portaldaqueixa.com/

                                    Mas já agora qual relutância?? ao fim de 15 linhas do primeiro post do tópico já identificou a oficina!!! (ok com parágrafos já dava mais umas linhas...)

                                    E resultado final? Voltou à oficina para lhe resolverem os problemas propondo um acordo para a queixa não seguir ou meteu a viola no saco e foi resolver o problema a outra oficina voltando a pagar??

                                    edit:
                                    Fiz a edição e coloquei uns parágrafos....porque não é uma questão de ler pouco...e ejs...escolarização...na escola desde pequeninos nos ensinam que...devemos fazer parágrafos para não tornar as frases demasiado longas, devemos encadear as ideias, ter um fio condutor e antes de descarregar texto devemos elencar as ideias...
                                    Tudo seguido sem parágrafos cansa a vista e de certa forma leva a que deixemos de prestar atenção ao texto.

                                    Mas falta o resultado final...como está o carro? quem corrigiu o problema? se houve queixa ou não?...as coisas pertinentes porque deixar as coisas assim no éter...já parece o portal da queixa em que a maior parte ficam sem solução...
                                    Antes de mais agradeço bastante a resposta e as sugestões nela contidas.
                                    Compreendo que seja mais fácil ler algumas frases com ideias bem definidas e claras. Repare que estou a tentar fazer isso nesta resposta.
                                    Vou considerar o que diz pois acho que, afinal de contas é uma boa ideia usar frases curtas e claras. Estamos sempre a aprender e temos que aprender uns com os outros. No final e seguindo o seu conselho creio que vou conseguir um meio termo entre um grande parágrafo talvez mais difícil de ler e uma frase mais curta e mais fácil de ler.
                                    Tirando toda esta história no entanto e graças a si já consegui pensar um pouco neste problema de um ponto de vista mais neutro. Não estava nada fácil conseguir pensar no assunto!
                                    Já agora digo também que quando comecei a ler as respostas ainda estava de tal forma irritado com o assunto que até tive que desligar o computador para pensar melhor. Mas cá estou. Vamos lá ver as conclusões que eu consigo tirar daqui! Obrigado mais uma vez.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                      Não é por não colocarem o termostato que o motor iria aquecer e a junta queimar.

                                      Aliás, numa situação em que o motor está a aquecer, tirar o termostato e andar sem ele é boa opção para despistar uma série de situações.

                                      Outra questão que não entendi, o carro perdia água, foi encomendado o tubo, porque razão o carro andou nesse período?

                                      Andou com um motor com fuga e agora a culpa é da oficina?
                                      Ok, vou tentar responder às suas perguntas. O carro gastava água, mas só andou nesse período porque dava para fazer viagens relativamente curtas sem esvaziar o balão. O carro andou nesse período enquanto não veio o tubo porque nessa altura não gastava, e esse facto, ou seja de não estar a gastar água foi um dos factores que me fez perceber que o problema nem sequer era do tubo.
                                      Como conclusão e em resposta à sua última pergunta quando eu saí da oficina depois de meter o tubo novo eu confiei no mecânico e não pensei que o carro ainda pudesse estar a gastar água. Ou seja, se ele andou com fuga, como pergunta foi de facto culpa da oficina!

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                        Já me aconteceu pior e optei por não reclamar.

                                        Um Megane de 2005, com 180 mil kms, que perdia força nas subidas. Cada vez mais, até que já em piso plano estava a perder. Diagnosticaram que era discos de embraiagem, que tinha que os trocar. O gerente da oficina até entrou no carro e disse que fazendo um pequeno teste podia confirmar que garantidamente era isso. Fez o teste (10 segundo) e confirmou.

                                        Trocaram-se os discos, orçamentado em 700 e tal euros, e o problema permaneceu. Lá andaram finalmente a fazer um diagnóstico a sério e afinal era qualquer coisa com o filtro de ar no motor. Já não me lembro ao certo o que era, mas resolveu-se sem qualquer intervenção, acho que era algo entupido ou fora de sítio, que eles corrigiram.

                                        Não cobraram mão de obra, mas tive que pagar 600 e tal euros, por uns discos de embraiagem que o carro não estava a precisar.

                                        No dia em que fui levantar o carro, o gerente assim que me viu escapou-se de fininho, deixando a batata quente nas mãos de um empregado, que me explicou o erro, pediu desculpa e disse que não iam cobrar a mão de obra. A partir daí só lá voltei para coisas simples, como mudança de lâmpadas, por uma questão de conveniência pois a oficina está localizada num local onde me convém bastante.

                                        .
                                        Ou seja, um erro da oficina que leva a uma grande despesa desnecessária e que, no seu caso nem sequer resolveu o problema. Faz-me lembrar uma vez em que tinha os travões da frente a travar mal, vou à oficina e mudam-me todo o dispositivo de travagem das rodas traseiras enquanto deixavam os travões da frente exactamente na mesma. E levaram-me quatrocentos e tal euros por aquele serviço. Foi bastante caro e ainda por cima eu tive que pedir todo aquele dinheiro à minha mãe que lá pagou a despesa um pouco resignada mas também um pouco preocupada.
                                        Também nunca mais voltei àquela oficina, ainda por cima da marca do carro que eu tinha. E eu não tinha bem a certeza e ainda hoje não tenho, mas acho que quatrocentos e tal euros para meterem uns bombitos e mais umas coisas que até parecia que estavam a falar dum Buggati, ou duma viatura que levaria algo diferente de todos os outros carros mas que ninguém podia saber, mas que definitivamente era bastante caro. Enfim, e o tempo que eu andei para resolver aquele problema!
                                        Quanto a reclamar foi de facto também a minha opção, mas ainda pensei levar o caso a algumas revistas do mundo automóvel, apesar de não o ter feito nessa altura.
                                        Se Deus quiser, no entanto, não voltarei àquela oficina. E termino por dizer que apenas trouxe o meu caso a público porque achei que se me continuasse a calar com histórias destas mais pessoas iriam ser confrontadas com problemas destes e que devemos afinal de contas de alguma forma zelar uns pelos outros.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          Não sei de onde vem a ideia de uma junta de cabeça queimada (que até pode ser!!!), mas foi feito um teste de pressão/fugas de líquido? Foi feito um teste com aditivo que muda de côr em contacto com CO2?

                                          https://www.rp-tools.at/CO2-Cylinder...et-Leak-Tester


                                          Tirar um termostato é pior que escamotear um problema... é arranjar mais problemas! Mais vale mudar o termostato, que custa uns 10€ e vá... meia hora de trabalho (mas que se facture uma hora... está lá em baixo... no cú de Judas... prontes...) e nem que se faça um furinho de 3 mm para que haja sempre um fio de "água" a correr enquanto ele não abre, isto já para evitar eventuais choques térmicos em alguns motores... que tanto alarmam alguns puristas... que, se calhar, nem será o caso desse!

                                          Mas algo aí não correu bem! Não interessa quão mal já esse motor iria! Interessa que gente profissional nunca o deixaria sair da oficina no mesmo estado sem avisar o cliente! Ou era tão simples telefonar a dizer: "Oh meu amigo... o motor precisa "disto e daquilo"! Quer que o faça ou leva-o sem termostato e pára a cada 10 km para lhe colocar água porque nós não temos competência para determinar por onde ele a perde, porque não somos oficina para esse tipo de trabalhos. A gente é mais baterias, bolos, mudar óleos, alinhar direcções e equilibrar rodas."
                                          Obrigado CL, de facto por vezes uma pessoa precisa mesmo de falar com quem sabe. Ora se é necessário arranjar um grande problema quando as coisas se podem resolver de uma forma muito mais simples!
                                          Quanto à primeira pergunta, eu penso que de facto foi feito um teste de fugas de líquido, apesar de já não ter bem a certeza disso. Mas eles fazem lá testes de fuga de líquidos e dão logo uma resposta bastante rapidamente sobre o problema. Por vezes a gente sabe que o carro está a gastar um pouco de água, mas lá vem o mecânico a dizer que o carro não tem fuga nenhuma e um gajo fica a pensar de há-de ficar descansado com a conversa ou se se há-de irritar com alguma coisa!
                                          Quer dizer, mas o que se passou foi que o mecânico diz-me que um tubo está roto, e mostra-me uma fotografia do tubo, eu acredito. Manda-se vir o tubo e, enquanto o tubo não chega o carro não gasta uma gota de água. Vem o tubo e chego a casa com o balão da água a meio, numa viagem de menos de 40 kms. Ou seja não era o tubo! Além do mais, já depois do tubo mudado e uma junta de cabeça nova mais tarde eu venho a descobrir que a mancha no tubo era afinal proveniente de uma pequena fuga de óleo no motor, que pinga precisamente para cima desse tubo.
                                          Talvez precisemos mesmo de profissionais que se preocupem mais com o cliente!

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                            Desculpa, mas concordo quando afirmam que o texto inicial peca por pouco apelativo e por omissão de palavras.
                                            As dicas que foram fornecidas foram essencialmente na contextualização de tornar a tua mensagem mais clara e apelativa, chegando assim a um maior número de público. Não era isso que pretendias?

                                            Relativo ao tema inicialmente exposto, alegas mau profissionalismo da oficina e no fim acabas por enaltecer o excelente profissionalismo da mesma? Em que ficou a situação? Assumiram e resolveram o problema inicial?
                                            Colocar o texto aqui como se o fórum fosse um diário, e depois não dar provimento ao debate torna o tópico perdido de essência.

                                            Por partes e do que consegui perceber:

                                            - Falamos em dois erros, sendo o primeiro o terem diagnosticado uma tubagem como causa da perda de liquido de refrigeração. No entanto veio a perceber que não era esta a causa do problema. No meu entender o motor do carro podia já estar a passar pressão para outros componentes, e ter assim, danificado essa tubagem. Se formos a analisar, uma cabeça / junta com problemas podem muito bem causar problemas em tubagens (ou vice-versa).

                                            - O segundo erro foi o de removerem o termostato? Procederam mal sem avisar o cliente, mas a sua ausência não faz o carro aquecer mais (por norma, até aquece menos). Basicamente o circuito de refrigeração estaria sempre em circulação (ou seja, sempre a refrigerar).

                                            - Que culpa tem a oficina que tenha existido esquecimento do proprietário que o carro perdia liquido na medida de um vazo de expansão por cada 4 quilómetros efectuados, durante o tempo que a peça estaria em trânsito?

                                            - Já agora o veículo em questão não tem também avisador de mínimo de liquido?
                                            Agradeço a excelente intervenção. Ainda agora acabei de escrever numa resposta que quando comecei a ler os comentários ao meu post eu ainda estava bastante irritado/nervoso com todo o problema que tentei, afinal de contas descrever da melhor forma possível. Quer dizer, tive que desligar a internet e o computador para me acalmar. Bem, é um exemplo de quando nos deixamos levar pelas emoções!
                                            Mas esta resposta é muito boa e fico com a impressão de que és atento às necessidades dos outros assim como te preocupas com o bem estar de todos. Acho isso muito bom, e também acho de louvar que me tenhas chamado a atenção para as boas intenções de quem comentou o meu post.
                                            Agora por exemplo quanto ao que me perguntas do profissionalismo dos mecânicos tenho a dizer que os gajos são bons profissionais e que o atendimento é mesmo bom, e nem sequer tenho a intenção de exagerar nos elogios como que a dar graxa aos gajos. O problema foi com o mecânico que era novo lá e que, para mim está a mais naquela equipa! Eu contei dessa substituição do termostato porque foi ele, assim como da substituição do tubo da água. Ou seja duas reparações, duas aldrabices e uma despesa que sinceramente me causou um transtorno considerável. Por isso é que eu faço aquela distinção entre a oficina eficaz, os bons mecânicos e o bom atendimento e boa educação e esses dois episódios que foram duas reparações mal realizadas e que só me causaram problemas.
                                            Quanto às duas últimas perguntas, não fui eu que me esqueci que o carro estava a gastar água, mas sim que este tinha acabado de ser reparado e que por isso eu não estava a contar que ele estivesse a gastar água. Ainda, a acrescentar a tudo isto enquanto o tubo não veio o carro simplesmente não gastava uma gota de água. E para finalizar a resposta ele não tem avisador do nível da água. Agradeço a boa intervenção.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                              No fundo e sem melhor informação e dados mais esclarecedores, leva-me a crer que quando o carro chegou à oficina já levaria a junta da cabeça queimada.
                                              Não, quando o carro chegou à oficina estava tudo bem excepto que estava a gastar água.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ejS Ver Post
                                                Agradeço a excelente intervenção. Ainda agora acabei de escrever numa resposta que quando comecei a ler os comentários ao meu post eu ainda estava bastante irritado/nervoso com todo o problema que tentei, afinal de contas descrever da melhor forma possível. Quer dizer, tive que desligar a internet e o computador para me acalmar. Bem, é um exemplo de quando nos deixamos levar pelas emoções!
                                                Mas esta resposta é muito boa e fico com a impressão de que és atento às necessidades dos outros assim como te preocupas com o bem estar de todos. Acho isso muito bom, e também acho de louvar que me tenhas chamado a atenção para as boas intenções de quem comentou o meu post.
                                                Agora por exemplo quanto ao que me perguntas do profissionalismo dos mecânicos tenho a dizer que os gajos são bons profissionais e que o atendimento é mesmo bom, e nem sequer tenho a intenção de exagerar nos elogios como que a dar graxa aos gajos. O problema foi com o mecânico que era novo lá e que, para mim está a mais naquela equipa! Eu contei dessa substituição do termostato porque foi ele, assim como da substituição do tubo da água. Ou seja duas reparações, duas aldrabices e uma despesa que sinceramente me causou um transtorno considerável. Por isso é que eu faço aquela distinção entre a oficina eficaz, os bons mecânicos e o bom atendimento e boa educação e esses dois episódios que foram duas reparações mal realizadas e que só me causaram problemas.
                                                Quanto às duas últimas perguntas, não fui eu que me esqueci que o carro estava a gastar água, mas sim que este tinha acabado de ser reparado e que por isso eu não estava a contar que ele estivesse a gastar água. Ainda, a acrescentar a tudo isto enquanto o tubo não veio o carro simplesmente não gastava uma gota de água. E para finalizar a resposta ele não tem avisador do nível da água. Agradeço a boa intervenção.
                                                Originalmente Colocado por ejS Ver Post
                                                Não, quando o carro chegou à oficina estava tudo bem excepto que estava a gastar água.
                                                Quando deu entrada na oficina, inicialmente, estava ou não estava a gastar água?

                                                Qual foi o motivo de ter ido à oficina inicialmente?

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                                                  #25
                                                  Esta resposta pode ser para todos! O que eu achei mais estranho foi quando comecei a perceber que todos diziam que parecia que estavam a ler Saramago. Pensei logo que era uma espécie de manobra de diversão para não responderem ao meu post. Quer dizer, se alguém dissesse que parecia que estavam a ler Saramago tudo bem! No entanto, todos a dizerem o mesmo já não tinha assim tanto sentido. Contudo, reparem que José Saramago foi um dos grandes escritores portugueses e, com a maior das sinceridades, ele estará uns níveis acima de mim! E mais, ainda estive para dizer que possivelmente não distinguiriam Saramago de Luís de Camões. Desejo a todos as melhores publicações possíveis!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Este tipo de reclamação acaba por ser um pouco complicado, apesar de parecer haver alguma incompetência por parte do mecânico, nem sempre é facil fazer prova dos factos em concreto.

                                                    Pelo que dizes foste a essa oficina porque o carro perdia liquido.

                                                    Lá diagnosticaram que era um tubo, depois do tubo trocado concluis que continua a perder liquido na mesma. Conseguiste saber no final qual a causa?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Salvo erro estarás por Évora... por acaso amanhã estarei lá perto porque a Maria faz anos e quero fazer-lhe uma surpresa... de qualquer modo eu não te iria fazer nada!

                                                      Consegues arrastar essa carcaça até ao Montijo e deixas-te dos amigos que são muita bons mas que delegam competências em aprendizes? E que, a serem bons!, nunca assinariam por baixo sem terem a certeza que estava mesmo bom? A gente quando assina, assume a responsabilidade do que alguém fez!

                                                      Em Évora, felizmente..., não tenho conhecimentos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                        Este tipo de reclamação acaba por ser um pouco complicado, apesar de parecer haver alguma incompetência por parte do mecânico, nem sempre é facil fazer prova dos factos em concreto.

                                                        Pelo que dizes foste a essa oficina porque o carro perdia liquido.

                                                        Lá diagnosticaram que era um tubo, depois do tubo trocado concluis que continua a perder liquido na mesma. Conseguiste saber no final qual a causa?
                                                        Sim, depois do tubo trocado ele continuou a perder líquido. E não consegui saber qual era a causa. Obrigado pela pergunta.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                          Salvo erro estarás por Évora... por acaso amanhã estarei lá perto porque a Maria faz anos e quero fazer-lhe uma surpresa... de qualquer modo eu não te iria fazer nada!

                                                          Consegues arrastar essa carcaça até ao Montijo e deixas-te dos amigos que são muita bons mas que delegam competências em aprendizes? E que, a serem bons!, nunca assinariam por baixo sem terem a certeza que estava mesmo bom? A gente quando assina, assume a responsabilidade do que alguém fez!

                                                          Em Évora, felizmente..., não tenho conhecimentos.
                                                          Bem, peço desculpa de só ter respondido agora. Por acaso nesse dia não estive em Évora, apesar de ir lá de vez em quando.
                                                          Quanto à proposta de levar o carro até ao Montijo, presumo que te refiras a alguém que percebe mesmo destes carros. Claro que eu gostava de ver o meu carro arranjado pelos melhores profissionais, mas levar o carro ao Montijo acaba por ser um pouco digamos assim demasiado para lá do que me dá jeito. Penso que seria algo complicado levar o carro tão longe para ser arranjado! Mas obrigado pela sugestão, claro.

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                                                            Originalmente Colocado por ejS Ver Post
                                                            Bem, peço desculpa de só ter respondido agora. Por acaso nesse dia não estive em Évora, apesar de ir lá de vez em quando.
                                                            Quanto à proposta de levar o carro até ao Montijo, presumo que te refiras a alguém que percebe mesmo destes carros. Claro que eu gostava de ver o meu carro arranjado pelos melhores profissionais, mas levar o carro ao Montijo acaba por ser um pouco digamos assim demasiado para lá do que me dá jeito. Penso que seria algo complicado levar o carro tão longe para ser arranjado! Mas obrigado pela sugestão, claro.
                                                            Esse gajo do Montijo tem a agenda fechada este ano.

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