Anúncio

Collapse
No announcement yet.

sobreaquecimento do motor- mazda 121 (ford fiesta)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    sobreaquecimento do motor- mazda 121 (ford fiesta)

    olá!
    ontem quando peguei no carro para ir para casa reparei que o ponteiro de temperatura do motor estava no máximo (e estava a dar sinal de falta de óleo no motor), vim para casa mesmo assim (uns 10 km).... hoje de manhã meti-lhe água, liguei o carro para ver se o ponteiro voltava ao normal, mas não voltou. Com a vareta verifiquei o nível de óleo do motor e estava a seco! obviamente não vou andar mais com ele e na segunda vai directo de reboque para o mecânico.
    Há uns 4 anos ele levou uma junta da colaça nova... no meio da estrada o carro parou e deitou fumo por todo o lado no capô.
    será que o motor foi novamente a vida?

    #2
    Andou sem óleo? RIP segmentos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
      Andou sem óleo? RIP segmentos.
      pois não sei.... fumo não deita nem nada... o único problema foi ter dado falta de óleo e sobreaquecimento tal como indicava o ponteiro. o carro faz o barulho do habitual, não havia fugas de vapores nem nada

      Comentário


        #4
        Mas será assim tão difícil controlar o nivel de óleo e água do motor? Esse motor já deve ter os dias contados....10km ou mais a seco

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
          Mas será assim tão difícil controlar o nivel de óleo e água do motor? Esse motor já deve ter os dias contados....10km ou mais a seco
          pelos vistos tinha água, não tinha era óleo.... achas que sim? acho que assim fosse tinha pifado...

          Comentário


            #6
            Esses motores são bons mas gostam de comer óleo...
            Já foste..

            Comentário


              #7
              Mesmo que motor ja nao tivesse no seu melhor verificar o nível de óleo e agua com periodicidade evitava esses problemas e o carro rodava mais uns tempos ate ver. Espero estar errado mas tens uma conta jeitosa para o arranjo disso. Vai vendo por ai algum motor ainda em bom estado de preferência com garantia para substituir esse porque nao me parece ser viável reparar esse

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fokemon Ver Post
                Esses motores são bons mas gostam de comer óleo...
                Já foste..
                porque já fui? apesar de tudo o motor não pifou como da última vez... se calhar quando voltar a levar óleo, volta ao normal.

                Comentário


                  #9
                  Ferro com ferro.... Não dá grande saúde.
                  Digo eu....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                    Mesmo que motor ja nao tivesse no seu melhor verificar o nível de óleo e agua com periodicidade evitava esses problemas e o carro rodava mais uns tempos ate ver. Espero estar errado mas tens uma conta jeitosa para o arranjo disso. Vai vendo por ai algum motor ainda em bom estado de preferência com garantia para substituir esse porque nao me parece ser viável reparar esse
                    mas porque já dizes que o motor já foi? como eu disse, se calhar é só meter óleo e volta ao normal... porque, não houve ruídos, nem fugas de vapores....

                    Comentário


                      #11
                      A tua sorte é que esses motores são de guerra, não perdesse nada em ir comprar óleo atestar e ver se ele deixa de aquecer....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por fokemon Ver Post
                        Ferro com ferro.... Não dá grande saúde.
                        Digo eu....
                        verdade! mas se calhar ao levar óleo novamente, volta ao normal. se tivesse ido a vida o carro tinha deitado fumo e tinha parado como da outra vez

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                          A tua sorte é que esses motores são de guerra, não perdesse nada em ir comprar óleo atestar e ver se ele deixa de aquecer....
                          eu mesmo posso meter óleo? supostamente pensei que não podíamos abrir a tampa do óleo do motor

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                            porque já fui? apesar de tudo o motor não pifou como da última vez... se calhar quando voltar a levar óleo, volta ao normal.
                            O motor sem oleo nao cria a película que protege o atrito das peças moveis do motor, e sem este fica material desgastado. Podes ate meter oleo nisso ate ver... A unica tampa que nao deves abrir com carro a quente é ao do liquido refrigeração, o do óleo não tem problema. Boa sorte
                            Editado pela última vez por Rools; 02 November 2019, 16:38.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                              eu mesmo posso meter óleo? supostamente pensei que não podíamos abrir a tampa do óleo do motor
                              Está a gozar certo??? Pode e deve até ficar ao nivel na vareta! E como está seco pode meter pelo menos litro e meio à vontade depois até chegar a nivel na vareta aos bocados

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                O motor sem oleo nao cria a película que protege o atrito das peças moveis do motor, e sem este fica material desgastado. Podes ate meter oleo nisso e o carro pegar mas fica com trabalhar estranho ate pifar de vez, agora voltar ao normal jamais. Boa sorte
                                o carro pega, o carro funciona, não aconteceu nada, o carro não parou a meio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                  Está a gozar certo??? Pode e deve até ficar ao nivel na vareta! E como está seco pode meter pelo menos litro e meio à vontade depois até chegar a nivel na vareta aos bocados
                                  o problema é que eu nem sei que óleo comprar... mas o facto do ponteiro da temperatura estar no máximo? tem a haver com isso? pq tem o nível normal de agua

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                                    o carro pega, o carro funciona, não aconteceu nada, o carro não parou a meio.
                                    O motor so para se as peças moveis no seu interior se fundirem uma nas outras mas enquanto isso nao acontece vai trabalhando desgastando

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                      O motor para se as peças moveis no seu interior se fundirem uma nas outras mas enquanto isso nao acontece vai trabalhando desgastando
                                      eu sei amigo! por isso é que eu não andei mais com o carro! para evitar que isso aconteça

                                      Comentário


                                        #20
                                        10w40 serve para isso, se falta óleo o motor aquece por falta de lubrificação

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                          10w40 serve para isso, se falta óleo o motor aquece por falta de lubrificação

                                          15w40 dá ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                            10w40 serve para isso, se falta óleo o motor aquece por falta de lubrificação
                                            Óleo de Motor 10W40 boost"óleo de motor: Lubrificante de base sintética desenvolvido para motores gasolina e gasóleo proporcionando uma excelente proteção logo a partir do arranque, combatendo a corrosão e o desgaste tanto a baixas como a altas temperaturas." é isto?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pinhas199 Ver Post
                                              Óleo de Motor 10W40 boost"óleo de motor: Lubrificante de base sintética desenvolvido para motores gasolina e gasóleo proporcionando uma excelente proteção logo a partir do arranque, combatendo a corrosão e o desgaste tanto a baixas como a altas temperaturas." é isto?
                                              Sim serve podes por esse

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                                Sim serve podes por esse
                                                supostamente não tem que se trocar? ou seja, tirar o óleo anterior?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim se já andar ai a x quilômetros ou tempo, mas entre queimar o motor ou acrescentar óleo.... Mais vale prevenir

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                                    Sim se já andar ai a x quilômetros ou tempo, mas entre queimar o motor ou acrescentar óleo.... Mais vale prevenir
                                                    o motor acho que não queimou... se tivesse queimado o carro tinha pifado a meio da condução
                                                    eu vou meter óleo apenas... porque não sei tirar o antigo e supostamente já nem óleo tem

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Esse motor usa preferencialmente 5W30 mas dado o estado dele, 10W40 não fará mal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                        Esse motor usa preferencialmente 5W30 mas dado o estado dele, 10W40 não fará mal.
                                                        é preciso trocar certo? não é só meter o novo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tem um bujao no fundo do motor para escoar esse oleo velho depois fechar e colocar oleo novo, e na lateral um filtro tens substituir por um novo. Se nao sabes fazer pede para alguém que perceba um pouco disso pois é um intervenção simples

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            acho engraçado este tipo de tópicos. saber ou não acrescentar óleo, se o carro estava a vermelho e estavas a 2 kms de casa é naquela, indo devagarinho. agora andares 10kms com ele é obra! acrescenta mas é o óleo, vê o nível na vareta e revê o nível após a primeira viagem pequena. acrescenta mais se for preciso. pode ter um pouquinho de óleo, mas deve estar quase a seco. podes ter estado a 1 ou 2 kms de dares cabo do motor de vez... quem dra que não, mas se deste cabo do motor, o que vale é que com 200€ metes um motor desses.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X