Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro abana/foge com ventos laterais (!)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro abana/foge com ventos laterais (!)

    Boa tarde a todos.

    A semana passada fiz a aquisição de uma viatura nova zero km's de um Peugeot 208 1.2 puretech signature 82cv, e estive de férias e tal, não tinha andado muito com o carro em Auto-Estrada.

    Esta semana (hoje) regressei ao trabalho e à minha rotina habitual e no troço de Auto-estrada que faço sempre, com este carro derivado a vento forte nas laterais o carro estava a abanar e a querer fugir por todos os lados, apesar do volante nem se mexer e a direcção não parecer fugir, sentia o carro duma forma que me assustou imenso dado que no meu anterior Clio III 1.5 DCi Comercial de 2007 nunca senti nada disto, nem no Clio II de 2001 que tive antes...

    Ora bem, já me disseram que isto é normal devido à direcção do carro ser eléctrica e sente-se mais estes efeitos dos ventos laterais... A mim leva-me a pensar que ou o carro é uma porcaria e nada seguro, ou é dos pneus Michelin Primacy 4 S2 que acompanham a viatura nova de fábrica.

    Alguém me pode ajudar ou esclarecer o porquê de isto me acontecer com um carro em teoria muito melhor que os outros que tive acontecer isto e nunca ter experienciado isto antes? É que fiquei todo assustado, ia a 120km/h e já nem sabia onde me enfiar

    #2
    Resolução mais fácil: reduzir a velocidade a que se circula

    Não creio que seja muito diferente do Clio que tiveste antes, mas questões como o peso e a altura da viatura têm sempre influência nesse comportamento.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
      Resolução mais fácil: reduzir a velocidade a que se circula

      Não creio que seja muito diferente do Clio que tiveste antes, mas questões como o peso e a altura da viatura têm sempre influência nesse comportamento.
      A verdade é que com o Clio não sentia nada, e com este o carro parecia que ia bêbado, Via Norte E/O Custóias é o trajecto que passo para sair em Matosinhos e ali sente-se bastante os ventos laterais, mas nunca desta forma que senti hoje.

      Comentário


        #4
        A 220 km/h é normal sentir-se algum efeito dos ventos laterais. Não tem nada a ver com esses pneus que são dos melhores, se estiverem na pressão correcta para esse carro.

        A questão reside eventualmente na suspensão branda e direcção concebida para condução nas dunas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          A 220 km/h é normal sentir-se algum efeito dos ventos laterais. Não tem nada a ver com esses pneus que são dos melhores, se estiverem na pressão correcta para esse carro.

          A questão reside eventualmente na suspensão branda e direcção concebida para condução nas dunas.
          Oi?

          Abre a pestana!

          Comentário


            #6
            Uma pergunta um bocado básica, mas que arrisco a fazer - já verificaste se a pressão dos pneus está correcta?

            É que muitas vezes os carros novos trazem a pressão muito acima do aconselhado, não é rectificada nos concessionários, e depois isso reflecte-se no comportamento.

            Comentário


              #7
              Curiosamente, já li várias vezes os Peugeots serem criticados pela sua sensibilidade aos ventos laterais.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                Uma pergunta um bocado básica, mas que arrisco a fazer - já verificaste se a pressão dos pneus está correcta?

                É que muitas vezes os carros novos trazem a pressão muito acima do aconselhado, não é rectificada nos concessionários, e depois isso reflecte-se no comportamento.
                Não, eu fui à confiança que tudo estaria ok dado ser carro novo.. Visto que não tenho forma de medir isso, terei que o levar à GAMOBAR.

                Comentário


                  #9
                  Hoje na tua zona não estará vento mais forte que o normal? Na minha está.

                  No meu carro não costumo notar muito o vento lateral mas há dias em que se nota mais.

                  Se só andaste com ele em auto-estrada hoje, tenta andar mais algumas vezes a ver se foi caso isolado ou não.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por FiiLeTe Ver Post
                    Não, eu fui à confiança que tudo estaria ok dado ser carro novo.. Visto que não tenho forma de medir isso, terei que o levar à GAMOBAR.
                    Vai a uma bomba de gasolina ver isso...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                      Oi?

                      Abre a pestana!


                      Oi! Só vi agora...

                      120? LOL até a porca torce o rabo! Isso é o ralenti...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FiiLeTe Ver Post
                        Não, eu fui à confiança que tudo estaria ok dado ser carro novo.. Visto que não tenho forma de medir isso, terei que o levar à GAMOBAR.
                        Como?
                        Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                        Vai a uma bomba de gasolina ver isso...
                        Exacto.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho um destes em cada carro



                          Comentário


                            #14
                            Mas se o problema é a pressão dos pneus, o próprio carro não devia emitir um aviso de pressão dos mesmos?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                              Mas se o problema é a pressão dos pneus, o próprio carro não devia emitir um aviso de pressão dos mesmos?
                              Não.
                              O carro detecta variações na pressão, não pressões erradas.
                              O 208 utiliza os sensores do ABS para verificar diferenças no perímetro do pneu. Se o perímetro diminuir é porque existiu uma perda de pressão. Como utiliza um sistema indirecto, não sabe a pressão de cada pneu.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                A 220 km/h é normal sentir-se algum efeito dos ventos laterais. Não tem nada a ver com esses pneus que são dos melhores, se estiverem na pressão correcta para esse carro.

                                A questão reside eventualmente na suspensão branda e direcção concebida para condução nas dunas.
                                Só 220? Caracol

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Curiosamente, já li várias vezes os Peugeots serem criticados pela sua sensibilidade aos ventos laterais.
                                  Têm a ver com a juba do leão [emoji23]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                    Uma pergunta um bocado básica, mas que arrisco a fazer - já verificaste se a pressão dos pneus está correcta?

                                    É que muitas vezes os carros novos trazem a pressão muito acima do aconselhado, não é rectificada nos concessionários, e depois isso reflecte-se no comportamento.
                                    E o carro fica bem mais saltitão nas lombas.

                                    Recentemente andei com um Clio II 1.5 dCi comercial. Meti a pressão do carro a 2.4 bar frente e trás, como costumava fazer em qualquer carro.
                                    Mas que erro.. cada buraco onde metia as rodas de trás e a traseira ficava viva. Rapidamente mudei a pressão para a recomendada pelo fabricante com pouca carga (2.1 à frente e 1.8 atrás) e ficou francamente melhor.

                                    Aproveitei e fiz o mesmo nos da casa, que também ficaram muito melhor no que toca a comportamento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ponto de situação:

                                      O comportamento do carro continua o mesmo, hoje com este vento e chuva mais forte cá no Porto a fazer o mesmo trajecto de AE (Via Norte E/O Custóias) o carro parece um autêntico bêbado e que vou perder o controlo do mesmo a qualquer momento..

                                      Foi verificado a pressão dos pneus na GAMOBAR e disseram que está tudo ok, e foi um "experimentador" com o carro dar uma volta na AE e disse que estava tudo ok, pudera, estava sol e sem vento nenhum lol..

                                      Só por isto já me apetece desfazer do carro e gosto bastante dele porque não me sinto nada seguro nestes trajectos que faço diariamente, parece-me um carro "desenhado" para apenas condução na estrada/cidade onde não sofre com este tipo de pressões e condições.

                                      E eu que estive para ir para um Ibiza TSI 95cv com 15mil kms por 14mil€ e fui para este novo pela sensação de carro novo e de ter gostado de o conduzir e começo a ficar arrependido..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vê lá se isto ajuda:

                                        "On the road, however, the 208 isn’t perfect. It isn’t the most pleasant car in the world to drive; the engines are all rather noisy and feed a lot of vibration back into the car. And while the steering is light, it’s extremely remote, which means it often comes as a vague surprise to find that turning the small wheel has an effect on the front end of the car."

                                        "At the time of writing, there are a total of 10 recalls out on the 208, the largest of which involves 5502 cars and requires replacement of the front suspension wishbone mounting bolts, a batch of which have been found to break and result in loss of steering control and vibration from the front of the car. It’s worth checking to see which recalls might affect the car you’re hoping to buy and finding out whether the appropriate work has been carried out. If not, you’ll want to book it into a Peugeot dealer as soon as possible to get the work done (usually for free)."

                                        "The 208 is not reliable, according to the latest What Car? Reliability Survey. It finished in second to last place in the small car class, scoring just 87%. Electrical gremlins afflicted more than 15% of 208s, centred around the infotainment system and the switches. Peugeot as a brand finished in 18th place out of 31 manufacturers."

                                        "Because the 208 is relatively light, you don’t need much power to keep it moving along nicely. And while the diesels are extremely efficient, they’re also more mechanically complex and harder to find. You should only buy a diesel if you do a lot of longer journeys, because if you fail to do so, their diesel particulate filter (DPF) can become blocked, and this isn't cheap to repair."

                                        "The Fiesta is one of our favourite used small cars, so that’s where we’d recommend turning to as your first port of call. It’s great fun to drive, extremely comfortable, cheap to buy, cheap to run, and easy to find as there are loads around. In fact, there’s very little not to like, with the possible exception of a cheap-feeling interior."


                                        in https://www.whatcar.com/peugeot/208/...ed-review/n884


                                        Quanto às pressões nos pneus eu uso 36 frente e 33 atrás, nem sei quais os valores do fabricante nem estou aí... Mas cada carro é diferente e o mesmo carro com pneus de dimensão diferente exige uma pressão diferenciada, já para não falar no tipo de condução de cada um...

                                        Mas sempre acima da pressão recomendada! Nunca abaixo que é para evitar sobreaquecimentos e comportamentos vagos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          Vê lá se isto ajuda:

                                          "On the road, however, the 208 isn’t perfect. It isn’t the most pleasant car in the world to drive; the engines are all rather noisy and feed a lot of vibration back into the car. And while the steering is light, it’s extremely remote, which means it often comes as a vague surprise to find that turning the small wheel has an effect on the front end of the car."

                                          "At the time of writing, there are a total of 10 recalls out on the 208, the largest of which involves 5502 cars and requires replacement of the front suspension wishbone mounting bolts, a batch of which have been found to break and result in loss of steering control and vibration from the front of the car. It’s worth checking to see which recalls might affect the car you’re hoping to buy and finding out whether the appropriate work has been carried out. If not, you’ll want to book it into a Peugeot dealer as soon as possible to get the work done (usually for free)."

                                          "The 208 is not reliable, according to the latest What Car? Reliability Survey. It finished in second to last place in the small car class, scoring just 87%. Electrical gremlins afflicted more than 15% of 208s, centred around the infotainment system and the switches. Peugeot as a brand finished in 18th place out of 31 manufacturers."

                                          "Because the 208 is relatively light, you don’t need much power to keep it moving along nicely. And while the diesels are extremely efficient, they’re also more mechanically complex and harder to find. You should only buy a diesel if you do a lot of longer journeys, because if you fail to do so, their diesel particulate filter (DPF) can become blocked, and this isn't cheap to repair."

                                          "The Fiesta is one of our favourite used small cars, so that’s where we’d recommend turning to as your first port of call. It’s great fun to drive, extremely comfortable, cheap to buy, cheap to run, and easy to find as there are loads around. In fact, there’s very little not to like, with the possible exception of a cheap-feeling interior."


                                          in https://www.whatcar.com/peugeot/208/...ed-review/n884


                                          Quanto às pressões nos pneus eu uso 36 frente e 33 atrás, nem sei quais os valores do fabricante nem estou aí... Mas cada carro é diferente e o mesmo carro com pneus de dimensão diferente exige uma pressão diferenciada, já para não falar no tipo de condução de cada um...

                                          Mas sempre acima da pressão recomendada! Nunca abaixo que é para evitar sobreaquecimentos e comportamentos vagos...
                                          Ajuda a saber que devia ter escolhido com razão e não com o coração, o motor dele a gasolina é bastante eficiente e isso faz-me muita falta, mas efectivamente não me estou a sentir minimamente seguro com o carro, os meus anteriores Clios deixavam-me tranquilo neste aspecto.. Se isto fosse como as lojas de tecnologia e afins já estava a devolver o carro...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Verifica tu a pressão dos pneus e começa a reduzir/aumentar até te sentires mais seguro.

                                            De qualquer forma, hoje estava um vento tramado. nalguns troços abanou a Focus que eu trazia, isto no ribatejo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FiiLeTe Ver Post
                                              Ajuda a saber que devia ter escolhido com razão e não com o coração, o motor dele a gasolina é bastante eficiente e isso faz-me muita falta, mas efectivamente não me estou a sentir minimamente seguro com o carro, os meus anteriores Clios deixavam-me tranquilo neste aspecto.. Se isto fosse como as lojas de tecnologia e afins já estava a devolver o carro...

                                              Estarias a devolver se compra tivesse sido online/à distância... (no prazo de 14 dias)

                                              Porque todas as outras garantias de devolução existente em lojas... mais não é que uma cortesia comercial das lojas... não tem nada na legislação que as obrigue a tal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Hoje está imenso vento no Porto... perfeitamente natural que isso se ressinta no comportamento do carro. Reduzindo a velocidade o comportamento melhora. No Clio sentias menos, porque o carro era mais baixo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Fala com o concessionário sobre os vários recall na suspensão da frente e diz-lhes que o carro está inguiável, o que podem fazer? Se é para mudar os parafusos da frente que os mudem, se é para mudar toda a suspensão da frente que o façam!

                                                  Sendo certo que nunca será um bom carro! Daqueles com uma direcção precisa e confiável...


                                                  Aqui há 3-4 recalls que tens de ver se dizem respeito ao teu carro (VIN e mês/ano de fabrico) que podem acentuar esse comportamento vago (que é inadmissível a estas velocidades!):

                                                  https://www.regit.cars/recalls/peugeot-208
                                                  Editado pela última vez por CL; 14 November 2019, 16:08.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FiiLeTe Ver Post
                                                    Ponto de situação:

                                                    O comportamento do carro continua o mesmo, hoje com este vento e chuva mais forte cá no Porto a fazer o mesmo trajecto de AE (Via Norte E/O Custóias) o carro parece um autêntico bêbado e que vou perder o controlo do mesmo a qualquer momento..

                                                    Foi verificado a pressão dos pneus na GAMOBAR e disseram que está tudo ok, e foi um "experimentador" com o carro dar uma volta na AE e disse que estava tudo ok, pudera, estava sol e sem vento nenhum lol..

                                                    Só por isto já me apetece desfazer do carro e gosto bastante dele porque não me sinto nada seguro nestes trajectos que faço diariamente, parece-me um carro "desenhado" para apenas condução na estrada/cidade onde não sofre com este tipo de pressões e condições.

                                                    E eu que estive para ir para um Ibiza TSI 95cv com 15mil kms por 14mil€ e fui para este novo pela sensação de carro novo e de ter gostado de o conduzir e começo a ficar arrependido..
                                                    Trocares de carro não vai resolver nada...
                                                    A "culpa" é mesmo das fortes rajadas de vento. Por acaso passei aí hoje por volta das 13:30h-14:00H e aconteceu-me o mesmo, mas numa Peugeot 508 SW a cerca de 110Km/h... O vento tinha algumas rajadas bem fortes.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X