Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro a soluçar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro a soluçar

    Bom dia,

    tenho um opel corsa c 1.0 de 2001.

    Nos últimos tempos o carro começou a soluçar. Isto acontece quando troco de velocidade na caixa, especialmente da 3ª para a 4ª e da 4ª para a 3ª (depois de engatar a mudança e acelerar ele começa a soluçar, contudo nem todas as vezes que pego no carro isto acontece). Acontece também quando deixo o carro ir em ponto morto e depois engato a mudança. O problema é que a partir daí o carro começa a soluçar em andamento. E depois disso, mesmo em ponto morto as rotações estão sempre a oscilar. Noto também que o funcionamento do motor fica diferente e quando o desligo parece que se vai alagar. E depois se precisar de o voltar a ligar tenho de esperar uns minutos porque ele teima em não pegar.

    Nos últimos tempos, levou medidor de massa de ar e bomba de gasolina. Mas o que é certo é que o carro continua na mesma.

    Alguém aqui que tenha passado pela mesma situação ou que me possa orientar o que possa ser?!
    Outra questão: alguém me saberá dizer se este carro tem EGR?

    Obrigada desde já.

    #2
    Sim tem EGR.

    Quanto ao soluçar, não consigo ajudar, mas o desligar em andamento (não sei se é o caso) e ter dificuldade em pegar costuma ser o sensor da cambota. É algo comum nesses carros.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
      Sim tem EGR.

      Quanto ao soluçar, não consigo ajudar, mas o desligar em andamento (não sei se é o caso) e ter dificuldade em pegar costuma ser o sensor da cambota. É algo comum nesses carros.
      Ele não se desliga em andamento e só lhe custa a pegar quando o desligo logo após ele andar aos soluços e com as rotações a oscilar.
      Todo este stress terá que ver com a egr?

      Obrigada pela resposta

      Comentário


        #4
        Boas, sensor da cambota, pode ser, como foi dito, no entanto, verifica velas e as bobines ou bobine, não sei se esse motor tem uma bobine para cada vela ou uma para as 3.
        Um primo meu teve um Corsa B com esse motor e na altura deu um problema idêntico e era a(s) bobine(s).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AcatarinaA Ver Post
          Ele não se desliga em andamento e só lhe custa a pegar quando o desligo logo após ele andar aos soluços e com as rotações a oscilar.
          Todo este stress terá que ver com a egr?

          Obrigada pela resposta
          É uma hipótese, como muitas outras...

          Não acende nenhuma luz de avaria?

          Comentário


            #6
            Eu começava pelo mais simpl€s

            Verificar velas e cabos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
              Boas, sensor da cambota, pode ser, como foi dito, no entanto, verifica velas e as bobines ou bobine, não sei se esse motor tem uma bobine para cada vela ou uma para as 3.
              Um primo meu teve um Corsa B com esse motor e na altura deu um problema idêntico e era a(s) bobine(s).
              Obrigada desde já pela disponibilidade. Esqueci-me de mencionar no post mas a bobine foi trocada esta semana (é uma para as 3 velas) e as velas estão ok. O carro é que teima em continuar no mesmo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                É uma hipótese, como muitas outras...

                Não acende nenhuma luz de avaria?
                Obrigada pela resposta .
                Quando começa a soluçar acende aquela luz do carro com uma chave. Se não estou em erro é a luz da revisão. A luz mantém-se parada, ou seja, não pisca. A questão é: sempre que desligo o carro e depois o ligo, nos primeiros metros de condução a luz apaga. E o erro não fica registado na centralina.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por InspetorMax Ver Post
                  Eu começava pelo mais simpl€s

                  Verificar velas e cabos.
                  Obrigada desde já.
                  As velas estão ok. Quanto aos cabos... A que cabos te referes?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AcatarinaA Ver Post
                    Obrigada desde já pela disponibilidade. Esqueci-me de mencionar no post mas a bobine foi trocada esta semana (é uma para as 3 velas) e as velas estão ok. O carro é que teima em continuar no mesmo
                    Bom, seria um grande galo a bobine colocada estar avariada...
                    Os cabos que o InspetorMax se refere seriam os que ligam a bobine ás velas, mas no caso desse motor não é assim. O motor deverá ser o X10XE ou o Z10XE e a bobine encaixa nas 3 velas quando é colocada no sítio.
                    Então portanto, bobine está ok, velas também.
                    Poderá ser o tal sensor da cambota, EGR, algum erro de valores da sonda lambda, etc.
                    Esse Corsa já deverá ter OBD2, eu tenho um scanner que liga a essa porta e consegue ler erros. É útil para, pelo menos, se ter uma ideia do que possa ser.
                    Algo deste género:

                    https://pt.aliexpress.com/promotion/...promotion.html

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AcatarinaA Ver Post
                      Obrigada pela resposta .
                      Quando começa a soluçar acende aquela luz do carro com uma chave. Se não estou em erro é a luz da revisão. A luz mantém-se parada, ou seja, não pisca. A questão é: sempre que desligo o carro e depois o ligo, nos primeiros metros de condução a luz apaga. E o erro não fica registado na centralina.
                      Tens que fazer leitura em andamento quando aparece a luz da avaria (isso não a luz da revisão). Ou seja, o mecânico tem que andar com o carro com a máquina de diagnóstico ligada e ver o que aparece na leitura da centralina.

                      Comentário


                        #12
                        Se acendeu a luz de certeza que o erro fica registado, isto se for verificado com o OP-COM que é o mais indicado para os Opel dessa altura.

                        Comentário


                          #13
                          Bobine ou velas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                            Bom, seria um grande galo a bobine colocada estar avariada...
                            Os cabos que o InspetorMax se refere seriam os que ligam a bobine ás velas, mas no caso desse motor não é assim. O motor deverá ser o X10XE ou o Z10XE e a bobine encaixa nas 3 velas quando é colocada no sítio.
                            Então portanto, bobine está ok, velas também.
                            Poderá ser o tal sensor da cambota, EGR, algum erro de valores da sonda lambda, etc.
                            Esse Corsa já deverá ter OBD2, eu tenho um scanner que liga a essa porta e consegue ler erros. É útil para, pelo menos, se ter uma ideia do que possa ser.
                            Algo deste género:

                            https://pt.aliexpress.com/promotion/...promotion.html
                            Bom dia e desde já obrigada pela disponibilidade em responder.

                            Não sei se fiz a coisa correta mas depois de ter percebido onde se encontra a EGR, desliguei a ficha que se liga ao motor. Suponho que seja o suficiente para anular o efeito da sonda. Mais tarde, fui testar o carro e fiz tudo aquilo que fazia quando ele começava com os soluços. O certo é que o carro deixou de soluçar. Não ligou mais a luz do carro com a chave, contudo ligou a luz dos gases. Sempre ouvi dizer que a EGR só serve para dar problemas e que o melhor era nem existir. Como sou muito leiga nestes assuntos... Será que tem algum tipo de stress andar com a ficha desligada do motor?
                            Eu não sei se tem alguma coisa que ver mas quando o carro começava aos soluços, não poderia originar algum tipo de corte de corrente à bomba de gasolina? Visto que a mesma se queimou após uma viagem (cerca de 7km) em que o carro não parava de soluçar?

                            Quanto à máquina de diagnóstico, vou ponderar se vale a pena arranjar uma visto que o mecânico para onde o carro foi ainda percebe menos do que eu xD (disse-me que precisava de um sensor de massa de ar e de sonda lambda, quando os mesmos foram colocados novos há cerca de um mês por outro mecânico)
                            Editado pela última vez por AcatarinaA; 30 September 2019, 08:32.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Tens que fazer leitura em andamento quando aparece a luz da avaria (isso não a luz da revisão). Ou seja, o mecânico tem que andar com o carro com a máquina de diagnóstico ligada e ver o que aparece na leitura da centralina.
                              Obrigada desde já
                              Como respondi a outro membro, desliguei a ficha que liga a EGR ao motor e o carro até agora não soluçou. Vou andar com ele assim, até que alguém me diga que não o devo fazer xD

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                Se acendeu a luz de certeza que o erro fica registado, isto se for verificado com o OP-COM que é o mais indicado para os Opel dessa altura.
                                Eu devo é andar com azar nos mecânicos. 2 disseram-me que o erro não fica registado xD
                                Entretanto como já referi, ando com a EGR desligada e até agora o carro não deu stress.
                                Obrigada pela disponibilidade em responder

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Bobine ou velas.
                                  Obrigada por responder.

                                  Como já disse em cima, a bobine foi trocada e as velas estão ok. (Nada impede, claro, de entretanto tudo ter pifado xD)
                                  Entretanto desliguei a ficha que liga a EGR ao motor e o carro até agora não deu stress.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu trocava de carro. Os otto em particular e inclusive na versão corsa C deram muitos problemas electricos. Tive uma colega que trocou tudo, inclusive as cablagens e o problema continuou

                                    Comentário


                                      #19
                                      Também pode a egr pifada e provocar poço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boa noite,
                                        Não sei se conseguirei ajudar, mas tive uma situação um pouco semelhante num ibiza 1.2 de 2004. Na altura trocou-se EGR, velas e nada.
                                        Acabou por se descobrir que o corpo da borboleta tinha um sindrome qualquer que ao reduzir a velocidade começava a abrir e a fechar sozinho. Chegava mesmo a desligar se.
                                        E notou se bem o problema quando com a ignição ligada, tiramos o filtro de ar para ver a borboleta e ao carregar no pedal a fundo e levantando o pe, a mesma começou a abrir e a fechar sozinha.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X