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Filtro de partículas (FAP) em motores 1.5 dCi : Conselhos e dúvidas

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    Filtro de partículas (FAP) em motores 1.5 dCi : Conselhos e dúvidas

    Olá,

    Tenho um Clio IV com motor a diesel 1.5 dCi e tenho andado interessado no tema de regeneração do filtro de partículas (FAP).

    Encontrei algumas fontes que encontrei na net que me fazem confusão:
    • Há conselhos vagos como "fazer viagens relativamente longas a cada 15 dias (> 100km), mantendo as rotações acima de 2000 rpm" para incinerar as partículas capturadas pelo filtro (e.g., aqui)
    • Outros relatos, baseados em períodos de experiência algo curtos (e portanto pouco conclusivos, parece-me) dizem que a regeneração é activada mesmo em viagens pequenas (e.g., 20km a 30km aqui, ou mesmo percursos 'urbanos' aqui)
    • Estes últimos usam o argumento de que o o motor 1.5 dCi em particular usa um '5o injector' cuja função é injectar gasóleo no FAP para incinerar partículas, na prática eliminando a necessidade de fazer viagens relativamente longas a rotações > 2000 rpm e problemas com 'contaminações de óleo'


    As minhas dúvidas são:
    • Para quem usa um motor 1.5 dCi com FAP, qual é a vossa experiência com regeneração do FAP, especialmente para carros com já alguns kms (> 100000 kms)?
    • Como é que sei que a regeneração do FAP está a acontecer? Dá para 'notar' alguma coisa durante a conducão? Aparece algum sinal no painel? Preciso de um leitor OBD2 para ter a certeza?
    • Esta vai ser muito estúpida, mas eu não percebo muito disto XD : Eu sempre pensei que o diesel não eram facilmente inflamável, e que precisava de altas pressões para entrar em combustão e por isso é que os motores diesel são mais robustos. Se é assim, como é que um 5o injector no FAP vai ajudar a 'incinerar' as partículas no filtro? O 5o injector é usado numa câmara de combustão só para o FAP fazer a incineração?


    Obrigado!
    Editado pela última vez por pickledafortuna; 02 December 2019, 19:12.

    #2
    Rapidamente que há muita informação dispersa sobre o assunto…

    Lá em casa tivemos um duster com FAP. Fez mais de 250.000 sem problemas de filtro de partículas. Condução normal, mas percebia-se quando estava a funcionar porque a rotação subia ligeiramente e deixava um ligeiro cheiro a queimado durante o tempo que estava a ocorrer.
    Há agora um kai-kai, com mais de 60.000 km que é parecido. Também a rotação sobe um pouco e tem o mesmo cheiro, start stop deixa de funcionar. Tem o hábito de começar a regenerar "à porta de casa" e costuma caber-me a mim ir "passear o cão" que costuma ser 5 minutos em modo "ataque", ou seja, com mais rotação, tipo 3.000 para cima, usando mudanças mais baixas!

    O 5.º injetor, injeta o diesel para "dentro" do FAP que já está a uma temperatura elevada, fazendo-a aumentar ainda mais e assim incinerar as partículas!

    Usa o carro normalmente, tenta evitar "abortar" as regenerações sempre que possível e não te preocupes com o resto...

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      #3
      Não sei como funciona ao certo no dci.

      Nos meus (Mito 1.3 e 159 1.9), em viagens com cerca de 30kms é suficiente para regenerar completamente. É o meu percurso normal casa-trabalho casa. Ontem, pela primeira vez notei o mito a regenerar. Estava mesmo a chegar ao trabalho e abortei a regeneração. A noite, quando fui embora, passado cerca de 5min de ter arrancado com o carro, notei novamente que estava a regenerar. Durou cerca de 10min, quando saí da AE já tinha acabado.

      Mas sinceramente, viagens de 100km para poder regenerar parece-me muito. O que noto é que se começa a fazer ao chegar a casa, no dia a seguir, mal atinja a temperatura ideal, começa logo a regenerar. Se durar cerca de 10min a regenerar, se formos a uma média de 60km/h, são 10km. Se formos a 120, serão 20kms.

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        #4
        E o grupo Fiat nota-se bem. Mandam uma fumarada "à-la-TDI" quando estão a regenerar.

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          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          E o grupo Fiat nota-se bem. Mandam uma fumarada "à-la-TDI" quando estão a regenerar.
          Já ouvi isso também mas nunca me apercebi nos meus... Embora, por vezes, pelo menos na 159, a saída de escape está negra. Mas não é sempre que regenera. Noto é pela pressão do turbo.

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            #6
            A minha clio St tem cerca de 130.000km's. Os percursos normais são +/-30km's de manhã e +/-50 á tarde... (para fugir ao transito...)
            As regenerações quase sempre são feitas de manhã (não sei porquê!!) e algumas vezes ao chegar ao trabalho tenho de estar um pouco á espera que acabe... (como o estacionamento é "dentro da empresa" e ao ar livre, deixo ficar a trabalhar e volto lá 5 minutos depois..).
            Estive a falar com um taxista que anda com uma Dacia, com 400.000km's o filtro é de origem e "0" problemas a apontar!!
            Quando chegou aos 100.000, gastei cerca de 14 euros em liquido de limpeza de injectores, A1 de Lisboa ao Porto e volta a Lisboa (passar o Fim de semana) e até parece que troquei de carro!!
            Por agora, nada a apontar!!

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