Olá,
Tenho um Clio IV com motor a diesel 1.5 dCi e tenho andado interessado no tema de regeneração do filtro de partículas (FAP).
Encontrei algumas fontes que encontrei na net que me fazem confusão:
As minhas dúvidas são:
Obrigado!
Tenho um Clio IV com motor a diesel 1.5 dCi e tenho andado interessado no tema de regeneração do filtro de partículas (FAP).
Encontrei algumas fontes que encontrei na net que me fazem confusão:
- Há conselhos vagos como "fazer viagens relativamente longas a cada 15 dias (> 100km), mantendo as rotações acima de 2000 rpm" para incinerar as partículas capturadas pelo filtro (e.g., aqui)
- Outros relatos, baseados em períodos de experiência algo curtos (e portanto pouco conclusivos, parece-me) dizem que a regeneração é activada mesmo em viagens pequenas (e.g., 20km a 30km aqui, ou mesmo percursos 'urbanos' aqui)
- Estes últimos usam o argumento de que o o motor 1.5 dCi em particular usa um '5o injector' cuja função é injectar gasóleo no FAP para incinerar partículas, na prática eliminando a necessidade de fazer viagens relativamente longas a rotações > 2000 rpm e problemas com 'contaminações de óleo'
As minhas dúvidas são:
- Para quem usa um motor 1.5 dCi com FAP, qual é a vossa experiência com regeneração do FAP, especialmente para carros com já alguns kms (> 100000 kms)?
- Como é que sei que a regeneração do FAP está a acontecer? Dá para 'notar' alguma coisa durante a conducão? Aparece algum sinal no painel? Preciso de um leitor OBD2 para ter a certeza?
- Esta vai ser muito estúpida, mas eu não percebo muito disto XD : Eu sempre pensei que o diesel não eram facilmente inflamável, e que precisava de altas pressões para entrar em combustão e por isso é que os motores diesel são mais robustos. Se é assim, como é que um 5o injector no FAP vai ajudar a 'incinerar' as partículas no filtro? O 5o injector é usado numa câmara de combustão só para o FAP fazer a incineração?
Obrigado!
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