Boa noite,
Já é a segunda vez que troco a resistência da chauffage ( dito "sofagem" ) no Corsa B. Na altura que queimou, verifiquei que os cabos ( positivo e negativo da ventoinha ) tinham queimado na conexão com a resistência, ou seja, não era só a resistência que queimava, mas sim as pontas ligadas à resistência. Pensei que algo estava a fazer aquecer a fiação, achei que era o motor da ventoinha, então fiz um teste em casa: liguei um motor igual diretamente a uma bateria de 12v com fiação que aguenta 40 amperes e verifiquei que também aqueciam os fios, então simplesmente troquei a resistência e após dois meses, esta resistência queimou também.
O que poderá estar a fazer queimar assim a resistência e fiação? Alguém entendido em eletrónica que possa dar uma luzes? Há algo mais no sistema que eu deva ver e me esteja a escapar, além da ventoinha?
img1.jpg
img2.jpg
Por enquanto vou me desenrascando com uma ligação direta controlada com interruptor ( verifico sempre se os cabos estão a aquecer muito ou não, a temperatura é sempre aceitável, nunca ao ponto de queimar assim, mas claro que não é a solução)
Obrigado.
Cumps.
Já é a segunda vez que troco a resistência da chauffage ( dito "sofagem" ) no Corsa B. Na altura que queimou, verifiquei que os cabos ( positivo e negativo da ventoinha ) tinham queimado na conexão com a resistência, ou seja, não era só a resistência que queimava, mas sim as pontas ligadas à resistência. Pensei que algo estava a fazer aquecer a fiação, achei que era o motor da ventoinha, então fiz um teste em casa: liguei um motor igual diretamente a uma bateria de 12v com fiação que aguenta 40 amperes e verifiquei que também aqueciam os fios, então simplesmente troquei a resistência e após dois meses, esta resistência queimou também.
O que poderá estar a fazer queimar assim a resistência e fiação? Alguém entendido em eletrónica que possa dar uma luzes? Há algo mais no sistema que eu deva ver e me esteja a escapar, além da ventoinha?
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Por enquanto vou me desenrascando com uma ligação direta controlada com interruptor ( verifico sempre se os cabos estão a aquecer muito ou não, a temperatura é sempre aceitável, nunca ao ponto de queimar assim, mas claro que não é a solução)
Obrigado.
Cumps.